Ele finalmente chegou! Em muitos lares brasileiros, o mês de julho é um dos mais esperados do ano, já que traz as tão aguardadas férias escolares. É hora de deixar os uniformes no armário, guardar os livros e cadernos, colocar a tarefa de casa em pausa e dar play na diversão. Aí na sua casa é assim também?

Então é provável que você, como milhares de pais e mães de crianças em idade escolar, esteja em busca de programações e passeios envolventes voltados para os pequenos. 

Pensando nisso, separamos uma seleção especial dos melhores destinos para viajar com crianças. E o melhor: vamos te mostrar que passear com a família toda não precisa ser caro e nem complicado!

Neste artigo, você vai ver:

Como decidir para onde ir nas férias de julho?

Férias de julho: passeios para fazer com as crianças

Visitar parques aquáticos

Thermas dos Laranjais

Beach Park

Hot Park Rio Quente

Visitar Parques de Diversões

Hopi Hari

Beto Carrero World

Eco Parque Arraial D’Ajuda

Museus para levar as crianças

Pinacoteca

Museu do Futebol

MASP

Museu Catavento

Inhotim

Mundo de chocolate

Praias para ir com as crianças nas férias

Ubatuba (SP)

Arraial do Cabo (RJ)

Porto de Galinhas (PE)

Jericoacoara (CE)

Mais destinos para viajar com as crianças em julho

Cambará do Sul (RS)

Foz do Iguaçu (PR)

O que levar em uma viagem com crianças em julho?

Transforme as férias de julho em momentos inesquecíveis

Como decidir aonde ir nas férias de julho?

A gente sabe bem que viajar em família pode envolver muitas decisões. Afinal, é preciso levar em consideração as questões de segurança, o tempo de estrada, os valores envolvidos e, é claro, garantir que os passeios realmente empolguem  as crianças.

Embora esses sejam fatores importantíssimos no planejamento, o ideal é que você opte por roteiros que te permitam relaxar e se divertir junto com os pequenos. Uma boa sugestão para eliminar uma boa parte das preocupações é viajar de ônibus.

Desse jeito, você garante a parte da segurança e não precisa dedicar sua atenção à direção, então dá para ir conversando e brincando com as crianças durante o trajeto. De quebra, essa opção muitas vezes sai mais em conta do que gastar com o combustível de veículos próprios ou alugados.

Além dessas questões, para escolher aonde ir, é preciso que você tenha em mente também os tipos de passeio que as crianças costumam gostar de fazer. A gente vai te ajudar: nossa lista de destinos tem roteiros para todos os gostos.

E aí, todo mundo pronto?

Melhores passeios para fazer com as crianças nas férias

De parques aquáticos emocionantes e praias encantadoras a museus com exibições capazes de distrair os pequenos durante a tarde inteira, os passeios turísticos para fazer durante as férias no Brasil são super diversos.

Ah, e todos os roteiros da nossa seleção você consegue realizar facilmente de ônibus e muitos funcionam perfeitamente como passeios de um dia, os famosos “bate e volta”. Além de também ser econômico, você facilita seu planejamento, já que não precisa se preocupar com a hospedagem.

Você só precisa ir separando as roupas de banho, o protetor solar ou os casacos (a depender do destino que você escolher), pois uma coisa é certa: nesses destinos, diversão não vai faltar.

Visitar parques aquáticos

Julho é um mês de inverno. Entretanto, isso não importa muito quando se vive em um país tão grande e cheio de lugares incríveis como o Brasil. Aqui, em todas as estações do ano, é sempre empolgante curtir as atrações aquáticas dos parques que você vai conhecer abaixo.

Thermas dos Laranjais (Olímpia – SP)

Férias de julho em Thermas dos Laranjais

Você já ouviu falar em águas termais?

Pois bem, em Olímpia, que fica no norte do estado de São Paulo, você poderá aproveitar as águas quentes circulantes do parque Thermas dos Laranjais. Isso, é claro, enquanto se diverte com as crianças nas 55 atrações incríveis do local, que tem até um toboágua gigante apelidado de Lendário e uma enorme montanha russa aquática.

Isso tudo fica a mais ou menos 190 quilômetros da capital, São Paulo, e aqui você encontra passagens para Olímpia

Beach Park (Fortaleza – CE)

Um dos destinos mais famosos do ensolarado Ceará, o Beach Park de Fortaleza é um grande complexo que inclui um resort, um spa e, é claro, o grandioso parque aquático. Divididas em “família”, “moderadas” e “radicais”, as atrações do parque conseguem encantar a todos. 

Se você e as crianças adoram adrenalina, não deixem de ir no brinquedo Arrepius, que tem cinco opções de descida emocionantes. 

Aproveite para dar uma olhada nas melhores passagens para Fortaleza.

Hot Park Rio Quente (Rio Quente – GO)

Essa é uma opção excelente de passeio para quem quer aproveitar as águas naturalmente quentes do deslumbrante cerrado brasileiro. Rio Quente fica a meia horinha da cidade de Caldas Novas e o Hot Park de lá é um paraíso de diversão para qualquer família.

Lá, você poderá desfrutar de relaxantes piscinas mornas em meio às lindas paisagens da natureza local. Ah, e as crianças com certeza vão amar as 15 opções de atrações, incluindo atividades super radicais como a Mega Tirolesa.

A distância partindo de Goiânia é de cerca de 178 quilômetros. A partir de Brasília, são uns 320 quilômetros. Ah, e esses trajetos você percorre tranquilamente com essas passagens em promoção para Caldas Novas

Visitar parques de diversões

Se você quer ainda mais opções de brinquedos emocionantes sem que a brincadeira envolva necessariamente piscinas, não tem problema: separamos aqui alguns parques de diversões imperdíveis para visitar com as crianças.

Beto Carrero World (Penha – SC)

Férias de julho em Beto Carrero World

Quem nunca quis ir ao icônico Beto Carrero World quando criança?

As crianças com certeza vão achar inesquecíveis as atrações desse parque que é tão grande que se divide em áreas temáticas com conceitos diversos, como a Ilha dos Piratas e Avenida das Nações. 

Com crianças maiores, não dá para deixar de conferir o brinquedo Rebuliço. Tem que ter coragem para aguentar a adrenalina, hein? Uma opção mais tranquila e apropriada para os pequeninos mais novos é o Raskapuska, que te levará em um passeio por dentro de uma montanha encantada.

Se quiser aproveitar tudo isso, é só ir até o município de Penha, que fica a aproximadamente 118 quilômetros da capital catarinense, Florianópolis. Você pode checar aqui as melhores passagens para Penha.

Eco Parque Arraial D’Ajuda (Porto Seguro – BA)

Todo mundo já ouviu falar das incríveis praias do município de Porto Seguro, na Bahia. O trajeto até lá saindo da capital, Salvador, é de cerca de 600 quilômetros, uma distância que com certeza vale a pena, por inúmeros motivos. 

Um deles é o Eco Parque Arraial D’Ajuda, um destino com opções de diversão bem variadas, já que é parque aquático e parque de diversões ao mesmo tempo. Isso mesmo! Lá, sua família terá a oportunidade de mergulhar em atrações incríveis como o complexo de toboáguas Uga-Uga. Prefere uma aventura radical em meio à mata? O parque também tem uma área de arvorismo emocionante.

Já se animou? Garanta então as suas passagens para Porto Seguro.

Hopi Hari (Vinhedo – SP)

Está com a família nos arredores da cidade de São Paulo? Então não deixe de conhecer um dos parques de diversões mais famosos do Brasil! 

Estamos falando do lendário Hopi Hari. Ele fica na cidade de Vinhedo, a uns 70 quilômetros da capital paulista, e é o maior parque temático do estado.

Com mais de 40 atrações, o lugar tem opções de brinquedos tranquilos, como o divertido Despenkito, e também alternativas cheias de emoção, como a maior montanha russa de madeira da América Latina, a Montezum. O melhor é que o Hopi Hari tem eventos específicos para os períodos de férias, como o Férias Spetakularis, que em 2022 traz o tema “Oz: Uma Viagem ao Reino Mágico”. 

Para proporcionar essa experiência inesquecível para as crianças da sua família, confira as passagens para Vinhedo

Ah, e se você está em “Sampa”, não deixe de completar o roteiro com uma visita aos museus fascinantes da cidade. Alguns deles você conhece na nossa próxima seção.

Museus para levar as crianças

Ainda bem que já não existe mais aquela ideia ultrapassada de que museus são lugares chatos. Os lugares da lista abaixo são provas de que as crianças podem se entreter (e muito) com passeios culturais super divertidos.

Pinacoteca (São Paulo – SP)

Pinatoca, Museu para aproveiter nas férias de julho

A Pinacoteca de São Paulo tem uma seleção incrível de artes visuais variadas. É um verdadeiro passeio para lá de envolvente por diversas décadas da arte brasileira. 

É um destino especialmente animador se as crianças da sua família já gostam de aprender história. Os vários eventos que a Pinacoteca recebe você pode conferir na programação disponível no site oficial do museu.

Como esse e alguns outros destinos da nossa lista ficam na maior metrópole da América Latina, não deixe de checar essas passagens para São Paulo.

Museu do Futebol (São Paulo – SP)

O Museu do Futebol, também localizado na capital paulista, é uma viagem pela história do esporte que mais inflama os brasileiros. 

Lá, os pequenos que são fãs das grandes lendas da bola terão a alegria de conhecer objetos icônicos relacionados aos grandes clubes do país, vivenciar lindas homenagens aos seus atletas mais queridos e reassistir algumas jogadas que entraram para a história.

MASP (São Paulo – SP)

MASP, museu para aproveitar nas férias de julho

O incrível Museu de Arte de São Paulo (MASP) é um passeio imperdível para as famílias que se interessam por roteiros artísticos. Seu acervo conta com uma das coleções de arte ocidental mais importantes do continente. O lugar tem também uma uma loja e uma adorável cafeteria para fazer um lanche.

Vale comentar que crianças com menos de 10 anos não pagam para entrar no MASP e que a tarifa para estudantes é de somente R$ 25. 

Museu Catavento (São Paulo – SP)

Museu Catavento para visitar nas férias de Julho

As crianças podem até sair de férias, mas nem por isso elas precisam para de aprender, não é? Agora, e se esse aprendizado vier recheado de criatividade e imaginação?

Pois bem pertinho do tradicional Mercado Municipal de São Paulo está o Museu Catavento, fundado em 2009. O espaço é dividido em setores, e leva as crianças a expandir um universo de curiosidades: planetas, sistema solar, corpo humano, fauna, flora e muito mais.

Vale dizer que grande parte dessa visita é interativa, então elas de fato vão brincar muito, enquanto você aproveita pra se divertir junto e relembrar um pouquinho da época de escola. Que tal?

Algumas atrações por lá precisam de senha, como o Laboratório de Química e o Estúdio de TV, então vale a pena conferir no site oficial do museu. Os ingressos variam entre R$ 7,50 e R$ 18.

O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h, e esse lugar incrível pra levar a criançada fica no Parque D. Pedro II.  

A dica do Museu Catavento foi recomendação de uma das nossas leitoras!

Instituto Inhotim (Brumadinho – MG)

Bem pertinho da capital mineira, Belo Horizonte, o município de Brumadinho guarda um passeio perfeito para se fazer com a família em uma tarde. O Instituto Inhotim conta com um acervo de arte contemporânea que constitui o maior museu a céu aberto do mundo. 

O lugar tem muitos espaços ao ar livre onde é possível sentar na grama e relaxar com as crianças após as experiências sensoriais inesquecíveis que as obras de arte diferenciada do Instituto oferecem. Na última sexta-feira de cada mês, a entrada é gratuita por lá.

Para conhecer o Instituto, garanta as passagens para Belo Horizonte. De lá, é bem fácil fazer uma visita a Brumadinho e voltar no mesmo dia.

Mundo do Chocolate (Gramado – RS)

Imagine um lugar onde muitas das atrações são literalmente feitas de chocolate. Parece o sonho de qualquer criança, não é? Em Gramado, no Rio Grande do Sul, é possível conhecer esse paraíso de cacau.

As mais de 200 peças do museu são versões de chocolate de alguns dos pontos turísticos mais famosos do mundo, como a Torre Eiffel e as esfinges egípcias. Ah, é claro, essa experiência conta com uma cafeteria onde você e as crianças poderão desfrutar de deliciosas sobremesas.

Incrível, não é? Então não deixe de acessar as passagens para Gramado.

Praias para ir com as crianças nas férias

Construir castelos na areia, jogar bola na orla, dar relaxantes mergulhos no mar… É, sem dúvidas, brincar na praia é algo que faz parte das melhores memórias afetivas de muitas crianças. Para que sua família vivencie isso, considere visitar os lindos destinos litorâneos que listamos abaixo.

Ubatuba – SP

Localizada no litoral norte do estado de São Paulo, a cidade de Ubatuba é um destino maravilhoso para as famílias praieiras. As opções de praia por lá são várias! Não deixe de conhecer a beleza da Ilha das Couves e da Ilha Anchieta. 

Ah, o município tem também várias opções de trilhas para quem gosta de ecoturismo!

Para chegar até lá, cheque essas passagens para Ubatuba.

Arraial do Cabo – RJ

Viagem para Arraial do Cabo nas Férias de Julho

Uma verdadeira joia da região dos Lagos, a cidadezinha de Arraial do Cabo vai encantar a todos da família. A natureza exuberante da região mostra todo o seu potencial em paraísos como a Praia do Farol e a Praia do Forno

Arraial fica a cerca de duas horas da capital, Rio de Janeiro, um trajeto de aproximadamente 156 quilômetros. Depois de brincar no mar com as crianças, não deixe de assistir ao lindo pôr-do-sol da imensa Praia Grande e de visitar a vila à noite para conhecer os restaurantes de lá. 

Você pode ver aqui as melhores passagens para Arraial do Cabo.

Porto de Galinhas – PE

O distrito de Porto de Galinhas e seus arredores são algumas das melhores demonstrações das belezas tropicais que o litoral pernambucano tem a oferecer. A vila fica no município de Ipojuca, a aproximadamente 60 quilômetros da capital, Recife

A praia principal de Porto de Galinhas fica coladinha na vila e tem, além da paisagem fascinante, uma vida aquática rica e colorida. As crianças com certeza vão adorar ver os corais e os peixinhos. A praia do Cupe e a linda Maracaípe são duas paradas obrigatórias na região.

E como falamos que Porto de Galinhas fica bem pertinho da capital pernambucana, que tal conferir essas passagens de Recife para Ipojuca.

Jericoacoara – CE

férias de julho em Jericoacoara

Conhecida carinhosamente como “Jeri”, a Vila de Jericoacoara tem algumas das praias mais belas do Ceará. Localizada a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza, a região é ideal para quem quer relaxar, curtir águas tranquilas e cristalinas e tirar belas fotos.

Por lá, você e as crianças ainda poderão brincar juntos em atividades emocionantes como kitesurf, windsurf e sandboard. Outras atrações, como a famosa Pedra Furada e a Duna do Pôr do Sol, podem fechar o seu roteiro para esse destino turístico super completo.

Para conhecer esse verdadeiro paraíso cearense, garanta as passagens para Jericoacoara.

Mais destinos para viajar com as crianças em julho

Praias, parques de diversões, museus, parques aquáticos… Ufa! As opções de lugares para conhecer com os pequenos parecem não acabar. Aliás, de fato, nós ainda temos algumas sugestões que não se encaixam exatamente nas categorias ali de cima.

Então, para reforçar mais um pouquinho os destinos imperdíveis para as férias, confira mais algumas dicas.

Cambará do Sul (RS)

O período de Junho a Agosto é perfeito para visitar a Terra dos Cânions, Cambará do Sul. Esse é o destino para as famílias que adoram uma imersão na natureza: as principais atrações da área são os belos cânions e cachoeiras. 

Quando estiver por lá, não deixe de aproveitar as paisagens cênicas do Cânion Fortaleza e do principal cartão postal da região, o Cânion Itaimbezinho. Ah, mas vale um alerta: leve agasalhos, que nessa época faz bastante frio!

O município fica a aproximadamente 230 quilômetros de Porto Alegre. Para ir até lá, a sugestão é parar primeiro em uma das cidades próximas, Torres. Por isso, aproveite para olhar algumas passagens para Torres.

Foz do Iguaçu – PR

Férias de Julho em Foz do Iguaçu

Na região oeste do Paraná, a cidade de Foz do Iguaçu é famosa pelas cataratas que levam seu nome. A reputação não vem à toa: de fato, a vista para as famosas Cataratas do Iguaçu é de uma beleza incomparável que certamente vai deixar as crianças maravilhadas (e você também!).

Aproveite para visitar o Marco das Três Fronteiras, onde os territórios brasileiro, paraguaio e argentino se encontram. Para os pequenos que gostam de animais, uma visita ao Parque das Aves vai ser fascinante. Lá, eles terão a oportunidade de ver de pertinho os pássaros exuberantes da Mata Atlântica.

Para visitar essa cidade icônica que fica a cerca de 637 quilômetros de Curitiba, dê uma conferida nas passagens de ônibus para Foz do Iguaçu.

O que levar em uma viagem com as crianças em julho? 

Agora que você já escolheu aonde irá para curtir as férias escolares das crianças, é hora de fazer sua checklist de viagem. Alguns itens são importantes para que os pequenos viagem com o máximo de conforto (especialmente os mais novos). 

Separe roupas apropriadas para o destino que você escolheu. Em julho, as viagens para Foz do Iguaçu, Cambará do Sul e Gramado, por exemplo, exigem agasalhos reforçados. Para os destinos que têm praias e parques aquáticos, além das roupas de banho, é necessário levar também bastante protetor solar e chapéus ou viseiras para proteger as crianças do sol. Para os lugares que envolvem trilhas e áreas de mata, inclua um repelente hipoalergênico na mochila.

Em geral, para que os pequenos não se entediem nos trajetos mais longos, você pode providenciar atividades que os distraiam durante as horas de estrada: livros, brinquedos e jogos são bem-vindos nesses momentos. Ah, e lembre-se de levar também garrafinhas com água e lanchinhos práticos para quando bater a fome no ônibus.

Por último, não esqueça de conferir se os documentos de identificação da criançada estão em ordem e em mãos. O mesmo vale para as carteirinhas de planos de saúde ou ambulatoriais, se for o caso. 

E aí, as bolsas já estão prontas?

Transforme as férias de julho em momentos inesquecíveis

Férias de julho em família

As férias do meio do ano são uma excelente oportunidade de levar as crianças para conhecerem as belezas do Brasil. Afinal, essa época nos presenteia com temperaturas perfeitas para quem quer curtir um friozinho mais ao sul do país, sem estragar a alegria de quem gosta de praias e atrações aquáticas.

Passar tempo de qualidade com as crianças é, com certeza, o melhor jeito de fortalecer os laços com elas. E viajar em família é sempre a chance perfeita para isso. Garantimos que esses passeios ficarão na memória dos seus pequenos e renderão ótimas histórias (além de lindas fotos para aqueles porta-retratos que ficam na sala). 

Aliás, se você e sua família gostam de viajar, acompanhe a gente aqui no Tô de Passagem. Temos vários conteúdos fresquinhos para te ajudar a desbravar os melhores destinos do território brasileiro.

Quando voltar, não esquece de contar como foi o passeio, e aproveita pra compartilhar um pouco das suas experiências. Pra onde você e sua família costumam viajar nas férias de julho? Já conhecia os destinos que listamos neste artigo? Conta pra gente aqui nos comentários!

Boa viagem e até a próxima!

Autor

2 Comentários

  1. Luciana Ferraz Reply

    O Museu Catavento, em São Paulo, também é uma opção muito bacana para levar as crianças.

    • Realmente Luciana, o Museu Catavento é muito legal! Muito obrigado pela dica, já adicionamos no conteúdo. Se tiver mais algum lugar ou cidade pra indicar adoraríamos saber, adoramos sugestões!

Escrever um comentário