O que é, quais são as modalidades e principais destinos compõem nosso guia completo sobre turismo de aventura

Que tal conhecer um lugar, interagindo com seus elementos naturais por meio da prática de esportes – não necessariamente radicais? Sem dúvida, você terá uma grata surpresa ao conhecer o turismo de aventura, suas categorias e os lugares onde é possível explorar esse tipo de contato com o destino!

Afinal, há bons motivos para o turismo de aventura no Brasil estar despontando cada vez mais entre os viajantes! Alguns deles são: desvendar destinos naturalmente belíssimos e sentir fortes emoções ao ir além dos seus limites.

Ficou interessado em saber mais? Confira agora nosso guia completo sobre o turismo de aventura!

O que é turismo de aventura?

Basicamente, turismo de aventura é o encontro entre ecoturismo, cujo objetivo é valorizar e preservar a cultura e meio ambiente locais, e os esportes, independente do seu grau de dificuldade e sem a necessidade de envolver competição.

Portanto, tal combinação proporciona ao viajante momentos muito mais intensos durante sua estadia, bem como fotos de alto impacto, principalmente se ele estiver praticando atividades como escalada e slackline.

Então, é isso: o turismo de aventura aproxima você do ambiente, favorecendo uma imersão completa no ecossistema!

Modalidades de turismo de aventura

Modalidades de turismo de aventura

Depois de conhecer as características do turismo de aventura, está na hora de conferir suas modalidades e principais atividades que compõem o leque de opções que esse tipo de turismo envolve. Por isso, atenção aos próximos tópicos para avaliar com quais práticas você se identifica mais!

Ecoturismo e Turismo de Natureza

Essa alternativa pode ser recomendada para quem é iniciante e quer se jogar no turismo de aventura pela primeira vez, dadas as atividades disseminadas pelo ecoturismo, que têm como intuito manter o equilíbrio da natureza e das tradições culturais da região.

Exemplos do que o turista pode fazer nesse tipo de turismo são: observação de pássaros e outros animais a distância, mergulho nas cachoeiras e outras fontes de água e trilhas em meio à vegetação nativa.

Turismo de Emoções e Esportes Radicais

Turismo de Emoções e Esportes Radicais

Quando se trata de turismo de aventura logo vem a mente à imagem de um esporte radical, porém, estas práticas são vinculadas especificamente ao turismo de emoções e esportes radicais!

Ou seja, escalada, bóia-cross, canoagem, kitesurf, rapel, rafting, tirolesa e muitas outras atividades entram nessa categoria, afinal, elas sempre têm como protagonistas a natureza – veja que os esportes podem ser feitos tanto em terra quanto em água e até mesmo no ar, como é o caso da tirolesa – e a adrenalina. 

Onde praticar o turismo de aventura no Brasil?

Entusiasmado para praticar o turismo de aventura, mas não sabe por onde começar? Não esquenta, pois abaixo você confere nossa lista de TOP 5 destinos e rotas do Brasil para praticar esse estilo de turismo!

Brotas – SP

Esse destino é um prato cheio para quem mergulhar de cabeça no turismo de aventura! Isso porque o lugar é privilegiado com o rico ecossistema do cerrado – além da vegetação formada por espécies, como o barbatimão e o jequitibá, a região possui mais de 70 cachoeiras.

Ou seja, em Brotas, é possível praticar desde cavalgada e trilhas até canionismo e arvorismo. Não é para menos que a cidade é conhecida como a capital nacional do turismo de aventura. Aproveite!

Chapada Diamantina – BA

Chapada Diamantina

Um dos destaques desse destino são as formações rochosas – algumas ocorreram ao longo de bilhões de anos – que deram origem a vales, paredões e outros fenômenos geológicos.

Nessas circunstâncias, os turistas podem realizar a corrida de montanha, escalada, rapel, mountain bike e outras que demandam uma paisagem com essa diversidade de relevos para proporcionar adrenalina e desafiar os praticantes. 

Rota das Emoções – Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba, Jericoacoara

Decerto, lá você encontrará paisagens de tirar o fôlego, a exemplo do “deserto brasileiro”, são o grande atrativo dessa rota que engloba a passagem por Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.  

As atividades nesses espaços são bastante variadas: de curtir as piscinas naturais e contemplar as aves a voos panorâmicos e windsurf, kitesurf e surf.

Jalapão – TO

Dunas, chapadões e cachoeiras, como da Velha e da Formiga, formam uma paisagem propícia para os seguintes esportes: rafting, canoagem e trilhas.

O Jalapão, assim como os outros destinos mencionados, tem uma forte veia em ecoturismo, possuindo instituições exclusivas para a conservação do meio ambiente. O Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins são exemplos disso.  

Bonito – MS

O que fazer em Bonito

É inegável a fama de Bonito quando o assunto é turismo de aventura no Brasil! Para ter noção de como esse destino representa bem essa categoria, confira alguns passeios que misturam natureza e esportes.

Na Boa da Onça, por exemplo, o visitante faz uma caminhada de aproximadamente quatro quilômetros e conhece oito cachoeiras. Já a trilha da Boiadeira feita de quadriciclo de dia ou à noite reserva grandes emoções, afinal, o aventureiro se depara com lama, pedreiras e a mata em um percurso com cerca de oito quilômetros.

Mas muita calma, pois também há ótimas opções para quem prefere uma atividade mais relaxante.

No Rio da Prata, você poderá se encantar com a prática da flutuação, em que o visitante se paramenta com os equipamentos de snorkel, como nadadeiras e máscara. Então, ele se deixar levar pelas águas cristalinas do rio, onde é possível observar o colorido habitat que reúne diversas espécies de peixes e vegetação. É o show da vida aquática! 

Agora que já sabe tudo sobre turismo de aventura, está na hora de escolher o seu primeiro destino para colocá-lo em prática e viver fortes e inesquecíveis emoções em meio à riquíssima natureza!

Veja também no Tô de Passagem:

Mochilão: O Que É E Como Fazer O Seu!
20 Acessórios De Viagem Para Facilitar O Seu Passeio
15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!

Escrever um comentário