Você gosta de conhecer museus, memoriais e edifícios marcados por sua importância na história do Brasil?
Para quem curte turismo cultural, uma parte fundamental é o turismo cívico, aquele que foca em passeios voltados para aprender mais sobre a constituição social e política do país, um destino que não pode faltar na lista de viagens é Brasília. Essa cidade carregada de bagagem histórica é também um tesouro para os fãs de arquitetura e urbanismo, já que foi meticulosamente planejada e guarda muitas obras do grandioso Oscar Niemeyer.
Em Brasília, você poderá vivenciar experiências que só mesmo uma cidade com uma trajetória tão única é capaz de oferecer. Para te ajudar a aproveitar, fizemos um guia com tudo que você precisa saber para curtir o melhor da nossa capital federal.
Continua a leitura que vamos te mostrar:
Catedral Metropolitana de Brasília
O que fazer em Brasília: passeios para apreciar
Mirante da Torre de Tv e Feirinha
Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Água Mineral – Parque Nacional de Brasília
Aproveite o turismo cívico e conheça Brasília!
Onde fica Brasília?
De maneira simplificada, a cidade de Brasília fica no estado de Goiás, na região Centro-Oeste do país. É parte de uma área chamada Planalto Central. Mas o status oficial do lugar, vez ou outra, causa confusão até em quem tem boas noções de geografia brasileira: embora fique em Goiás, Brasília é tecnicamente parte do Distrito Federal, uma unidade federativa independente de outros estados (em termos administrativos).
Na prática, para curtir sua viagem, você só precisa saber que Brasília está situada na porção nordeste do estado de Goiás, bem na divisa com Minas Gerais. Ela também fica a pouco mais de 200 quilômetros da capital de Goiás, Goiânia.
Como chegar em Brasília?
Já que Brasília fica em uma parte bem central do Brasil, costuma ser de fácil acesso para turistas de todas as regiões. Para chegar até a cidade, ainda que você possa pegar um voo e descer no único aeroporto de lá, o Aeroporto Internacional de Brasília – BSB, a gente sabe que as passagens aéreas costumam pesar um pouco no bolso.
Para quem prefere uma alternativa mais econômica, a melhor pedida para ir até a cidade é viajar de ônibus. Como o perímetro urbano da capital federal e seus arredores contam com uma infraestrutura bem planejada, as estradas são ótimas.
Você vai descer no Terminal Rodoviário de Brasília, que está localizado no final da Asa Sul (SMAS, Trecho 4, Conjunto 6/5, Asa Sul). Fica bem perto do Park Shopping e ao lado da estação de metrô chamada Estação Shopping. Portanto, é fácil pegar ônibus saindo do Terminal para qualquer parte da cidade.
Para te ajudar a ter uma noção de distância, aqui estão os tempos de viagem (de ônibus) entre Brasília e algumas outras cidades famosas:
Belo Horizonte: 11 horas
Campinas: 19 horas
Rio de Janeiro: 20 horas
São Paulo: 20 horas e 30 minutos
Se quiser, você já pode providenciar as suas passagens de ônibus para Brasília.
Clima em Brasília
O tipo de clima que você vai encontrar em Brasília recebe o nome oficial de “tropical de estações úmida e seca”. Como o próprio nome sugere, a cidade é marcada por dois períodos bem distintos: um caracterizado por muitas chuvas, de outubro a abril, e uma época de seca, que vai de maio a setembro.
Embora essas sejam as estações mais definidas do clima brasiliense, a verdade é que a temperatura e o tempo podem variar radicalmente durante o dia. Se prepare para levar chuva e depois ver um solzão! Em alguns dias, é possível se deparar com temperaturas mínimas inferiores a 20ºC e máximas que beiram os 30º.
Para aproveitar bem os pontos turísticos (já que o ideal é conseguir circular pelas ruas da cidade entre uma atração e outra), o melhor é fugir das chuvas. Muitos consideram que a época perfeita para visitar Brasília é de maio a agosto, no meio da estação seca.
Ah, durante a sua viagem, a gente recomenda que você beba bastante água, para prevenir qualquer mal-estar causado pela desidratação. É um clima realmente bem seco. Além disso, pode caprichar no protetor solar, já que os níveis de radiação ultravioleta são altos (em todas as épocas do ano).
A história de Brasília
Em tempos pré-colombianos, a região do Planalto Central era o lar de várias etnias indígenas, incluindo xacriabás, acroás, javaés e muitos outros. Lá pelo século 18, já em uma fase avançada da colonização europeia, a área se tornou uma importante rota de viagem para garimpeiros que extraíam minérios no Mato Grosso e em Goiás.
Naquela época, a capital do país era o Rio de Janeiro, e a região de Brasília não era muito desenvolvida em termos de infraestrutura. Poucos anos depois, já havia grupos diversos (políticos, jornalistas, militares etc) que sugeriam mudar a capital para que ela passasse a ficar em uma área mais central do Brasil. Mas foi só no final do século 19, por volta de 1891, que esse anseio começou a tomar forma: a partir desse período, várias expedições de reconhecimento foram enviadas ao Planalto Central, que foi extensamente mapeado.
No dia 7 de setembro de 1922, cem anos depois da Independência do Brasil, a primeira pedra da nova capital federal foi assentada no interior de Goiás. Deu-se início a uma longa trajetória de planejamento e construção, processo que foi especialmente impulsionado pelos anos de governo do ex-presidente Juscelino Kubitscheck. Só depois de tudo isso, na década de 1970, Brasília passou a ser a capital do Brasil.
Pontos turísticos de Brasília
Quando foi inaugurada, Brasília causou fortes emoções nos visitantes que vinham de outras partes do país: a cidade era o resultado de um plano de modernização. Por isso, sua arquitetura diferenciada e ruas minuciosamente distribuídas davam a ela um ar futurista que não era encontrado em nenhum outro lugar.
Hoje em dia, é claro, estamos todos mais acostumados com a aparência da capital federal, mas a verdade é que ela continua provocando certo fascínio nos turistas. Além de se admirar com o aspecto urbano peculiar que você vai observar ao caminhar por lá, não deixe de conhecer os icônicos pontos turísticos de Brasília que listamos aqui embaixo.
Estádio Mané Garrincha
Também chamado de Estádio Nacional de Brasília, o Estádio Mané Garrincha foi originalmente inaugurado em 1974. Entretanto, a versão que você vai conhecer é mais recente, já que o espaço passou por uma reconstrução em 2014 por causa da Copa do Mundo sediada no Brasil.
O Estádio Mané Garrincha com certeza vai chamar sua atenção pela arquitetura única, que exibe 288 colunas de concreto na parte externa. Capaz de receber quase 72.000 pessoas, a estrutura impressiona por sua grandiosidade, que você pode apreciar por fora e por dentro.
A visitação para conhecer a parte interna do estádio é gratuita e realizada aos sábados, das 9h às 11:30h. O endereço é SRPN Arena BRB Mané Garrincha – Asa Norte.
Catetinho
Que tal visitar a casa que foi a primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek em Brasília?
Se você imaginou um palácio sofisticado, se enganou. O Catetinho é, na verdade, uma modesta estrutura de madeira de apenas dois andares. Essa charmosa casa foi o lar do ex-presidente durante a fase de construção de Brasília e, hoje, abriga um simpático museu repleto de objetos pessoais dessa importante figura política.
O Catetinho fica a cerca de 30 quilômetros do Plano Piloto (como é conhecido o centro urbano de Brasília). É no quilômetro 0 da BR 040, em direção ao Gama. A visitação gratuita ocorre de terça a domingo, das 9h às 17h.
Catedral Metropolitana de Brasília
A construção que vamos te mostrar agora é uma das peças mais importantes da arquitetura brasiliense.
Primeiro monumento erguido na cidade, a Catedral Metropolitana de Brasília é o produto máximo da genialidade de Oscar Niemeyer. Sua estrutura cheia de curvas ousadas é revestida por vidro, o que concede ao interior do espaço uma luz natural incrível. As esculturas dos três anjos, que pendem do teto, direcionam o olhar dos fiéis e dos visitantes para o céu. E esses são apenas alguns dos detalhes impressionantes desse templo único.
Para conhecer todo o potencial da Catedral Metropolitana de Brasília, você pode visitá-la na Esplanada dos Ministérios, lote 12. Só é possível visitar o interior durante as missas, então você pode ficar de olho na programação no site oficial.
Palácio do Planalto
Não tem como visitar Brasília sem conhecer a grande Praça dos Três Poderes. Esse amplo espaço está rodeado pelas sedes das três instâncias da organização política brasileira: os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Inaugurado em 1960, o Palácio do Planalto é a casa do Executivo. Você com certeza já viu as imagens de algum presidente subindo a famosa rampa do Palácio, formalidade que ocorre durante as cerimônias de posse. Além de grandes salões para banquetes e eventos, salas de reunião, gabinetes (Civil, Militar e da Presidência) e bibliotecas, a estrutura do Palácio abriga também um mobiliário sofisticado.
É possível conhecer o interior da estrutura nas visitas guiadas, que são gratuitas e ocorrem aos domingos, das 9h30 às 14h30. Para mais informações, você pode consultar o site oficial do Palácio do Planalto.
Museu Histórico de Brasília
Ao caminhar pela Praça dos Três Poderes, você passará por um prédio de concreto armado que tem a escultura da cabeça de Juscelino Kubitscheck em sua fachada. É o Museu Histórico de Brasília.
Também conhecido como Museu da Cidade, esse importante ponto turístico foi inaugurado em 1960 e tem como objetivo preservar as memórias da construção de Brasília. Estamos falando do museu mais antigo da capital federal! Por lá, as principais atrações não são artigos históricos, e sim textos e imagens. A estrutura do Museu Histórico tem as paredes (internas e externas) tomadas por inscrições que reúnem fatos relevantes sobre o nascimento da cidade, além de uma galeria de fotos que ilustra os depoimentos. A visitação é gratuita e ocorre de terça a domingo, das 9h às 18h.
Esplanada dos Ministérios
A Esplanada dos Ministérios é um enorme gramado que fica no Eixo Monumental, a principal avenida de Brasília, que corta o Plano Piloto. Ao longo da Esplanada, estão uniformemente distribuídos os 17 prédios de entidades importantíssimas para a política brasileira: os ministérios.
Ao passar pelas sedes desses órgãos do poder executivo ficam, no final, você chegará ao Congresso Nacional. Esse é um bom passeio para se fazer à noite, quando todo o espaço ganha uma iluminação sofisticada e belíssima. O Palácio do Itamaraty fica especialmente encantador depois que o sol se põe.
Palácio do Itamaraty
Sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Palácio do Itamaraty impressiona pela beleza de sua estrutura. Rodeada por um espelho d’água, a obra de Oscar Niemeyer conta com o paisagismo feito por Burle Marx, e o resultado dessa união é mesmo de tirar o fôlego.
Durante a visitação guiada, você poderá apreciar de perto os jardins internos e os vários espaços repletos de obras de arte. Muitas delas são, inclusive, presentes concedidos por embaixadas de outros países. É possível fazer um passeio conjugado que passa pelo Palácio do Itamaraty e pelo Instituto Rio Branco, que é a escola de diplomacia do Brasil.
As visitas em grupo ocorrem todos os dias, das 9h às 16h, e é preciso reservar um horário mandando uma mensagem para o e-mail visita@itamaraty.gov.br.
Pontão do Lago Sul
Principal complexo de lazer da cidade, o Pontão do Lago Sul reúne centenas de famílias brasilienses e grupos de amigos durante os fins de semana. Todos os meses, cerca de 200 mil pessoas passam por lá para aproveitar os passeios ao ar livre nessa ampla área verde cheia de opções de entretenimento.
Localizado à beira do Lago Paranoá, o Pontão conta com restaurantes, bares, parques infantis, shows de música, exposições diversas, exibições esportivas e muito mais. É um bom espaço para dar aquela caminhada relaxante, observar o pôr-do-sol e, quem sabe, tomar um bom drink. Esse importante centro recreativo fica no Setor de Habitações Individuais Sul – Lago Sul.
Lago Paranoá
Como a gente comentou antes, as margens do Lago Paranoá são repletas de opções de lazer. Afinal, apreciar a beleza desse grande corpo d’água é o jeito perfeito de curtir os dias mais secos de Brasília.
Além de curtir os estabelecimentos diversos que você vai encontrar ao passear pelos arredores do Lago Paranoá, você ainda pode fazer um passeio de barco por ele. As opções de trajetos aquáticos são muitas, realizadas por diversas agências de turismo da região, e o passeio costuma passar pelos pontos turísticos mais importantes da cidade. É uma ótima forma de conhecer Brasília de uma perspectiva diferente!
Ponte JK
A Ponte Juscelino Kubitschek é mais uma das muitas estruturas arquitetônicas impressionantes de Brasília.
Projetada pelo artista Alexandre Chan, essa grandiosa ponte se destaca na paisagem da cidade por causa de seus três arcos gigantescos que se estendem por cima das pistas. No total, a estrutura tem uma extensão de 1200 metros, e é responsável por unir o Eixo Monumental à QL-26 do Lago Sul. Durante suas andanças por Brasília, não deixe de passar por esse cartão-postal grandioso.
O que fazer em Brasília: passeios para apreciar
Se a nossa lista de coisas para fazer em Brasília já está te agradando até agora, temos uma boa notícia: ela está longe de terminar! Além desses passeios clássicos que já te mostramos, há outros pontos que não podem ficar de fora do seu roteiro pela cidade se você quiser apreciar o melhor que ela tem a oferecer.
Confira, abaixo, mais dicas imperdíveis de atrações da capital federal.
Templo da Boa Vontade
Poucos lugares no mundo se assemelham ao Templo da Boa Vontade. De longe, a construção já captura os olhos de quem passa: uma estrutura recortada que lembra uma pirâmide branca.
Com uma aparência que parece saída de um filme de ficção científica, o lugar foi especialmente pensado para acolher a diversidade humana em todas as suas facetas. Ele é uma espécie de complexo religioso sem religião. A gente explica: o conceito por trás desse espaço se baseia em oferecer um lugar de paz e contemplação para todas as pessoas, “independentemente de sua crença ou descrença”, como descreve o site oficial do Templo.
No interior do Templo da Boa Vontade (TBV), você vai encontrar salas de meditação, centros de convenções, auditórios, uma biblioteca e espaços dedicados à oração. Não importa se você é uma pessoa religiosa ou cética: no TBV, você vai encontrar acolhimento e tranquilidade. O endereço desse local peculiar é 76 – SGAS 915 Lote 75 – Asa Sul.
Jardim Botânico de Brasília
Você gosta de curtir o dia em contato com a natureza?
Então não pode deixar de conhecer o Jardim Botânico de Brasília. Cheio de espécies vegetais exóticas e nativas, esse espaço é o coração verde da cidade. É simplesmente o lugar perfeito para aproveitar o sol e caminhar ao ar livre ou para aproveitar o sossego sob a sombra de uma árvore.
Ah, o próprio Jardim Botânico promove piqueniques de café da manhã que são o melhor jeito de começar um dia de passeios. Isso sem falar, é claro, na beleza natural do lugar, que rende fotos incríveis e fica especialmente exuberante durante a primavera. O Jardim fica aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, e a entrada requer uma pequena taxa de R$ 2,00 por pessoa. O endereço é SMDB Conjunto 12 – Lago Sul.
Planetário de Brasília
Após mais de uma década fechado, o Planetário de Brasília finalmente voltou a abrir suas portas para levar o conhecimento científico ao público. Ele fica localizado no Eixo Monumental, em frente ao Estádio Mané Garrincha, de que falamos ali em cima. Então é uma boa pedida fazer esses dois passeios no mesmo dia.
O Planetário é um destino que proporciona o casamento perfeito entre aprendizado e diversão! Você vai reconhecê-lo logo: sua estrutura de cúpula parece um grande disco voador! Durante a visita, você verá de perto alguns equipamentos utilizados nas explorações espaciais, além de maquetes, fotografias, exibições audiovisuais e muitas outras atrações.
As visitações ocorrem em horários predeterminados: às 11h, 16h e 19h da terça à quinta e às 14h, 15h15 e 16h30 da sexta ao domingo. Para entrar, é preciso levar um quilo de alimento não perecível.
Mirante da Torre de TV e Feirinha
Inaugurada em 1967, a Torre de TV de Brasília foi criada para ser um dos centros de transmissão radiofônica e televisiva mais importantes da cidade. Hoje em dia, entretanto, o que chama a atenção dos turistas é a possibilidade de subir nela e apreciar Brasília de um mirante com altura de 75 metros. É uma vista incrível!
Além de apreciar a paisagem urbana de Brasília, não deixe de conhecer a simpática feirinha que fica na base da Torre de TV. Ela tem barraquinhas de artesanato e stands gastronômicos com iguarias de vários estados do Brasil. Vai uma pamonha goiana ou um pão de queijo mineiro aí?
A Torre de TV fica a uma curta caminhada do Estádio Mané Garrincha e a visita ao mirante é gratuita, mas pede agendamento. Ela está localizada no Eixo Rodoviário, SRPN, trecho 1.
Parque da Cidade Sarah Kubitschek
Em Brasília, você terá a oportunidade de conhecer o maior parque urbano da América Latina.
O Parque da Cidade Sarah Kubitschek foi batizado em homenagem à antiga primeira dama e, como muitos dos espaços de Brasília, foi assinado por Burle Marx e por Oscar Niemeyer. Um dos principais pontos de encontro para os brasilienses, os 420 hectares de área verde do parque abrigam quadras dedicadas a diversos esportes, além de pistas para corrida e caminhada, lagos e um pavilhão de eventos que recebe muitas feiras.
Uma boa dica de passeio é alugar uma bicicleta para conhecer a beleza do parque. Aproveite para apreciar o pôr do sol! O endereço do Parque Sarah Kubitschek é Srps – Asa Sul.
Água Mineral – Parque Nacional de Brasília
Se você quiser enriquecer ainda mais seu roteiro por Brasília, que tal reservar um tempo para dar uns mergulhos?
No Parque Ecológico Água Mineral, também conhecido como Parque Nacional de Brasília, você poderá se refrescar em grande estilo. Localizado a cerca de meia horinha da Esplanada dos Ministérios, o parque oferece várias atrações, incluindo piscinas de águas vindas das famosas nascentes do Centro-Oeste. Além disso, há muitos espaços verdes com opções de trilhas ecológicas e cantinhos perfeitos para realizar piqueniques maravilhosos.
O Parque Nacional de Brasília fica na Zona Industrial, Sman, e está aberto todos os dias das 8h às 16h. A entrada custa R$ 6,50 por pessoa. Está aí um ótimo motivo para não esquecer de colocar a roupa de banho na bagagem!
Aproveite o turismo cívico e conheça Brasília!
Depois da nossa super seleção de atrações, você com certeza está com tudo pronto para aproveitar o melhor dos passeios de Brasília, ou não? Pelo menos, esperamos que a vontade já esteja batendo forte.
Inclusive, você pode aproveitar e dar uma olhada no nosso conteúdo exclusivo sobre como planejar uma viagem. Assim você economiza tempo e dinheiro, quando for escolher seu próximo rolê.
Aliás, embora a cidade seja mesmo mais conhecida pelas várias oportunidades de aprender mais sobre o Brasil por meio do turismo cívico, agora você já sabe que ela também tem muitas outras coisas a oferecer. Com inúmeras opções de lazer em meio à natureza e belas estruturas arquitetônicas que só podem ser encontradas na capital federal, esse destino com certeza vai te proporcionar experiências únicas.
E aí, o que você está esperando para visitar o coração do país?
Ah, e se você gostaria de conhecer outros lugares incríveis do Brasil e da América Latina, não deixe de conferir nossas outras postagens aqui no Tô de Passagem! Todas elas estão cheias de dicas de viagem e sugestões que vão te ajudar a curtir os melhores passeios.
Boa viagem e até a próxima!