Viajar é uma maneira certeira de viver experiências marcantes e construir lembranças que vão te agregar por muito tempo, além de ser um bom jeito de relaxar e conhecer novas pessoas, novos lugares e muita cultura.

Com o fim da pandemia, viajantes de carteirinha preparam a mochila e novamente saem para descobrir novos destinos, descansar e criarem novas recordações. Mas como a gente sabe que o orçamento nem sempre permite muitas extravagâncias, por que não economizar e poder aproveitar tudo por mais dias, ou mesmo quem sabe mais lugares?

Como nós dizemos sempre por aqui, viajar não precisa ser caro. Assim como viajar de ônibus, optar por hospedagens mais baratas pode ser uma ótima pedida, e cada vez mais surgem alternativas de lugares baratos para passar alguns dias sem perder o conforto e a segurança.

Dá uma olhadinha nas dicas a seguir para preparar sua próxima viagem e garantir as melhores e mais baratas hospedagens.

Neste artigo, você vai ver:

Por que procurar por uma hospedagem barata?  

Quais os tipos de hospedagem mais baratas?

Hostel

Camping

Pousada

House sitting

Couchsurfing

Working exchange

Dicas para economizar na hospedagem

E aí, está preparado para viajar agora? 

Por que procurar por uma hospedagem barata?

Optar por uma hospedagem barata te abre portas para curtir a viagem de uma maneira que talvez você não esperaria.

A primeira delas é a possibilidade de ficar mais tempo no local de destino. Às vezes com o preço da diária de um hotel, por exemplo, você garante a diária de mais dias em locais diferentes, como hostels, campings, pousadas e exchanges voluntários. 

Se você optar por não ficar mais tempo, o valor que economizou na estadia pode ser investido em mais atividades na cidade que está conhecendo, como programas culturais, shows, passeios, descobertas gastronômicas, passeios guiados e muitas outras coisas.

A possibilidade de gastar menos também significa simplesmente economizar e poder criar uma reserva financeira durante o seu rolê. Às vezes, surgem gastos emergenciais como ter que levar lembrancinhas para seus amigos e familiares que não viajaram com você, né?

Quais os tipos de hospedagem mais baratas?

Como as vantagens de optar por uma hospedagem mais barata estão cada vez mais populares, as formas de obter uma também estão. A tecnologia favorece muito os viajantes econômicos, principalmente com a oportunidade de se comunicar com mais facilidade, encontrando acomodação em todos os lugares.  

Outra vantagem é que a depender do nível de conforto e praticidade que esteja procurando, seu planejamento pode ser alterado durante a viagem. Quem sabe você não decide estender a permanência em um lugar, já que conseguiu economizar, ou simplesmente compra uma nova passagem de ônibus e segue para um novo destino.

Programas, grupos na internet e até mesmo aplicativos são usados popularmente para realizar essa troca de informações entre hóspedes e anfitriões, para que a estadia aconteça de forma segura, assim como o pagamento e a experiência no geral. 

As opções mais econômicas vão de algumas tradicionalmente baratas, até outras onde você presta um serviço em troca da permanência, te deixando livre para se preocupar apenas com o trajeto e as atividades que fará por lá.

Vamos começar?

Hostel

Hospedagem Barata - Hostel

O hostel é um tipo de hospedagem econômica que foi se aperfeiçoando e ganhando mais popularidade com o tempo.

Antes, popularmente destinado para os mais jovens, os hostels hoje não têm nenhuma restrição de grupo ou de acomodação.

Em via de regra, esse tipo de acomodação oferece mais espaços de área comum e compartilhadas, diferente de um hotel.

Alguns estabelecimentos também dão a opção de quartos compartilhados e individuais, mas o que caracteriza um hostel são os ambientes como lounge, cozinha e área de descanso comuns. Alguns lugares, inclusive, banheiros também podem ser divididos.

A hospedagem em um hostel é muito recomendada se você tem vontade e abertura para conhecer pessoas de diferentes lugares e trocar experiências culturais. Afinal, ele é uma alternativa de acomodação popular no mundo inteiro e opção de muitos turistas.

A escolha de um bom hostel tem se tornado cada vez mais simples com o uso de aplicativos e grupos nas redes sociais, onde você pode acompanhar como foi a vivência das pessoas que passaram por diferentes locais e ler as avaliações deixadas por elas.

Camping

Hospedagem Barata - Camping

O camping é uma alternativa bastante conhecida que foi se aperfeiçoando e oferecendo cada vez mais serviços, e hoje já tem fãs em todos os lugares, ainda mais pelos amantes do ecoturismo. É uma alternativa bem barata, que geralmente se paga por diária, e não costuma incluir as refeições do dia. 

Um espaço de camping também pode possuir ambientes compartilhados como a cozinha, o banheiro e a área de lazer. O que com certeza é privativo é a área onde você vai dormir, afinal, é a sua barraca. 

Vale se informar bem com o estabelecimento escolhido, já que em alguns casos, o lugar pode ou não oferecer serviços adicionais como internet e alguns utensílios. Como acampar é uma atividade que requer bastante planejamento sobre o que levar, esse tipo de informação é fundamental.

Por se tratar de um ambiente geralmente descoberto, é importante que você leve em conta a possibilidade de chuva, de pernilongos e do frio, então a dica é levar uma lona para cobrir a parte de cima da barraca e uma outra para deixar por baixo e te ajudar com o isolamento térmico.

Pousada

Hospedagem Barata - Pousada

As pousadas são as grandes queridinhas dos praieiros de plantão, ou mesmo dos que gostam do campo e da tranquilidade de regiões serranas. Também conhecida como uma grande mistura entre hotel, casa de camping e hostel, pousadas mudam de acordo com o estabelecimento. Algumas podem ter cozinha privativa com pequenos fogões e geladeiras, enquanto outras oferecem a opção de quartos compartilhados.

O preço de uma pousada costuma ser um pouco acima do de uma estadia em um hostel ou em um camping. Por outro lado, o conforto e a privacidade também são maiores, além de que os serviços oferecidos podem ser mais vantajosos também, como café da manhã e alguém para cuidar do seu quarto enquanto estiver fora.

As pousadas são velhas conhecidas e parceiras de quem está acostumado a viver com o pé na estrada, e elas vem se aperfeiçoando e inovando com o tempo. Você pode encontrar a pousada que deseja e agendar sua estadia através de sites e aplicativos, além de escolher seu alojamento entre os que uma pousada costuma oferecer: chalés, pequenos apartamentos ou quartos privativos.

House sitting

Hospedagem Barata - House Sitting

O house sitting já entra em uma modalidade mais moderna e também uma das formas mais baratas de se hospedar, porque muitas vezes não é necessário pagar nada, ou apenas o proporcional de água e luz que consumir durante a estadia.

O termo significa “cuidar da casa”, e você fica responsável justamente por isso: tomar conta  da casa e dos pertences das pessoas que vivem ali e precisam ficar um tempo fora. 

Muitas vezes isso inclui ficar responsável por cuidar das plantas e alimentar o pet dos anfitriões, por exemplo. Para isso o bichinho de estimação tem de ser tranquilo e não necessitar de cuidados especiais que possam trazer dificuldades para você e para ele.

Existem diversos sites e aplicativos que realizam essa ponte entre viajantes voluntários e os anfitriões que precisam desse auxílio. 

Os sites mais confiáveis exigem que um pagamento anual seja realizado para manter seu cadastro regularizado e, dessa forma, você pode fazer essa troca quantas vezes quiser, basta escolher o destino, as datas e comprar sua passagem.

Couchsurfing

O couchsurfing tem uma proposta parecida de modernidade e bom custo benefício para todas as partes envolvidas. A diferença é que aqui você não vai precisar cuidar nem da casa nem do pet dos anfitriões. Na verdade você viaja, faz companhia para eles e ainda pode ganhar para isso.

A ideia do Couchsurfing, ou “Durma no sofá”, é que você passe um tempo na casa das pessoas que se disponibilizaram a te receber, trocando experiências, conversando, conhecendo diferentes realidades, costumes e histórias.

Nessa forma de hospedagem é esperado que você ajude nos afazeres da casa, como  limpeza e preparo de refeições. 

Então, se pretende passar os dias fora e utilizar o local de hospedagem só para dormir, o couchsurfing não é a melhor das opções. Aproveite a oportunidade de estar na companhia de alguém que conhece o destino para ter “passeios guiados” e conhecer melhor a cidade onde está!

Para escolher melhor sua acomodação nessa forma de hospedagem, você também encontra sites, aplicativos e até grupos em redes sociais que te auxiliam na escolha e na hora de conhecer seus anfitriões e agendar a data de estadia.

Uma dica é conversar bem com os moradores e ter registrado todas as condições para que você se hospede lá. Isso evita que vocês tenham problemas na relação e prejudiquem a viagem.

Working exchange

Hospedagem Barata - Working Exchange

Imagine que você é um designer gráfico em São Paulo, saiu de férias e não pensou em viajar para poder economizar. Mas e se você pudesse passar 5 dias visitando as praias de Florianópolis sem se preocupar com o valor da acomodação? Ao invés disso, você se hospeda em um hostel na Ilha da Magia e, em troca, usa suas habilidades para criar uma nova identidade visual para o estabelecimento? Quer coisa melhor que isso?

Pois as plataformas de working exchange são cada vez mais populares e possibilitam a hospedagem gratuita em hostels e lugares como Bed and Breakfast. Na verdade, acaba não sendo de graça de verdade, já que você pagará com atividades que possa oferecer ao estabelecimento em troca da estadia. 

O termo significa “troca de serviços” e nas plataformas que oferecem essa modalidade, você pode escolher tarefas como “social media”, “bartender”, “entretenimento”, “decoração”, “horta e jardinagem”, “ensino de línguas”, “trabalho voluntário” e um porção enorme de outras opções.

Além de optar pelo serviço que já sabe executar, é possível escolher o local desejado, quantas refeições gratuitas você deseja realizar, se o quarto pode ser compartilhado ou privativo e quanto tempo deseja ficar no local.

Geralmente o número de horas de trabalho por dia são cinco, de três a cinco dias por semana.

As plataformas que realizam essa ponte entre você e os anfitriões muitas vezes requerem também um pagamento anual para que o serviço possa ser realizado várias vezes.

Dicas para economizar na hospedagem 

Uma dica nunca é demais, não é mesmo? Ainda mais quando é sua primeira vez experimentando algo novo.

Nesse caso, se você quer começar a desbravar novas formas de viajar com economia, separamos 3 boas dicas para procurar hospedagens baratas.

Pesquisar antes de viajar

Pode parecer óbvio, mas uma boa pesquisa antes de viajar é fundamental para escolher sua hospedagem ideal.

Fatores como conforto, acomodações e serviços que o local oferece, ou quanto tempo você pretende passar no destino, quais atividades tem vontade de fazer e privacidade, são pontos importantes para considerar.

Faça uma lista de coisas essenciais para você e se informe de tudo com antecedência. Confira as  avaliações dos outros hóspedes também. Nada como uma boa opinião de quem já esteve por lá.

Aproveitar diferentes tipos de instalações

Já deu pra perceber que opções de acomodações baratas não faltam. Se seu objetivo é aproveitar a cidade durante o dia todo, ficar no mar, curtir o sol e apenas dormir e descansar no local, campings e pousadas são uma ótima opção. 

Agora, se quer conhecer gente nova, ver novos lugares e voltar para casa com histórias incríveis de outras culturas, um hostel é o seu lugar. E se vai ficar em um lugar assim através da troca de serviços, você economiza ainda mais. 

Escolher a baixa temporada para a viagem

Um detalhe importante é lembrar que não importa qual seja o tipo de instalação que você escolher, durante a baixa temporada, os preços serão sempre mais baixos. 

A procura por hospedagem é mais baixa nesses períodos, então os anfitriões diminuem os preços para atrair visitantes.

Claro que você não precisa visitar uma praia no inverno por causa disso, é só lembrar que do final de dezembro até o comecinho de janeiro, por exemplo, a procura é muito mais alta. 

E aí, já está preparado para viajar com economia?

Viagem com Hospedagem Barata

Seja para relaxar ou se aventurar, viajar pelo Brasil é sempre inesquecível, então por que não aproveitar seu passeio ao máximo e ficar o maior tempo possível? 

Quais são seus planos para esse ano? Já conhecia ou ficou com vontade de conhecer alguma dessas novas modalidades de hospedagem?  Compartilha com a gente as suas experiências aqui nos comentários.

Esperamos que com esse artigo você esteja pensando bastante em arrumar a mochila, escolher o destino e comprar suas passagens. 

Boa viagem e até a volta!

Escrever um comentário