O que é ecoturismo e quais lugares reúnem as condições perfeitas para esse estilo de viagem

Primeiramente, você saberá o que é ecoturismo e se identificará com esse estilo de viagem. Posteriormente, irá conhecer e se apaixonar por 10 mais conhecidos destinos de ecoturismo no Brasil. 

Ecoturismo no Brasil

Ecoturismo: Cachoeira em Goiás

Se você quer experimentar fazer uma viagem pelo Brasil com foco na natureza, então primeiramente precisa saber o que é ecoturismo! Essa é uma prática que consiste em conhecer um destino através de seus atrativos ecológicos, como: ecossistemas aquáticos, formações geológicas, fauna e flora. 

Assim, fica fácil imaginar que o ecoturismo no Brasil é muito forte, afinal, são muitas as paisagens compostas por florestas, cachoeiras, céu límpido e exóticos animais que o país reúne! 

Outro diferencial do ecoturismo é o seu objetivo, pois, além do visitante contemplar e interagir com os cenários exuberantes, ele ainda aprende a preservá-los e jamais modificá-los. 

O ecoturismo é incrível, não é? Para começar a desvendar esse estilo de viagem, que tal conhecer o TOP 10 destinos de ecoturismo no Brasil que o Tô de Passagem Separou?! 

Chapada dos Veadeiros (GO)

Chapada dos Veadeiros

Consagrado destino de ecoturismo no Brasil, a Chapada do Veadeiros foi agraciada com o verde e as formações aquáticas de água doce do cerrado, o que significa um ambiente repleto de árvores e mata, assim como cachoeiras e lagoas cristalinas. 

Para explorar visualmente esse lugar, o turista certamente irá fazer trilhas, assim como terá a oportunidade de conhecer a vida marítima em mergulhos. 

E se a sua ideia é combinar a conexão com a natureza a um pouco de adrenalina, as atividades de aventura farão toda a diferença. Então, aproveite a tirolesa Voo do Gavião, rapel na cachoeira e as rotas feitas de bicicleta. 

Nobres (MT)

Rio Triste em Nobres

As águas de Nobres proporcionam momentos de imersão total na experiência do ecoturismo. Cachoeira Serra Azul, Aquário Encantado, Rio Triste, esses são alguns lugares para visitar e experimentar ver de perto a vida aquática. 

Mas o passeio vai muito além, levando em consideração as caminhadas e a passagem pela gruta Duta do Quebó, onde a aventura é garantida por meio da prática de bóia cross, que levará o visitante para uma caverna cheia de morcegos e, portanto, exige muita coragem! 

Lençóis Maranhenses (MA)

Lençóis Maranhenses

A combinação ecoturismo e clima praiano fica sob responsabilidade dos Lençóis Maranhenses, que proporciona aos viajantes momentos intensos diante das dunas de areia e belíssimas piscinas naturais. 

Ou seja, os passeios ecológicos podem ser feitos em ecossistemas distintos: de selva, praia, água doce ou salgada. 

Os esportes radicais também são grandes atrativos, a exemplo do trekking (caminhadas com nível de dificuldade elevado) e canoagem.  

Jalapão (TO)

Cachoeira da Formiga em Jalapão

Cânios, grutas, cachoeiras e povoados fazem do Parque Estadual do Jalapão um paraíso com mais de 11 mil quilômetros quadrados para quem almeja ter momentos de plena tranquilidade a fim de relaxar e refletir. 

As paisagens também são exuberantes, o que atrai qualquer um que queira fazer registros inspiradores. 

Além disso, a cultura local é rica demais com suas atividades peculiares, a exemplo do artesanato a partir do capim dourado. 

Fernando de Noronha (PE) 

Baia dos Porcos em Fernando de Noronha

Você já viajou para um oásis? Pois é, Fernando de Noronha entra nessa categoria, dadas as suas condições naturais: desenvolvimento de fauna e flora em meio a um ambiente inóspito (areia e altas temperaturas) por meio da água circundante.

E assim como deve ser em um oásis, o viajante será sempre surpreendido por cenários dignos de filmes. Um momento icônico em Fernando de Noronha é o pôr-do-Sol em meio às dunas, assim como o mergulho em águas esverdeadas e repletas de tartarugas e peixes.    

Brotas (SP) 

Brotas

Está afim de curtir a natureza com a galera e de uma forma mais radical? Então, Brotas é o destino ideal! O lugar, que é um conhecido destino de ecoturismo no Brasil, possui uma infraestrutura voltada aos esportes de aventura! 

O rafting, por exemplo, é uma das principais atividades realizadas no lugar. Imagine só navegar pelas águas de um rio para lá de movimentado com seus amigos. Será que vocês encaram as reviravoltas das águas juntos? 

Outro tipo de esporte que sem dúvida chama a atenção é o canionismo, cujo objetivo é usar a técnica de rapel para descer montanhas e cânions bem próximos de quedas d’água. 

Chapada dos Guimarães (MT) 

Chapada dos Guimarães

Vistas privilegiadas e banhos de cachoeira resumem a viagem para esse destino mato-grossense! 

Para respirar ar puro e admirar a beleza natural e de gigantes proporções, bons pontos são o Morro de São Jerônimo e o Mirante. 

Já no percurso do Complexo das Cachoeiras, o visitante poderá ver de pertinho a famosa cachoeira Véu da Noiva por exemplo. 

Jericoacoara (CE)

Jericoacoara

Mais uma alternativa para quem curte o clima litorâneo, Jeri, nasceu de uma vila de pescadores e atualmente tem sua beleza e ondas voltadas ao ecoturismo

As ondas foram mencionadas por um motivo especial, pois Jeri é um dos lugares mais procurados para a prática de kitesurf e windsurf. 

E, claro, as praias paradisíacas também são um grande chamariz para quem prefere relaxar sob o Sol ou caminhando com os pés na areia, visualizando os tons de verde do mar se encontrando ao azul do céu. 

Paraty (RJ) 

Paraty RJ: Praia de Fora

Uma preciosidade situada entre São Paulo e Rio de Janeiro, Paraty tem suas belezas naturais baseadas no fato do lugar ser rodeado por Mata Atlântica – há muitos parques e reservas ecológicas na região –, um dos fatores que enriquecem o ecoturismo no Brasil. 

A mata combinada à praia é uma característica que beneficia o turista, abrindo seu leque de possibilidades no que diz respeito às atividades propiciadas pelo destino: em Paraty, vão desde surf, mergulho, stand up padle, passeios de caiaque a trilhas e montain bike. 

Chapada Diamantina (BA)

Cachoeira da Fumacinha na Chapada Diamantina

Se até agora, os destinos conhecidos de ecoturismo no Brasil sempre tinham cachoeiras e mar, a Chapada Diamantina proporciona também muitos passeios ecológicos terrestres, sendo seus grandes atributos os cânions imponentes, cavernas e chapadões. 

Mas calma que nesse destino você também terá opções para se refrescar!

As grutas da Pratinha, Lapa Doce e Torrinha são exemplos que proporcionam uma iluminação diferenciada às águas, deixando um ar de mistério e mágica. 

Aliás, o que não falta ao ecoturismo no Brasil é mágica! Com tanta beleza, diversidade de formatos, cores e animais, você jamais irá querer parar de conhecer os destinos através desse estilo de viagem. 

Veja também no Tô de Passagem:

15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!
Conheça Os 15 Melhores Lugares Para Viajar Sozinho No Brasil!
Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?

Escrever um comentário