logo-to-de-passagem

Fortaleza, CE:  um guia com o melhor da capital cearense

setastdp

“Velas brancas do mar vão surgindo

Com as primeiras estrelas do céu

Onde o verde da tarde é mais lindo

[…]

Mas quando eu canto a beleza

Que ainda iremos fazer

Sem desprezar a riqueza

Fortaleza, eu só penso em você!”

Os versos apaixonados do cantor Fagner são uma representação perfeita da emoção despertada por Fortaleza, Ceará.

A agitada capital carrega o título de segunda maior cidade do Nordeste, atrás apenas de Salvador, e é conhecida internacionalmente por ser um destino fantástico para as férias de verão. Mas a verdade é que as paradisíacas praias de Fortaleza são apenas uma parte do que essa cidade cativante tem a oferecer!

Na verdade, os passeios em Fortaleza são garantia de diversão para viajantes dos mais variados perfis. As opções incluem parques aquáticos, praias, construções históricas, museus e mais uma infinidade de atrações espalhadas pelos principais bairros de Fortaleza – e a gente garante que pelo menos alguma delas vai conquistar seu coração –.

E se você já estava pensando em turistar na capital cearense, chegou ao texto certo. Aqui, vamos te passar dicas essenciais para que sua viagem saia do jeitinho que você sonhou. Ah, também fizemos uma lista com os melhores pontos turísticos de Fortaleza, que com certeza merecem um espacinho no seu roteiro.

Continua a leitura que você vai descobrir mais sobre:

História, cultura e detalhes curiosos de fortaleza 

Onde fica Fortaleza e como chegar: uma rota para o paraíso 

Quando ir a Fortaleza? Alta ou baixa temporada? 

Como é o clima em Fortaleza? Tudo o que você precisa saber para sua viagem 

Pontos Turísticos de Fortaleza e passeios que ficarão marcados na memória 

Curtir as belezas do Centro Dragão do Mar 

Conhecer o Beach Park 

Compras na Feirinha de Artesanato da Avenida Beira Mar 

Passeio no Mercado Central 

Mercado do Peixe 

Visitar o Theatro José de Alencar 

Explorando a Cultura: Museus em Fortaleza 

Museu da Cachaça

Museu da Fotografia Fortaleza 

Museu do Automóvel do Ceará 

Museu do Ceará 

Melhores Praias de Fortaleza 

Praia de Iracema 

Praia de Mucuripe 

Praia do Cumbuco 

Praia de Porto das Dunas

Praia do Futuro 

Praia do Meireles 

Praia de Águas Belas

Fortaleza é parada obrigatória para os amantes do Brasil! 

História, cultura e detalhes curiosos de Fortaleza 

Apesar de ser a quinta cidade mais populosa do Brasil, Fortaleza nem sempre foi tão badalada. 

Até a chegada dos colonizadores europeus, o litoral cearense era ocupado por grupos isolados de indígenas tapuias vindos da Amazônia. Quando os portugueses pisaram pela primeira vez no Ceará, perceberam imediatamente o potencial daquelas terras e estabeleceram ali uma vila que serviria como posto de desbravamento. 

Eles foram rapidamente expulsos pela resistência inabalável dos povos originários, mas conseguiram se estabelecer em uma segunda tentativa de colonização. A partir daí, a região se mostrou excelente para atividades como pecuária e comércio de carnes, e só então surgiu a segunda vila do Ceará. Ela ficava às margens do Riacho Pajeú e abrigava o Forte Schoonenborch, construído pelos holandeses durante sua passagem pelo Nordeste. Nomeado em homenagem à fortificação, esse novo povoado se desenvolveu até dar origem a Fortaleza.

O título de cidade só veio mais tarde, depois da Independência do Brasil. A partir da Revolução Industrial, Fortaleza ganhou destaque na economia porque exportava algodão e outros materiais para fábricas europeias. Daí o desenvolvimento urbano explodiu: todo mundo queria morar naquela cidade promissora.

Hoje, “Fortal” é um importante centro de produção e difusão cultural, berço de manifestações famosas como o espetacular Carnaval de Fortaleza. A cidade também abriga muitas relíquias arquitetônicas conservadas e espaços voltados para o fortalecimento da cultura regional. Não é de se surpreender que o turismo seja uma das principais atividades econômicas por lá, né? Fala sério, é difícil não ter vontade de visitar Fortaleza!

Onde fica Fortaleza e como chegar: uma rota para o paraíso 

Alfinete marcando a localização de Fortaleza em um mapa colorido.

Situada bem no coração do litoral cearense, Fortaleza é banhada pelo Oceano Atlântico e cortada pelo Rio Cocó.

Apesar de ser pequena em termos de extensão territorial (são apenas 313,8 quilômetros quadrados), ela deve sua agitação constante ao grande número de habitantes, os calorosos fortalezenses. Limitada a leste pelo mar, Fortaleza faz fronteira com os municípios de Maracanaú, Pacatuba do Sul, Itaitinga Caucaia, Eusébio e Aquiraz.

Se você quer visitar a capital cearense, tem a opção de voar até o Aeroporto Internacional de Fortaleza. Mas convenhamos: as passagens aéreas podem ter preços bem salgados, né? Por isso, os aventureiros e aventureiras que preferem economizar no transporte costumam ir até Fortal viajando de ônibus

Há várias opções de ônibus de turismo que saem de outros estados e realizam rotas na região. Você pode comprar suas passagens online e escolher entre veículos dos tipos executivo, semi-leito ou convencional, o que garante o conforto durante viagens longas. Para entender melhor as distâncias, confira abaixo o tempo de estrada até fortaleza partindo de algumas cidades famosas:

Natal: 8h20 

Teresina: 10h

João Pessoa: 10h 

Recife: 12h30

O melhor é que a rodoviária de Fortaleza fica em uma região bem central da cidade, com muitas opções de hospedagem econômica. O endereço é Avenida Borges de Melo, nº 1630, bairro de Fátima.

Gostou, né? Então facilite o seu planejamento de viagem dando uma olhada nessas passagens de ônibus para Fortaleza que a gente separou.

Quando ir a Fortaleza? Alta ou baixa temporada?

Caso você esteja se perguntando qual é a melhor época para ir a Fortaleza, vai gostar da resposta: na verdade, a cidade pode ser visitada em qualquer período do ano!

Embora a capital cearense esteja sempre linda, a sua experiência de viagem pode variar um pouco a depender do mês que você escolher para a visita. Os meses de primavera e de verão, de setembro a fevereiro, trazem um solzão espetacular para o céu de Fortal, o que deixa as praias cheias. Essa é a época de alta temporada em Fortaleza, um bom período para viajar se você gosta de pegar um bronze e de passeios ao ar livre.

De março até maio, o calor da cidade passa a ser frequentemente interrompido por pancadas de chuva, e o mês mais chuvoso de todos é abril. Por isso, esse é o período de baixa temporada turística. É super possível visitar Fortaleza na época de chuvas, mas prepare-se para a possibilidade de ficar refém do guarda-chuva em alguns momentos e dê preferência aos pontos turísticos cobertos.

Como é o clima em Fortaleza? Tudo o que você precisa saber para sua viagem 

Você já deve ter ouvido falar no calor potente do Ceará. E ele é forte mesmo! Quando for conhecer Fortaleza, pode caprichar no protetor solar.

Nos meses de verão, os termômetros por lá marcam 32ºC com facilidade e o céu passa a maior parte do tempo aberto. Mas o clima de Fortaleza é relativamente estável, o que significa que as temperaturas não variam tanto ao longo do ano: no período de frio, elas não ficam abaixo de 24ºC. Durante o inverno, as chuvas caem com alguma frequência, mas não costumam durar por muito tempo.

Em outras palavras, na hora de arrumar as malas para desbravar Fortaleza, prefira levar roupas leves e arejadas. E lembre-se de beber bastante água para manter a hidratação durante a estadia, hein?

Pontos Turísticos de Fortaleza e passeios que ficarão marcados na memória 

Passarela de metal vermelho do Centro Dragão do Mar, um dos principais pontos turísticos de Fortaleza.

Passarela de metal vermelho do Centro Dragão do Mar, um dos principais pontos turísticos de Fortaleza.

Agora que você já tem todas as informações essenciais para planejar suas férias em Fortaleza, é hora de partir para a diversão.

Abaixo, você vai encontrar uma seleção especial dos pontos turísticos de Fortaleza que nós sempre recomendamos a todo mundo. Pode se preparar para fazer anotações, porque a gente tem certeza de que você terá um roteiro perfeito quando acabar a leitura.

Vem com a gente descobrir Fortal!

Curtir as belezas do Centro Dragão do Mar 

O Centro Dragão do Mar é um dos mais badalados pontos turísticos de Fortaleza.

Afinal, ele é ótimo para quem deseja conhecer um pouco da cena artística da cidade – sem falar que é possível visitá-lo em qualquer condição climática –. Apelidado carinhosamente como “Dragão”, o centro é um espaço que recebe exposições bem variadas e atividades de lazer para todas as idades. 

E não para por aí: além dos museus onde as exibições temporárias acontecem, o lugar tem também cinema, teatro, ateliê e planetário. À noite, ele se torna um point da vida noturna de Fortaleza, já que reúne bares, restaurantes, pubs e outros estabelecimentos animados. É diversão durante o dia inteiro!

O Centro do Dragão do Mar fica na rua de mesmo nome, junto da Praia de Iracema. Ele funciona de terça a domingo, das 9h30 às 20h30.

Conhecer o Beach Park 

Vista aérea do Beach Park, um grande parque aquático na beira da praia. Ele tem piscinas de tamanhos diversos, tobogãs e um complexo de hotéis.

Você pode nunca ter ido a Fortal, mas com certeza já ouviu falar no Beach Park.

Afinal, estamos falando do primeiro colocado no ranking de melhores parques aquáticos do Brasil. Ele fica em Aquiraz, uma cidade que é parte da Região Metropolitana de Fortaleza e está localizada a pouco mais de 30 quilômetros do centro da capital. Por causa dessa proximidade, é fácil visitar o parque em passeios rápidos, do estilo bate e volta.

No Beach Park, a diversão é garantida para a família inteira: quem gosta de adrenalina vai adorar os 41 metros de altura do toboágua Insano, um dos maiores do mundo. É o equivalente ao tamanho de um prédio de 14 andares, dá para imaginar? Mas tem brinquedos mais tranquilos também, como escorregadores com boias e playgrounds aquáticos.

A diversão rola de sexta a terça, das 11h às 17h, e o endereço é Rua Porto das Dunas, nº 2734, Aquiraz. Os ingressos custam R$ 55,00 por pessoa, com entrada gratuita para menores de 5 anos.

Compras na Feirinha de Artesanato da Avenida Beira Mar 

Roupas, utensílios de cozinha, calçados, itens de decoração e várias iguarias da culinária típica: esses são só alguns dos produtos maravilhosos que você encontra na Feirinha de Artesanato da Avenida Beira Mar.

Realizada em uma das vias mais movimentadas da cidade, próxima à Praia do Meireles, a feira reúne alguns dos melhores expositores locais. É a oportunidade perfeita para comprar as lembrancinhas da viagem, se presentear com um mimo especial ou até mesmo fazer o “esquenta” do rolê noturno com uma dose de cachaça artesanal. As barraquinhas estão na Avenida Beira Mar todos os dias, a partir das 17h.

Passeio no Mercado Central 

Se você curte uma boa feira pública, sabe que os mercados municipais são sempre elementos espaços super importantes para a cultura popular. E o Mercado Central de Fortaleza é um excelente exemplo disso!

Ele fica em um prédio construído no século 19 e está rodeado por relíquias históricas como a Catedral de Fortaleza. O mercado é o número um do país quando o assunto é comércio de artesanato: são 553 boxes e lojas com uma variedade quase infinita de produtos feitos a partir de matérias primas locais. Vende de tudo que você pode imaginar, de ingredientes frescos a redes tecidas a mão. 

O Mercado Central de Fortaleza fica na Avenida Alberto Nepomuceno, nº 199, no Centro. Ele funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, com encerramento às 17h no sábado e às 13h no domingo.

Mercado dos Peixes

Noite no Mercado dos Peixes, em Fortaleza. As mesinhas cobertas por guarda-sóis amarelos se estendem à beira do mar.

O Mercado dos Peixes foi inaugurado na década de 1960 para facilitar a vida de comerciantes e compradores de frutos do mar.

Na época, existia uma vila de pescadores nas proximidades da Avenida Beira Mar, e os pescados que eles vendiam eram quase sempre negociados na rua mesmo. Para proporcionar mais segurança ao maior ponto de comércio de peixes da cidade, a prefeitura construiu uma área com estandes cobertos especialmente dedicados às lojinhas de delícias marítimas. Elas funcionam todos os dias, das 5h às 17h.

À noite, depois que as lojas fecham, o espaço ganha mesinhas e cadeiras de plástico, nas quais você pode relaxar e pedir seus pescados favoritos, que serão fritos ou cozidos na hora. Não tem essa de cardápio: você olha as peças disponíveis e escolhe uma para comprar. O endereço é Avenida Beira Mar, nº 3479.

Visitar o Theatro José de Alencar 

Com mais de 100 anos de atividade, o Theatro José de Alencar é um dos mais importantes teatros do Brasil.

Ele já chama atenção de longe, com sua imponente arquitetura inspirada nos antigos prédios franceses. Por dentro, o espaço é de uma beleza ainda mais impressionante: a sala principal tem capacidade para receber 800 espectadores. Tem também um auditório menor e até uma estrutura cênica a céu aberto!

Além de encantar os visitantes com suas proporções, o Theatro José de Alencar também abriga projetos culturais importantíssimos, como o Teatro Morro do Ouro e o Colégio de Dança do Ceará. Vale a pena tirar um tempinho para conhecer de perto esse monumento que é – com o perdão do trocadilho – um grande espetáculo. Ele fica na Rua Liberato Barroso, nº 525, Centro.

Explorando a Cultura: Museus em Fortaleza 

Até aqui, você já deve ter percebido que Fortal é uma cidade cheia de oportunidades arretadas para quem curte turismo cultural.

E para quem deseja se aprofundar de verdade nas ricas história e cultura do Ceará, os museus em Fortaleza rendem passeios inesquecíveis. Pode acreditar quando a gente diz que tem acervos para todos os gostos! Confira aqui alguns dos nossos favoritos.

Museu da Cachaça 

Cachaça sendo servida em um copo de dose. O líquido cai de uma garrafa de vidro e tem uma cor ligeiramente amarelada.

Quem não gosta de uma boa caipirinha? 

O drink preferido dos brasileiros é feito à base de cachaça, bebida que é produzida com uma qualidade diferenciada no Ceará. Foi lá que surgiu uma das marcas de cachaça mais famosas no mercado, a Ypióca, que teve sua primeira fábrica inaugurada em Maracanaú no ano de 1846. 

Hoje, o antigo prédio industrial abriga o Museu da Cachaça, que leva os visitantes em um passeio pela história da marca Ypióca e da própria trajetória da cachaça no Brasil. A exposição inclui uma simulação dos processos de produção da aguardente artesanal e um tonel de 5 metros de altura. Depois de conhecer o acervo, você pode tomar umas doses de cachaça no bar do museu. Só cuidado para não exagerar, hein?

O Museu da Cachaça é parte do complexo turístico iPark, que tem outras atividades de lazer bem variadas. Ele fica na Estrada da Ypióca, em Maracanaú, cidade situada a 34 quilômetros de Fortaleza. Para entrar, as taxas são de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).

Museu da Fotografia Fortaleza 

O nome do Museu da Fotografia de Fortaleza é bem autoexplicativo.

Afinal, ele é um espaço dedicado à história dos registros fotográficos e sua evolução tecnológica ao longo dos séculos. O acervo – como é de se imaginar – é composto principalmente por fotos, retratos, arquivos de fotorreportagem e crônicas visuais. Além das exposições permanentes, o museu recebe também mostras fotográficas temporárias, oportunidades incríveis de ver o mundo pelas lentes de artistas contemporâneos.

Para vivenciar esse passeio fascinante pela bagagem artística e documental do Brasil, vá até a Rua Frederico Borges, nº 545, bairro de Varjota.

Museu do Automóvel do Ceará 

Assim como as câmeras fotográficas, os carros que circulam nas ruas de Fortaleza já mudaram bastante de cara ao longo do tempo.

E para se aprofundar mais nessa trajetória, você pode visitar o Museu do Automóvel do Ceará. Ele tem um acervo com mais de 50 veículos antigos, incluindo modelos importados produzidos entre as décadas de 1910 e 1970. Tem possantes vindos da Europa, dos Estados Unidos e, é claro, das fábricas brasileiras.

Os nostálgicos veículos são itens de coleção mesmo, mantidos pelo Veteran Car Club do Ceará (um braço da Federação Brasileira de Veículos Antigos). Um dos destaques da exposição é o charmoso Ford T, lançado em 1917. Os carros modernos podem até ter mecanismos mais práticos e tecnológicos, mas depois de conhecer o Museu do Automóvel, não dá para negar que a elegância dos veículos antigos é de cair o queixo.

Quer ver de pertinho? É só ir até a Rua Jornalista César Magalhães, nº 70, bairro de Patriolino Ribeiro.

Museu do Ceará 

Se você estava sentindo falta de um museu voltado para a história cearense aqui na lista, não precisa mais se preocupar.

O Museu do Ceará é uma verdadeira viagem no tempo! Ele vai te transportar para diversas épocas da história do estado por meio de um acervo gigantesco. São mais de 13 mil peças que incluem mobiliário e preciosidades arqueológicas e paleontológicas. Entre os objetos expostos, você vai encontrar relíquias indígenas de antes da colonização, itens da época imperial e pertences dos antigos cangaceiros, por exemplo.

Aproveite para visitar também alguns cartões-postais de Fortaleza que ficam próximos ao museu, como a Praça General Tibúrcio. O Museu do Ceará fica na Rua São Paulo, nº 51. 

Melhores Praias de Fortaleza: Areias Douradas e Maravilhas Naturais 

Praia de Iracema, onde alguns banhistas se divertem. A areia é de uma coloração marrom clara e se encontra com um mar azul acinzentado, praticamente sem ondas.

É claro que a gente não poderia fazer um guia de destino sobre a capital cearense sem falar das espetaculares praias de Fortaleza, né?

A cidade merece a fama que tem: cheia de espaços perfeitos para quem curte passar o dia com os pés na areia, Fortal é um dos paraísos tropicais mais procurados do Brasil. Separa seus óculos de sol e suas roupas de banho aí, que vamos te apresentar algumas das melhores praias de Fortaleza!

Praia de Iracema 

Lembra que nós falamos do Centro Cultural Dragão do Mar logo no início desta lista? Pois bem, ele é apenas um dos muitos atrativos da Praia de Iracema.

Além de ter um calçadão maravilhoso para longas caminhadas relaxantes, a Praia de Iracema reúne vários pontos que merecem um pouquinho do seu tempo. Alguns exemplos são o Espigão de Iracema e a Ponte dos Ingleses, paradas obrigatórias para quem visita a região. Se puder deixar o passeio para o final da tarde, melhor ainda – o pôr do sol na Praia de Iracema é de tirar o fôlego! –.

Praia do Mucuripe 

É o mar da Praia do Mucuripe que fornece muitos dos frutos do mar vendidos no Mercado dos Peixes.

Tradicionalmente frequentada por pescadores, Mucuripe também serve como ponto de encontro para adoradores de esportes. O calçadão tem uma ótima infraestrutura que inclui pista de skate, espaço para corrida, ciclofaixa e quadras poliesportivas. Que tal se exercitar com vista para o mar?

Praia do Cumbuco 

Se você curte aquela dose extra de emoção quando vai passar o dia na praia, a Praia do Cumbuco é o lugar para você.

A longa faixa de areia tomada por dunas tem várias opções de atividades radicais. Você pode passear de buggy, fazer passeios de barco na Lagoa Parnamirim, brincar de sandboard nos montes arenosos ou curtir o friozinho na barriga do skibunda. Tem programações perfeitas para todo mundo – não dá para ficar no tédio na Praia do Cumbuco! –.

Esse refúgio de sossego e diversão fica no lindo município de Caucaia, a 30 quilômetros de Fortaleza. Aproveite para visitar também o Museu do Caju e a Lagoa do Banana, outros pontos turísticos da cidade.

Praia de Porto das Dunas

Praia de Porto das Dunas, em Aquiraz, Ceará. A faixa de areia branca é larga e quase vazia, com exceção de alguns poucos coqueiros e cadeiras de praia. O mar é bem azul e o céu não tem nuvens.

Lembra que falamos da cidade de Aquiraz, onde fica o famoso Beach Park?

Bem, quando for visitar o grandioso parque aquático, aproveite a oportunidade para conhecer os outros atrativos do município, como a Praia de Porto das Dunas. O visual parece coisa de filme: a ampla faixa de areia dourada se encontra com um mar azul e com coqueirais de um verde intenso. Depois de contemplar a paisagem, você também pode fazer passeios de buggy pelas dunas, praticar sandboard ou até voar de asa delta. Imagina ter a chance de ver o litoral cearense de cima!

Como mencionamos, Aquiraz fica a menos de uma hora de Fortaleza. A Praia de Porto das Dunas fica no bairro de mesmo nome, perto da Avenida Oceano Índico.

Praia do Futuro 

Para muita gente, a Praia do Futuro leva facilmente o título de praia mais bonita de Fortaleza.

É que além de ostentar a imensidão azul-esverdeada do mar, ela tem uma orla bem cuidada com excelente infraestrutura de bares e restaurantes. O banho nas águas mornas é uma delícia, e alguns trechos têm ondas perfeitas para a prática de surfe. Se você chegar cedo, dá até para pegar um dos guarda-sóis que ficam espalhados pela areia. É o melhor jeito de passar o dia todo curtindo aquela brisa marítima e aproveitando o sol sem se preocupar com nada!

A Praia do Futuro fica no bairro de Antônio Diogo, próxima à Avenida Clóvis Arrais Maia.

Praia do Meireles 

Assim como a Praia do Futuro, a Praia do Meireles está entre as mais badaladas praias de Fortaleza.

As duas orlas são vizinhas, e a Praia do Meireles também tem bastante espaço para quem deseja se acomodar na areia macia e curtir o calor cearense. Ao caminhar ao longo da orla, você vai se deparar com vários pontos que merecem uma parada, como o lindo Jardim Japonês e a Feirinha de Artesanato da Avenida Beira Mar. 

Dá para mergulhar, conhecer a tranquilidade zen do jardim e fechar o dia com os quitutes típicos da feira. É o passeio perfeito, né?

Praia de Águas Belas

O nome da Praia de Águas Belas já é uma boa sugestão do que você pode esperar do passeio.

Mas a verdade é que a beleza por lá vai muito além das águas. É um verdadeiro oásis litorâneo, perfeito para quem busca uma oportunidade de se desconectar da correria da rotina. Em Águas Belas, a paisagem é marcada pelo exuberante encontro entre o rio e o mar, que formam um cenário deslumbrante. Se você subir nas dunas, poderá apreciar tudo isso de um ângulo privilegiado – no Mirante do Bugueiro, por exemplo, a vista é lindíssima –. 

Para visitar a Praia de Águas Belas, você vai precisar estender um pouquinho mais o roteiro. Ela fica no município de Cascavel, a 65 quilômetros de Fortaleza. O trajeto dura menos de 1h30 e vale super a pena!

Fortaleza é parada obrigatória para os amantes do Brasil! 

Pôr do Sol na Praia de Iracema, Fortaleza. É possível distinguir a silhueta da Ponte dos Ingleses, que avança pelo mar com suas colunas e a passarela.

Ah, Fortaleza…

Como não se apaixonar por uma cidade tão vibrante, que parece reunir tudo de melhor que o litoral cearense tem a oferecer? Não é à toa que todo mundo que visita a capital cearense vai embora já pensando em voltar. Esse é certamente um daqueles destinos que motivam uma reflexão sobre como o Brasil é realmente um país bonito por natureza.

E se você gostou das nossas sugestões sobre o que fazer em Fortaleza, que tal conhecer nossos outros guias de destino? Aqui no Tô de Passagem, você encontra roteiros completos, dicas valiosas para os viajantes de carteirinha e conteúdos informativos sobre vários lugares fantásticos espalhados pelo Brasil.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem