Quando a gente fala em mistura de riquezas gastronômicas, culturais e históricas, o mercado municipal de uma cidade é, sem dúvida, uma das primeiras coisas que vem à cabeça, não? De forma que valem muito a pena serem visitados quando se está querendo conhecer mais da essência de um lugar.

Portanto, quando você for planejar o roteiro da sua viagem, lembre-se de incluir os mercados municipais. É uma das melhores formas de conhecer a cultura local, pois esses grandes mercados são um ponto de encontro da população e de comerciantes que compram e vendem comidas e ingredientes típicos, além de, claro, muitas vezes ficarem localizados em prédios históricos.

Desde queijos, frutas, produtos importados e até mesmo poções e elixires culturais míticos, quem visita os mercados municipais encontra uma grande diversidade de produtos e alimentos enquanto conhece a história cultural da cidade e do prédio.

Então, pra deixar sua próxima viagem ainda mais rica, eu preparei uma lista com os maiores mercados municipais do Brasil!

Vem comigo que neste artigo você vai ver:

Mercado Municipal de São Paulo

Mercado Modelo de Salvador

Mercado Central de Belo Horizonte

Mercado Público de Florianópolis

Mercado Central de Fortaleza

Mercado Ver-o-Peso de Belém

Mercado Municipal de Curitiba

Como aproveitar os mercados municipais?

Mercado municipal é parte da cultura e sabor da cidade!

Mercado Municipal de São Paulo

Conhecido popularmente como “mercadão de São Paulo”, ou apenas “mercadão”, esse mercado municipal é um verdadeiro polo gastronômico e cultural da capital paulista, e vou te dizer: também é conhecido mundialmente.

Inaugurado em 1933 e localizado no centro da cidade, o prédio tem estilo neoclássico com alguns toques góticos. Possui cerca de 280 estabelecimentos, tendo uma média de 50 mil visitantes por semana!

Para conhecer os detalhes do prédio, são realizadas visitas guiadas durante a semana, então não pense que você só pode ir lá para comprar temperos e comer alguma coisa. 

Apesar de uma grande diversidade de opções de restaurantes e bares no local, muitos turistas visitam o mercadão para conhecer o famoso sanduíche de mortadela paulista, que já é considerado uma atração à parte.

Se estiver pensando em dar um pulo para conhecer a cidade e o mercadão, aqui estão opções de passagens de ônibus para São Paulo. Você não vai se arrepender!

Mercado Modelo de Salvador 

Localizado na frente da Baía de Todos os Santos, vizinho do Elevador Lacerda e do Pelourinho, o Mercado Modelo é uma atração turística praticamente obrigatória para quem visita Salvador. Só pela localização, essa combinação de lugares já deixa tudo mais imperdível.

O lugar foi inaugurado em 1912, e mantém a arquitetura neoclássica original.

No mercado você encontra 263 lojas nos dois andares do prédio, e os maiores atrativos dos visitantes são os diversos produtos produzidos artesanalmente, além de vários souvenirs e gastronomia. Assim como toda a cidade, o mercado municipal preza muito por manter parte da cultura afro-brasileira e, por isso, os pratos e ingredientes que você encontra por lá são verdadeiras obras de arte.

É uma ótima oportunidade para conhecer a tradicional culinária baiana. Pra melhorar, rodas de capoeira jogadas por grupos tradicionais acontecem aos sábados, na parte de trás do mercado. 

Ele fica na região de Cidade Baixa, sendo bem próximo da rodoviária de Salvador. Como eu imagino que já deva ter batido aquela vontade, dê uma olhada nessas passagens de ônibus para Salvador, e conheça a cultura baiana de perto.

Mercado Central de Belo Horizonte

Criado em 1929 como uma fonte central de abastecimento de alimentos da cidade, o Mercado Central de Belo Horizonte já passou por diversas fases, e hoje conta com mais de 400 lojas, que vão desde opções gastronômicas até ervas medicinais e artesanatos, mesclando cultura popular, tradição e religiosidade.

É claro que como tradição mineira, o tipo de produto mais vendido no mercado são os derivados de laticínios, principalmente queijos. A demanda é tanta que 48 lojas são apenas desse ramo, ganhando um corredor exclusivo para esse tipo de produto.

Como você deve estar imaginando, o queijo mais vendido e procurado é o queijo minas padrão e o meio curado. Se Minas Gerais é um estado tão rico, o mercado de Belo Horizonte é, com certeza, um jeito de reunir um pouquinho de toda essa efervescência.

Ele ocupa quase um quarteirão inteiro do centro de Belo Horizonte, sendo muito frequentado pela população local e diversos turistas.

Veja passagens de ônibus baratas para a capital mineira e não deixe de comer muito pão de queijo. 

Mercado Público de Florianópolis

Conhecido como um dos pontos de encontro mais agradáveis da capital catarinense e localizado no centro da cidade, o Mercado Público de Florianópolis é muito charmoso e cheio de cultura local!

O mercado, além de ser um centro de comércio e gastronomia, também é um palco para cultura e lazer.

Há algum tempo, como forma de fomentar o mercado local e promover atividades artísticas, o vão central do mercado virou palco para apresentações folclóricas, bandas e grupos diversos de artistas da região.

Além das variadas barracas de peixes, carnes e produtos locais, o mercado ainda oferece restaurantes e cafés aos visitantes.

Confira passagens de ônibus para chegar até Florianópolis!

Mercado Central de Fortaleza

Mercado Central de Fortaleza

Considerado como um dos maiores mercados do Nordeste do Brasil, o Mercado Central de Fortaleza é também o maior do país no comércio de artesanato, e fica localizado no centro da cidade, ocupando um prédio de cinco pavimentos.

O mercado conta com 553 estabelecimentos que comercializam desde produtos típicos cearenses, até souvenirs, produtos culturais ligados ao agreste e muita comida!

Você encontra artigos em couro, bordados e rendas, inúmeros tipos de cachaça e uma grande variedade gastronômica da culinária cearense.

A capital cearense já é maravilhosa e riquíssima por natureza, mas para conhecer um pouco mais de tudo isso, só visitando o mercado municipal. Eu vou deixar aqui algumas opções de passagens em promoção para Fortaleza, que podem incentivar o seu passeio.

Mercado Ver-o-Peso – Belém

Você já deve ter ouvido falar desse mercado! Caso não, essa é a hora de conhecer uma das grandes maravilhas dessa cidade incrível.

Ver-o-Peso é um ícone cultural de Belém, sendo um dos primeiros mercados públicos do Brasil e o maior mercado a céu aberto da América Latina!

Localizado às margens da baía do Guajará, o complexo arquitetônico e paisagístico possui 35 mil metros quadrados, oferecendo várias opções de lazer para seus visitantes.

Quando você for visitá-lo, separe um dia inteiro para isso e no final do dia, terá valido muito a pena. Os prédios têm uma grande variedade de produtos, pratos típicos, artesanato, especiarias e muito mais.

Inclusive, diferente de outras regiões do Brasil, o mercado de Belém oferece aos visitantes a deliciosa experiência de comer castanhas do Pará fresquinhas, sem serem torradas, e quem vem diretamente das plantações de produtores locais.

O mercado fica localizado na região de Cidade Velha, que fica a apenas 20 minutos da rodoviária de Belém!

O que achou? Um mercado a céu aberto que precisa de um dia inteiro, de tanta coisa que tem pra fazer? Vou até reservar para você algumas opções de passagens em promoção para ir até Belém.

Mercado Municipal de Curitiba

Quando fizer o roteiro da sua viagem para Curitiba, além dos parques e museus, não deixe de adicionar o mercado municipal à sua lista de atrações!

Recentemente reformado, o prédio localizado no centro da cidade oferece um grande setor de produtos orgânicos, o primeiro local de vendas de produtos livres de agrotóxicos e aditivos químicos do Brasil. Você encontra temperos, frutas, queijos, verduras, doces, carnes exóticas, roupas, eletrônicos, e uma parte dedicada a queijos e vinhos, nacionais e importados.

Os quiosques e restaurantes oferecem desde pratos típicos como barreado, até bares com porções de carne de onça, um clássico curitibano.

Você pode visitar o Mercado Municipal de Curitiba economizando no passeio e viajando até lá de ônibus. Veja passagens para conhecer a capital paranaense.

Como aproveitar os mercados municipais?

Turismo no Mercado Municipal

Acho que deu pra perceber que os mercados municipais trazem o melhor da cultura de cada cidade, expondo a culinária típica, o tipo de artesanato, souvenirs detalhados e muitos outros artefatos que enriquecem o seu conhecimento sobre o local. Sem falar daqueles que fazem questão de levar manifestações folclóricas para enriquecer ainda mais os espaços. 

Já que falei tanto deles por aqui, pensei que seria legal preparar uma lista de dicas para que a sua visita seja realmente proveitosa, indiferente da cidade que você esteja visitando:

  • Separe um dia inteiro para conhecer o mercado municipal da cidade;
  • Converse com as pessoas que moram na região. Elas certamente vão saber indicar as melhores coisas pra ver;
  • Confira se o mercado tem um itinerário específico para visitação;
  • Veja o horário de funcionamento em finais de semana e feriados, e lembre-se que esses costumam ser os dias mais movimentados;
  • Separe um tempinho para conversar com os artesãos e tirar dúvidas sobre os artefatos. Dê valor ao trabalho deles, afinal, essa é a cultura do nosso país;
  • Experimentar e comer é fundamental, mas faça isso em pequenas porções, assim você consegue escolher mais opções.
  • Pesquise sobre a cultura local 

Sugestões de compra:

  • Escolha os artefatos que representem a sua experiência da sua viagem, os mercados municipais oferecem várias opções para personalizar a sua compra;
  • Produtos artesanais são uma opção legal para apoiar o trabalho do artesão. Você vai deixá-lo muito feliz, além de voltar pra casa com algo que representa um pedacinho daquele lugar;
  • Você irá encontrar uma grande variedade de canecas, camisetas, bonés, chaveiros, imãs de geladeira e muitos outros souvenirs. Escolha o que você irá usar com mais frequência para relembrar da viagem com bastante carinho;
  • Fique atento aos produtos que a população local gosta de comprar
  • Aproveite para dar uma olhada nos eletrônicos que possam estar mais baratos do que na sua cidade natal.

Se organize para as compras, tenha mais de um método de pagamento disponível para não deixar de aproveitar caso o seu cartão seja aceito em algum estabelecimento.

Hoje em dia é raro encontrar locais que não aceitem cartões, transferências via pix ou pagamento online como PicPay, mas para garantir, tenha uma razoável quantidade de dinheiro em mãos caso precise!

Com essas dicas, você estará preparado para aproveitar o dia conhecendo mais sobre a cultura e as tradições da cidade.

O Mercado Municipal é parte da cultura e do sabor de uma cidade

Objetos para compra no Mercado Municipal

O que achou? Esses espaços de riqueza cultural são incríveis fontes de conhecimento sobre gastronomia e história da cidade, sendo um passeio quase obrigatório caso você queira saber mais sobre o destino.

Há quem prefira visitar os mercados municipais apenas para conhecer o prédio histórico em que é instalado, já outros são apaixonados por conhecer a culinária típica das cidades.

A verdade é que não importa o seu objetivo, o mercado municipal oferece uma grande variedade de produtos, alimentos, bebidas, artesanato, atrações e tudo o que você precisa em um lugar só.

Inclusive, você já visitou o mercado municipal da sua própria cidade? Que coisas imperdíveis tem por aí e que deveriam ser conhecidas?

Se você curtiu este artigo, espero que ele te incentive a pegar a mala e cair na estrada. Como sempre comentamos por aqui, viajar não precisa ser caro, e se for pra voltar com essa mala cheia de boas recordações, tudo vale a pena.

Até a próxima e boa viagem!

Escrever um comentário