Categoria

Fortaleza

O Guia de viagem completo para Fortaleza traz informações essenciais em prol de uma experiência maravilhosa nesse destino cearense tão querido!

Verão, praia e água de coco já são bem convidativos para atrair os turistas para Fortaleza, mas a capital cearense oferece muito mais que dias ensolarados à beira mar. Ela também pulsa cultura, tem pontos turísticos únicos e opções de bares e restaurantes excelentes. Já ficou com vontade de conhecer esse destino, certo?

Então, confira uma série de lugares e dicas para montar seu roteiro de viagem completo e aproveitar todo o potencial turístico desse destino, um dos favoritos da região nordeste. 

O que fazer em Fortaleza?

O que fazer em Fortaleza

A capital é, sem dúvida, um lugar que agrada diferentes tipos de turistas – dos amantes de praias exuberantes a quem não deixa de lado os passeios ricos em história e cultura. 

Primeiramente, defina quais são suas prioridades antes de visitar Fortaleza, pois a cidade tem muitas opções de lugares para conhecer.

O Centro Histórico, Avenida Beira Mar e Mercado dos Peixes são alguns exemplos do que fazer em Fortaleza. E, para saber mais sobre o que deve entrar no seu planejamento de viagem, continue lendo. 

Clima de Fortaleza

Clima de Fortaleza

Se você gosta de lugares quentes, pode ter certeza que a capital cearense é o destino certo para visitar, mesmo no período do inverno, em que apesar das temperaturas caírem, ainda assim a sensação térmica não é de frio. 

Segundo o site Weather Spark, o verão é curto, quente, seco e de céu aberto; enquanto que o inverno também é curto, morno e de céu com poucas nuvens. E a temperatura em Fortaleza anual varia de 24 °C a 31 °C e dificilmente os termômetros marcam temperaturas abaixo de  23 °C ou superior a 32 °C.

Quando ir a Fortaleza?

Quando ir a Fortaleza

O clima de Fortaleza é sempre quente, como falamos no tópico anterior. Ou seja, independente da época do ano, prepare-se para dias de calor! 

Contudo, há períodos em que a chance de ser surpreendido por chuvas é grande, mais precisamente de fevereiro a maio, quando o índice de precipitação costuma ser alto.

Por isso, pense duas vezes antes de planejar um roteiro baseado em praias durante essa fase. Nesse caso, prefira as opções de pontos turísticos e culturais. 

Agora, se você faz questão de incluir o biquíni, chinelo e óculos de sol na sua mala de viagem, então os meses de agosto a dezembro são os melhores para escolher quando ir a Fortaleza.

Nessa época, o clima fica mais seco e as temperaturas mais altas, ideais para aproveitar um dia ensolarado com o pé na areia. 

No entanto, é nesse período que os preços de hospedagem ficam mais caros, já que marca a alta temporada. Pensando nisso, vale a pena pesquisar os valores e fazer as reservas com antecedência para encontrar boas opções para o seu bolso. 

Pontos turísticos de Fortaleza

Pontos turísticos de Fortaleza

Bom, agora que já explicamos qual é a hora certa para ir à Fortaleza, está na hora de ficar por dentro da seleção completa de lugares para conhecer na capital cearense, que, por certo, não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. 

Quer saber mais? A seguir, confira nossas dicas. 

Centro Histórico 

Para começar, o centro histórico é uma boa pedida para explorar a cidade a pé e conhecer lugares que são cartões-postais da capital cearense, considerados os principais pontos turísticos de Fortaleza

Não deixe de visitar o Centro de Cultura e Arte Dragão do Mar, recheado de atividades culturais; o Mercado Central, considerado um dos maiores da América Latina; a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção; e observar os detalhes arquitetônicos da Catedral Metropolitana, além do Theatro José de Alencar, ambos riquíssimos em história também. 

Avenida Beira Mar

Avenida Beira Mar em Fortaleza

Que tal aproveitar a viagem para caminhar ou andar de bicicleta na orla da praia e curtir a brisa da maresia? 

A Avenida Beira Mar é um dos principais cartões-postais da cidade, ótima para relaxar e curtir a paisagem praiana. Além disso, também oferece uma feira de artesanato cheia de achadinhos, com boas opções para você comprar lembrancinhas de viagem de Fortaleza.

Espigão de Iracema

Assim como a Avenida Beira Mar, é um cantinho da capital cearense perfeito para quem busca momentos de tranquilidade e com clima litorâneo. 

Localizado na Praia de Iracema, é uma espécie de deck, ideal para prestar atenção no barulho das ondas, observar o horizonte ou simplesmente se encantar com o pôr do Sol da cidade.

Certamente é um lugar que traz paz e deixa a alma mais leve devido, principalmente, ao contato direto com a natureza. 

Centro de Artesanato do Ceará (CEART)

É um local do Estado do Ceará cujo objetivo é estimular a produção do artesanato da região e traços culturais do nordeste brasileiro. 

No Centro de Artesanato do Ceará, é possível encontrar criações extremamente caprichadas de artesãos locais – de móveis a acessórios de moda e para casa.

Apesar de pouco conhecido nas listas de pontos turísticos de Fortaleza, é um lugar que vale a pena visitar para ter a dimensão do tamanho e diversidade do nosso Brasil. Seus olhos certamente vão agradecer por esse passeio. 

Praias de Fortaleza 

Praias de Fortaleza

Além dos pontos turísticos, Fortaleza tem as praias paradisíacas como destaques. Elas parecem ter saído de filmagens cinematográficas, são verdadeiras obras de arte da mãe natureza. 

Por isso, nós também fizemos um rápido guia para você aproveitar cada dia de Sol, afinal, é o mar que acalma a alma, não é? Continue lendo. 

Jericoacoara

Pertinho da capital, provavelmente é uma das praias mais famosas do nordeste brasileiro, marcada pela extensa faixa de areia fofa e mar esverdeado cristalino, que chama a atenção de quem faz questão de mergulhar em águas límpidas. Ou seja, ela é quase obrigatória no seu roteiro!

Mas, o que pouca gente sabe é que Jeri, além de linda, também é extremamente receptiva, já que oferece diferentes cenários para seus visitantes. Do lado leste, há lagoas perfeitas para banho. Enquanto na parte oeste, as dunas dão tons particulares para as paisagens, divertir-se e tirar fotos incríveis. 

Praia do Futuro

Praia do Futuro em Fortaleza

É uma das praias mais indicadas para quem busca conforto e infraestrutura, por isso é uma das favoritas e mais famosas entre os turistas. 

E o mais legal é que o público é bastante variado, tem gente que prefere ficar o dia todo na praia para apreciar as comidinhas locais, já que a quantidade de barracas e restaurantes é farta.

Também há grupos que valorizam a sofisticação, com direito a saunas e mergulhos em piscinas oferecidas pela forte rede hoteleira da região. 

Por fim, uma coisa é certa: na Praia do Futuro comodidade não vai faltar.

Cumbuco

Com o clima diferente das outras praias citadas acima, sem dúvida, é perfeita para quem procura unir momentos relaxantes com um pouco de aventura e diversão. 

Em cumbuco, há passeios muito interessantes para os turistas – buggy, jangada e conhecer o parque aquático Acqua Beach! Pesquise qual das opções é mais interessante para você. 

Praia de Iracema

Praia de Iracema em Fortaleza

É uma das principais praias de Fortaleza, com bastante infraestrutura e sempre muito movimentada por turistas e moradores. 

É ideal para curtir o final de tarde no Espigão de Iracema, que citamos anteriormente, ou então conhecer um dos bares e restaurantes que estão no seu entorno.

Que tal aproveitar o clima praiano para curtir uma isca de peixe fresquinha acompanhada de um bom drink? Hum… 

Canoa Quebrada

Um pouco distante da capital, fica a cerca de 160 km, é uma opção mais rústica, para quem gosta de lugares desertos, com pouca gente e muita natureza. 

Por certo, é uma das praias mais calmas da região e chama atenção pela beleza de suas falésias e dunas, que misturam-se com a paisagem do mar. É um lugar de paz e muita contemplação. Com certeza você voltará revigorado da Praia de Canoa Quebrada. 

Restaurantes de Fortaleza 

Restaurantes de Fortaleza
Foto Meramente Ilustrativa

Depois de aproveitar um dia de praia ou passeios por pontos turísticos, nada melhor que comer uma comida gostosa, não é?!

Em Fortaleza, a gastronomia é um ponto forte, muito marcada por frutos do mar, que combinam super bem com o clima praiano. Contudo, também oferece outras opções de lugares com pratos além de peixes. Você, sem dúvida, estará bem servido!

Já ficou com fome? Então continue lendo para saber as dicas com os melhores restaurantes da região. 

Mercado de Peixe 

Tradicionalíssimo, o Mercado do Peixe fica na orla da Praia do Mucuripe, com muitas mesas e cadeiras à beira mar e um cenário bastante caiçara. Por lá, é comum ver muitos pescadores, estes responsáveis pelas delícias que são oferecidas no cardápio do local. 

Como pode-se esperar, os peixes e frutos do mar são os destaques, faça sua escolha entre camarão, isca de peixe, casquinha de siri, paella, marisco, entre outras delícias. Inclusive, se você gosta de beber, escolha uma cerveja geladíssima para acompanhar o prato principal. É de dar água na boca! 

Coco Bambu

Certamente, é um dos mais sofisticados da região, conhecido por pratos da alta gastronomia. Porém, apesar do ar de requinte e preços um pouco acima da média, vale a pena cada centavo gasto nesse restaurante. 

Entre as opções oferecidas, chama atenção as combinações com camarão, especialmente o bobó de camarão feito com azeite de dendê, cheiro verde e leite de coco. Bom demais, não? 

Hard Rock Café 

Não é tão fã de frutos do mar e prefere pratos com carne vermelha? Então o Hard Rock Café é uma boa pedida para você.

Esse estabelecimento é uma franquia americana, cuja decoração remete aos anos de ouro do rock, contribuindo para uma viagem a outros tempos, sem sair do lugar. Além disso, o cardápio é delicioso, com pratos característicos dos Estados Unidos, a exemplo das opções de hambúrgueres suculentos, que podem ser acompanhados por fritas. Sempre bom!

Bares de Fortaleza

Bares de Fortaleza
Foto Meramente ilustrativa

Fortaleza também tem uma vida noturna agitada, perfeita para quem gosta de estar acompanhado tanto de petiscos e bebida quanto de amigos na mesa de bar. 

Pensando nisso, preparamos uma seleção detalhada de bares para aproveitar as noites quentes da capital cearense. 

Giz Cozinha Boêmia

Descolado e moderno, como o nome já diz, é um bar boêmio da cidade, onde as porções típicas de boteco prevalecem, acompanhadas de chopp geladíssimo, que combina perfeitamente com o clima quente da capital cearense. 

Moleskine GastroBar

é um bar charmoso de Fortaleza, onde a soma de comida boa, ambiente agradável e bons drinks é perfeita. Entre as opções, preste atenção nos risotos, peixe com crosta de castanha e filés de carne, que podem ser acompanhados de chopp, vinho, caipiroscas ou até espumante. 

Bar do Pirata

Além de bar, também é uma casa de shows marcada pelos forrós de segunda-feira e apresentações de grandes artistas. Nomes como Gonzaguinha, Belchior e Adriana Calcanhoto já passaram pelo local. Agito não falta! 

Boteco Praia

Localizado à beira mar, em Meireles, é uma ótima pedida em qualquer hora do dia, afinal, a vista da praia torna o local especialmente bonito. É um dos bares mais charmosos de Fortaleza. 

Como chegar em Fortaleza 

Como chegar em Fortaleza

Chegar à Fortaleza de ônibus é uma opção para quem não quer gastar muito com deslocamento, além de ser extremamente acessível. 

A Rodoviária Interestadual de Fortaleza tem ótima infraestrutura e recebe diariamente turistas de diferentes regiões do país, devido à alta oferta de companhias de ônibus – são mais de cinco disponíveis para quem deseja visitar a capital. 

Além das opções de viações, a rodoviária de Fortaleza tem lojas para comprar lembrancinhas de viagem de última hora, bem como lugares bons para comer antes ou depois de um longo trajeto, com opções de lanches, cafés e doces. 

Consulte quais companhias oferecem os melhores serviços com bons preços e consulte os horários de partida e chegada.

Por certo, a viagem de ônibus para Fortaleza, além de econômica, é ótima para quem gosta de apreciar diferentes paisagens ao longo do caminho. 

A capital cearense é um dos destinos mais ricos em cultura e paisagens bonitas, por isso atrai tantos turistas não só do Brasil, mas também do mundo todo. Fortaleza é uma cidade que inspira e oferece muitas opções para quem gosta de turistar. 

Então, agora que você sabe todos os detalhes da cidade: melhor época, pontos turísticos, praias, restaurantes e bares, planeje sua viagem. Sem dúvida, a cidade te receberá de braços abertos. Aproveite!

Veja também no Tô de Passagem:

5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
Viagem A Dois: Destinos No Brasil Para Curtir Em Casal
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial