Categoria

Juiz de Fora

Com pouco menos de 600 mil habitantes, Juiz de Fora é uma cidade localizada no interior de Minas Gerais. Fazendo parte da história do país, suas origens remetem à época da busca pelo ouro no estado, o que confere à cidade inúmeros monumentos e museus que conservam parte importante de relíquias históricas brasileiras.

Mas, ao planejar quando ir a Juiz de Fora, é importante pensar bem em sua localização, o que fazer, como é o clima na região, quais são os principais pontos turísticos e, claro, quais são os melhores e mais populares restaurantes e bares da cidade. E tudo isso você confere a seguir, neste guia completo de viagem para Juiz de Fora.

Onde fica Juiz de Fora?

Situada a pouco mais de 4 horas de viagem terrestre de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Juiz de Fora está na Zona da Mata mineira, e também fica a cerca de 3 horas de distância do Rio de Janeiro, o que explica a relação das cidades durante a busca pelo ouro, em meados dos anos de 1700. Além disso, dentre outros municípios próximos a Juiz de Fora, pode-se destacar Lima Duarte, Santa Bárbara do Monte Verde, Santos Dumont e Santana do Deserto.

O que fazer em Juiz de Fora

Repleta de atrações para toda a família, bem como para aventureiros e grupos de amigos, quem procura o que fazer em Juiz de Fora com certeza se surpreende com as opções. Desde museus que guardam parte da história da formação da região a espaços verdes perfeitos para se conectar com a natureza, a cidade conta com atrações para todos os gostos e idades.

O Museu Mariano Procópio, por exemplo, não pode ficar de fora de um roteiro de viagem para Juiz de Fora, mesmo entre os viajantes que não são muito fãs de museus. Construído para receber Dom Pedro ll, foi em 1915 que o local se tornou um museu. Sendo restaurado em 2016, ele conta com mais de 50 mil artefatos históricos, que incluem objetos variados e inúmeros documentos da época de sua construção.

Já uma opção de o que fazer em Juiz de Fora em meio à natureza, é curtir um dia no Parque da Lajinha. Seja para realizar trilhas, um piquenique em família, ou apreciar a paisagem singular, o local é uma excelente opção de passeio para relaxar e aproveitar as férias em Juiz de Fora MG.

Quando ir para Juiz de Fora

Mas, afinal, quando ir a Juiz de Fora para aproveitar ao máximo a cidade? E a resposta depende do objetivo da viagem, seja ela para relaxar ou aproveitar eventos específicos na cidade, como o Carnaval, uma vez que esse é um ótimo destino de viagem durante o ano todo, seja outono, inverno, primavera ou verão. Então, seja qual for a época escolhida para conhecer a cidade, terão atrativos para todos curtirem e aproveitarem a cidade da melhor maneira possível. 

Clima de Juiz de Fora

Planejar uma viagem é algo que demanda certa pesquisa, incluindo, no caso, o clima em Juiz de Fora, afinal, quem procura conhecer as melhores cachoeiras em Minas Gerais precisa se atentar às temperaturas locais durante as diferentes estações do ano.

No inverno, por exemplo, enquanto a mínima chega na casa dos 12°C, a temperatura máxima raramente ultrapassa os 24°C. Por outro lado, o clima em Juiz de Fora durante o verão é quente e pode atingir a máxima de 30°C, deixando a mínima próxima dos 17°C.

Pontos Turísticos de Juiz de Fora

Pontos Turísticos de Juiz de Fora

Como citado, existem diversos pontos turísticos de Juiz de Fora, que variam desde lugares para relaxar em Minas Gerais, até outros que envolvem muita aventura e diversão. Com curiosidade para saber quais são os principais? Confira a seguir 3 dicas.

Mirante Morro do Imperador

Um dos maiores pontos turísticos de Juiz de Fora, o Mirante Morro do Imperador garante uma vista sem igual da cidade, garantindo uma sessão de fotos inesquecível e uma paisagem de arrancar suspiros, em especial por estar localizado a 923 m acima do nível do mar. Sendo um dos locais mais altos da cidade, ele foi denominado dessa forma após uma visita de Dom Pedro ll a Juiz de Fora.

Mercado Municipal de Juiz de Fora

Outro dos pontos turísticos de Juiz de Fora que não podem escapar do roteiro de viagem, é o Mercado Municipal de Juiz de Fora. Repleto das mais famosas delícias mineiras, esse é o local perfeito para adquirir os tão amados doces de leite e queijos, que também podem servir como lembrança para quem não pôde conhecer a cidade.

Catedral Metropolitana de Juiz de Fora

Já a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora é o passeio ideal para quem gosta de apreciar a história e arquitetura da região, uma vez que ela foi construída em 1864, ainda que tenha passado por reformas nos anos posteriores, e conta com imagens e desenhos no teto que deixam todos admirados ao visitar o local.

Restaurantes e Bares de Juiz de Fora

Com a temperatura em Juiz de Fora agradável em boa parte do ano, seja nos dias mais frios ou mais quentes, não há nada como uma boa comida mineira. Então, alguns dos lugares para ir em Juiz de Fora devem incluir bons bares e restaurantes, como é possível conferir na seleção feita abaixo.

Procopão

Localizado na Rua Mariano Procópio, n° 1115, o Procopão é um dos restaurantes em Juiz de Fora que merecem, e valem, a visita. Seja para o almoço ou jantar, ele oferece pratos típicos da culinária brasileira e possui uma vasta opção de cervejas e vinhos, sendo muito elogiado por todos que experimentam o tempero local.

Bar do Bigode

Mais um restaurante de Juiz de Fora MG que é muito recomendado, é o Bar do Bigode. Encontrado na Rua Chanceler Oswaldo Aranha, n° 43, ele conta com porções variadas que incluem seu prato mais famoso, intitulado informalmente como o melhor torresmo do Brasil, se tornando parada obrigatória para os amantes da iguaria.

Bar do Bigode e Xororó 

Já o Bar do Bigode e Xororó, localizado no centro da cidade, do lado oposto da rua do Bar do Bigode, também oferece porções e petiscos que tiram elogios de todos que os provam, além de caldos. No entanto, o que chama a atenção mesmo, novamente, é o torresmo servido, ou seja, uma parada que não pode faltar no roteiro de viagem.

Como chegar em Juiz de ForaComo chegar em Juiz de Fora

Agora que já deu para conhecer um pouco mais sobre Juiz de Fora, é hora de planejar como chegar até a cidade. Partindo de diferentes regiões do estado, e de estados vizinhos, é possível ir ao local por meio da rodoviária de Juiz de Fora, que conta com as principais opções de passagens: São Paulo, Brasília, Vitória, Rio de Janeiro, Barbacena, Bicas, Cataguases e Goianá.

Além disso, é válido destacar, como curiosidade, que a rodoviária de Juiz de Fora conta com mais de  20 empresas de ônibus que atuam no percurso para diferentes destinos, e ela foi fundada em 1989, sendo que hoje recebe cerca de dois milhões de passageiros todos os anos.

 

Veja também no Tô de Passagem:

22 Patrimônios Da Humanidade Que Ficam No Brasil
O Que É Turismo De Aventura E Como Praticar No Brasil
Descubra O Que Fazer Em Santos Para Aproveitar Mais A Cidade