O Melhor do Turismo no Cerrado Brasileiro

setastdp

 

O cerrado brasileiro é gigante. Que tal conhecer as grandiosas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, descobrir os fervedouros do Jalapão ou explorar a história do país por meio de uma visita à capital nacional?

Essas são apenas algumas das possibilidades que aguardam por você na região do cerrado. Conhecida como “savana brasileira”, a área guarda surpresas fascinantes para quem gosta de contato com a natureza e de turismo cultural.

Os fãs do ecoturismo podem comemorar, já que a área é cheia de trilhas incríveis e de belezas naturais de tirar o fôlego. Mas ela não se resume a isso: é também repleta de cidades históricas e de outros pontos de grande importância sociológica.

Afinal, estamos falando de uma região bem ampla, um bioma que se estende por muitos estados e que apresenta uma variedade imensa de roteiros turísticos. Por isso, montamos este conteúdo pensado especialmente para te apresentar um pouco do que você poderá conhecer e vivenciar ao desbravar o cerrado.

E aí, as malas já estão prontas?

Aqui, você vai ver:

O que é o cerrado?

Qual o clima no cerrado e as melhores épocas para visitar? 

Quais os passeios turísticos mais famosos no cerrado? 

Safari no cerrado 

Visita à cavernas e grutas 

Turismo cívico e histórico

Restaure suas energias no cerrado

Principais destinos no cerrado brasileiro

Brasília – Distrito Federal

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Goiás

Diamantina – Minas Gerais

Bonito – Mato Grosso do Sul

Parque Estadual do Jalapão – Tocantins

Aproveite o que o cerrado tem de melhor! 

O que é o cerrado brasileiro?

Cerrado no Brasil

O cerrado é o segundo maior bioma do Brasil. Essa região de características tão singulares cobre cerca de 22% do território nacional (sim, isso tudo), de modo que só perde para a floresta amazônica em termos de extensão.  

Esse bioma domina principalmente a região central do país, em especial os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Minas Gerais, embora também marque presença em outros estados.

O que encanta mesmo é que o cerrado se destaca por sua grande biodiversidade, isto é, pela quantidade imensa de espécies animais e vegetais que existem por lá. Ao visitar a região, você vai se deparar tanto com árvores grandiosas quanto com tipos variados de bromélias, orquídeas e cactos.

Uma coisa é certa: as paisagens do cerrado têm tudo para ficar na sua memória.

Qual o clima no cerrado e as melhores épocas para visitar?

O cerrado é uma área de clima tropical sazonal, o que significa que os verões são muito chuvosos e que a região fica bastante seca no inverno. Não se deixe enganar pelas chuvas: o verão no cerrado ainda pode ser bem quente, chegando aos 40º. 

Por isso, procure planejar sua viagem para que ela ocorra na primavera ou no outono. Nessas estações, as temperaturas no cerrado são mais moderadas e te permitirão aproveitar tranquilamente os roteiros por lá.

Quais os passeios turísticos mais famosos no cerrado brasileiro?

Embora o cerrado tenha atrações para todos os gostos, a maioria dos passeios turísticos populares na região envolvem ecoturismo e visitas às várias belezas naturais desse bioma tão rico. 

Além disso, a área também tem cidades de grande relevância histórica e social, que contam com alguns dos monumentos mais icônicos do país.

Confira abaixo algumas das coisas que você poderá fazer ao visitar o cerrado. Já dá para ir imaginando seu roteiro dos sonhos, hein?

Safari no cerrado

Que tal visitar o lobo-guará em seu habitat natural com toda a segurança do mundo?

O apelido de savana brasileira não veio à toa. Com auxílio dos biólogos do projeto Onçafari, você poderá cruzar os campos abertos do cerrado de carro, enquanto observa as espécies nativas da região.

É uma ótima oportunidade para quem gosta de ver de perto a vida selvagem e, é claro, tirar fotos incríveis.

Visitas às cavernas e grutas

Cavernas no cerrado

As belas formações geológicas do cerrado passam por imensos planaltos, chapadões e um número imenso de grutas e cavernas. 

Por toda a extensão do bioma, há trilhas de diversos níveis de dificuldade para conhecer grutas de beleza mágica, como é o caso da Gruta do Lago Azul, em Bonito, Mato Grosso do Sul.

A grandiosidade dessas formações ainda pode vir acompanhada de relaxantes banhos, já que muitas das cavernas e grutas são cortadas por rios.

Turismo cívico e histórico

Nem só de belas paisagens vive o turismo no cerrado: a região também é conhecida por ter localidades que são consideradas marcos históricos para o país. 

Em Brasília (Distrito Federal), por exemplo, você poderá conhecer museus, memoriais e monumentos que se tornaram grandes símbolos nacionais. Nas cidades mais antigas como Diamantina, em Minas Gerais, ainda existem construções datadas do auge da economia mineradora. 

Antes de decidir o que você vai visitar primeiro, continue lendo para ver sugestões mais detalhadas de destinos e algumas dicas interessantes para a viagem.

Restaure suas energias no cerrado brasileiro

Além de sua beleza ímpar, a natureza do cerrado também tem a fama de carregar algumas propriedades místicas, o que torna o bioma um prato cheio para quem é fã de turismo esotérico

A reputação gira principalmente ao redor dos minérios da região, como os cristais de quartzo, que têm o poder de realinhar suas energias interiores e te ajudar a se reconectar com a espiritualidade. A Chapada dos Veadeiros é a queridinha dos místicos: existem, inclusive, inúmeras comunidades hippies e alternativas por lá.

Você pode nem acreditar muito na parte mística, mas é impossível não se sentir restaurado após alguns dias de imersão nos tesouros naturais que o cerrado guarda. 

E aí, já se animou para conhecer a região?

Para facilitar seu planejamento, elencamos alguns dos destinos turísticos mais populares desse vasto bioma na lista que você vê abaixo.

Principais destinos no cerrado brasileiro

Chegou a hora de conhecer algumas cidades que compõem a exuberância do cerrado brasileiro. 

Independentemente do destino escolhido, visitar o cerrado é garantia de que você vai se encantar com as vistas exuberantes e as histórias maravilhosas que ele tem a oferecer.

E aí, vamos lá?

Brasília (DF)

Cerrado brasileiro: Brasília, DF

Uma cidade meticulosamente planejada que se destaca por sua arquitetura e por sua importância política: Brasília, a capital nacional, tem muitas atrações interessantes para quem gosta de turismo histórico. 

Os pontos mais imperdíveis são as atrações do Eixo Monumental, avenida que fica bem no centro e que conta com o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, entre outras construções importantes. 

Você também terá a chance de conhecer a morada presidencial, o Palácio da Alvorada. Se quiser aprender mais ainda sobre a história do país, não deixe de visitar o Memorial JK e o Museu Nacional.

Uma boa dica para se livrar de preocupações na estrada e ainda viajar com economia é pegar um ônibus para conhecer a capital. Se quiser, confira algumas passagem para Brasília em promoção.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

Cerrado Brasileiro - Chapada dos Veadeiros

Quando estiver fazendo as trilhas incríveis da Chapada dos Veadeiros, você vai se deparar com nascentes, rios cristalinos, cachoeiras grandiosas e formações geológicas de bilhões de anos.

Uma das paradas obrigatórias é a Cachoeira de Santa Bárbara, próxima à comunidade quilombola Kalunga, onde você poderá tomar aquele banho para renovar as energias. Também é possível fazer isso nas cachoeiras Almécegas I e Almécegas II, na Fazenda São Bento. Não deixe de visitar também o Vale da Lua, onde as pedras parecem formar portais mágicos.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ocupa cerca de 240.586 hectares e o principal município englobado por ele é Alto Paraíso de Goiás, que fica a aproximadamente 425 quilômetros da capital, Goiânia, e 223 quilômetros de Brasília.

Aproveite para dar uma olhada nessas passagens de ônibus para Alto Paraíso.

Diamantina (MG)

Cerrado Brasileiro - Diamantina, MG

Localizada a cerca de 296 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte, Diamantina é parte da famosa Rota do Ouro. O charmoso município está cheio de construções que datam do século XVIII e rendem belas fotos, especialmente na Rua da Quitanda.

É lá também a terra natal do ex-presidente Juscelino Kubistchek, e é possível até visitar uma das casas onde ele morou, que hoje é um museu. Além disso, a Igreja São Francisco de Assis também dá um passeio interessante.

Ah, e se quiser fazer uma pausa nos roteiros históricos para tomar um banho de cachoeira, dê um pulo no Parque Estadual do Biribiri.

No fim das contas, não é à toa que a Unesco concedeu a Diamantina o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Para ir de ônibus até lá, cheque as passagens para Diamantina.

Bonito (MS)

Cerrado Brasileiro - Bonito

Um dos destinos de ecoturismo mais populares do país, Bonito guarda muitas maravilhas naturais do cerrado. Esse tranquilo município, que fica a aproximadamente 300 quilômetros da capital do estado, Campo Grande, é o sonho de quem deseja fugir da agitação das cidades grandes.

Ao visitar a cidade, você poderá flutuar nas águas cristalinas do Rio Sucuri e da Nascente Azul (são experiências relaxantes inesquecíveis!) e conhecer a Gruta do Lago Azul, uma caverna de coloração única e 90 metros de profundidade. 

Quem gosta de esportes radicais terá a chance de praticar rapel dentro de uma caverna, no Abismo Anhumas. Além dessas atrações, vale a pena conhecer o Parque das Cachoeiras, propriedade cheia de quedas d’água fascinantes.

Se quiser vivenciar tudo isso, garanta suas passagens de ônibus para Bonito.

Parque Estadual do Jalapão (TO)

Cerrado brasileiro - jalapão

A natureza do Parque Estadual do Jalapão é tão única que lá é possível até mesmo mergulhar sem afundar.

Inusitado, não?

É que as águas nos fervedouros do Jalapão brotam com tanta pressão que dá para flutuar neles com muita facilidade. Os mais imperdíveis são o Fervedouro do Ceiça e o Fervedouro Bela Vista.

Embora sejam fenômenos únicos e belíssimos, os fervedouros não são tudo que o lugar tem a oferecer: você também não pode deixar de conhecer a grande Cachoeira da Velha, onde poderá pegar um caiaque ou praticar rafting. Adrenalina não falta!

Vale a pena também fazer a trilha que leva até o topo da Serra do Espírito Santo, que garante uma vista inacreditável

Chegar a esse paraíso pode ser um pouco trabalhoso: a recomendação é ir de ônibus até a capital do estado, Palmas, e de lá aproveitar alguma das linhas diretas que percorrem os 305 quilômetros até Mateiros.

Confira já algumas das melhores passagens para Palmas.

Aproveite o que o cerrado tem de melhor!

Depois dessa lista de destinos incríveis, ficou bem evidente que qualquer roteiro para a região do cerrado é digno de ficar na memória.

De passeios históricos a trilhas que te colocarão em contato direto com a natureza silvestre, esse vasto bioma tem encantos para todos os tipos de viajantes. No fim das contas, parece que o único lado ruim de viajar para o cerrado é ter que escolher qual destino visitar primeiro, não é mesmo?

E se você estiver em busca de como chegar nessas maravilhas, nós também ajudamos. Encontre passagem para Goiás. 

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem