Categoria

Rio de Janeiro

Categoria

A Cidade do Rio de Janeiro combina movimento de cidade grande com ares litorâneos

Para conhecer o que há de melhor na cidade do Rio de Janeiro, é preciso de um bom guia! E aqui você encontra exatamente isso, com dicas, informações sobre clima e indicações de lugares, bem como pontos turísticos para visitar.

Primeiro, que tal saber um pouco mais sobre a cidade maravilhosa?

A cidade do Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro se originou na Baía de Guanabara, ainda quando esta era apenas areia e mar. Fundada em 1565, a cidade do Rio de Janeiro foi, desde o seu nascimento, muito importante para o Brasil, tanto que passou a ser a sede do governo até a década de 1960, quando Brasília foi elevada a esse posto.

Hoje, a capital do RJ é uma mistura de cidade grande com clima litorâneo, o que atrai turistas de toda parte do mundo! E todos eles não perdem a oportunidade de tirar uma selfie com a paisagem incrível do Cristo Redentor de fundo e de outros conhecidos pontos turísticos, como as montanhas do Corcovado e os cenários proporcionados pelo Pão de Açúcar.

Aliás, são muitas as belezas das fotos da cidade do Rio de Janeiro! 

Além de toda sua beleza, o Rio é uma cidade olímpica, guardando resquícios desse grande evento – seu Parque Olímpico é exemplo disso!

Para não só fazer muitos clicks, como também viver esses momentos, a seguir, você confere o que fazer no Rio de Janeiro.

Mapa da cidade do Rio de Janeiro

Mapa do estado do Rio de Janeiro

O município é categorizado em quatro zonas: central, oeste, norte e sul. É interessante saber também que os bairros da cidade do Rio de Janeiro mais famosos são: Barra da Tijuca, Leblon, Ipanema e Copacabana, onde é possível se encontrar casualmente com alguma celebridade.

O mapa da cidade do Rio de Janeiro é composto por uma área de aproximadamente 1.250 km², sendo que quase 250 km é de litoral – este é distribuído em: Baía de Guanabara, Oceano Atlântico e Baía de Sepetiba -, ou seja, praia é o que não falta! 

Após entender a disposição da cidade do Rio de Janeiro, que tal conhecer quem habita esse espaço?

População do Rio

População do Rio de Janeiro

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são 17,2 milhões de pessoas que formam a população da cidade do Rio de Janeiro.

Os moradores que nasceram nessa cidade são chamados de cariocas, conhecidos por sua fala com “s” bastante marcado e suas gírias, como: “Bolado” e “Caô”.

E o que esse povo bronzeado gosta de fazer? Aproveitar as praias com paisagens deslumbrantes (claro!), seja jogando vôlei, seja caminhando na orla, seja tomando Sol e saboreando o popular biscoito globo junto ao chá mate gelado.

Já imaginou como costuma ser a temperatura na cidade do maravilhosa?

Temperatura na cidade maravilhosa 

Temperatura no Rio de Janeiro

Devido ao clima Tropical, a média de temperatura no Rio de Janeiro é de 23ºC e os níveis de chuva são elevados – as chuvas e o Sol podem aparecer durante todo o ano. E se você quer ir nos períodos de altas temperaturas, então marque sua viagem para os meses de Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março ou Abril. Ou seja, oportunidades não faltam!

Nesse período as máximas chegam a 30ºC e podem até superar, vez ou outra.

Está se perguntando o que mais vai encontrar ao viajar para o Rio de Janeiro?

O que fazer no Rio de Janeiro?

Além dos pontos turísticos, como: Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Santa Teresa, Estádio do Maracanã, você poderá incluir no seu planejamento uma lista com as categorias: cultura, gastronomia e entretenimento.

Recheie ela com as dicas a seguir!  

Melhores restaurantes do RJ

Melhores restaurantes do Rio de Janeiro

Para “turistar” de verdade é preciso experimentar o que há de melhor na gastronomia local, então vamos ao top 3 restaurantes do RJ.

  • ORO: Comida brasileira com toques da culinária espanhola, japonesa e argentina, essa é a mistura usada para servir pratos, como: tutu com polvo e pescado com tomate assado junto à moqueca de caqui. Foi essa criatividade e capricho que levou Oro a ser o primeiro restaurante carioca a levar a segunda estrela Michelin, uma das categorizações mais relevantes da alta gastronomia.  

  • Fasano Al Mare: com foco na culinária mediterrânea, seus pratos principais levam peixes e frutos do mar. O ambiente é sutilmente elegante e convida o cliente a viver uma experiência gastronômica intensa, combinando seus pratos a um cardápio de vinhos ideal.

  • Lasai: à frente da cozinha desse renomado restaurante da cidade do Rio de Janeiro, está o chef Rafa Costa e Silva, que trabalha com ingredientes da época, cultivado em uma horta própria, bem como valoriza os produtores e pescadores locais, tendo eles entre seus fornecedores.

Museus

Outro ponto fundamental para qualquer turista é a visitação a museus! Confira a lista dos melhores e mais interessantes:

  • Museu Histórico Nacional da cidade do Rio de janeiro

Criado em 1922, o acervo do Museu Histórico da cidade do Rio de Janeiro conta a história do Brasil por meio de exposições de diversos objetos: desde obras de arte até os mais pitorescos, como talheres e vestimentas.

  • Museu do Amanhã

Suas exposições têm caráter visionário, sendo baseadas em ciências aplicadas aos desafios do futuro. Por isso, as obras apresentadas, muitas vezes, parecem ser de outro planeta!

  • Museu de Arte do Rio

Museu de Arte do Rio ou MAR, este lugar faz uma leitura da cidade do Rio de Janeiro em seus mais diversos âmbitos: cultural, histórico, social e até mesmo de seus conflitos por meio de obras de arte conceituadas.

Eventos no RJ

  • Carnaval

Rio de Janeiro também uma cidade de muita folia e é exatamente por isso que, durante o Carnaval, multidões se direcionam para lá a fim de curtir os tantos bloquinhos de rua, bem como diferentes festas.

  • Rock in Rio

De dois em dois anos acontece um dos principais eventos musicais do globo terrestre e ele é sediado pela Cidade Maravilhosa! Artistas icônicos como Cássia Eller, Madonna, Queen e muitos outros.   

  • Agenda de eventos gratuitos na cidade

Além dos mais populares, há também bons eventos gratuitos no Rio de Janeiro, como shows e festivais gastronômicos. Estes podem ser encontrados na agenda do site da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, que disponibiliza uma agenda mensal para cada tipo: show, teatro, exposições e muito mais.

Outra opção gratuita é visitar o Parque da Cidade do Rio de Janeiro, localizado na Gávea. Lá, você entra em contato com a natureza e relaxar com todo seu sossego.

Reserve tardes para conhecer museus e para visitar as praias maravilhosas! 

Melhores praias do Rio de Janeiro

Melhores praias do Rio de Janeiro

Praia de Ipanema, Prainha, Praia de Grumari e Barra da Tijuca são ótimas para quem deseja contemplar o visual e aproveitar todo potencial litorâneo da cidade. Além delas, há também as que ficam em outras cidades e são lugares verdadeiramente paradisíacos, a exemplo da Praia do Farol em Arraial do Cabo.  

Viajar para o Rio é…

Viajar para o Rio de Janeiro

É muita curtição na praia, muitas fotos em pontos turísticos, muitas caminhadas e assim por diante.

Além disso, ainda há cidades vizinhas ao Rio de Janeiro que merecem a atenção dos turistas, a exemplo de Paraty, Arraial do Cabo, Petrópolis.

Por isso, é interessante viajar de ônibus para a cidade do Rio de Janeiro para poder, posteriormente, visitar outros destinos com mais facilidade.

Quando ir ao Rio?

Seja no Carnaval ou nos períodos de altas temperaturas, você com certeza terá uma viagem inesquecível, repleta de experiências genuinamente cariocas! 

Decida quando ir ao Rio de Janeiro e não hesite. Para ir sem medo, lembre-se de cada tópico: altas temperaturas, contato com a natureza e com muita cultura, belas paisagens e muito mais!.