Na lista, você também encontrará as cidades com maior número de cachoeiras no Brasil!! 

A verdade é que o nosso país é um antro de beleza natural singular! Prova disso são as cachoeiras no Brasil, que reservam para todos os turistas uma experiência intensa junto aos recursos da terra e da água.

Por isso, ao viajar para esses lugares, se jogue nessa aventura e aproveite cada minuto! 

A seguir, você confere algumas cachoeiras famosas do Brasil.

E, enquanto você lê, poderá visualizar um pouco da beleza das quedas d’água. Afinal, fotos de cachoeiras no Brasil é o que não falta para encher os olhos e deixar qualquer viajante de plantão com uma vontade imensa de se teletransportar para paraísos naturais!

Conheça as melhores cachoeiras do Brasil

Cachoeira da Fumaça (BA)

cachoeira da fumaça bahia

Localizada no Vale do Capão, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, essa cachoeira é considerada uma das maiores do Brasil – sua queda d’água tem aproximadamente 340 metros.

Seu visual encanta qualquer um! E para ter uma visão privilegiada, nada melhor do que contemplar essa paisagem do alto. Mas isso só é possível depois de uma trilha de 12 km (percurso inteiro; ida e volta).

Cachoeira do Tabuleiro (MG)

cachoeira do tabuleiro minas gerais

Não é para menos que esta é considerada uma das cachoeiras paradisíacas no Brasil! Dona de uma beleza estonteante, a Cachoeira do Tabuleiro está situada em Minas Gerais, no município de Conceição do Mato Dentro.

Para ter uma noção de sua exuberância, ela é a queda d’água mais alta do estado! São 280 metros de água cristalina despencando, formando um poço com 18 metros de profundidade. A cena é composta também por montanhas cobertas de verde.

Esta com certeza é uma das cachoeiras paradisíacas no Brasil! 

Cachoeira Santa Bárbara (GO)

cachoeira santa barbara goias

Ela está localizada em um destino já consagrado pelos turistas: a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Tanto o lugar quanto a cachoeira já se tornaram verdadeiras atrações! 

Ela deixa todos os seus visitantes boquiabertos pelos tons de azul e a transparência de suas águas, não decepcionando jamais mesmo pelo seu tamanho! É um verdadeiro espetáculo da natureza.

Poço Azul (MA)

poço azul maranhao

De tão bonito, parece uma pintura. Essa é a definição perfeita para o Poço Azul, que fica na Chapada das Mesas, no Maranhão.

Há um contraste singular entre o marrom de suas pedras e o azul fluorescente de suas águas. Imagine mergulhar e sentir toda a energia “good vibes” desse lugar.  

Cachoeira Boca da Onça (MS)

cachoeira boca da onça mato grosso do sul

Mais uma celebridade no que diz respeito às cachoeiras do Brasil! A Cachoeira Boca da Onça é uma pérola mineira, guardada pelo município de Bodoquena.Com 157 metros, é a mais alta comparada às outras quedas d’água do estado.

O lugar é propício para mergulho e é ornamentado por muito verde!  

Cachoeira Véu da Noiva (MT)

cachoeira veu da noiva mato grosso

Está localizada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. Diferentemente de outras cachoeiras, seu acesso é facilitado e esse é um dos fatores que atraem tantos turistas, assim como a beleza – a paisagem remete a um santuário da natureza em que a queda d’água está centralizada e rodeada por uma parede de pedra, realmente deslumbrante.

O lugar é perfeito para tirar fotos, então não se esqueça de levar a câmera e o celular carregados!

Cachoeira da Formosa (AC)

O diferencial desta cachoeira que fica localizada no Parque Nacional da Serra do Divisor, Acre, é ter três quedas d’água.

Aqui você não ficará apenas admirando, mas também poderá sentir essa água cristalina na pele, uma vez que é possível mergulhar na cachoeira! Aproveite para relaxar e aproveitar ao máximo esse contato intenso com a natureza. 

Cachoeira do Roncador (BA)

cachoeira do roncador bahia

Cachoeira do Bulha (PE)

cachoeira do bulha pernambuco

Essa opção é para o turista que faz questão de uma aventura antes de chegar ao paraíso!

A Cachoeira do Bulha é parte da Mata Atlântica e fica em Tamandará, no estado de Pernambuco.

Embora acima você tenha conferido algumas das cachoeiras mais famosas do Brasil, há uma em particular que se destaca e merece um espaço especial: a Cachoeira de São Romão!

Cachoeira de São Romão (MA)

cachoeira de sao romao maranhao

Simplesmente grandiosa! Essa cachoeira é gigante em termos de proporção fazendo jus à sua popularidade no Maranhão. 

Mas para ter acesso a ela, é preciso de um carro e o mais recomendado é ser acompanhado por um guia, uma vez que seu percurso é formado por 30 quilômetros de asfalto, trajeto de balsa e depois mais 50 quilômetros de areia fofa – apenas veículos 4×4 conseguem passar por esse trecho.

Cascata do Caracol (RS)

cascata do caracol rio grande do sul

Localizada no Parque Nacional do Caracol, na cidade de Canela – Rio Grande do Sul -, essa cachoeira do Brasil conta com sinalização para turistas e uma infraestrutura que não deixa a desejar, sendo possível observar a cascata de uma distância de 131 metros ou mais de perto, depois de descer a escadaria de 927 degraus. 

Salto São Francisco (PR)

salto sao francisco parana

O grande fenômeno que distingue essa cachoeira das demais é o fato de antes de chegar à terra e formar um poço ou rio, a água se transforma em névoa! Interessante, não é? 

Para conferir de perto, é preciso alcançar uma região fronteiriça entre três cidades paranaenses: Guarapuava, Turvo e Prudentópolis. 

Cachoeira Santo Isidro (SP)

cachoeira santo isidro sao paulo

Para dar continuidade a uma lista incrível, apresentamos uma cachoeira metade paulistana, metade carioca! Ela fica no Parque Estadual da Serra da Bocaína e é ideal para se banhar.

Ela faz parte de um cenário marcado por uma calma simbólica da natureza básica: verde e água. 

Cachoeira do Segredo (GO)

Para conhecer esse lindo segredo, escondido na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é preciso gostar de aventuras! Afinal, são 8 quilômetros para chegar até essa cachoeira. 

Todo percurso vale a pena, tendo em vista a imagem que o espera na Cachoeira do Segredo cuja água é cristalina e rodeada por um paredão coberto de verde. 

Agora, é preciso cuidado para mergulhar, porque o poço formado é bastante fundo. Portanto, é recomendado ter experiência em natação! 

Cachoeira da Formiga no Brasil

cachoeira da formiga brasil

Para começar, essa cachoeira fica em um lugar que por si só chama muita atenção: no Jalapão, no Tocantins. Tal destino é um dos preferidos entre os amantes do ecoturismo e passeios mais radicais.

Se banhar na Cachoeira da Formiga é como tomar um bom banho quente e relaxante. Isso acontece porque, apesar de não possuir uma queda d’água relevante, a pressão é forte e a temperatura elevada, o que leva uma sensação agradável ao visitante, além de proporcionar uma paisagem incrivelmente “instagramável”, tendo em vista sua coloração verde esmeralda.

Agora, se você tem verdadeira paixão por conhecer as cachoeiras do Brasil, há certas cidades que devem fazer parte do seu planejamento de turista assíduo!

Confira o TOP 5 cidades com mais cachoeiras no Brasil!

Cidades com mais cachoeiras no Brasil 

Chapada das Mesas

chapada das mesas

A Cidade de Carolina, no Maranhão, já teve 100 cachoeiras mapeadas, o que rendeu a ela o título de “Paraíso das Águas”. 

Foz do Iguaçu

foz do iguaçu

As Cataratas do Iguaçu já se tornaram famosas a nível internacional. Afinal, são mais de 270 quedas d’água que formam esse lugar mágico!

Chapada dos Guimarães

chapada dos guimaraes

Pelo fato de guardar mais de 400 cachoeiras, esse lugar no Mato Grosso, oferece aos visitantes um trajeto marcado pelas quedas d’água: o Circuito das Cachoeiras! 

Visconde de Mauá

visconde de maua

Situado no Rio de Janeiro, na cidade de Resende, Visconde de Mauá é um povoado com mais de 100 cachoeiras catalogadas.

Que tal embarcar nessas aventuras? É escolher a cachoeira ou a cidade que irá visitar, incluir na mala roupas confortáveis para atividade física e de banho para mergulhar! 

As cachoeiras no Brasil são verdadeiros tesouros que são ouro para todos os turistas. E quer saber o melhor? Eles não são difíceis de ser encontrados! Viaje pelo Brasil e conheça todo seu potencial natural.

Leia Mais no Tô de Passagem:

Viagem Em Família: 6 Destinos Brasileiros Para Conhecer
Conheça Os 15 Melhores Lugares Para Viajar Sozinho No Brasil!
Conheça Os 7 Melhores Destinos Do Centro-Oeste Do Brasil!

Escrever um comentário