Uma viagem ao interior do país com muita natureza a partir dos 7 melhores destinos do Centro-Oeste do Brasil

Já pensou em viajar pelos melhores destinos do Centro-Oeste do Brasil? Passar por cidades dos três estado que constituem essa região (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), além do Distrito Federal, seria uma verdadeira expedição pelo interior do país, que guarda verdadeiros tesouros naturais e culturais.

Para você planejar sua viagem contemplando as regiões mais bonitas, com potencial para fazer parte do seu processo de autoconhecimento, gerar lembranças incríveis e para te convidar a sair da zona de conforto quando o assunto é contato com a natureza, separamos os 7 melhores destinos do Centro-Oeste do Brasil.

Melhores destinos do Centro-Oeste do Brasil: Pantanal (MT)

Grande atrativo para turistas que gostam de passar um tempo meio à natureza, o Complexo do Pantanal se estende por 250 mil km², sendo uma das maiores planícies alagadas do planeta. O lugar reúne diversas espécies de animais (são mais de mil catalogadas), entre mamíferos, anfíbios, peixes e répteis.

Os turistas têm a oportunidade de conhecer suas águas e terras por meio de trilhas e passeios de barco, atividades que constituem o turismo ecológico. Pesca, caminhadas a cavalo e o Sesc Pantanal também estão entre as atrações turísticas.

A viagem ao interior do Brasil deve ter esse destino incluso, sobretudo, para os amantes da natureza.

Melhores destinos do Centro-Oeste do Brasil: Chapada dos Guimarães (MT)

Melhores Destinos do Centro-Oeste do Brasil: Chapada dos Guimarães

Essa região é basicamente formada por uma pequena cidade e pelo Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que é o principal motivo para estar nessa lista. Afinal, a exuberância das cachoeiras e aventura proporcionada pelas trilhas atraem turistas do Brasil e até do mundo inteiro.

O primeiro ponto para conhecer não poderia ser outro, a não ser o mirante da cachoeira Véu da Noiva, cuja beleza é de tal modo expressiva – a partir da combinação entre as imponentes montanhas com a queda da água cristalina – que deu vida ao cartão-postal da cidade.

Outras fontes de lazer e turismo são o Circuito das Cachoeiras, o Vale do Rio Claro e o trekking até o Morro São Jerônimo, uma trilha extensa (são oito horas até chegar ao ponto final) que reserva momentos de adrenalina e o descobrimento de formações areníticas, a exemplo da Pedra Furada e da Mesa do Sacrifício.

Para curtir todo potencial turístico da Chapada dos Guimarães, é importante contratar um guia.

Rio Araguaia (GO)

Julho é o período ideal para conhecer o Rio Araguaia. Isso porque é o momento em que as águas do rio estão mais baixas, deixando trechos de areia à mostra, sendo propício para o acampamento dos turistas.

As principais atividades da região são a pesca, passeios de barco e a curtição das “praias” que se formam. Além disso, o Rio Araguaia é um prato cheio para os turistas que têm como hobby a fotografia ou para os que estão em busca de uma jornada de autoconhecimento.

Parque Estadual Terra Ronca (GO)

Seu grande diferencial são as grutas e cavernas, exemplos de natureza intocada pelos seres humanos. Estas variam entre si, proporcionando ao turista as mais encantadoras combinações de cores e formatos.

A Caverna Angélica, por exemplo, chama a atenção pelas águas cristalinas sob um teto cheio de formações pontiagudas, se assemelhando a paisagens decorrentes da neve e baixíssimas temperaturas.

Mais um lugar perfeito para fotos e experiências únicas!

Melhores destinos do Centro-Oeste do Brasil: Bonito (MS)

Melhores Destinos do Centro-Oeste do Brasil: Bonito (MS)

Além das trilhas e cavernas, Bonito tem como uma das principais atividades turísticas a flutuação em seus rios, que consiste em nadar superficialmente pelas águas cristalinas com suporte de máscara, colete salva vidas, snorkel e nadadeiras a fim de promover uma visão privilegiada da fauna e flora marinhas.

Brasília (DF)

Diferente dos destinos listados até aqui, Brasília, a capital do país, é uma cidade que teve o planejamento e construção realizados por nós. E, como muitos já sabem, seus principais pontos turísticos estão associados ao sistema político, como o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.

No entanto, Brasília também combina os toques humanos com a natureza: a Ponte Juscelino Kubitschek e o Pontão do Lago Sul são exemplos disso.

Pirenópolis (GO)

Essa cidade reúne os atrativos naturais à história e cultura locais. Você poderá organizar seus dias em função das cachoeiras do Abade e do Rosário, bem como do Pico dos Pirineus, de onde você poderá contemplar um Pôr do Sol inesquecível.

Já no que tange às atividades culturais, as Cavalhadas de Pirenópolis, festividade tradicional que representa o embate entre Carlos Magno e o povo de religião islâmica, e as caminhadas pelo Centro Histórico, com estruturas do século XVIII conservadas, não podem faltar no seu roteiro.

Esses são os sete melhores destinos do Centro-Oeste brasileiro para você poder se tornar um turista assíduo do Brasil, visto que em todos os cantos do nosso país há belezas, histórias e culturas encantadoras que rendem recordações, fotos e momentos que fazem muito bem!

Leia Mais no Tô de Passagem:

Conheça Os 15 Melhores Lugares Para Viajar Sozinho No Brasil!
15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!
Férias De Verão: 20 Destinos Nacionais Para Visitar

Escrever um comentário