logo-to-de-passagem

Goiânia, GO: Guia para Visitar a Capital de Goiás

setastdp

Você sabia que Goiânia, em Goiás, é conhecida como “a capital verde do Brasil”?

O apelido carinhoso surgiu do fato de que, por muito tempo, Goiânia foi uma das cidades mais arborizadas do país. Isso, somado às belas paisagens urbanas e à rica bagagem cultural e histórica, concede à cidade um charme único que costuma encantar os turistas. 

Se você pensa em visitar Goiânia, prepare-se para ter acesso a uma variedade de lindos parques, museus, feiras, memoriais e até mesmo parques aquáticos. Em outras palavras, é um destino que garante a diversão da família toda e conquista viajantes dos mais diversos perfis. Quer uma prova? A gente te mostra. Aqui, vamos te apresentar alguns dos pontos mais imperdíveis de Goiânia, lugares e atrações que certamente merecem um lugarzinho no seu roteiro.

Continua a leitura que você vai descobrir:

Onde fica Goiânia? 

Como chegar em Goiânia? 

Clima em Goiânia 

Melhor época para visitar Goiânia 

Alta temporada 

Baixa temporada 

O que fazer em Goiânia: Começando pelos parques 

Parque Vaca Brava 

Parque Areião 

Parque Flamboyant 

Bosque dos Buritis 

Pontos turísticos de Goiânia: passeios super culturais 

Praça Cívica 

Mercado Central de Goiânia 

Museu Pedro Ludovico 

Memorial do Cerrado 

Museu de arte de Goiânia 

Museu Antropológico 

Feira do Cerrado 

Mercado Popular da Rua 74 

Vila Cultural Cora Coralina 

Centro Cultural Martim Cererê 

Centro Cultural Oscar Niemeyer 

Bônus para diversão: parques aquáticos em Goiânia 

Hot Park 

Três Ilhas Acqua Park 

Clube Goiânia Park 

Tem como não se apaixonar pelas terras de Goiás? 

Onde fica Goiânia?  

Não é exagero falar que Goiânia fica bem no coração do país. Afinal, esse município de Goiás está no Planalto Central, assim como a capital nacional, Brasília. As cidades estão, aliás, a cerca de 209 quilômetros uma da outra. 

A definição de Goiânia como capital do estado de Goiás foi parte de um plano chamado Marcha para o Oeste, empreitada do governo de Getúlio Vargas para levar mais gente para a região Centro-Oeste do Brasil. Hoje em dia, a cidade é a quinta maior do país (por área urbana), abrigando mais de 1.5 milhão de habitantes. É considerada um polo importante nos universos da medicina, moda e indústria (entre outros). Ao caminhar pelas ruas de Goiânia, você vai perceber que o cenário urbano tem um paisagismo bem planejado, com muitos prédios inspirados na arquitetura art déco

Como chegar em Goiânia?  

Quem vai visitar Goiânia e parte de outros estados pode optar por pegar um voo até o Aeroporto Internacional Santa Genoveva, que fica a cerca de 8 quilômetros do centro da cidade. Além disso, como as estradas da região são boas, também é perfeitamente possível – e, em muitos casos, melhor – ir até a capital goiana por vias terrestres.

Para quem deseja economizar no trajeto (já que Goiânia tem muitos mercados e feiras, vale a pena guardar uma graninha para gastar na cidade), a melhor opção é viajar de ônibus. Os percursos são tranquilos e as linhas saem de várias cidades de Goiás e dos estados vizinhos. Para te ajudar a ter uma noção melhor das distâncias, aqui estão os tempos de viagem até Goiânia partindo de alguns municípios famosos:

Brasília (GO): 3h45

Uberlândia (MG): 7h

Campo Grande (MS): 14h

Belo Horizonte (MG): 15h

Você vai descer no terminal rodoviário que fica bem no centro da cidade. O endereço é Rua 44, nº 399, Setor Central. Ah, e se quiser garantir uma viagem tranquila e econômica, que tal já ir providenciando as suas passagens para Goiânia

Clima em Goiânia 

Praça, em Goiânia, cheia de árvores e com bancos e postes nas laterais

Goiânia é uma das muitas belezas do cerrado brasileiro, um bioma com traços bem únicos que cobre 22% do território nacional. O clima em quase todas as regiões de cerrado é tropical sazonal, ou seja, estamos falando de verões com muitas chuvas (mas bem quentes) e invernos bastante secos.

Ao longo do ano, as temperaturas em Goiânia tipicamente variam entre os 15ºC e os 33º. Segundo o site Weather Spark, que monitora condições climáticas de diversas cidades ao redor do mundo, o mês mais quente do ano em Goiânia é outubro. Os dias mais frios, por outro lado, são os de junho. 

Na temporada mais seca, que vai de meados de abril até setembro, vale a precaução: tome cuidado com a baixa umidade do ar, que pode provocar mal-estar em quem não está acostumado. Lembre-se de reforçar a hidratação, hein?

Melhor época para visitar Goiânia 

Como mencionamos, Goiânia é um destino que tem muitas opções de atrações turísticas diferentes. Portanto, é possível visitar a cidade durante o ano todo, a depender das coisas que você deseja conhecer e de algumas outras preferências pessoais. 

Para programar direitinho a data da sua viagem, é importante saber como funcionam a alta e a baixa temporadas do turismo na cidade.  

Alta temporada 

A maior parte dos turistas considera que os melhores meses para visitar Goiânia são maio, junho, julho e agosto. Essa é a época em que os índices pluviométricos são mais baixos, isto é, quase não há chuvas capazes de atrapalhar os muitos passeios ao ar livre que a cidade oferece. 

Em geral, também é uma boa época para quem deseja fugir um pouco do calor, já que costuma trazer temperaturas um tanto mais amenas. 

Se você decidir ir nessa época, vale a pena planejar a viagem com antecedência. Assim você economiza nas passagens e hospedagem. Quanto mais economia, mais rolês imperdíveis você consegue fazer por lá.

Baixa temporada 

De novembro a março, o movimento turístico em Goiânia cai um pouco. É a baixa temporada na cidade, que acaba sendo bastante acometida por chuvas nesse período. 

Embora não seja a opção mais querida pelos turistas, viajar na baixa temporada pode ser uma boa se você deseja economizar, já que é a época em que os serviços como hospedagens e passeios guiados estão mais baratos. Além disso, para quem sofre de problemas respiratórios, é interessante fugir do clima seco da alta temporada. 

O que fazer em Goiânia: Começando pelos parques 

Parque em Goiânia com lago no meio, cercado por árvores e céu azul refletindo nas águas

Agora sim, finalmente chegou a hora: vamos começar a nossa tour por Goiânia! 

Como comentamos na introdução, um dos traços mais encantadores da capital goiana é que ela é bastante arborizada. Para aproveitar isso, vale a pena conhecer os muitos parques que se espalham por vários pontos da cidade e podem render passeios maravilhosos. 

Abaixo, listamos alguns dos melhores parques de Goiânia. 

Parque Vaca Brava 

O Parque Vaca Brava é um queridinho de Goiânia: está, sem dúvidas, entre um dos lugares mais visitados pelos locais. Isso porque a paisagem criada pelo contraste entre as árvores e os prédios é belíssima, formando um plano de fundo ideal para uma tarde relaxante. Os visitantes se reúnem especialmente ao redor do belo chafariz, e as crianças podem se divertir à vontade nos brinquedos dos parquinhos.

O endereço do Vaca Brava é Avenida T-10 (s/nº), em Setor Bueno, e ele está aberto todos os dias, 24 horas por dia. 

Parque Areião 

Se você curte ter um contato mais direto com a natureza sem sair da cidade, vai adorar o Parque Areião.

Ele é um verdadeiro oásis verde situado no coração da paisagem urbana, e tem até trilhas por dentro de uma mata. Além de apreciar a atmosfera de frescor proporcionada pela vegetação, você verá de perto vários animais da fauna local, como o mico-leão-dourado. Também é um ótimo lugar para fazer uma caminhada ou dar uma corridinha.

O Parque Areião funciona diariamente, das 10h às 18h, e fica na Avenida Areião, s/nº, Setor Pedro Ludovico. 

Parque Flamboyant 

No Parque Flamboyant, o destaque vai para os dois lagos que conferem um ar todo especial a esse espaço que também conta com a estrutura perfeita para um bom passeio em família. Além da extensa área verde, há pistas dedicadas a atividades como corrida e ciclismo, além de brinquedos para crianças e um jardim japonês que é uma gracinha. É um ambiente encantador e ótimo para se fazer piqueniques!

O Parque Flamboyant fica na Rua 15, nº 103-157, bairro de Jardim Goiás, e tem funcionamento 24 horas. 

Bosque dos Buritis 

Bosque com lago no centro, cheio de árvores a sua volta e aos arredores altos prédios de Goiânia

Prepare-se para conhecer o parque de Goiânia que mais carrega história, já que também é um dos mais antigos da cidade: o Bosque dos Buritis. Com uma vegetação exuberante, tem também um belo lago cheio de peixinhos, parques infantis, mesas ao ar livre e várias áreas perfeitas para a prática de esportes. Ah, no interior do parque, você também vai encontrar o Museu de Arte de Goiânia, sobre o qual falaremos mais daqui a pouco.

A localização do Bosque dos Buritis é Avenida Assis Chateaubriand, s/nº, Setor Oeste, e o espaço fica aberto 24 horas por dia. 

Pontos turísticos de Goiânia: passeios super culturais 

Agora que você já sabe aonde ir para relaxar em meio às amostras da natureza do cerrado, que tal conhecer alguns dos muitos passeios culturais de Goiânia?

Esse é, aliás, um dos fortes do turismo na cidade: ela está cheia de atrações que unem história, tradição, entretenimento e aprendizado em programas verdadeiramente fascinantes. Confira, abaixo, uma lista de pontos turísticos de Goiânia que merecem um pouco do seu tempo. 

Praça Cívica 

A Praça Cívica, como é conhecida a Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, é o maior cartão-postal de Goiânia, já que representa o marco zero do espaço urbano. O destaque do espaço é o Monumento às Três Raças, uma grande escultura que homenageia os vários povos que deram origem à população de Goiânia. 

Ao redor da praça, estão o Centro Administrativo (onde atua a gestão financeira do estado) e muitos dos principais exemplares da arquitetura art déco da cidade. Vale a pena caminhar pelas imediações e prestar atenção nos detalhes dos prédios! A Praça Cívica fica no coração do Setor Central. 

Museu Pedro Ludovico 

Você deve ter percebido que não é a primeira vez que o nome de Pedro Ludovico aparece neste texto, não é mesmo? 

Pois é, se você se interessa pela história de Goiânia, vai ouvir falar nele muitas outras vezes: Pedro foi o responsável por fundar a cidade. Por isso, a casa onde ele morou, uma bela construção art déco erguida em 1934, se tornou um museu que é uma verdadeira viagem no tempo. 

O acervo do Museu Pedro Ludovico inclui objetos de uso pessoal dessa importante figura política, mobiliário original do século passado, fotografias, livros e documentos antigos e muitos outros itens históricos. Com entrada gratuita, o museu funciona de terça a sexta, das 9h às 17h, e das 9h às 15h nos finais de semana. Ele fica na Rua Dona Gercina Borges Teixeira, nº 133, Setor Sul. 

Mercado Central de Goiânia 

Casal saboreando doces no Mercado Municipal

O Mercado Central de Goiânia é um verdadeiro clássico. Embora não seja muito grande (tem dois andares e um pouco mais de cem lojas), ele é bem tradicional e representa um ponto super importante para o comércio da região. O mercado oferece uma seleção espetacular de produtos artesanais e ingredientes como carnes e temperos, além de ter ótimas lanchonetes. 

Você pode fazer suas comprinhas de segunda a sexta, das 7h às 18h, e das 7h às 15h no sábado. O endereço é Rua 3, nº 322, Setor Central. 

Ah! E se assim como a gente, você é dessas pessoas que curte muito um rolê pelos mercados dos destinos por onde passe, a gente tem um conteúdo exclusivo sobre os maiores mercados municipais do Brasil, pra te ajudar nas próximas viagens. 

Memorial do Cerrado 

O Memorial do Cerrado é, sem dúvidas, o ponto mais único de Goiânia. Localizado no interior do Campus II da PUC Goiás, o memorial é uma instalação criada com propósitos científicos e turísticos. Ele recria diversas formas de interação entre o ser humano e a rica natureza do cerrado: durante o passeio, você passará por uma vila cenográfica e por representações em tamanho real de quilombos contemporâneos e aldeias indígenas.

Além disso, o Memorial do Cerrado – que chegou a ser eleito como o local mais bonito de Goiânia em 2008 – também abriga o Museu de História Natural e várias trilhas ecológicas.

Os passeios guiados precisam de agendamento prévio e ocorrem de terça a domingo, das 7h às 17h. As entradas custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). O endereço é Avenida Engler, s/nº, Jardim Mariliza. 

Museu de Arte de Goiânia 

Lembra do Bosque dos Buritis, parque do qual falamos antes?

Durante seu passeio por ele, não deixe de conhecer o Museu de Arte de Goiânia (MAG), espaço inaugurado em 1970 que se dedica inteiramente à preservação e propagação das artes visuais. O acervo é composto por peças de artistas locais, incluindo fotografias, esculturas, pinturas, colagens e muito mais. Além das exibições fixas, o MAG também recebe exposições temporárias frequentemente.

É possível visitar o museu de terça a sexta, das 9h às 17h (com uma pausa para almoço das 12h às 13h), e das 8h às 18h nos sábados e domingos. 

Museu Antropológico 

Como viviam as antigas tribos indígenas da região onde hoje fica o perímetro urbano de Goiânia?

Se você gostaria de conhecer as respostas para essa pergunta, vai adorar conhecer o Museu Antropológico. Mantido pela Universidade Federal de Goiás, o lugar é um centro científico dedicado à pesquisa e preservação dos aspectos culturais de povos que deram origem à sociedade goiana. O acervo inclui vários objetos de importância etnográfica, religiosa e arqueológica, e proporciona um aprendizado imenso para quem se interessa pela história dos povos indígenas pré-colombianos.

O Museu Antropológico fica na Avenida Universitária, nº 1166, Setor Universitário. Não é preciso pagar entrada e as visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 17h.

Feira do Cerrado 

Feira de rua com pessoas passeando no meio dela

Se você tiver uma manhã de domingo livre em Goiânia, não deixe de visitar a Feira do Cerrado. Para quem gosta de feirinhas de artesanato, daquelas que enchem as ruas de barraquinhas de produtos variados, esse é o programa perfeito! Realizada atrás do Estádio Serra Dourada, a feira é considerada a maior de seu tipo em toda a região Centro-Oeste.

Além de ter itens artesanais diversos, incluindo artigos de decoração, acessórios e vestuário, a Feira do Cerrado se destaca pela maravilhosa seleção de comidas típicas vendidas pelos feirantes. Pode ir sem tomar café da manhã, tá?

A feira ocorre todos os domingos, das 9h às 13h, na Rua 72 (Parque da Criança), em Jardim Goiás. 

Além da visita ao Mercado Central de Goiânia, outro ótimo rolê para os fãs de mercados populares é dar um pulinho no Mercado Popular da Rua 74.

Inaugurado em 1954, esse é outro ponto de comércio tradicionalíssimo. Mas não basta olhar as muitas barraquinhas dos produtores locais: tente ir com um tempinho de sobra para se sentar em algum dos bares e desfrutar de uma maravilhosa cachaça artesanal. Ah, e é claro, não faltam aperitivos maravilhosos para acompanhar! Além disso, frequentemente, o mercado recebe programações culturais como shows de música e apresentações diversas.

O endereço é Rua 74, nº 329, Setor Central. Os horários de funcionamento são bem extensos: de segunda a sábado, das 7h às 23h.

Vila Cultural Cora Coralina 

Não dá para falar de turismo em Goiânia sem mencionar os muitos centros culturais maravilhosos da cidade, dedicado à memória de uma das mais importantes poetisas brasileiras. A Vila Cultural Cora Coralina é um deles! Trata-se de um espaço dedicado a enriquecer o centro da cidade por meio de exposições de artes visuais e artes plásticas. Também recebe eventos como lançamentos de livros, feiras artísticas e muito mais.

Para saber o que estará rolando na Vila Cultural durante a sua viagem, vale a pena conferir a programação no perfil oficial do espaço no Instagram. O lugar está aberto todos os dias, das 9h às 17h, e fica na Rua 3 (s/nº), Setor Central.

Centro Cultural Martim Cererê 

Para quem adora um rolê alternativo, o Centro Cultural Martim Cererê é um ponto turístico imperdível. 

Ele é mantido pela Secretaria de Cultura e voltado especialmente para atividades de cinema, dança, música, teatro e performance. Quer assistir a uma boa peça ou curtir um festival de música? Agora você já sabe aonde ir. Ah, um fato curioso é que o centro está construído no espaço onde antes ficavam os reservatórios de água responsáveis por abastecer o Setor Sul.

Para conhecer a programação do Centro Cultural Martim Cererê, basta acessar o perfil oficial no Instagram. Os espetáculos ocorrem de segunda a domingo, em horários variados, e o endereço é Rua 94-A, Setor Sul. 

Centro Cultural Oscar Niemeyer 

Em termos de arquitetura, o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) é com certeza um dos espaços mais incríveis de Goiânia. Trata-se de um ambiente projetado pelo grandioso artista de mesmo nome, ponto turístico imperdível para quem aprecia a genialidade dessa grande figura. Além de conferir as exposições temporárias que o espaço recebe frequentemente, vale a pena visitá-lo em horário estratégico só para ver o sol se pondo entre as belas construções. É uma vista lindíssima!

Um pouquinho afastado do centro da cidade, o CCON fica na Avenida Deputado Jamel Cecílio, quilômetro 1, e funciona diariamente das 8h às 22h. 

Bônus para diversão: parques aquáticos em Goiânia 

Criança descendo o toboágua e indo direto para dentro da piscina

Se essa variedade sensacional de espaços verdes, passeios históricos e centros culturais ainda é pouco para você, a gente tem uma sugestão para dar uma agitada maior ainda no roteiro da sua viagem por Goiânia. Que tal tirar um dia para se divertir em um parque aquático?

Pois é, a capital de Goiás está cheia de ótimas opções para quem deseja tirar a roupa de banho do armário e curtir um dia animado com a família inteira. Abaixo, a gente te mostra alguns dos parques aquáticos mais queridos de Goiânia. 

Depois, aproveita pra dar uma olhada nesse outro conteúdo exclusivo, onde listamos alguns dos melhores parques aquáticos do Brasil!

Hot Park 

Quem topa estender um pouco a viagem para visitar o Hot Park nunca se decepciona. Ele fica no município de Rio Quente, a mais ou menos 180 quilômetros de Goiânia, e é considerado um dos melhores parques aquáticos da América Latina.

Esse é um ponto turístico que promete agradar todo mundo: se você quer tomar um banho tranquilo, não faltam piscinas rasinhas perfeitas para isso. Os fãs de adrenalina também vão adorar, já que as mais de 20 atrações do parque incluem brinquedos como o Hot Race, que tem 3 tobogãs de 110 metros de altura.

O Hot Park funciona todos os dias, das 10h às 17h, e o ingresso para adultos custa R$ 139,00. Para crianças de 5 a 11 anos, a taxa é de R$ 119,00. Os detalhes como opções de pacotes e outras condições promocionais podem ser conferidos no site do espaço.

Três Ilhas Acqua Park 

O Três Ilhas Acqua Park é um complexo aquático especialmente pensado para proporcionar diversão a visitantes de todas as idades. É que além dos brinquedos e parques temáticos voltados para os pequenos, o espaço também oferece lagos para pesca esportiva, para que os adultos se divirtam na mesma proporção! Ah, o lugar tem um bom restaurante, perfeito para repor as energias depois de curtir bastante.

Para aproveitar o Três Ilhas Acqua Park, as entradas custam R$ 50,00 de terça a sábado e R$ 70,00 nos domingos e feriados. Crianças de 4 a 11 anos pagam R$ 20,00. O parque funciona das 9h às 16h e o endereço é Rua SC 57, Quadra A, Lote 1 2, Setor Bairro, São Carlos. 

Clube Goiânia Park 

Ótima opção para quem curte parques aquáticos mais conectados com a natureza, o Clube Goiânia Park é um espaço de lazer cheio de áreas verdes que deixam as brincadeiras na água ainda mais divertidas. Um pouco afastado do centro da cidade, é um refúgio perfeito para quem quer fugir da correria do cotidiano e curtir um momento de sossego com a família.

As atrações incluem piscinas infantis e adultas, playground, bar, restaurante, sinuca, tobogãs e até um escorregador gigante. A beleza do espaço é, com certeza, um bônus para a experiência.

Os ingressos para o Clube Goiânia Park são bem acessíveis: custam R$ 20,00 para adultos e R$ 5,00 para crianças de 7 a 11 anos. Crianças de até 6 anos entram de graça. O parque funciona apenas aos sábados e domingos, das 9h às 17h, e fica na Avenida Dom Pedro II, nº 360, Setor Sítio Recreio Mansões do Campus (Chácaras de Recreio Samambaia). 

Tem como não se apaixonar pelas terras de Goiás? 

Letreiro "eu amo Goiânia" com prédios da cidade atrás

Vai, pode dizer… não tem!

Se apaixonar por Goiânia é inevitável para quem tem a oportunidade de aproveitar as vivências únicas que a cidade proporciona. Poucos lugares têm uma variedade tão versátil de atrações turísticas e um charme tão especial quanto o da capital de Goiás. Por isso, se você está buscando um destino para viagens em grupo ou em família, esse é o lugar perfeito: em Goiânia, a única coisa que você não vai encontrar é tédio.

E aí, fala para a gente nos comentários: qual atração da nossa lista chamou mais a sua atenção?

Ah, e se você curtiu a leitura, confira nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem! Todos eles têm dicas tão valiosas quanto as que você acabou de ler, e com certeza vão deixar seus passeios pelo Brasil ainda mais inesquecíveis.

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem