Acampar é uma ótima experiência.O contato com a natureza é incrível, fora as histórias de aventura e bons momentos que sobram pra contar em casa depois.

Dependendo da escolha do roteiro da viagem, você pode acampar por conta própria em um local isolado, conhecido como acampamento selvagem. Agora, se você prefere algo mais estruturado e com mais conforto, mesmo em meio à natureza, então o camping é a melhor opção.

Quer saber mais sobre escolher o camping ideal para a sua viagem, as melhores épocas para acampar, o que levar e muitos outros detalhes? Então vem comigo!

O que é um camping?

Mesmo que seja mais difícil de a gente ouvir esse termo por aí, o camping também é conhecido como Parque de Campismo. É um local planejado para abrigar campistas e, normalmente, estão localizados em locais turísticos que atraem pessoas que curtem muito natureza.

O camping pode oferecer desde condições básicas como banheiros e cozinha compartilhada, até áreas de lazer e atividades especiais. Geralmente, as pessoas que estão em um camping são turistas que preferem ficar mais perto da natureza, mas que aproveitam para conhecer melhor a cidade que estão visitando. 

Sabe aquela viagem para uma ilha, praia famosa, trilhas em montanhas e demais destinos em que o atrativo principal é a natureza? Com certeza você irá encontrar um camping por esses lugares. Além de ótima estadia – mesmo que simples – são mais baratas do que a hospedagem em hotéis e pousadas.

Como um camping funciona?

Atualmente, existem campings muito bem estruturados, que disponibilizam cozinha compartilhada, área de lazer, estacionamento, piscina, spa, café da manhã, internet e muitas outras comodidades que vão além do necessário para o objetivo. Se bem que um pouquinho de mordomia nunca é demais, né?

Também existem os campings mais simples, que oferecem o espaço para montar as barracas, banheiro e talvez uma cozinha. Alguns podem não fornecer energia elétrica, então atenção quando for fazer a sua escolha! Tipos de experiência diferentes sempre existem, mas o que importa é você saber até onde está preparado para curtir.

Portanto, o valor pode variar de acordo com a estrutura do camping escolhido, além da sua localidade e a disponibilidade de reservas (em caso de alta temporada).

Os campings normalmente oferecem a opção de alugar uma barraca caso você não tenha a sua própria, e existem campings que permitem a estadia em motorhomes ou carros adaptados para acampamento.

Tenha em mente que, assim como você, outras pessoas com espírito aventureiro estarão dividindo o espaço durante a sua estadia, então é legal estar a fim de conhecer pessoas novas e trocar muitas experiências! Caso prefira uma viagem mais calma e íntima, vale buscar campings mais amplos e que possibilitem ficar mais isolado.

Como escolher o camping ideal para a viagem?

Cmaping na beira do lago

Como eu disse logo aqui em cima, o camping pode variar em diversos aspectos, desde a localização até a possibilidade de não fornecer energia elétrica. Sendo assim, é fundamental que você confira os campings próximos ao lugar que deseja visitar.

Se você for campista de primeira viagem, a primeira dica é: pesquise os campings, e faça uma lista de coisas que você gostaria ou não de experimentar.

De preferência, escolha os mais estruturados possíveis. Você não vai querer passar perrengue logo na sua primeira vez acampando, então deixe para escolher os campings menos estruturados quando estiver mais acostumado.

Outra dica é: não deixe para conhecer o camping apenas quando chegar. Claro, existe a chance de você ser surpreendido positivamente e o camping ser ótimo, mas também existe a chance de ele não responder às suas expectativas.

O camping ideal para a viagem depende da sua experiência como campista, assim como a época do ano, o período que pretende ficar, se sua viagem inclui uma criança e mais outras coisas.

Quais as melhores épocas para acampar?

O verão e a primavera são, com certeza, as épocas em que os campings são mais procurados.

No entanto, todas as estações do ano são ótimas para uma boa viagem, e como costumamos dizer muito por aqui, elas não precisam ser caras. Mas no caso dos campings, algumas dicas podem ser legais para algumas épocas em especial.

Por isso, separei aqui a diferença entre os cuidados a serem tomados ao viajar no inverno e no verão.

Inverno

A primeira coisa, tanto no inverno quanto no verão ou qualquer outra estação, é conferir a previsão do tempo. É possível, sim, acampar com chuva sem muitos problemas, porém, se você é inexperiente essa pode não ser uma situação muito agradável. Pode parecer óbvio, eu sei, mas muitos campistas acabam tendo problemas por ignorar a previsão.

Quanto às roupas, existe um truque essencial para não passar frio: vista-se em 3 camadas, sendo elas:

  • 1ª camada: responsável pelo isolamento térmico do seu corpo, e deve ser um tecido sintético que facilite a transpiração.
  • 2ª camada: responsável por aquecer o seu corpo. Uma ótima opção é uma blusa em tecido fleece (parecido com pelúcia), feito de fibras de poliéster.
  • 3ª camada: é a que protege o seu corpo do vento e da chuva, portanto, escolha uma blusa ou jaqueta impermeável.

Dica: algodão e jeans não são boas opções pois molham com muita facilidade e demoram para secar.

Além da roupa, se atente à localização do camping. É importante que a sua barraca seja exposta pelo menos ao sol da manhã, se não for possível pegar sol ao longo do dia. 

Muitos lugares não tem cobertura na área das barracas, então escolha uma que tenha tecido impermeável tanto na cobertura quanto na lona debaixo.

Verão

Apesar de parecer mais simples do que o inverno, o verão também exige cuidados especiais para que você curta o tempo todo.

Começando pelas barracas, você sabia que existem algumas com duas portas?

Sim, elas foram projetadas justamente para os dias longos e quentes do verão, fazendo com que tenha mais circulação do ar no interior e, assim, sendo mais refrescante e confortável.

Quanto a vestimenta, se equipe de roupas com tecidos leves, além de roupas de banho caso esteja próximo a rios, praias, cachoeiras, entre outros.

Com exceção do inverno ou verão intenso, as outras estações do ano não exigem tantos cuidados para a jornada no camping, já que não será preciso se preocupar em passar muito frio ou muito calor.

O que levar para acampar?

O que levar para acampar?

Sabe o que é muito bom para essas situações? Uma boa e velha lista do que levar e o que não esquecer. Então preparei esse checklist para te ajudar na próxima viagem. Talvez você não precise de todos os itens, mas é melhor garantir, não é mesmo?

Barraca

Vou começar dizendo que não existe barraca boa ou ruim, o que acontece é que existem barracas mais ou menos adequadas para o que você gostaria de viver.

Então, o que você precisa avaliar? 

  • Tamanho: precisa de uma barraca só para você? Compre uma para duas pessoas. Precisa de uma barraca para duas pessoas? Compre para três.

Sempre procure por uma barraca com capacidade acima do que você realmente precisa para garantir que o espaço seja confortável para movimentar sua mochila, além de outros equipamentos que você possa estar carregando.

  • Peso: esse é um ponto muito importante para quem for ao camping sem carro. Existem diversas opções de peso de barracas, e se você pretende andar muito com ela nas suas costas, escolha uma de até 3kg para não cansar muito rápido.

Preste atenção para, mesmo que leve, a barraca seja de boa qualidade para proteger contra o vento ou chuva. Fique atento nas costuras e no tipo de sobreteto.

Agora, se você for de carro ou outro automóvel, o peso não é tão relevante para a sua escolha.

  • Impermeabilidade: nem todas as barracas são impermeáveis, confira nas informações técnicas do produto a descrição de coluna de água acima de 1000 mm, desconfie da qualidade da barraca se não houver essa informação!
  • Costuras: de nada adianta o tecido da barraca ser impermeável se a costura não for selada. A maioria das barracas possuem esse tipo de costura, mas não se esqueça de conferir,
  • Sobreteto: se você quer ter certeza que estará bem protegido, principalmente de ventos e chuvas fortes, escolha uma barraca com sobreteto completo. 

Se o camping que você for acampar for coberto, não precisa se preocupar com isso.

Estes são os pontos cruciais para o momento de escolher uma barraca! E antes de tudo, confira sempre a opinião de outros campistas que compraram. Especificações técnicas são essenciais, mas quem usa no dia a dia também pode te ajudar bastante.

Caso seja a primeira vez que irá se hospedar em um camping, se não quiser se preocupar com a barraca, procure campings que oferecem o aluguel de uma para você.

Repelente

Você sabia que tem três tipos de produtos principais que o seu repelente precisa ter? 

Confira e fique atento na descrição do próximo repelente que você for comprar!

  • Icaridina: Esse tipo de repelente é potente e oferece uma proteção reforçada contra a dengue, zika vírus e demais doenças transmitidas pelos mosquitos. Ele dura cerca de 12 horas na pele, então é ideal para aqueles dias em que você não terá tempo de ficar repassando o produto na pele.
  • IR 3535: mais usado para bebês até os dois anos de idade, esse tipo de repelente dura até 4 horas e geralmente é de fácil aplicação.
  • DEET: esse é o mais comum de se encontrar. Ele é mais suave que a Icaridina e protege contra a maioria dos mosquitos. Ele dura 4 horas na pele e não pode ser reaplicado por mais de três vezes ao dia.

Agora que você sabe dos principais produtos para o seu repelente, basta escolher o mais adequado à sua necessidade. Podendo ser repelente em spray, creme, gel ou aerossol.

Colchão inflável e saco de dormir

Os campings que oferecem barracas para alugar, geralmente fornecem colchonetes para dormir. Se você prefere algo mais confortável, o colchão inflável e o saco de dormir são ótimas opções.

Para escolher o colchão inflável mais adequado, saiba que existe a modalidade de colchão de casal e colchão de solteiro. Portanto, após escolher essa primeira característica, se atente ao material do colchão.

A maioria dos colchões infláveis são produzidos em PVC ou vinil, que são duráveis e muito resistentes. Outro fator importante é a bomba de enchimento, podendo ser manual ou elétrica, escolha a que fizer mais sentido para você!

O saco de dormir é ideal para manter a temperatura do seu corpo enquanto você dorme, sendo mais comum a sua utilização em dias frios ou acampamentos nas montanhas,

É importante escolher um saco de dormir com isolamento térmico, além do tecido, formato e peso do saco de dormir quando compacto.

Alimentos

Eu não poderia deixar esse item fora do checklist!

Bom, como comentei acima, diversos campings oferecem cozinha compartilhada ou até mesmo café da manhã. 

O ideal é que você tenha refeições nutritivas com bastante proteína para aguentar a aventura sem ficar com fome.

Se o camping oferecer uma cozinha compartilhada, leve ao menos uma pequena panela para, caso o camping estiver cheio, você não precisar esperar desocuparem uma panela para cozinhar.

Quanto aos alimentos, opte por comidas de preparo rápido e simples, como o macarrão, por exemplo, e complemente com alguma proteína para enriquecer a refeição.

Barrinhas de cereais, frutas, chips de batata doce e pães integrais são ótimas escolhas para um lanche rápido e que irá saciar a sua fome por mais tempo.

Lanternas

Esse é um item mais que essencial para carregar em sua bagagem. As lanternas podem ser bastante úteis na falta de luz, até porque, como comentei anteriormente, dependendo da estrutura do camping, pode ser que não tenha luzes externas na área das barracas.

Existem diversos tipos de lanternas, porém, para uso básico, as lanternas de LED com até 200 lumens são suficientes. Essa potência consegue iluminar mais de 100 metros à frente!

Objetos de cuidado pessoal

Por último, mas não menos importante, não se esqueça dos objetos de cuidado pessoal:

  • Escova e pasta de dente;
  • Desodorante;
  • Remédios (para dor de cabeça, enjôo, band-aids, esparadrapos, gaze e álcool 70); 
  • Álcool em gel;
  • Máscara (em muitos lugares não é mais obrigatório o seu uso, mas caso precise, tenha ao menos três máscaras descartáveis);
  • Hidratante corporal;
  • Shampoo e condicionador;
  • Protetor solar de corpo e de rosto;
  • Toalhas.

Tenha em sua mala ao menos os itens que listamos acima e aproveite a aventura do camping com segurança e conforto!

É vantajoso fazer estadia em um camping?

viajantes rumo ao camping

Além de muito mais barato que um hotel, outra vantagem do camping é a experiência de conviver com pessoas diferentes do que você está acostumado, e aproveitar mais a natureza ao seu redor.

Se você seguir todas essas dicas e se atentar aos detalhes que eu trouxe aqui, fazer estadia em um camping será muito vantajoso, indiferente do destino que você queira visitar. Sabendo calcular a viagem e os gastos que terá com ela, então! A receita para aproveitar cada segundo está garantida.

É hora da aventura e do contato com a natureza!

Seja no inverno, verão ou qualquer outra estação do ano, o camping é uma escolha mais econômica e pode enriquecer a sua experiência de viagem.

Se atente na escolha do camping, qual tipo de estrutura você prefere e as regras internas do camping. 

E aí? O que achou? Que tal contar pra gente algumas experiências de lugares onde você já acampou? Assim a gente pode preparar um conteúdo com dicas de lugares para acampar pelo Brasil.

E por último, não esqueça o que não cansamos de repetir: viajar não precisa ser caro. Uma viagem de ônibus, por exemplo, em que você ainda aproveite um pouco de ar fresco e natureza, além de ser muito mais barato, pode te proporcionar experiências únicas que irão marcar o seu período fora de casa de uma forma muito especial.

Espero que você aproveite bastante e nos vemos na próxima!

 

Escrever um comentário