Categoria

Belo Horizonte

Categoria

Muito além de queijos e doce de leite, Belo Horizonte é perfeita para o turista raiz, que respira a cultura do destino!

Está à procura de uma viagem pelo Brasil que seja marcada por um clima mais tranquilo e que ofereça experiências diversas em relação à cultura e história? A resposta está aqui, no guia de viagem completo sobre Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais.

Nesta cidade, você irá vivenciar passeios inesquecíveis, bem como irá saborear pratos típicos, o que faz da viagem a capital uma alternativa e tanto para todos os turistas!

Nada melhor do que começar esse tour com uma breve introdução sobre a cidade de Belo Horizonte!

A cidade de Belo Horizonte

cidade de belo horizonte

No final do século XIX, o projeto da cidade planejada pelo engenheiro e urbanista Aarão Reis foi entregue ao presidente da República da época, Afonso Pena.

Então, mais precisamente em 1897, é inaugurada a Cidade de Minas Gerais que, posteriormente, teria seu nome alterado para Belo Horizonte.

Hoje, essa cidade centenária é uma das maiores e mais populosas do Brasil. Só para ter uma noção, a população de Belo Horizonte supera os 2 milhões de habitantes! Sendo esses espalhados pelo seu território com cerca de 330 km².

Falando em território, antes de visitar esse destino, é interessante conhecer um pouco do mapa de Belo Horizonte, segundo as demandas de rotas dos turistas.

Mapa de BH

mapa de minas gerais

Quer saber a configuração do mapa de Belo Horizonte? A seguir, você confere a lista com os três melhores bairros para o viajante se hospedar na antiga Cidade de Minas.

  • Savassi: essa indicação é para quem quer realmente explorar tudo no município e para isso prefere ficar próximo das principais atrações. Nesse bairro, você garante proximidade com o Centro e Praça da Liberdade, além de poder curtir a noite em barzinhos e restaurantes.

  • Lourdes: se você quer saber como um morador de BH vive, se hospedar neste bairro pode ser uma experiência bem bacana, levando em consideração que ele é majoritariamente residencial e também fica a alguns minutos do Centro.

  • Belvedere: esse bairro é o mais nobre da cidade, portanto oferece alguns privilégios, como exclusividade e uma bela paisagem devido à sua altitude. É para quem almeja conforto e silêncio.

  • Importante enfatizar que a cidade é dividida em nove zonas: Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha e Venda Nova. Haja lugares para conhecer, hein?

Outra questão que influencia e muito na viagem a Belo Horizonte e a qualquer outra cidade, é a temperatura e o clima. Então, bora conhecer a dinâmica climática desse destino.

Temperatura

Antes de partir para os períodos (meses) e suas temperaturas, indicaremos qual é o clima Belo Horizonte: tropical de altitude, cujos verões são quentes e úmidos e os invernos, secos e marcados pelas quedas bruscas de temperatura.

Quanto às estações em Belo Horizonte, o verão vai de dezembro a março com médias de 19º C e máximas de 29º C; o outono chega em março e termina em junho, com um tempo bom para passear na cidade, daqueles que não derretem você, nem congelam; o inverno vem com tudo em junho, trazendo temperaturas mínimas de 13º, e vai embora em setembro quando finalmente entra a florida primavera, que também é marcada pelas chuvas.

Com essas informações, analise a data que escolheu para ir a Belo Horizonte – Minas Gerais e veja qual é o tempo em BH que pegará para arrumar sua mala.

Depois dos dados mais “técnicos”, chegamos ao momento tão esperado: de ver dicas do que fazer em Belo Horizonte!

O que fazer em Belo Horizonte

  • Estádio Governador Magalhães Pinto: esse é o famoso Mineirão! Para qualquer fã de futebol que se preze uma visita a esse estádio é obrigatória. Dentro do espaço, você também terá acesso ao Museu do Futebol.

  • Parque das Mangabeiras: contato com a natureza e grande variedade de atividades definem lugar! Nesse parque, você poderá caminhar entre as árvores e ainda curtir um show ou contemplar a paisagem sentado em um dos seus quiosques.

  • Feira Hippie: esta é uma boa pedida para quem curte fazer umas comprinhas durante a viagem. Na Feira Hippie, que acontece todos os domingos, você poderá adquirir artesanatos, bijuterias e provar os pratos servidos nas barraquinhas.

  • Restaurantes típicos: Dona Lucinha, Xapuri e Glouton são três opções de estabelecimentos com propostas muito diferentes, mas que se encontram quando o assunto é comida mineira.

Enquanto o primeiro oferece uma comida caseira a partir de dois formatos: quilo ou pratos executivos, a exemplo da linguiça com tutu e do frango com quiabo, o segundo apresenta os pratos originados na roça – moranga recheada com frango e requeijão é um dos pratos principais – e, por fim, o terceiro apresenta um ambiente refinado, e aplica técnicas francesas a ingredientes mineiros, bem como brasileiros.

É impossível não ficar com vontade de garantir a passagem para Belo Horizonte agora mesmo! Mas espera! Continue a leitura e saiba como planejar sua viagem descobrindo as melhores épocas, pontos turísticos e mais.

A seguir, vamos responder à seguinte dúvida: quando ir a Belo Horizonte?

Quando ir a Belo Horizonte

quando ir a belo horizonte

A alta temporada de BH fica por conta das festas tradicionais da região, como o colorido Carnaval, o evento gastronômico Comida di Buteco e o Festival Internacional de Teatro. Então, é preciso ficar de olho nas datas que os mesmos cairão para participar ou, dependendo do tipo de viagem que você quer, fugir dos aglomerados!

Se seu guia para decidir quando ir a Belo Horizonte for o clima, é só dar uma olhada no que falamos sobre as estações e as temperaturas anteriormente.

Outro grande diferencial da cidade é para o turista raiz, que gosta de ir a museus e conhecer os pontos turísticos clássicos. São muitos os passeios culturais e históricos que te levarão de volta para o passado!

Turismo

Agora, vamos aos passeios turísticos imperdíveis de Belo Horizonte – Brasil:

  • Mercado Central de Belo Horizonte: se quer levar para casa o gosto mineiro, esse é o lugar certo! Aqui você encontrará queijos e doces, a exemplo do delicioso doce de leite, em diversos formatos e versões!

  • Conjunto Arquitetônico da Pampulha: este ponto turístico é especialmente interessante pelo fato de ser tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Projetado pelo conceituado arquiteto Oscar Niemeyer, a estrutura abriga a Igreja de São Francisco, a Casa do Baile, a Casa de Kubitschek, o Museu de Arte Moderna e o Iate Clube.

  • Circuito Cultural Praça da Liberdade: mais uma dica para o turista que é fascinado por cultura! Entre os lugares que se encontram nesse circuito, estão a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Centro Cultural Banco do Brasil e Memorial Minas Vale.

  • Praça do Papa: essa praça leva esse nome exatamente pelo fato de recebido um dos Papas, o João Paulo II. Além de carregar esse fato de extrema importância, a praça ainda proporciona um espaço ótimo para passear com crianças e assistir ao lindo pôr-do-Sol.

Uma das recomendações para ficar por dentro dos eventos e programação da cidade é visitar o site da prefeitura – Belo Horizonte, tendo em vista que eles reservam um espaço exclusivo para turistas conferirem as melhores opções de lazer do local.

Depois de tudo o que leu, não há dúvidas de que viajar para Belo Horizonte – Minas Gerais é uma ótima ideia! Agora, trazemos a cereja do bolo desse destino!

Viajar para Belo Horizonte

A distância não é um problema, nem dinheiro para passagem. Sabe por quê? O que você acha de ir até BH de qualquer parte do Brasil por terra, de ônibus? E até ao chegar na rodoviária de Belo Horizonte você já se depara com história!

Rodoviária – Belo Horizonte

A cidade foi a primeira a receber um terminal de rodoviária e possui uma cobertura imensa de estados – de norte a sul do país –, tanto de chegada quanto de partida.

Outro ponto positivo é a localização da estação, que fica no hipercentro do município, facilitando o acesso dos turistas pelo metrô e, também, de carro.

Abra o calendário agora mesmo, veja a melhor data e compre a passagem para Belo Horizonte. Esta é com certeza uma viagem repleta de fotos, experiências e que fará você revigorar sua energia com seu clima interiorano, assim como irá gerar lembranças incríveis!