Confira dicas valiosas de como planejar uma viagem e mergulhe desde os preparativos nessa experiência

Viajar todo mundo quer, mas organizar… Esse processo é facilitado a partir de um passo a passo completo de como planejar uma viagem. Então, se toda vez que você pensa em viajar, logo se desanima porque precisará planejá-la, essas dicas são para você!

Como planejar sua viagem?

Como planejar uma viagem

Primeiro, é importante destacar que o planejamento de uma viagem vai além do roteiro turístico e do investimento que será aplicado nela.

Afinal, para fazer as malas, você deve saber quais condições climáticas irá encontrar no destino escolhido, e é primordial personalizar as atividades segundo o estilo da viagem (por exemplo, se você for sozinho será completamente diferente de ir com a família).

Pensando nisso, listamos os itens essenciais para estruturar a sua viagem – conforme as categorias mais procuradas;

Como planejar uma viagem – o necessário

Coisas necessárias para viajar

Faça uma extensa pesquisa sobre o lugar escolhido (história, cultura, principais pontos turísticos e restaurantes), registre o que lhe chamar mais atenção e o que você deseja conhecer.

O segundo passo é saber com quanto é possível fazer essa viagem: onde é possível economizar? Dá para viajar de ônibus? Quantos restaurantes quer conhecer? A maioria dos passeios é gratuito ou não? Haverá gastos com guia e transporte?

Além disso, fique atento às temperaturas e clima compreendidos pelo período em que você irá estar no destino – esse ponto é fundamental para você escolher suas roupas e a quantidade que levará de cada peça: moletom, roupas mais leves, trajes para sair e os acessórios de viagem.

Agora, de acordo com o modelo da viagem, vamos personalizar o seu planejamento.

Como planejar uma viagem em família

Como planejar uma viagem em família

O primeiro passo é envolver todos os integrantes para decidir o destino, pois, apesar de provavelmente gerar discussões, será importante para desde o início mostrar que o grande objetivo é unir todo mundo e fazer algo realmente divertido em uma viagem em família!

Depois, é hora de distribuir as atividades: quem ficará responsável por mapear as melhores atrações turísticas, fazer o planejamento financeiro, formular a logística, comprar as passagens e passeios e assim por diante.

Outro ponto importante é verificar se a cidade tem opções de lazer para as crianças de modo que as mesmas fiquem seguras ao mesmo tempo em que brinquem bastante e façam novas amizades.

Então, é fazer as malas e partir com mãe, pai, filho, vó, tio, cachorro, papagaio e quem mais for da família!

Como planejar financeiramente uma viagem

Como planejar financeiramente uma viagem

Você já tem um destino dos sonhos ou gostaria apenas de mudar um pouco de ares em um final de semana, nada muito complexo? Dependendo dessa resposta, o planejamento financeiro de uma viagem muda muito!

Mas o principal é, antes de qualquer coisa, começar a poupar para criar uma espécie de fundo para viagens. Isso é possível, cortando gastos não essenciais, como um dos bares do final de semana ou até mesmo aquele jantar mais refinado.

Depois da economia diário, vem a economia da viagem propriamente dita: levantamento de preços das passagens, hotéis e passeios, bem como modo de pagamento – geralmente, antecipar ou parcelar pode deixar a viagem mais em conta.

Mesmo assim ainda acha que está apertado? É hora de ver em quais áreas da viagem pode economizar, como: alimentação, passeios pagos ou transporte.

Esse levantamento, para viagens internacionais, pode demorar mais e exigir uma dedicação maior, enquanto para viagens curtas e nacionais, o planejamento financeiro costuma considerar menos fatores, sendo mais simples.

Como planejar uma viagem para o nordeste

Como planejar uma viagem para o nordeste

A primeira pergunta que precisa se fazer é: quais praias gostaria de visitar? Ao fazer esse mapeamento, pode decidir quais estados e cidades serão contemplados pelo seu roteiro.

E para poder curtir todo potencial turístico e litorâneo do nordeste, é imprescindível conhecer seu clima – inclusive, em determinados meses algumas praias desaparecem pelo nível da água. Até porque imagine só estar pertinho de uma praia paradisíaca, mas não pode tomar um Sol, porque todos os dias serão de chuva!

Dica: ao invés de visitar apenas uma cidade, pode ser interessante fazer um planejamento mais extenso, formando um mochilão nordestino.

Como planejar uma viagem de lua de mel

Como planejar uma viagem de lua de mel

Assim como o próprio casamento, a viagem de lua de mel precisa ser planejada em conjunto e com muito diálogo pelo casal. Qual será o intuito da viagem? Aventura, romantismo, muito sol e praia, será nacional ou para o exterior?

Também é bacana criar um roteiro marcado por passeios para se curtir a dois: um jantar romântico, parques e áreas verdes mais afastados e com belas paisagens, praias paradisíacas… Estas podem ser ótimas alternativas para os recém-casados fortalecerem seus laços e darem o start ao casamento com belíssimas lembranças, momentos inesquecíveis!

Qual será o destino que marcará essa fase da vida tão especial?

Como planejar uma viagem sozinho

Como planejar uma viagem sozinho

Por que usamos o “sozinha” no feminino? Diferentemente dos homens, as mulheres, infelizmente, acabam tendo maios preocupações ao planejar uma viagem solo. Para elas, a questão da segurança no destino e opções de passeios em grupo é de extrema importância.

Para elas, além do roteiro turístico, devem ser pesquisadas informações sobre a cultura local, sobre as taxas de crimes relacionados à mulher, como podem se sentir mais seguras (se vão ficar em hotel ou hostel, como são as atrações turísticas e passeios pela cidade, por exemplo).

Ler os relatos de outras mulheres sobre a mesma viagem que fará é também uma forma de se preparar e de mapear os pontos de atenção, caso existam.

Dessa forma, é possível fazer uma viagem sozinha e tranquila, aproveitando ao máximo!

Como planejar uma viagem de casal

Como planejar uma viagem de casal

A primeira pergunta para planejar a viagem de casal é: qual será o objetivo dela? Se aventurar no ecoturismo local, desbravar todo potencial histórico e cultural do destino, criar um clima mais romântico com hotel mais confortável e passeios a dois, conhecer mais um ao outro em um lugar afastado e tranquilo?

Depois de respondê-la, será muito mais fácil ter o controle sobre os outros preparativos, como lugar, data, tempo de duração, passagens, planejamento financeiro da viagem, entre outros.

Com tais dicas e reconhecendo a importância dessa etapa, como panejar uma viagem não será mais um obstáculo, aliás, muito pelo contrário. Será uma atividade prazerosa que deixará a sua jornada em um lugar desconhecido ainda melhor!

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
Conheça Os 12 Melhores Lugares Baratos Para Viajar No Brasil
Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi Leito: Qual A Melhor Opção?

Escrever um comentário