logo-to-de-passagem

Mercado Municipal de São Paulo: O que Fazer e o que Comprar?

setastdp

Considerado uma “parada obrigatória” para os visitantes que estão conhecendo São Paulo, o mercado municipal da capital é um importante marco público e histórico da cidade.

Ele comporta mais de 1.500 funcionários e recebe, por semana, uma média de 50 mil pessoas, movimentando cerca de 350 toneladas de alimentos por dia.

Se você está de passagem comprada ou pensando em conhecer a maior cidade da América Latina, pode incluir esse destino no seu itinerário, porque vai valer a pena!

Ah, e por falar em passagem, pra ajudar no planejamento do seu roteiro, que tal uma olhadinha nessas passagens em promoção para São Paulo?

Neste artigo, você vai ver:

História do mercado municipal de São Paulo

Onde fica o mercado municipal de SP?

O que fazer no mercado municipal de SP?

Pontos gastronômicos

Experimentar o famoso sanduíche de Mortadela

Comida Japonesa

Lanches de Pernil

Doces, sorvetes e cafézinho

Produtos para comprar no mercado municipal de SP

Queijo

Frutas Cristalizadas

Frutas Exóticas

Suínos e Peixes

Temperos

Valorização da arquitetura do Mercado Municipal de SP

Está esperando o que para visitar o mercado municipal de SP?

A história do mercado municipal de São Paulo

O Mercado Municipal de São Paulo, conhecido como “mercadão”, começou a ser construído em 1928, mas a inauguração aconteceu apenas em 1933. 

Nessa época, a cidade de São Paulo era um dos grandes pólos de produção de café do país. Para valorizar o grão e ainda servir de exemplo de modernidade para a área central da região, que crescia economicamente, o engenheiro Felisberto Ranzini foi chamado para projetar o lugar. 

No entanto, em 1930, durante a Revolução Constitucionalista, o armazém recém construído precisou servir a outro propósito: refúgio para armazenar pólvora e munição. Apenas com o fim do governo provisório de Getúlio Vargas, em 1932, que o mercado pôde começar a cumprir com seu propósito original.

O mercadão passou por uma restauração no ano de 2004, onde sua fachada e seus vitrais foram recuperados. A obra também adicionou à sua estrutura o mezanino que hoje abriga restaurantes e quiosques para receber os visitantes.

Em 2006, a construção do Mercado Gourmet permitiu que eventos e cursos ligados à gastronomia passassem a ser realizados no prédio. Além disso, atividades culturais como shows, peças de teatro e feiras de artesanato são eventos constantes nas dependências do Mercado Municipal, atraindo turistas, mas também centenas de paulistanos.

Onde fica o mercado municipal de SP?

Onde Fica o Mercado Municipal de São Paulo?

O Mercado Municipal de São Paulo fica localizado no centro histórico da cidade, que é, inclusive, o local onde a capital paulista teve sua fundação iniciada. Ou seja, além de conhecer o mercadão, passar por ali é também a oportunidade de conhecer um pouco da construção histórica da cidade e do país, uma vez que boa parte da formação nacional tenha tido influência paulista.

Mais especificamente, o mercadão fica no distrito da Sé, onde também se localizam pontos turísticos como a Praça que leva o nome da região, a Catedral Metropolitana, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o Mosteiro de São Bento, Banespa, a prefeitura municipal e muito mais.

O mercado está próximo ao rio Tamanduateí, que corta a região metropolitana da cidade, e fica entre a rua da Cantareira, a rua Comendador Assad Abdalla e as avenidas do Estado e Mercúrio.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 8h às 18h, e domingos e feriados das 8h às 16h.

O que fazer no mercado municipal de SP?

Frutas exóticas, comidas típicas de diferentes regiões, doces variados, conservas, queijos, azeites, geleias, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, embutidos…É tanta coisa incrível que nem dá pra deixar tudo aqui, mas já pode preparar sua sacola!

O mercado municipal tem dois andares de aromas e sabores para você explorar. Mesmo que você vá só queira dar uma olhadinha, separe algumas horas do dia para se dedicar a conhecer o lugar com calma.

O primeiro andar conta com mais de 300 comércios de alimentos que vão dos mais simples, àqueles que você nunca ouviu falar. Lá se encontra de tudo: de carnes exóticas a comidas de nacionalidades diferentes.

No segundo andar é onde ficam os restaurantes, bares, lojas de flores e espaços para lazer, como os eventos gastronômicos e culturais, peças de teatros e apresentações artísticas.

Os restaurantes também são variados e você vai encontrar desde os que servem comida Árabe tradicional, aos de gastronomia asiática. Tem também comida típica nordestina, portuguesa e, claro, o famoso sanduíche de mortadela, que de tão falado por aí, ganhou algumas capas de revista e tornou-se quase um ponto turístico dentro de outro.

Talvez uma boa dica seja ir ao mercado de estômago vazio!

Pontos gastronômicos

Gastronomia no Mercado Municipal de São Paulo

Dos diversos pontos gastronômicos do mercado municipal de SP, existem alguns que são marca registrada do local e, algumas vezes, razão pela qual os turistas vão conhecer o mercadão.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de algum deles, mas se quer ter certeza de que não vai deixar nenhum passar batido, é só dar uma olhada nas dicas aqui embaixo.

Experimente o famoso sanduíche de Mortadela

Sanduíche de Mortadela no Mercado Municipal de São Paulo

O sanduíche de mortadela é a marca registrada do mercado municipal, e talvez até da cidade de São Paulo. Isso porque, depois de ter se popularizado, muitos outros estabelecimentos da capital começaram a reproduzi-lo para atrair mais visitantes a seus comércios.

A história conhecida do sanduíche começa no mesmo ano de inauguração do mercado, em 1933. Dois primos de descendência portuguesa abriram uma loja dentro do mercadão, mas só nos anos 60, um dos funcionários, durante uma brincadeira, fez um sanduíche com um recheio exagerado de mortadela, que era a iguaria preferida dos primos.

O sanduíche agradou aos clientes e bem rápido conquistou popularidade pelo mercado e pela cidade. O local hoje é conhecido como Bar do Mané, e é administrado pela quarta geração da família que o fundou.

Comida Japonesa

Comida Japonesa no Mercado Municipal de São Paulo

A opção de comida japonesa também é uma ótima pedida na hora de conhecer o Mercado Municipal de São Paulo.

No segundo andar você verá lojas que oferecem comida japonesa tradicional e com ingredientes fresquinhos, transportando você para uma experiência gastronômica ainda mais verdadeira. 

Se estiver na companhia de crianças ou de alguém que não é muito fã da culinária, não se preocupe, as opções do cardápio também incluem carnes, massas e opções de combinados infantis para agradar os pequenos.

Lanches de Pernil

Lanche de Pernil no Mercado Municipal de São Paulo

Já deu pra perceber que os sanduíches são um ponto forte do mercadão, né? Essa tradição vem do costume de servir comidas rápidas e fáceis para os trabalhadores que frequentam o lugar até hoje.

Além da estrela que vimos ali em cima, o sanduíche de pernil é outro prato tradicional que você não vai se arrepender de provar.

O lanche é oferecido desde a inauguração do mercado, e essa tradição começou com um casal de imigrantes: Horácio e Maria. A receita do sanduíche de pernil permanece fiel e no mesmo estabelecimento. Lá você também pode experimentar uma das muitas versões do sanduíche de mortadela.

Doces, sorvetes e cafézinho 

Doces do Mercado Municipal de SP

A variedade de opções para adoçar o paladar também não vai te decepcionar. Tanto no primeiro andar quanto no segundo, as ofertas são inúmeras e você pode escolher por tipo de doce, por nacionalidade, por tamanho e até por cor.

Bancas somente com doces portugueses, bancas de fondue, doces típicos, sorvetes de iogurte e frutas cristalizadas são algumas das opções dentro do mercado.

Com o café a coisa não é diferente. A variedade de grãos e processos de produção que o mercado dispõe é incrível. Se você considerar que São Paulo continua sendo um grande produtor nacional de grãos, é certo pensar que o mercadão será palco de algumas dessas maravilhas. 

Produtos para comprar no mercado municipal de SP 

Tudo bem que até agora você viu uma variedade imensa de coisas que podem ser consumidas durante sua visita ao mercadão. Mas e o que levar com você?

Seja aquela lembrancinha para quem ficou em casa, ou algo gostoso para você que é de São Paulo mesmo, o lugar vai te deixar em dúvidas do que comprar.

Por isso, aqui estão algumas dicas! 

Queijos

Queijos do Mercado Municipal de SP

As bancas de queijo são destaques dentro do mercado. Algumas oferecem, além dos frios, doces artesanais, como doces de leite e geleias. Outras apostam em azeitonas, azeites e molhos que harmonizam perfeitamente com os protagonistas.

Um dos estandes que chama atenção é o Queijos Roni, também inaugurado junto com o mercadão.

Atualmente dirigido pelo bisneto do fundador, Bruno Roque, a banca tem queijos produzidos artesanalmente, feitos à mão de verdade. A tradição da fabricação foi iniciada pela família em 1889, e segue firme de geração em geração.

Frutas Cristalizadas

Frutas Cristalizadas do Mercado Municipal de SP

As frutas cristalizadas chamam atenção dentro do mercado municipal, porque você vai encontrar de todos os tipos. Todos mesmo! 

Frutas que não são muito comuns como Goji berry, até aquelas que são, mas que você nunca teria esperado encontrar cristalizadas, como o tomate.

A variedade é ampla, mas antes de levar um pouco, você pode experimentar outras iguarias como goiaba , mamão, cidra, figo, abacaxi, pêssego, pêra e ameixa, além de cascas de algumas bem conhecidas como limão e laranja. 

Frutas exóticas 

Frutas diferentes daquelas tradicionais que costumamos comprar na feira? Tem também! Desde as pequenas pitaias, que vieram lá do México e hoje trazem cor para as plantações catarinenses, até as Tâmaras do Oriente Médio, com sabor suave e caramelado.

As frutas exóticas no Mercado Municipal de São Paulo são uma tradição antiga, explicada pela efervescência cultural da cidade. São tantos povos e culturas, que de alguma forma elas acabaram sendo anexadas ao paladar nacional. Ainda que muitas delas sejam difíceis de encontrar, as bancas do mercado se encarregam de oferecer para você as deliciosas frutas do conde, romãs e mais uma infinidade de sabores e texturas.  

Quando estiver no mercadão, procure e prove a lichia, que você já deve ter visto em iogurtes e sucos, mas talvez nunca tenha experimentado de verdade. 

Suínos e Peixes

Os estandes de carne e peixarias do mercado também não ficam pra trás. Nos comércios do primeiro andar é possível escolher produtos frescos e limpos diariamente.

Atualmente, a tecnologia tem colaborado bastante com os comerciantes do mercado. Você pode escolher e comprar pela internet, além de optar pela entrega em casa. Tudo é muito bem selecionado, higienizado e embalado a vácuo.

Peixes como bacalhau, atum, crustáceos e camarão são opções que você encontra com facilidade. E quer saber? No Mercado Municipal de São Paulo a excelência e procedência dos alimentos é tradição, então você não vai se arrepender!

Temperos

Temperos no Mercado Municipal de SP

Os temperos do mercado municipal de São Paulo são outro diferencial e mais um atrativo aos visitantes. Além da grande variedade, o que chama atenção é o fato de que sua composição é diferente: alguns estandes produzem e combinam as próprias especiarias, utilizando menos sódio ou componentes artificiais.

É no mercado municipal que você encontra temperos raros e difíceis de achar em outros lugares da cidade, como o Tandoori e o Garam Masala, ambos indianos, ou a fava de baunilha, extremamente difícil de ser encontrada.

Se você tem vontade de incrementar suas refeições, deixá-las mais nutritivas e equilibradas, os temperos são uma ótima opção, além de um bom presente para quem não esteve com você no passeio.

Valorização da arquitetura do Mercado Municipal de SP

Bela arquitetura do Mercado Municipal de São Paulo

Além da variedade gigantesca de opções de produtos culinários no primeiro andar, e da infinidade de alternativas para experimentar no segundo, você ainda pode aproveitar para encher os olhos com a arquitetura do mercado municipal que, mesmo 94 anos depois do projeto original, e 89 anos depois da inauguração, não deixa de impressionar quem chega bem pertinho.

A obra foi feita para consolidar a imagem de São Paulo enquanto uma das principais cidades produtoras de café da época, e o arquiteto Felisberto fez por merecer as honras após a construção.

O prédio de arquitetura eclética ocupa uma quadra inteira, e os traços gregos são apenas um dos que chamam a atenção. A estrutura é repleta de clarabóias e colunas que remetem ao estilo. Outra maravilha do lugar são os 72 vitrais que ficam no teto e, quando iluminados pelo Sol, te entregam o cenário perfeito para as fotos de recordação.

Os vitrais registram os trabalhos dos colonos na cultivação e criação do gado, e a obra foi realizada pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho.

Está esperando o que para visitar o mercado municipal de SP?

Mercado Municipal de SP

Que São Paulo é uma efervescência de história e cultura a gente já sabia, mas aproveitar um desses espaços vivos para abrigar produtores locais de algumas das melhores delícias brasileiras e estrangeiras, deixa tudo mais incrível.

Visitar o Mercado Municipal de São Paulo não é apenas viver e aprender um pouco de todo esse desenvolvimento histórico. Passar por lá é também valorizar os trabalhadores que movimentam grande parte da nossa economia.

Mas e então, qual dos pontos deu mais vontade de conhecer? E se você já esteve por lá, conta aqui para gente outras experiências que não podem ficar de fora de um bom roteiro!

Esperamos que esse artigo tenha sido útil, e queremos te ver mais vezes por aqui. O Tô de Passagem é cheio de conteúdos fresquinhos para te ajudar com o planejamento do rolê perfeito.

Boa viagem e até a volta!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem