Categoria

Ubatuba

Dicas sobre praias, clima, pontos turísticos e restaurantes para aproveitar tudo o que Ubatuba tem de melhor 

O que fazer em Ubatuba 

Sem dúvida, Ubatuba está entre as melhores praias de São Paulo para quem gosta de lugares praianos, isto porque há mais de 100 opções de orlas na cidade. 

Mas, além disso, há muito o que fazer em Ubatuba, pois é um lugar bem estruturado, com boas hospedagens e lugares para conhecer – pontos turísticos, restaurantes e bares, que deixam o lugar ainda mais interessante. 

Por isso, abaixo, detalhamos melhor as opções de lugares para você conhecer. Basta continuar lendo. 

Onde fica Ubatuba?

Ubatuba é uma cidade que faz parte do Litoral Norte do Estado de São Paulo, e fica próxima de Caraguatatuba e Paraty.

Mas, mesmo sendo um município de São Paulo, também fica bem perto do Rio de Janeiro, o que facilita a chegada de turistas dos dois estados, principalmente durante o verão, quando o local costuma ficar lotado. 

Breve histórico de Ubatuba 

A título de curiosidade, Ubatuba fez parte de uma região habitada por índios tupinambás, mas foi tomada na época da chegada dos colonizadores portugueses. 

Hoje, é uma cidade turística, sendo considerada uma estância balneária, ou seja, recebe uma verba do Estado para promover o turismo na região. 

Clima de Ubatuba 

Primeiramente, antes de arrumar as malas é bom saber que o clima de Ubatuba é ideal para quem gosta de calor, afinal, é uma cidade praiana, ou seja, dificilmente as temperaturas serão baixas na região. Logo, na hora de preparar as malas, priorize roupas leves. 

Segundo o site Weather Spark, normalmente a temperatura varia de 17 °C a 32 °C, sendo que raramente é inferior a 14 °C ou superior a 36 °C. Além disso, o verão costuma ser quente, com chuva e céu encoberto, já o inverno tem clima ameno e céu com poucas nuvens. 

Porém, vale ressaltar que a cidade também é conhecida como “Ubachuva”, pois tem períodos longos de alta precipitação, que não são recomendados para escolher como data de viagem. Portanto, nossa recomendação é fugir dessa fase. Abaixo, detalhamos quando ir a Ubatuba para aproveitar mais a viagem. 

Quando ir para Ubatuba 

Certamente, um bom ponto para pesquisar antes de organizar um planejamento de viagem é o índice de turismo. Ele normalmente é levantado por sites especializados em informações climáticas. 

Neste sentido, de acordo com o Weather Spark, citado anteriormente, a melhor época para conhecer a cidade é do início de maio ao começo de setembro, quando o céu fica aberto e quase não há chances de chover. Neste período, a temperatura em Ubatuba é bastante equilibrada entre 18 °C e 27 °C.

Portanto, é a fase ideal para curtir os dias de sol nas praias da região, sem “esquentar a cabeça”  com a possibilidade de ser surpreendido por chuvas ou tempestades. Ninguém merece, né? 

E já que estamos falando de dias ensolarados à beira-mar, organizamos uma seleção das praias de Ubatuba mais queridinhas entre os turistas para deixar o seu roteiro de viagem completíssimo. Leia mais a seguir. 

Praias de Ubatuba Melhores Praias em Ubatuba: Praia Vermelha

Bom, tendo em vista que há mais de 100 opções para curtir os dias com os pés na areia, contemplando a brisa do mar, selecionamos quatro dicas que devem constar na programação do que fazer em Ubatuba

Praia do Tenório 

Certamente, é uma das praias mais famosas da cidade, pois oferece aos visitantes uma ótima infraestrutura, com barracas, quiosques e restaurantes nas suas proximidades.

Portanto, costuma agradar quem gosta de aproveitar os dias de sol, acompanhados de comida boa, drinks e elementos típicos do litoral. Que tal uma água de coco, açaí ou sorvete? Hum… 

Ademais, também é bastante popular em razão da tranquilidade do mar, com condições ideais para banho. Aliás, quem não gosta de renovar as energias na água salgada, hein? 

Por fim, só vale tomar cuidado na região direita da praia, onde a maré costuma ser mais agitada e, portanto, pouco convidativa para os banhistas. 

Praia do Félix

Assim como a Praia do Tenório, é uma sugestão para quem gosta de praias movimentadas, com bastante gente e boa estrutura ao longo de toda sua faixa de areia. Ou seja, ideal para aqueles que só querem se preocupar com o bronzeado e contemplação da paisagem litorânea. 

Ah, e o mar também é indicado para banho, mas só no canto direito da praia. 

Praia do Bonete 

Com um perfil diferente das duas praias citadas acima, é mais deserta, tendo em vista que a chegada até o local só é possível de flexboat ou por meio de trilha. 

Ou seja, se o seu objetivo é ter sossego e se conectar com a natureza em meio a um ambiente mais rústico, então a Praia do Bonete, sem dúvida, deve fazer parte do seu roteiro de viagem. 

Praia do Sununga

Por fim, a nossa última indicação é a Praia do Sununga, tendo em vista suas peculiaridades – chama atenção pelas ondas que quebram bem próximas da faixa de areia, logo, o barulho do mar é bem marcante e o visual muito bonito. 

Contudo, apesar de sua singularidade, não é recomendada para banho, mas certamente vale a pena a visita, afinal, é um exemplo de como a natureza pode ser diversa e ter movimentos únicos. Não deixe de anotar essa dica no seu caderninho de viagem. 

Pontos Turísticos de UbatubaPontos Turísticos de Ubatuba

Além das praias de Ubatuba, há alguns pontos turísticos na cidade com traços marcantes da história e cultura, recomendados para quem gosta de conhecer as raízes locais do destino. 

E, neste caso, a maior parte deles está situada no Centro Histórico, portanto é uma boa ideia reservar um dia da viagem só para caminhar por essa região e conhecê-los. 

Praça Matriz

É um marco da história da cidade e chama atenção pela presença da Igreja Matriz de Ubatuba, um símbolo do turismo católico. 

O templo, com primeiros indícios da construção datados de meados de 1700, destaca-se pela bela arquitetura em tons de azul forte e branco que dão vida à fachada e interior com bancos de madeira, típicos dos séculos passados. 

Independente da sua religião, é um lugar que vale a pena conhecer para ampliar seu repertório e, claro, contemplar os detalhes da construção. 

Feirinha de Artesanato

Localizada no Centro de Ubatuba, é o lugar ideal para passear durante a noite, depois de um dia inteiro na praia e aproveitar para conhecer um pouco mais sobre o artesanato local. 

Com cerca de 120 associados, é a feirinha mais tradicional da cidade. Portanto, você poderá encontrar desde bijuterias e roupas a itens de decoração para a sua casa. Além disso, é um ótimo ponto para comprar lembrancinhas de viagem para as pessoas queridas.

Museu Histórico de Ubatuba 

Essa é mais uma sugestão na cidade para quem gosta de cultura, isto porque o Museu Histórico de Ubatuba tem um acervo com utensílios antigos, peças ligadas à escravidão e documentos que convidam os turistas a viajar no tempo e mergulhar na história da cidade. 

Além disso, outro fato bastante curioso é que a atual sede do Museu é a antiga Cadeia Velha, inaugurada no começo de 1900 e onde presos foram abrigados até o final da década de 1970. Curioso, não? 

Restaurantes e Bares de Ubatuba

Restaurantes e Bares de Ubatuba 
Foto meramente ilustrativa

Bom, além das praias e pontos turísticos, não dá para montar um roteiro de viagem sem pensar na vida noturna, não é mesmo? Então, também temos algumas dicas do que fazer em Ubatuba à noite para você. Vamos lá…

Praieiro

É uma sugestão para quem gosta de ambientes descolados, onde o maior destaque são a cerveja gelada e as porções típicas de botequim. Entre as melhores dicas, vale pedir uma batata frita com cheddar e bacon ou então uma isca de peixe. Hmm…

Além disso, eventualmente, rola música ao vivo no espaço, o que deixa o clima bastante animado, gostoso para fechar a noite, depois de um dia intenso de passeios ou com os pés na areia. 

Bartok Hostel Bar

Assim como o Praieiro, é um dos lugares para ir em Ubatuba para curtir a noite de uma forma descontraída e leve. Já pode imaginar que o tempo nesse estabelecimento também será regado à comida e bebidas boas, não é?

Localizado dentro de um hostel, é um espaço onde sempre tem bastante gente jovem e música de qualidade. Ademais, outro destaque é a presença de um karaokê. Então, se você gosta de cantar, já prepara o “gogó” para não passar vergonha e, claro, dar muitas risadas. 

Canoas Gastro Bar

É um restaurante clássico de Ubatuba, onde a especialidade é a culinária grega e brasileira. Diferente combinação, né? Mas, certamente dá certo!

Aposte na feijoada da casa, mega completa, com feijão preto saboroso, carnes bem temperadas e uma bananinha frita que dá aquele toque especial ao prato. Já ficou com água na boca, né? 

Ah, e o melhor do Canos Gastro Bar é que os preços são bem acessíveis! 

Raízes Restaurante 

Outra dica bem legal entre os restaurantes de Ubatuba é o Raízes, lugar cujo cardápio é bastante variado. Tem de tudo: peixes, frutos do mar e pizzas. Ou seja, é uma sugestão que agrada diferentes perfis, se tornando um coringa.

Entre os pratos principais, certamente as combinações com peixes são as mais indicadas, como camarões refogados na manteiga com vinho branco, peixe grelhado ao pesto de manjericão com marisco ou então o filé de abadejo grelhado com frutos do mar. Só delícia, né?! 

O Rei do Peixe 

Outra sugestão para os amantes de peixe é o Rei do Peixe, um lugar bem tradicional na cidade com cardápio variado e preços justos. 

No local, vale a pena provar o risoto de camarão, salmão grelhado ou o filé de pescada. Mas, também há opções deliciosas com carne, como o filé mignon à parmegiana, filé mignon à cubana e ao molho madeira. Ou seja, há muitas opções suculentas na casa! 

Além disso, vale pedir um vinho para acompanhar a sua escolha. 

Como chegar em Ubatuba Como chegar em Ubatuba 

Bom, agora que você já tem todas as informações relevantes para montar um roteiro completo de viagem rumo a esse destino, que é um dos favoritos do litoral de São Paulo, também é importante saber como chegar em Ubatuba. 

Uma boa ideia é ir de ônibus para Ubatuba. Isto porque a rodoviária tem uma boa infraestrutura, além de diferentes opções de passagens, se optar por essa opção, recomendamos que pesquise com antecedência as opções de empresas de ônibus e passagens para não ser surpreendido por nenhum imprevisto. 

Bom, como você já deve ter percebido há muito o que fazer em Ubatuba além das praias. Também há boas opções de restaurantes, bares e pontos turísticos que costumam agradar bastante os turistas. 

Assim, esperamos ter ajudado você a planejar o seu roteiro de viagem de Ubatuba, de acordo com o seu perfil de turista e gostos. Qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo. 

Desejamos uma ótima viagem e que você aproveite bastante cada momento em Ubatuba, lugar que certamente não irá decepcionar. 

 

Veja também no Tô de Passagem:

10 Praias De Florianópolis Que Você Precisa Conhecer!
Lua De Mel No Brasil: 20 Lugares Para Uma Viagem Inesquecível
Conheça Os 12 Melhores Lugares Baratos Para Viajar No Brasil