logo-to-de-passagem

Fortaleza, CE: um guia completo para você conhecer esta cidade incrível

setastdp

É praticamente impossível não se deixar encantar por Fortaleza.

Dona de belezas naturais espetaculares e de uma cena cultural animada, a capital cearense tem um charme único que conquista novos adoradores todos os dias. Os números não mentem: em 2023, Fortaleza foi o destino mais procurado pelos turistas brasileiros na plataforma de hospedagem por temporada Airbnb. Segundo os dados da Secretaria de Turismo do Ceará, 9 em cada 10 viajantes que passam pela cidade têm vontade de repetir a dose e visitar o Ceará outras vezes.

Impressionante, né? O sucesso é justificado pela fantástica diversidade de passeios para todos os gostos e, é claro, pelas paisagens tropicais dignas de capa de revista. Menina dos olhos dos praieiros, Fortaleza também conquista os fãs de turismo cultural e do ecoturismo. Belezas naturais, arte, história, vida noturna e muito mais: as experiências oferecidas por Fortaleza (ou “Fortal”, para os íntimos) garantem momentos definitivamente inesquecíveis.

Hoje, a gente te mostra o que espera por você nesse destino badalado. É hora de desvendar os melhores pontos turísticos de Fortaleza, aprender um pouquinho sobre a história da capital cearense e descobrir tudo que você precisa saber para planejar a viagem perfeita. No nosso Guia de Fortaleza, você vai encontrar:

Embarque na história de Fortaleza 

Saiba onde fica Fortaleza, CE 

Entenda como chegar em Fortaleza pelas melhores rotas 

Esteja preparado para o clima em Fortaleza 

Quando ir a Fortaleza: escolha a melhor época 

Mas afinal, o que fazer em Fortaleza? 

Praia do Futuro 

Mercado Central de Fortaleza 

Catedral Metropolitana de Fortaleza 

Parque Estadual do Cocó 

Praia de Iracema

Museu do Ceará 

Museu da Cachaça 

Praia de Meireles 

Feira de Artesanato da Beira Mar 

Praça dos Mártires 

Museu da Fotografia Fortaleza 

Museu do Automóvel do Ceará 

Conheça os pontos turísticos de Fortaleza e muito mais viajando com a Clickbus! 

Embarque na história de Fortaleza 

Sabia que a história de Fortaleza começou há mais ou menos 2 mil anos?

Pois é, tudo isso! É que estamos levando em consideração o período em que apareceram os primeiros habitantes humanos da região. Eram os indígenas tapuias, que viveram no litoral cearense por uns mil anos, até serem expulsos por um outro povo originário: os tupis. Vindos da Amazônia, os tupis se instalaram na região onde fica Fortaleza e permaneceram lá por vários séculos, dando origem à etnia potiguara.

No final do século 16, os potiguaras assistiram, assombrados, à aproximação dos primeiros navios europeus que atracaram em solo cearense. Mas a ocupação portuguesa só começou oficialmente em 1603, com o surgimento do povoado de Nova Lisboa, que caiu em poucos anos por causa da resistência indígena. As décadas seguintes da história de Fortaleza foram uma grande sequência de batalhas intensas, já que a riqueza natural da região fazia com que ela fosse cobiçada por muita gente. 

Para você ter uma ideia, os holandeses invadiram o território pela primeira vez em 1637, por meio de uma aliança estratégica com os potiguaras… que acabaram mudando de ideia. Os próprios indígenas organizaram uma rebelião e expulsaram os antigos parceiros de guerra de volta para os Países Baixos. Em 1649, lá vieram os holandeses de novo.

No segundo período de domínio holandês, que durou uns 5 anos, os persistentes invasores construíram o Forte Schoonenborch junto do Rio Pajeú. Foi dessa fortaleza que nasceu Fortaleza (com o perdão da redundância): o povoado que se desenvolveu ao redor do forte cresceu lentamente até 1726, quando ganhou o título de vila. O status de cidade veio um ano depois da Independência do Brasil, com sobrenome e tudo (“Fortaleza de Nova Bragança”).

Daí em diante, o crescimento de Fortaleza passou por um boom que transformou o antigo “povoado do forte” em um dos centros urbanos mais importantes do Brasil. Atualmente considerada a cidade mais rica do Nordeste e a quarta capital mais populosa do país, Fortal é referência econômica, cultural, política e – é claro – turística. Não é pouca importância não, hein?

Saiba onde fica Fortaleza, CE 

Nascida às margens do Rio Pajeú, Fortaleza fica no meio do litoral cearense.

Com uma região metropolitana formada por 19 municípios, a cidade divide suas fronteiras com vários destinos que também fazem sucesso nos roteiros turísticos, como Aquiraz e Caucaia. Ela está separada de Natal (capital do Rio Grande do Norte) por 525 quilômetros e de Teresina (capital do Piauí) por 600 quilômetros. 

Ah, uma curiosidade interessante sobre a localização de Fortaleza é que ela é a cidade brasileira mais próxima da Europa. São “só” 5.608 quilômetros de mar entre Fortal e Lisboa (em Portugal).

Entenda como chegar em Fortaleza pelas melhores rotas 

Apesar de ficar um pouco distante das outras capitais do Nordeste, Fortaleza é um destino super fácil de se acessar.

A ótima infraestrutura urbana permite que os viajantes escolham entre várias opções de transporte na hora de visitar a capital cearense: no Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins, você encontra voos diretos vindos de todas as partes do país. Mas como os preços das passagens aéreas não são acessíveis para todo mundo, muita gente prefere cair na estrada. As principais vias de acesso à cidade são a CE-040 e a BR-402.

Se você quer saber como chegar em Fortaleza sem arcar com os custos das viagens aéreas e sem as complicações envolvidas no aluguel de um veículo, aqui vai uma dica: a melhor pedida para os aventureiros que prezam por economia e praticidade é ir até Fortaleza viajando de ônibus. Dessa forma, você curte cada momento do trajeto, não precisa se preocupar com a “responsa” de dirigir e ainda guarda uma graninha para aproveitar melhor os passeios.

A Rodoviária de Fortaleza (na Avenida Borges de Melo, nº 1630, bairro de Fátima) tem uma ótima variedade de rotas. Dá até pra comprar passagens saindo de Brasília ou de Belém do Pará! Os veículos são operados por grandes viações como Gontijo, Catedral e Guanabara. Para conhecer as melhores opções para as suas férias, confira essas passagens de ônibus para Fortaleza.

Esteja preparado para o clima em Fortaleza 

Como você deve imaginar, o clima em Fortaleza é ensolarado durante a maior parte do ano.

Pode se preparar para encarar dias quentes em qualquer mês, já que a temperatura média da cidade é de 27ºC. Mas a forte presença dos ventos ajuda a criar uma sensação térmica agradável e arejada, então dá para dizer que Fortaleza tem aquele calor litorâneo gostoso. Embora as temperaturas variem quase nada ao longo do ano, o tempo é um pouco instável. 

Isso significa que, às vezes, um período de poucas horas é suficiente para observar uma alternância rápida entre sol intenso, céu nublado, depois solzão de novo… Mas vale mencionar que a estação de chuvas mais frequentes em Fortaleza vai de fevereiro a maio. 

Quando ir a Fortaleza: escolha a melhor época 

Ainda está na dúvida sobre quando ir a Fortaleza?

Então você vai gostar de descobrir que cidade pode ser visitada em qualquer época do ano – e está sempre linda –. Por isso, a decisão vai depender principalmente do tipo de experiência que você deseja vivenciar e das suas prioridades em relação à viagem. Para quem deseja curtir passeios ao ar livre sem preocupações e aproveitar o melhor do sol cearense nas incríveis praias de Fortaleza, é essencial fugir do período chuvoso. Se não quiser ficar refém do guarda-chuva, agende a viagem para a época entre julho e janeiro. 

Os fãs de esportes aquáticos como windsurfe e kitesurfe costumam visitar Fortaleza entre agosto e dezembro, quando os ventos estão ainda mais intensos. Já os foliões de carteirinha podem conhecer a animação do famoso Carnaval de Fortaleza no segundo semestre. Não, você não leu errado! É que julho é o mês do Fortal, um dos carnavais fora de época mais badalados do Brasil. 

Mas afinal, o que fazer em Fortaleza? 

Nunca falta o que fazer em Fortaleza.

As opções de lazer na cidade são tantas que é praticamente impossível reuni-las em uma única lista. É por isso que a gente tem conteúdos especiais para falar separadamente das praias, dos museus, dos parques e até de alguns pontos turísticos específicos. Em meio ao movimento vibrante dos bairros de Fortaleza, você vai encontrar orlas encantadoras, passeios culturais fantásticos, oportunidades de curtir o contato com a natureza e muito mais.

Para te ajudar a montar o roteiro dos sonhos, trouxemos algumas sugestões de lugares que com certeza merecem um pouquinho do seu tempo. Conheça, a seguir, as melhores dicas de rolês e atrativos imperdíveis em Fortaleza!

Praia do Futuro 

Praia do Futuro, em Fortaleza,  vista de cima. A extensa faixa de areia branca é ocupada por quiosques e guarda-sóis, mas tem muitas áreas vazias. O mar e o céu têm uma coloração azul vibrante.

Nada mais apropriado para inaugurar nossos passeios em Fortaleza do que uma passadinha na Praia do Futuro.

Apesar da localização central, essa maravilhosa orla tem uma natureza conservada com visuais de cair o queixo: as areias brancas estão sempre limpas e o mar azul é simplesmente deslumbrante. Além das belas paisagens, a Praia do Futuro oferece experiências gastronômicas sensacionais e ótimos mergulhos – as ondas são agitadas, então vale reforçar a atenção na hora de entrar na água –. 

O grande número de quiosques e megabarracas garante uma infraestrutura capaz de atender os praieiros com bastante conforto, bebidas geladas e várias delícias típicas da culinária cearense. É só escolher um cantinho na areia, pedir um drink e apreciar a beleza da Praia do Futuro!

Mercado Central de Fortaleza 

Que tal fazer umas comprinhas no Mercado Central de Fortaleza?

O passeio por esse agitado centro comercial é uma oportunidade única de adquirir bons produtos artesanais e mergulhar na cultura popular de Fortaleza ao mesmo tempo. São vários andares ocupados por lojas e quiosques que vendem roupas, artigos de couro, peças de artesanato, utilidades domésticas e mais uma infinidade de itens regionais. Além disso, o Mercado Central de Fortaleza tem uma seleção fantástica de delícias típicas como pimentas, cachaças, rapaduras e castanhas. Depois de desbravar os corredores, recupere as energias nos restaurantes de comida nordestina do mercado.

Catedral Metropolitana de Fortaleza 

Sabia que Fortaleza tem sua própria Notre-Dame?

Assim como a famosa igreja parisiense, a Catedral Metropolitana de Fortaleza tem um estilo gótico apaixonante. Finalizado em 1978, o templo levou 40 anos para ficar pronto, mas a beleza da estrutura justifica a demora. A imponente fachada é adornada por vitrais e por duas grandes torres. Na parte interior, a Catedral Metropolitana de Fortaleza ostenta um charme sóbrio: as colunas e arcos brancos levam a um altar trazido da Itália. Para quem gosta de contemplar belas construções, esse é um ponto turístico imperdível!

Parque Estadual do Cocó 

O Parque Estadual do Cocó é um refúgio de natureza viva em meio à agitação da metrópole.

Destaque entre os parques de Fortaleza, ele abriga a maior área verde da capital cearense. Estamos falando de uma unidade de preservação ambiental com 1155 hectares criada para proteger a imensa biodiversidade que rodeia o Rio Cocó. Nos lindos espaços de vegetação nativa do Parque Estadual do Cocó – que incluem até um trecho de manguezal –, você terá a chance de conhecer a riqueza da fauna e da flora de Fortaleza por meio de trilhas ecológicas, esportes e outras atividades. Muito frequentado por famílias, o lugar também é perfeito para piqueniques e para um dia de muitas brincadeiras com a criançada. Nos fins de semana, é comum que o parque receba programações culturais e recreativas.

Praia de Iracema

Praia de Iracema, Fortaleza. A areia é de uma coloração marrom clara e se encontra com um mar azul acinzentado praticamente sem ondas. Ao fundo, aparecem os prédios da cidade.

Não dá para conhecer Fortaleza de verdade sem visitar a Praia de Iracema.

Principal orla urbana da cidade, ela é campeã em animação e opções de entretenimento. As águas não são as melhores para banhos, mas a longa faixa de areia é maravilhosa para quem gosta de pegar um solzinho e de caminhar à beira-mar. Além de contar com muitas barraquinhas, a Praia de Iracema fica próxima a ótimos bares, restaurantes, lanchonetes, pubs e muito mais. De vez em quando, ela vira palco de eventos e shows.

Aqui, uma boa pedida de rolê é passear a pé pela orla no final da tarde e assistir ao pôr do sol na Ponte dos Ingleses, que é realmente de tirar o fôlego. Depois, aproveite para conhecer a vida noturna da região – a Praia de Iracema é parte de um dos bairros mais boêmios de Fortaleza –.

Museu do Ceará 

Se você gosta de história, o Museu do Ceará é sua parada obrigatória em Fortaleza.

Ele funciona em uma linda construção antiga que ainda preserva a estrutura da época em que foi erguida, no século 19. Lá dentro, o acervo vai te conduzir a uma viagem imersiva emocionante pela trajetória de formação do Ceará. É uma forma incrível de mergulhar na história do povo cearense e curtir um passeio super enriquecedor! 

No Museu do Ceará, o destaque é a exposição permanente que divide a bagagem histórica do estado em vários ambientes temáticos. Cada parte da exibição aborda um elemento marcante para o desenvolvimento do território cearense, com temas como origens indígenas, vida e atuação de Padre Cícero e abolicionismo. Entre os itens expostos estão móveis antigos, obras de arte, armas, achados arqueológicos e muito mais. Ah, e a entrada no Museu do Ceará é gratuita.

Museu da Cachaça 

Para os fãs de museus, Fortaleza oferece uma opção de passeio diferente: o Museu da Cachaça.

Ele fica em Maranguape, município da região metropolitana situado a apenas 26 quilômetros do centro de Fortal. Atração mais adorada do iPark, o Museu da Cachaça funciona em um antigo casarão e tem uma tour guiada que mostra todas as etapas da produção da famosa bebida. Além de conhecer a fábrica, você também vai aprender um pouco sobre a história de uma das marcas de aguardente mais adoradas pelos brasileiros, a Ypioca. E é claro que o passeio inclui um momento só para a degustação, que acontece em um bar com ambientação inspirada na década de 1930.

Praia de Meireles 

Aqui está outra orla urbana imperdível para quem adora um rolê pé na areia.

Muito adorada por fortalezenses e turistas, a Praia de Meireles fica em uma região que concentra muitos dos melhores restaurantes, bares e hotéis de Fortaleza. Caminhando pela Avenida Beira-Mar, você vai encontrar também um extenso calçadão que conta com quiosques, barracas, ciclofaixas, quadras esportivas e vários outros espaços que garantem passeios maravilhosos nos dias de sol. Como as águas nem sempre estão apropriadas para banho, vale a pena conferir o relatório de balneabilidade das praias de Fortaleza antes de mergulhar na Praia do Meireles.

Depois de curtir a orla, aproveite o passeio para visitar o lindo Jardim Japonês, um lugar que encanta pelo paisagismo e pela tranquilidade. Ele fica entre a Praia de Meireles e sua vizinha, a Praia da Volta da Jurema.

Feira de Artesanato da Beira-Mar 

Tradicionais estatuetas de cerâmica, artigos populares nas feiras de artesanato de Fortaleza. As pequenas esculturas representam homens tocando sanfona, triângulo e zabumba.

Além de tudo que você acabou de conhecer, a Praia de Meireles também conta com uma oportunidade fantástica para quem gosta de artesanato e cultura popular.

É a Feirinha de Artesanato da Avenida Beira-Mar, que fica no calçadão da orla. Assim como o Mercado Central de Fortaleza – que já apresentamos aqui –, essa grande feira a céu aberto reúne muitas maravilhas da produção artesanal cearense. De redes e peças de madeira até acessórios feitos de capim dourado, a imensa seleção de artigos regionais rende um passeio super legal e uma ótima chance de garantir as lembrancinhas da viagem. A Feira de Artesanato da Beira-Mar acontece todos os dias, a partir das 17h.

Praça dos Mártires 

A Praça dos Mártires já teve vários nomes diferentes ao longo das décadas.

Também conhecida como Passeio Público de Fortaleza, ela foi uma das primeiras praças fundadas na capital cearense – a construção começou em 1864 –. Desde sua inauguração, a Praça dos Mártires é um ponto de encontro badalado e um espaço ideal para passeios relaxantes ao ar livre. As áreas arborizadas são lindíssimas, com destaque para o antigo baobá trazido da África, e a vista para o mar é a cereja do bolo. Vale a pena visitar esse local encantador para apreciar as paisagens, descansar sob a sombra das árvores ou conhecer o charmoso restaurante que ele abriga.

Museu da Fotografia Fortaleza 

Já deu para perceber que Fortaleza é um prato cheio para quem curte roteiros culturais, né?

O Museu da Fotografia de Fortaleza, no bairro da Varjota, sempre conquista os visitantes que se interessam por artes visuais. A arquitetura contemporânea do prédio se destaca em meio à paisagem residencial da região e guarda um rico acervo composto por mais de 3 mil peças. Inaugurado em 2017, o Museu da Fotografia de Fortaleza expõe uma incrível coleção dedicada às artes fotográficas, com obras icônicas capturadas pelas lentes de Sebastião Salgado, Miguel Rio Branco e vários outros grandes nomes. Ele também recebe ótimas exibições temporárias. E o melhor de tudo é que a entrada é gratuita!

Museu do Automóvel do Ceará 

Que tal conhecer os possantes que circularam pelas estradas de Fortaleza no século passado?

Desde 1981, o Museu do Automóvel do Ceará reúne preciosidades automobilísticas que promovem uma imersão histórica super legal. Iniciativa do Veteran Car Club do Ceará, o espaço tem um acervo composto por mais de 50 carros fabricados entre 1910 e 1970. Com modelos nacionais e importados, a coleção tem tesouros raros como o Ford T de 1917, apelidado como “Ford de Bigode”. Tem também uma limousine da Cadillac que era usada no transporte do ex-presidente Getúlio Vargas. Para quem quer conhecer essas e muitas outras máquinas históricas, a notícia é boa: o Museu do Automóvel do Ceará cobra apenas uma pequena taxa de R$ 10 como entrada.

Conheça os pontos turísticos de Fortaleza e muito mais viajando com a Clickbus! 

Pôr do sol na Praia de Iracema, Fortaleza, com destaque para a vista lateral da Ponte dos Ingleses. A estrutura se ergue sobre o mar por meio de colunas e está ofuscada pelo brilho do sol.

E aí, entendeu por que tanta gente se apaixona por Fortaleza?

Pois é, depois de conhecer tantos atrativos incríveis, você com certeza vai sair da capital cearense já sonhando com a oportunidade de visitá-la outra vez. Ainda bem que as sugestões do nosso guia rendem diversão suficiente para vários roteiros maravilhosos! Se quiser enriquecer o seu roteiro com ainda mais experiências inesquecíveis, não deixe de conferir também os nossos conteúdos sobre os museus de Fortaleza e os melhores restaurantes de Fortaleza.

Aliás, sabia que temos um monte de posts pensados especialmente para quem adora desbravar o Brasil? Aqui no Tô de Passagem, você encontra as melhores dicas de viagem e informações fascinantes sobre a riqueza cultural do nosso país. Seja para Fortaleza ou qualquer outro destino, pode contar com a gente na sua próxima aventura!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem