Categoria

Campinas

Categoria

Natureza, história e sabor, Campinas reúne diversos atrativos para os turistas

Com mais de 200 anos de história, Campinas é uma cidade do interior de São Paulo que chama a atenção pelos ares de cidade grande. Ela combina passeios turísticos característicos de uma cidade pequena com bares cheios de jovens.

A seguir você confere tudo sobre a chamada Princesa D’Oeste paulista – Campinas levou esse apelido pelo fato de ter um progresso acentuado e, claro, ficar a oeste do estado de São Paulo.

A cidade de Campinas

cidade de campinas

Um dos principais marcos da cidade foi o período cafeeiro, em que a cidade passou por um intenso processo de modernização, tendo importantes áreas desenvolvidas, a exemplo do transporte, produção e qualidade de vida dos moradores.

Passado o auge da produção cafeeira, Campinas se reinventou a partir do “Plano Prestes Maia”, com ações para estimular a economia e a vida social da cidade. Tais iniciativas levaram o título de polo tecnológico para a cidade do interior de São Paulo.

Mas foi entre 1930 e 1940 que a região começou a atrair migrantes de diversas partes do Brasil e do mundo, fortalecendo sua expansão comercial e industrial.

Atualmente, a cidade é um chamariz para quem deseja conhecer o potencial econômico e, por outro lado, apresenta características de cidade do interior, a exemplo da possibilidade de entrar em contato com a natureza.

Mas para aproveitar ao máximo a cidade, é bom conhecer a temperatura em Campinas! Até porque é com essas informações que você vai arrumar suas malas.

Temperatura em Campinas

Você gosta de dias quentes para passear ou prefere os mais frescos? Ou aquela chuvinha também atrai você para conhecer os restaurantes e bares da cidade?

Do início de dezembro ao final de março, as temperaturas podem passar dos 28ºC, sendo recomendado levar roupas mais leves e ainda assim é capaz de ficar com a marquinha da regata.

Já do final de maio ao final de setembro, a temperatura normalmente fica abaixo dos 22ºC, o que pede agasalho e aquele café quentinho!

Para curtir ou fugir das chuvas, fique atento ao período compreendido pelo primeiro dia de outubro a 20 de março. As chances de chover ficam acima de 42%!

Escolheu em quais datas gostaria de visitar Campinas? É hora de saber o que fazer na cidade!

O que fazer em Campinas

Lagoa do Taquaral

parque portugal e lagoa do taquaral em campinas

Nesse espaço, você poderá aproveitar um dia quente para fazer um piquenique debaixo de uma das sombras das grandes árvores ou praticar algum esporte, além de contemplar a réplica da embarcação que trouxe ninguém menos do que Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil.

Bosque dos Jequitibás

O espaço reúne variadas opções de lazer: zoológico, pista de corrida, trenzinho, lanchonetes, parquinhos, Aquário Municipal, Museu de História Nacional e Casa do Caboclo (cópia de uma residência rural em pau-a-pique).

Tanto a Lagoa quanto o Bosque mostram que o ecoturismo também é bastante presente em Campinas, estimulando o turista a enxergar e apreciar a natureza de diversas formas: seja por meio dos animais, seja caminhando entre as árvores.

Cambuí

Para quem quer curtir o lado cidade grande de Campinas, o bairro de Cambuí – região nobre – é perfeito! Bares, como Seo Rosa e City Bar, estão localizados nas vias compreendidas por ele. Lá, você garante bons aperitivos, música e aquela cervejinha gelada.

Passeio de maria fumaça de Campinas a Jaguariúna

trem maria fumaça em campinas

Que tal voltar no tempo com uma pequena viagem de maria fumaça? Durante o trajeto, você passa pelas fazendas de café e conta com monitores para compartilhar um pouco sobre a história do século XIX. No ponto final, o turista ainda tem a oportunidade de conhecer a feira de artesanato e provar as iguarias do Botequim da Estação.

Fazenda Tozan

Se você não fica sem um cafezinho, esse passeio é imperdível! Na Fazenda, você prova a bebida originada da plantação local, bem como fica por dentro do processo de produção dos grãos que dão vida ao café. Mas não termina aí!

O visitante também conhece o museu do café, cômodos característicos da época e terão a oportunidade de contemplar a vista de um mirante.

Observatório Municipal

Aqui está um passeio turístico de outro mundo! Afinal, a partir de seus telescópios, você poderá admirar e conhecer a beleza das estrelas que iluminam o céu infinito.

Joaquim Egídio e Sousas

Distritos vizinhos de Campinas, o turista leva cerca de meia hora para chegar até Joaquim Egídio e Sousas, ambos opções agradáveis para passar uma tarde. Isso porque guardam muita história e excelentes restaurantes.

Enquanto em Joaquim Egídio você poderá bater um rango especial – no restaurante Estação Marupiara, por exemplo, você provará pratos contemporâneos com o sabor brasileiro, tal como o pirarucu defumado, pescado muito consumido pelos índios -, em Sousas você perderá todas as calorias dançando em uma de suas baladas.

Catedral Metropolitana de Campinas

catedral metropolitana de campinas

A estrutura dessa igreja é uma obra de arte, sendo inclusive reconhecida como patrimônio histórico, arquitetônico, religioso e cultural de Campinas.

O escultor Vitorino dos Anjos ficou responsável por esculpir e ornamentar toda parte interna da catedral, que foi concluída apenas após seis anos com altar-mor, os púlpitos e a grades do coro.

Vontade e motivos para ir a Campinas não faltam, hein! Mas agora é questão de tempo. Confira as melhores datas para estar na cidade.

Quando ir a Campinas

O diferencial de Campinas é que a cidade não é como o litoral brasileiro, que muitas vezes tem a época de alta temporada, em que fica impossível fazer atividades simples, a exemplo de ir ao mercado.

O que guiará o turista nessa viagem é apenas o clima e sua temperatura. Então, você pode escolher se prefere fazer os passeios no frio ou calor e, dependendo do período, se preparar também para as chuvas!

E para ajudá-lo a construir seu roteiro turístico, além dos passeios, você poderá saborear os pratos de bons restaurantes. Confira os mais icônicos na nossa lista abaixo!

Viajando para Campinas – Turismo

Estação Marupiara

Marupiara significa uma pessoa que tem sorte na caça ou na pesca. No restaurante, você terá experiências saborosíssimas com ingredientes típicos do Brasil.

Cantina Brunelli

Essa indicação é para quem gosta de uma boa massa harmonizada com o vinho ideal em um ambiente decorado de forma que remete exatamente às tradicionais cantinas italianas.

Lume

Se está em busca de pratos exóticos e alta gastronomia, Lume é o seu lugar. Pratos como polvo na brasa com batata galega e aspargo e crepe suflê de laranja com sorvete de flor de laranjeira vão surpreendê-lo!

Bistrô La Palette

Culinária francesa que tem como protagonistas aves, carnes e frutos do mar. Essa é uma ótima opção para levar o seu amor!

Em resumo, Campinas é um destino coringa, que atende a diversos gostos: desde as pessoas que querem relaxar até quem deseja passar um final de semana romântico, passando, evidentemente, pelo turista tradicional, com o objetivo de conhecer histórias de seu destino.

E quem disse que para ter acesso a tudo isso é preciso pegar um avião, não é mesmo?

Na Rodoviária de Campinas, o segundo maior terminal do estado de SP, chegam e saem ônibus de e para diversos lugares do Brasil 24 horas por dia, sete dias por semana.

Se achar interessante, pode inclusive estender sua viagem. Que tal depois de conhecer Campinas partir para Uberaba ou Londrina? Basta comprar sua passagem e botar o pé na estrada!