Categoria

Florianópolis

Categoria

Com muitas opções de praias, baladas e restaurantes, Florianópolis promete uma viagem para lá de especial!

A capital de Santa Catarina é cheia de encantos e para saber quais são eles e quando é a melhor época para aproveitá-los, nada melhor do que um Guia Completo sobre Florianópolis, com o que fazer, o mapa da cidade e quando ir.

Independente da viagem que fará, o clima é muito importante para entender qual será o foco do roteiro turístico: tirar onda nas belas praias, andar pela cidade, visitando os pontos turísticos, provar as iguarias típicas da região, entre outras atividades características do turista.

Agora, você ficará por dentro do clima de Florianópolis!

Clima de floripa

Clima de Florianópolis

No verão, as temperaturas são elevadas e podem chegar a 30ºC! Ou seja, o clima é propício para conhecer as mais de 40 praias lindas – falaremos mais sobre elas adiante. Mas não se pode esquecer das chuvas, que também são mais comuns nessa época, apesar de serem bem distribuídas ao longo do ano.

Já entre os meses de maio e setembro, as médias ficam abaixo dos 22º C, sendo uma boa opção para os que preferem um clima mais ameno. Agora, para quem curte aquele frio europeu, o ideal é visitar a cidade em junho, julho ou agosto, quando a temperatura oscila entre 8 e 12º C.

As quatro estações do ano são bem definidas em Florianópolis: a primavera é compreendida em setembro, outubro, novembro e dezembro; outono acontece em março, abril, maio e junho; o inverno aparece em junho, julho, agosto e setembro; o verão chega em dezembro e vai até março.

Além do clima, também é importante saber se situar na cidade, por isso, a seguir você conhecerá o mapa de Florianópolis.

Mapa

Mapa de Santa Catarina

Primeiro, uma excelente notícia para os fãs do clima litorâneo e surfistas, Floripa é repleta de praias, de norte a sul. Ao norte, são encontradas praias super famosas, como a Brava e de Jurerê, enquanto ao sul, está localizada a Praia de Naufragos.

Basicamente, Florianópolis é dividida em Norte da Ilha e Sul da Ilha, sendo que entre esses dois extremos, fica a Lagoa da Conceição. Para você, turista, saber onde se hospedar, facilitando sua logística para passeios, que tal os 3 melhores bairros?

Centro, pela sua proximidade de “tudo” (aeroporto, bem como praias de Jurerê e Canasvieiras), Jurerê Internacional, que muitas vezes acomoda quem quer um lugar mais glamouroso para ficar e Lagoa da Conceição que é uma boa localização para jovens pelo fato de estar perto dos principais bares e pubs, assim como de praias, como Mole e Joaquina.

Clima, ok; bairro, ok! É hora de partir para a parte mais legal da viagem: o que fazer na cidade: quais são os principais pontos turísticos, opções de lazer e festas.

O que fazer em Florianópolis

Para facilitar o planejamento do seu roteiro, serão apresentados os mais tradicionais pontos turísticos, principais shoppings de Florianópolis e bares que vão deixar seus passeios inesquecíveis!

Pontos Turísticos

Praia de Jurerê - Florianópolis

Mercado Público: se quer provar as iguarias locais, esse é o destino ideal! Lá, você poderá fazer um almoço típico de Floripa, com direito a muitos frutos do mar, como casquinha de siri e ostra.

Mirantes: no Mirante do Morro da Cruz e no Mirante da Praia Mole, você terá a oportunidade de contemplar uma vista digna de muitas fotos e admiração por sua beleza e vastidão! Afinal, nas alturas, Floripa fica ainda mais bonita.

Costa da Lagoa - Florianópolis

Costa da Lagoa: aqui o contato com a natureza é garantido a partir de cachoeiras e até mesmo no momento das refeições, em restaurantes à beira da lagoa! Se estiver afim de um passeio mais sossegado, essa recomendação é para você. O acesso é feito por trilhas ou pela Lagoa da Conceição.

Santo Antônio de Lisboa: esse é um dos bairros açorianos da cidade e encanta os visitantes pela sua simplicidade e cores. Espalhados por lá estão pequenos restaurantes e estabelecimentos que vendem artesanato e peças de roupa produzidas em ateliês. Vale a pena passar por lá!

Dunas da Joaquina: a areia em abundância combinado com o céu azul resulta em um cenário que se assemelha ao deserto, sendo um passeio super bacana para quem quer tirar muitas fotos e praticar o divertido skibunda.

Shoppings

E se você ainda sentir vontade de se sentir na cidade grande, o que não faltam são bons shoppings centers. Beiramar Shopping, Floripa Shopping, Multi Open Shopping e Shopping Iguatemi são exemplos de grandes prédios comerciais para dar uma passeio e até mesmo ir às compras.

Bares e festas

 Bares e festas

Assim como suas possibilidades de passeios à tarde, a programação  da noite em Floripa é sensacional! Há muitas e excelentes opções para você curtir com os amigos e conhecer gente nova.

Bar DeRaiz, John Bull Floripa, Lontra Bar e Books & Beers são opções de bares que agradam a gregos e troianos, como já diria o ditado, tendo em vista que são estilos muito diferentes: um é o point para os rockeiros de plantão, enquanto outro já tem como foco os sambistas.

Já em termos de baladas, o bairro Jurerê Internacional concentra as mais badaladas: Café de La Music, Milk e Complexo Music Park não podem faltar na sua lista de festas para ir em Florianópolis.

Ficou com vontade de fazer as malas e comprar a passagem para o feriado mais próximo para visitar Florianópolis? Muita calma nessa hora! Veja quando é a melhor época para viajar.

Quando ir a Florianópolis

É fato: ir para Florianópolis no verão é sinônimo de alta temporada, com lugares sempre cheios, inclusive as praias. Já no inverno, apesar de não conseguir aproveitar tanto as praias, é possível fazer os passeios com mais conforto e tranquilidade.

Falando em verão, agora sim, chegamos ao assunto que muitos estavam loucos para conferir: as praias Florianópolis!

Praias de Florianópolis

Praias de Florianópolis

Pelo fato da região possuir mais de 40 praias, separamos as 6 mais famosas e contamos um pouco sobre cada uma!

  • Praia Brava: com ondas radicais, essa praia é conhecida por conquistar muitos surfistas! Além disso, apresenta uma infraestrutura completa, com restaurantes e hotéis, propícia para as famílias.

  • Praia de Jurerê: ela se divide em Jurerê Internacional e Tradicional, sendo a primeira parte constituída por restaurantes, lojas e hotéis de luxo, enquanto a outra guarda as memórias locais, com casas antigas e restaurantes que servem pratos típicos.

  • Praia da Joaquina: os surfistas também gostam dessa praia, mas não só por causa de seu mar, como também pelos shows que acontecem em suas areias. A infraestrutura também é um diferencial por reunir estacionamentos, lojas e salva-vidas.

Surfista na praia - Florianópolis

  • Praia Mole: Céu azul e límpido aliado a uma água cristalina: esse é o cenário da Praia Mole, que derrete qualquer coração! Além disso, ainda é perfeita para quem quer tomar um drink e tirar onda com os amigos pelo fato de concentrar muitos bares em sua orla.

  • Praia da Barra da Lagoa: essa é para quem está buscando relaxar em um lugar mais silencioso. Lá estão os pescadores e boas pousadas.

  • Praia da Lagoinha: assim como a Praia da Barra da Lagoa, é mais tranquila, sendo ideal para famílias. Seu visual paradisíaco também atrai muitos turistas!

É muita coisa para ver, viver e experimentar! E quando se trata de experimentar, nada melhor do que comida, não é? Conheça os restaurantes mais famosos de Floripa e se delicie.

Restaurantes famosos

  • Ostradamus: como já era de se esperar pelo nome, a ostra é o principal ingrediente desse restaurante, sendo servida de diversa formas: flambadas no conhaque com mel e gengibre, gratinadas ou in natura.

  • Artusi Ristorante: com um cardápio gourmet e ambiente refinado, esse restaurante combina receitas italianas aos ingredientes frescos de Floripa, como pescados e camarão.

  • Bistrô Isadora Duncan: essa é uma boa pedida para casais! O ambiente é aconchegante e seus pratos sempre muito bem acompanhados e harmonizados com vinho.

  • Bettina Bub: charmoso e com ar de exclusividade, esse restaurante tem como diferencial a mudança frequente do cardápio, que conta com ingredientes selecionados com capricho, a exemplo do polvo.

Florianópolis é de encantar os olhos, paladar e todos os outros sentidos!

Marque na agenda um uma data para conhecer essa cidade que respira o clima praiano ao mesmo tempo que oferece opções de lazer para todos os gostos.