Juiz de Fora, MG: Como Curtir os Melhores Pontos Turísticos

setastdp

Se você acompanha nossos conteúdos sobre viagens aqui no Tô de Passagem, já deve ter percebido que a gente fala bastante sobre o interior de Minas Gerais. 

E não é à toa! É que esse estado grandioso tem mais de 800 municípios (sério, tudo isso!), e cada um deles guarda tesouros únicos que passam por paisagens impressionantes, bagagens culturais ricas, culinária espetacular e muito mais. Agora, depois de te apresentar maravilhas como Tiradentes, Aiuruoca, Catas Altas, São Roque de Minas e tantas outras, vamos te guiar por uma cidade um pouco menos popular entre os viajantes: Juiz de Fora.

Embora não seja tão conhecida quanto outros lugares de Minas, a “Princesinha de Minas” – apelido carinhoso de Juiz de Fora – tem um monte de atrações turísticas sensacionais, especialmente para quem curte história e programas culturais. Aqui, vamos te passar as melhores dicas para aproveitar ao máximo esse destino incrível.

Pode passar um cafezinho para continuar essa leitura no melhor estilo mineiro, porque você está prestes a conhecer mais sobre:

Onde fica Juiz de Fora? 

Como chegar em Juiz de Fora? 

Clima em Juiz de Fora 

Melhor época para visitar Juiz de Fora 

Alta temporada 

Baixa temporada 

O que fazer em Juiz de Fora: por onde começar a turistar? 

Morro do Cristo 

Parque Municipal de Juiz de Fora 

Museu Mariano Procópio 

Museu Ferroviário 

Cine-Theatro Central 

Museu de Arte Moderna Murilo Mendes 

Centro Cultural Bernardo Mascarenhas 

Pontos turísticos de Juiz de Fora: mais passeios para aproveitar 

Parque Municipal da Lajinha 

Aeroclube Juiz de Fora

Memorial Presidente Itamar Franco 

Jardim Botânico da UFJF 

Um pulinho em Juiz de Fora tem tudo pra deixar a viagem perfeita! 

Onde fica Juiz de Fora? 

Juiz de Fora fica na Zona da Mata de Minas Gerais, a mais ou menos 238 quilômetros da capital, Belo Horizonte. Com pouco mais de 577 mil habitantes, é a quarta cidade mais populosa do estado, e faz parte do eixo industrial que fica próximo à BR-040. 

Além de se destacar na indústria, Juiz de Fora também é referência em áreas como educação e no setor de serviços em geral. Por isso, o mais comum é que as pessoas visitem a cidade a trabalho ou com motivações acadêmicas. Nos últimos anos, entretanto, muitos “viajantes de carteirinha” têm procurado Juiz de Fora como destino turístico para relaxar na atmosfera agradável do interior de Minas.

Como chegar em Juiz de Fora? 

Embora os aeroportos recebam voos regulares vindos de algumas capitais brasileiras, eles não oferecem uma variedade muito grande de rotas, o que faz com que muitos turistas prefiram ir a Juiz de Fora por via terrestre.

E se você é como a gente e adora guardar uma graninha para curtir mais atrações do destino, a melhor opção é viajar de ônibus. Sem contar que aí, a notícia é boa: as viações que funcionam nas imediações são várias, incluindo Rio Doce, Progresso, Kaissara e Cometa. 

Para te ajudar a ter uma noção das distâncias, confira abaixo o tempo de estrada até Juiz de Fora partindo de algumas cidades famosas.

Rio de Janeiro: 3h

Belo Horizonte: 4h30

Vitória: 11h

Brasília: 16h

Ao chegar, você vai desembarcar no Terminal Rodoviário Miguel Mansur, que fica na Avenida Brasil, nº 9501, bairro de São Dimas. Embora não esteja em uma região muito central, a rodoviária tem opções de ônibus e táxis que levam a todos os pontos de Juiz de Fora com facilidade.

Já sacou como é o trajeto? Então que tal garantir logo suas passagens de ônibus para Juiz de Fora?

Clima em Juiz de Fora 

Recorte que mostra o céu de Juiz de Fora, o topo de uma igreja e a lateral de um prédio. O céu é de um azul intenso e a maior parte dele está coberto por nuvens.

O clima em Juiz de Fora é do tipo tropical de altitude, o que significa que os verões são chuvosos e os invernos trazem um céu mais aberto. A temperatura média na cidade é de 20ºC, e ao longo do ano ela dificilmente chega a menos de 13ºC ou mais de 29ºC.

A estação quente em Juiz de Fora vai do fim de dezembro até meados de março, em que as temperaturas ficam facilmente na casa dos 28ºC. O mês mais abafado de todos é fevereiro. O período mais fresquinho, por sua vez, vai de maio a agosto, e o mês mais frio de todos é julho.

Melhor época para visitar Juiz de Fora 

Mas, afinal, quando ir a Juiz de Fora?

Bem, depende: a cidade pode ser visitada durante o ano inteiro. Entretanto, é importante que você conheça os fatores que influenciam os períodos de alta e baixa temporada turística. Assim, pode escolher o momento ideal para a sua viagem de acordo com as suas prioridades.

Abaixo, a gente te explica melhor como funciona.

Alta temporada 

A questão climática é um dos pontos de maior importância no movimento turístico em Juiz de Fora. Em geral, a cidade é mais procurada pelos viajantes no período entre maio e setembro, em que as chuvas são menos frequentes e as temperaturas são mais amenas. 

Também é importante levar em consideração a sazonalidade e o calendário cultural da região. Nas férias de julho, Juiz de Fora fica especialmente agitada, assim como nos meses em que recebe algum dos muitos eventos que ocorrem por lá. Ainda em julho, a cidade é o palco do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Antiga, por exemplo. 

Em agosto, Juiz de Fora se torna um dos mais populares destinos turísticos para o público LGBTQIA+, já que é a casa do Miss Brasil Gay, concurso de beleza que acontece desde 1977.

Baixa temporada 

Juiz de Fora tende a ser menos procurada pelos turistas nos períodos em que os índices pluviométricos estão mais altos, já que as chuvas podem atrapalhar a realização de alguns passeios. Elas são mais intensas de novembro a março, com pico em dezembro. 

Nessa época, por causa da baixa demanda, os serviços como hospedagem podem ficar mais baratos. Além disso, é um bom período para quem prefere conhecer a cidade com mais tranquilidade, sem topar com muitos outros turistas. Se você quiser viajar durante a baixa, nossa dica é escolher os meses de fevereiro ou março, em que as chuvas ficam menos pesadas.

O que fazer em Juiz de Fora: por onde começar a turistar? 

Fachada do Cine-Theatro Central de Juiz de Fora. Prédio pintado em vermelho escuro e detalhes alaranjados e dourados. As janelas têm vidraçaria quadriculada em azul e verde.

Agora chegou a parte que a gente mais gosta: hora de conhecer algumas das muitas coisas que Juiz de Fora tem para oferecer!

Vamos começar pelos pontos que são verdadeiras paradas obrigatórias: passeios e lugares que absolutamente não podem ficar de fora do seu roteiro se você quiser realmente mergulhar na atmosfera da cidade. Vamos lá?

Parque Municipal de Juiz de Fora 

Em 2021, Juiz de Fora recebeu um espaço de lazer super completo, o Parque Municipal. 

O lugar onde funcionava o antigo Sesc Pousada agora é um complexo que conta com quadras, campos de futebol, ginásio poliesportivo, parques infantis, salão de jogos, parque aquático e vários outros recursos capazes de proporcionar uma tarde super divertida em família. Ah, tem também restaurantes perfeitos para repor as energias e até mesmo áreas com churrasqueiras!

O Parque Municipal de Juiz de Fora funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. Ele fica no bairro de Nova Califórnia, na Rua do Contorno, s/nº.

Museu Mariano Procópio 

No final do século 19, o comendador Mariano Procópio mandou construir um casarão especial para receber Dom Pedro II durante a inauguração da ferrovia que conectava Juiz de Fora a Petrópolis. 

Hoje, a bela construção de fachada amarela guarda preciosidades históricas diversas, incluindo itens da família imperial, mobília de séculos passados e obras de arte. Ao redor do museu, há um parque com lindos jardins e estrutura completa que inclui banheiros, bebedouros e parquinhos. Tanto o acervo quanto o paisagismo do espaço são encantadores!

O museu fica na Rua Mariano Procópio, nº 1100, no bairro de mesmo nome. Os horários de funcionamento são 9h às 16h, de terça a sexta. Nos fins de semana, o museu funciona das 10h30 às 16h.

Museu Ferroviário de Juiz de Fora

A antiga Estrada de Ferro Leopoldina já exerceu um papel importantíssimo na economia e história de Juiz de Fora. Hoje em dia, o prédio onde funcionava sua sede continua cumprindo um dever indispensável: o de manter viva a memória do transporte ferroviário em Minas Gerais. 

O Museu Ferroviário de Juiz de Fora tem um rico acervo de mais de 400 peças, incluindo fotografias, equipamentos, mobiliário, livros técnicos e muitos outros itens da época em que os trens atravessavam o interior mineiro. Mas as grandes protagonistas são, com certeza, as duas locomotivas a vapor originais e bem preservadas que você poderá conferir de perto.

Para conhecer o Museu Ferroviário, vá até a Avenida Brasil, nº 2001. O museu funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Cine-Theatro Central 

O Cine-Theatro Central fica em uma dessas construções que chamam atenção de longe só pela beleza da fachada. 

A linda construção preserva o charme de quando foi erguida, em 1929, e tem um interior tão impressionante quanto a parte externa. Ao entrar, você vai se deparar com os elaborados ornamentos feitos pelo pintor italiano Angelo Bigi. Desde sua inauguração, o Cine-Theatro recebe muitos dos programas culturais mais importantes de Juiz de Fora, incluindo peças, shows e exibições de dança. 

Se puder, tente assistir a algum dos espetáculos, a gente garante que vai valer muito a pena! O Cine-Theatro Central fica na Praça João Pessoa (s/nº), bairro do Centro, e a programação pode ser conferida no site oficial.

Museu de Arte Moderna Murilo Mendes 

Se você se interessa por arte, pode colocar o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes no topo da sua lista de coisas para conhecer em Juiz de Fora.

Só de parar diante da fachada, você já terá a oportunidade de apreciar um painel de Portinari. No interior do museu, encontrará uma curadoria espetacular de obras que faziam parte da coleção pessoal de Murilo Mendes, poeta e crítico original de Juiz de Fora. Além do acervo fixo, o lugar também recebe exposições temporárias variadas, sempre voltadas para a arte moderna e contemporânea.

O museu fica na Rua Benjamin Constant, nº 790, bairro de Santa Helena. O funcionamento é de 9h às 18h de terça a sexta e de 13h às 18h nos fins de semana.

Morro do Cristo 

Cidade de Juiz de Fora vista de cima, com destaque para a densa vegetação verde das serras que rodeiam a cidade. Em segundo plano, aparecem os prédios e o céu azul.

 

Se você é fã de paisagens de tirar o fôlego, não deixe de conhecer o Morro do Cristo.Também conhecido como Morro do Imperador, o lugar abriga o Mirante Salles de Oliveira, inaugurado em 1970 com o objetivo de fornecer aos visitantes uma vista panorâmica da cidade de Juiz de Fora. Além disso, o morro também tem uma estátua do Cristo Redentor que fica a 930 metros de altitude. Pode acreditar: esse passeio é um jeito único de conhecer a Zona da Mata mineira!

O Morro do Cristo fica na Estrada Engenheiro Gentil Forn, no bairro de São Pedro, e a entrada no mirante é gratuita.

Centro Cultural Bernardo Mascarenhas 

Na avenida mais movimentada de Juiz de Fora, a Getúlio Vargas, se destaca uma grandiosa construção cor-de-rosa com mais de 70 janelas na fachada. O lugar costumava ser uma fábrica de tecidos até o século passado, mas foi transformado no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (chamado também de Espaço Mascarenhas).

O Centro recebe exposições de fotografia e artes plásticas, exibições audiovisuais e muitas outras mostras fascinantes. Anexos ao prédio, estão o Mercado Municipal de Juiz de Fora e a Biblioteca Municipal Murilo Mendes, que também valem uma visita.

O endereço do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas é Avenida Getúlio Vargas, nº 200.

Pontos turísticos de Juiz de Fora: mais passeios para aproveitar 

Se você já está curtindo nossas sugestões de pontos turísticos em Juiz de Fora, a gente tem uma boa notícia: nossa lista de dicas ainda não terminou!

Agora que você já conhece os maiores cartões-postais da cidade, é hora de deixar esse roteiro ainda melhor. Abaixo, trouxemos mais algumas opções de passeios que com certeza merecem um pouco do seu tempo durante a viagem.

Parque Municipal da Lajinha 

Quer a tranquilidade de um contato mais próximo com a natureza? Juiz de Fora tem!

No Parque Municipal da Lajinha, você vai encontrar espaço para caminhadas, campo de futebol, academia ao ar livre e, é claro, várias áreas verdes maravilhosas. É o lugar perfeito para fazer um piquenique, observar o lago ou só se deitar na grama para relaxar entre as araucárias e os eucaliptos. 

O Parque Municipal da Lajinha fica na Avenida Paulo Japiassu Coelho, no bairro de Teixeiras. Ele fica aberto todos os dias, das 8h às 17h.

Aeroclube Juiz de Fora

Parte frontal de um avião de pequeno porte que está parado no galpão de um aeroclube. O foco está na hélice e nas asas. Atrás dele, outras aeronaves também estão estacionadas.

Que tal sobrevoar a Zona da Mata de Minas Gerais em uma pequena aeronave?

Se você gostou da ideia, pode dar um pulo no Aeroclube Juiz de Fora, que funciona no Aeroporto Municipal Francisco Álvares de Assis (conhecido também como Aeroporto da Serrinha). Desde 1938, o aeroclube se dedica às atividades de escola de aviação civil e também oferece voos panorâmicos para os visitantes que quiserem conhecer Juiz de Fora de uma maneira única.

Para quem gosta mesmo de adrenalina, dá até para agendar um salto de paraquedas. Não é um rolê que se dá todo dia, não é?

O Aeroclube Juiz de Fora fica na Avenida Prefeito Mello Reis (s/nº), e os voos precisam ser agendados diretamente com a administração. 

Memorial Presidente Itamar Franco 

Lembra que falamos do Museu de Arte Moderna Murilo Mendes? Pois é, bem ao lado dele, você vai encontrar mais um museu bem interessante, o Memorial da República Presidente Itamar Franco

O espaço se dedica a contar a história de Itamar Franco, juiz-forano que ocupou vários cargos políticos importantes na história do país e chegou a ser vice-presidente da república. O acervo preserva documentos históricos, fotografias e objetos pessoais da família Franco. É um passeio espetacular para quem se interessa por história do Brasil.

O Memorial Presidente Itamar Franco está na Rua Benjamin Constant, nº 790 (Santa Helena), e funciona de 10h às 12h de segunda a sexta. Nos sábados, o funcionamento é de 12h às 18h.

Jardim Botânico da UFJF 

Você já sabe que Juiz de Fora é um centro de referência na produção acadêmica e científica, em especial por causa da universidade federal de lá, a UFJF. 

E um dos reflexos mais legais disso é o Jardim Botânico da UFJF, que preserva um fragmento de Mata Atlântica belíssimo Além disso, o espaço promove várias ações de educação ambiental e pesquisa científica. Durante sua visita, você terá a oportunidade de aprender mais sobre a biodiversidade da região e, é claro, poderá apreciar o sossego da natureza, a vegetação rica e as paisagens maravilhosas.

O Jardim Botânico fica na Rua Coronel Almeida Novais, nº 246, bairro de Santa Terezinha. As visitas ocorrem de terça a domingo, de 8h às 17h.

Um pulinho em Juiz de Fora tem tudo pra deixar a viagem perfeita! 

Vista noturna de Juiz de Fora. Prédios e casas estão iluminados por pontos de luz, e as ruas têm um brilho de tonalidade amarelada que forma caminhos entre as construções.

Vai, diz aí: depois dessas sugestões, está difícil aguentar a ansiedade para visitar Juiz de Fora, não é?

Pois bem, a gente garante que essa cidade cheia de história e cultura vai te proporcionar experiências memoráveis. Desde as muitas opções de rolê cult, passando pelos tranquilos parques e chegando até a programas super radicais, uma coisa é certa: Juiz de Fora é um destino capaz de encantar viajantes dos mais variados gostos. Tem diversão para todo mundo!

E se você gostou de conhecer mais sobre esse destino, que tal continuar aprendendo sobre lugares incríveis do Brasil e da América Latina? Nos conteúdos do Tô de Passagem, nós sempre trazemos sugestões e informações especialmente selecionadas para tornar suas aventuras pelas estradas ainda mais inesquecíveis. Se você adora viajar, não deixe de conferir nossos outros posts!

Uma boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem