Categoria

São Paulo

Categoria

Com um roteiro repleto de experiências multissensoriais, a cidade de São Paulo é um prato cheio para quem ama viajar

A cidade de São Paulo

Cidade de São Paulo

A história da cidade de São Paulo começa no século XVI, quando foi concebida. Desde então, a o município reúne fatos históricos marcantes, como: o ciclo do café e revoluções – o município foi palco da Revolução Constitucionalista de 1932, Diretas Já e Manifestações de Junho de 2013 –, além de receber movimentos artísticos consagrados, bem como revolucionários (Semana da Arte Moderna, primeira Bienal de Arte e Tropicália).

São Paulo, com seus diversos prédios monumentais e grande variedade de culturas, serviços e produtos, é notadamente um dos polos culturais e econômicos mais importantes do Brasil, sendo o destino ideal para o turista que gosta de roteiros recheados de pontos turísticos e eventos.

Você saberá mais sobre quando ir à São Paulo, o que fazer em SP e quais pontos turísticos da cidade de São Paulo não pode deixar de visitar. Conheça mais sobre essa cidade apaixonante a seguir!

Mapa da cidade de São Paulo

Mapa da cidade de São Paulo

O município de São Paulo é constituído por 96 distritos, distribuídos por uma extensão que supera a marca de 1.500 km² e são categorizados em zonas norte, sul, central, leste e oeste.

Cada um deles possui suas particularidades, a exemplo da Mooca, região tradicionalmente populada por imigrantes italianos, cujo principal evento é a festa de San Genaro – o propósito é compartilhar a cultura italiana a partir da culinária e arte típicas do país europeu.

Pelo fato da cidade ter grandes dimensões e as ruas serem, diariamente, tumultuadas por carros causando o temido trânsito, andar de transporte público pode ser uma boa opção ainda mais quando estamos falando da cidade com a maior rede metroferroviária do país (o metrô abrange seis linhas e tem 96 km de extensão).

População da cidade de São Paulo  

MASP São Paulo

Com cerca de 20 milhões de habitantes (segundo dados do IBGE de 2018), a cidade de São Paulo é a mais populosa do Brasil! Mas não só de paulistanos é formado o município. Muito pelo contrário!

É a mistura de variadas nacionalidades que faz São Paulo ser propícia a movimentos culturais disruptivos e tão acolhedora, tendo em vista o mercado de trabalho mais aquecido, principalmente.

Italianos, alemães e japoneses formaram grandes comunidades estrangeiras em bairros como a já citada Mooca, Bom Retiro e Liberdade, respectivamente.    

Temperatura na cidade de São Paulo

São Paulo foi apelidada de “terra da garoa” devido às chuvas com gotas finas que marcam a maior parte do ano. Além disso, no verão (entre dezembro e março), as temperaturas batem os 30ºC, enquanto no inverno (de junho a agosto) o frio é rigoroso, chegando a mínimas abaixo de 10ºC.

Mas é importante frisar que, em São Paulo, pode-se vivenciar as quatro estações do ano em apenas um dia, portanto o turista deve se preparar, sempre levando um guarda-chuva e um casaco leve pelo menos.

O que fazer em São Paulo?

parque ibirapuera sao paulo

Versatilidade não falta à programação do que fazer em São Paulo. O visitante pode curtir toda natureza e ambiente ideal para atividades físicas do Parque Ibirapuera e conhecer os tantos lugares lindos e movimentados característicos da cidade grande.

  • Parque Ibirapuera

A maioria das pessoas sabe que o Parque Ibirapuera é composto por uma vasta e preservada área verde. O passeio nesse lugar não para no piquenique ou na admiração da paisagem.

Dentro do parque, é possível visitar o Museu Afro Brasil, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Viveiro Manequinho Lopes, entre outros ambientes.

  • Centro Histórico Velho da cidade de São Paulo

centro histórico velho são paulo

No Centro Histórico de São Paulo, o turista contempla estruturas arquitetônicas de diferentes épocas, a exemplo do Theatro Municipal, Catedral da Sé e Pátio do Colégio. A experiência é intensificada com os aromas e sabores que podem ser sentidos no Mercado Municipal, popularmente chamado de Mercadão.

Este também é um dos centros culturais da cidade de São Paulo.

  • Avenida Paulista

Para respirar o ar paulistano em sua essência, nada melhor do que caminhar pela avenida mais famosa de São Paulo, se não do Brasil: a querida e grandiosa avenida Paulista. Nela, você encontrará de tudo e mais um pouco: desde museus até objetos de decoração e bijuterias artesanais, assim como o shopping Cidade São Paulo.

Aos domingos e feriados, a avenida é fechada para carros o que maximiza seu aproveitamento – o espaço é colorido e animado por artistas, animais de estimação e ciclistas.

  • Baladas e bares

São Paulo é uma cidade badalada, onde se encontram famosas casas noturnas e bares, como: The History, Trabuca Bar, Charles Edward, entre tantos outros estabelecimentos. Assim como na variedade de nacionalidades, a cidade não deixa a desejar no que diz respeito a gêneros musicais e festas.

Melhores restaurantes de SP

Uma viagem só é completa quando esperta o que há de melhor ou pelo menos de mais curioso no paladar! Na cidade de São Paulo, o visitante experimenta do melhor arroz com feijão até a alta gastronomia.

Neste roteiro, apresentaremos os melhores restaurantes de SP por categorias:

Estabelecimentos especializados em carnes

carne

Um dos pratos mais populares entre os brasileiros é o churrasco, sinônimo de comemoração e confraternização entre amigos e familiares. Ao oferecer cortes nobres e diferenciadas formas de maturação, restaurantes como: Debetti Dry Aged, Açougue Central e NB Steak destacam-se.

E para quem tem um gosto especial por carne suína, um restaurante em particular não pode faltar no roteiro: a Casa do Porco. Otimize a logística, aproveitando o tour pelo Centro Histórico de SP para conhecer as iguarias desse lugar.

Comida típica brasileira

comida típica brasileira

Esquina Mocotó, Bar Dona Onça, Centro de Tradições Nordestinas e Restaurante Macaxeira são reconhecidos restaurantes que trazem o melhor da comida de boteco e nordestina. Vale a pena selecionar alguns deles para experimentar pratos marcantes do Brasil.

As melhores docerias de SP

doce de chocolate

Para cereja do bolo reservamos uma lista com as primorosas docerias da cidade: Sucrier, The Sweet Bubbles, Casa Mathilda, Condimento, Brigadeiro by cousin’s e Cheesecakeria. Estes são estabelecimentos que com certeza deixam a vida – e sua passagem por São Paulo – mais doce!  

Museus em SP

museu do ipiranga sao paulo

Os museus da cidade de São Paulo são tão plurais quanto restaurantes, bares, baladas e sua própria população. Para encontrar mais informações sobre eles, basta acessar o portal da prefeitura da cidade de São Paulo.  

  • Museu da Imagem e do Som: coleciona e preserva os materiais audiovisuais representativos da cultura brasileira.
  • Pinacoteca: é o museu de arte mais antigo do Brasil e abriga um amplo acervo de peças que contam a história da pintura no país.
  • Museu do Futebol: este é para quem ama o esporte! O passeio é guiado por três eixos, palavras essenciais para o torcedor: Emoção, História e Diversão.
  • Casa das Rosas: se você ama ler, esse museu não pode ficar de fora do seu roteiro. Dedicado principalmente à literatura e poesia, o espaço é usado para realizar saraus, peças de teatro, entre outras manifestações culturais em tempo real.
  • Museu da Arte Moderna (MAM): é uma mescla de museu e centro cultural que guarda mais de 5 mil peças artísticas, além de integrar ateliê, biblioteca, restaurante e loja de lembranças.

Eventos em SP

Uma cidade tão rica em diversidade demonstra seu potencial por meio de uma agenda repleta de eventos! Os mais tradicionais, normalmente, constam também no portal da prefeitura de São Paulo.

Os eventos culturais em SP muitas vezes são eventos gratuitos: desde shows e peças de teatro até festivais gastronômicos e muito mais.

Quando ir à São Paulo

Confira a agenda da cidade de São Paulo e selecione os eventos dos quais quer participar. Para nortear sua viagem, você também pode conferir a estação do ano e as médias das temperaturas.

Viajar para São Paulo

Sua viagem à São Paulo não precisa se restringir à cidade grande. Em seu roteiro inclua cidades do litoral de São Paulo e cidades próximas à São Paulo, como: São Sebastião e Olinda, respectivamente.

Um ponto importante é que você não precisará se preocupar em alugar carro para ir até outros municípios, uma vez que você pode fazer todo seu roteiro São Paulo – Olinda – São Sebastião com a ClickBus!E aí, partiu São Paulo?