Búzios RJ é um dos destinos mais procurados no Brasil para quem ama uma boa praia e aproveitar um dia de muito sol à beira mar. Contando ainda com uma praia de naturismo, o local é repleto de paisagens apaixonantes e cenários paradisíacos.

A seguir, confira neste guia especial o que fazer em Búzios, como chegar até lá, quando ir e quais locais não podem ficar de fora do roteiro de viagem. Assim, você poderá começar a planejar suas próximas férias em um destino nacional que pode facilmente ser comparado ao Caribe.

Onde fica Búzios?

Búzios é uma cidade do estado do Rio de Janeiro. Localizado a cerca de 176 km da capital fluminense, 214 km de Petrópolis, 23 km de Cabo Frio e 36 km de Arraial do Cabo, chegar até as praias de Búzios é algo muito tranquilo, que permite, em muitos casos, até mesmo um bate e volta no fim de semana.

Além disso, ao planejar uma viagem até Búzios de ônibus é possível economizar mais durante o trajeto, fazendo com que sobre mais dinheiro para aproveitar mais passeios durante a viagem, ou então para escolher um hotel com mais opções de lazer, como piscina e café da manhã.

O que fazer em Búzios

Búzios Rio de Janeiro é um local recheado de opções de lazer e atrações para todos os gostos, em especial para quem ama boas praias. Assim, alguns dos pontos turísticos de Búzios que não podem ficar de fora da lista de “o que fazer” na cidade incluem: Rua das Pedras, Orla Bardot Boardwalk e a Praia da Azedinha – mas você confere mais detalhes sobre cada um deles mais adiante!

Quando ir para Búzios

Quando ir a Búzios deve ser a primeira coisa a pesquisar quando for planejar sua viagem até lá. Por ser uma cidade muito turística, é comum que seja procurada durante o ano todo, mas é no período de férias escolares que a região atrai ainda mais pessoas, em especial nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, que também são os meses mais quentes do verão.

E, considerando que as temperaturas em Búzios raramente fica abaixo dos 20ºC (apenas durante o inverno), o ideal é planejar sua viagem entre os meses de abril e maio, quando não há tanta incidência de chuva quanto no verão, ainda tem bastante sol e calor, e não é alta temporada.

Clima em Búzios

Como citado, o clima em Búzios costuma ser quente e agradável ao longo de todo o ano. Assim, as temperaturas máximas costumam ficar na casa dos 28ºC no verão, enquanto as mínimas são de cerca de 24ºC, fazendo também com que essa seja a época mais chuvosa na região. Além disso, durante o inverno as máximas médias são de 25ºC, e as mínimas de até 19ºC, quando as chuvas diminuem, os preços em hotéis e pousadas abaixam e o número de turistas também, até meados de novembro, quando começa a alta temporada.

Pontos Turísticos de Búzios

O que não falta em Búzios são pontos turísticos para passear e se surpreender com a cidade, incluindo algumas das mais belas praias do Rio de Janeiro. A seguir, confira quais são alguns dos 6 pontos turísticos de Búzios que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem e visite cada um deles.

Rua das Pedras

A Rua das Pedras em Búzios é o local perfeito para fazer uma caminhada à noite enquanto se aprecia as mais diversas lojinhas e comidas nos restaurantes locais. Considerado como um verdadeiro shopping a céu aberto, ali não faltam opções de lazer para todas as idades, incluindo ainda bons cafés, sorveterias e bares para aproveitar cada minuto da viagem. Além disso, é a partir da Rua das Pedras que partem as escunas que fazem passeios pelas praias da região.

Orla Bardot Boardwalk

Orla Bardot Boardwalk

Localizada à beira da Praia da Armação, a Orla Bardot Boardwalk é mais uma opção de passeio para quem ama boas caminhadas durante o dia e ao pôr do sol. Ali, aproveite para apreciar a paisagem, relaxar ouvindo o som do mar e, claro, conhecer as duas estátuas mais famosas do local, do ex presidente Juscelino Kubitschek e da atriz francesa Brigitte Bardot, que é apaixonada pela cidade e pela região.

Praia da Azedinha

Vizinha à Praia da Azeda, a Praia da Azedinha é cercada de natureza e, ainda que tenha uma faixa de areia mais curta que as demais, possui águas calmas e rasas, tornando o local ideal para aproveitar um dia tranquilo com as crianças. Com boa infraestrutura para receber turistas, incluindo quiosque e aluguel de cadeiras e guarda-sol, o único adendo é para o estacionamento – a dica é deixar o carro na Praia dos Ossos, ou então em alguma rua próxima à Praia da Azedinha.

Praia de João Fernandinho

Uma paisagem paradisíaca e um nome que remete à sua vizinha, a Praia de João Fernandes, a Praia de João Fernandinho é parada obrigatória em uma viagem para Búzios. Com um mar calmo convidativo para a prática de esportes como o stand-up paddle e mergulho, o local possui ainda uma boa infraestrutura, com quiosques que atendem às necessidades dos turistas com bons drinks e petiscos, sendo também uma boa opção para curtir o dia com as crianças.

Praia Brava

Diferente do que o nome indica, a Praia Brava, ainda que tenha o mar um pouco mais agitado do que as praias citadas anteriormente (não recomendado para crianças pequenas), é um local muito tranquilo para aproveitar um dia de descanso em Búzios. Com alguns dos quiosques à beira mar mais famosos da região, a Praia Brava é localizada um pouco mais afastada do centro, o que faz com que haja também menos turistas mesmo nos dias mais quentes. 

Praia do Forno

Um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro que todos que visitam Búzios precisam conhecer é a Praia do Forno. Excelente para aproveitar o dia com as crianças, por ter um mar tranquilo e transparente, ela costuma estar mais vazia, e a areia rosa, com certeza, é o que torna o local tão especial. Também com boa infraestrutura, a dica é ficar por ali até o pôr do sol, para apreciar uma das paisagens mais deslumbrantes da cidade.

Praias em Búzios

Praias de Búzios

Como visto, as maiores atrações em Búzios ficam por conta das praias paradisíacas. Assim, separamos ainda outras seis opções que não podem faltar nos roteiros de viagem para Búzios. Entre as principais, a Praia de Geribá, a Praia João Fernandes e a Praia da Tartaruga ganham destaque, e você confere mais detalhes sobre cada uma delas a seguir.

Praia de Geribá

Bem movimentada o ano todo, a Praia de Geribá é uma das praias mais famosas de Búzios. Perfeita para aproveitar o dia, o local oferece diversas opções de lazer, de quiosques, barracas e esportes aquáticos, incluindo aulas de surfe – ainda que o mar não seja muito agitado. Com excelente infraestrutura, ao visitar Búzios não deixe de passar pela Praia de Geribá e apreciar uma boa caipirinha.

Praia João Fernandes

Com boa infraestrutura para receber turistas, a Praia João Fernandes possui um mar tranquilo e, ainda que a água seja gelada, nos dias mais quentes não há quem não queira dar um mergulho por ali. Porém, um ponto muito citado pelos visitantes é o valor cobrado pelos quiosques, assim, se seu objetivo é economizar na viagem, procure levar alguns lanches de casa para passar o dia no local com mais tranquilidade.

Praia da Tartaruga

Outra das mais famosas praias de Búzios, a Praia da Tartaruga é também uma das mais movimentadas – e lotadas –, em especial aos fins de semana e nos dias mais quentes do verão. Assim, a dica para quem vai até lá de carro é deixá-lo um pouco mais afastado da praia, para escapar da confusão do excesso de carros e da cobrança do estacionamento, que muitas vezes é considerado bem alto.

Praia Ferradurinha

Praia Ferradurinha em Búzios

Águas cristalinas e paisagem paradisíaca, essa é a melhor descrição para a Praia da Ferradurinha em Búzios. Com pouca infraestrutura, para quem deseja passar o dia todo por ali, a dica é levar alguns lanches e bebidas de casa. Facilmente acessada, fica localizada próxima à Praia de Geribá. Além disso, o local é excelente para curtir com as crianças, pois os grandes paredões de rochas fazem com que o mar seja muito calmo e o cenário perfeito para fotos inesquecíveis.

Praia da Ferradura

Mais águas claras, tranquilas e encantadoras: essa é a Praia da Ferradura. Elogiada por muitos como “espetacular” e “perfeita”, quem vai com alguns dias de folga para Búzios não pode deixar de passar um dia relaxando na Praia da Ferradura, que é uma das melhores praias da região. Porém, por ali as opções de comida são restritas, então aproveite para levar opções de casa.

Praia da Azeda

Já a Praia da Azeda, também uma das melhores praias de Búzios, possui águas cristalinas e calmas, o que faz com que diversos peixinhos possam ser facilmente vistos na parte rasa. Muito frequentada aos fins de semana e feriados, a dica é chegar cedo para conseguir pegar uma sombra natural das árvores. 

Restaurantes e Bares em Búzios

Ao fazer uma viagem, a gastronomia local não pode ficar de fora do roteiro, especialmente em Búzios. As opções de bares e restaurantes para aproveitar desde o café da manhã até o jantar são diversas na cidade, e provar o máximo das delícias locais é essencial para uma viagem ainda mais especial. Confira a seguir três opções de locais considerados como alguns dos melhores para conhecer em Búzios e anote as dicas.

Sanse Cafe

Localizado na Rua João Fernandes, Número 0 Loja 4 João Fernandes, o Sanse Cafe oferece todas as refeições, desde o café da manhã, brunch, almoço e jantar, até drinks deliciosos para aproveitar a qualquer hora do dia. Muito elogiado por todos que o frequentam, os preços costumam ser acessíveis e alguns dos pratos mais elogiados do local são o filé mignon com gnocchi, o peixe com arroz em molho de camarão e ervas e, claro, o famoso chá da casa.

Âncoras Beach Restaurant & Events

O  Âncoras Beach Restaurant & Events fica na Rua João Fernandes, 27 Canto direito da Praia João Fernandes, e é ideal para um almoço à beira mar. Com cadeiras na areia, o local oferece pratos como arroz negro com lula e risoto de limão siciliano com filé de peixe, dentre tantas outras opções que costumam ser muito elogiadas por quem frequenta o restaurante.

Primitivo

Já o Primitivo, que oferece em especial pratos italianos e europeus, é localizado na Rua das Pedras, 60. Também com uma faixa de preço acessível, o gnocchi, as pizzas e as sobremesas são alguns dos pratos mais elogiados do local, além da cartela de vinhos. Ao viajar para Búzios, não deixe de incluir o Primitivo na lista de restaurantes para conhecer e prove uma das refeições mais deliciosas da região. 

Como chegar em Búzios no Rio de Janeiro

Como chegar em Búzios no Rio de JaneiroPara chegar em Búzios RJ é possível ir de ônibus com tranquilidade, partindo de diversas cidades do país e descendo na rodoviária de Búzios. Assim, partindo da capital do estado, por exemplo, o trajeto leva pouco mais de 2h30, sendo feito tranquilamente em um fim de semana ou então em um bate e volta no mesmo dia. E, antes de ir até lá, lembre-se apenas de conferir a previsão do tempo para que você possa aproveitar as praias de Búzios com muito sol e calor.

Planeje hoje mesmo sua viagem para Búzios

Destino próximo de diversas cidades do Rio de Janeiro, e de fácil acesso, Búzios é o destino ideal para quem ama praias e relaxar com os pés na areia. Seja com os amigos, família, em casal ou em sua própria companhia, não espere mais para planejar sua viagem até lá e aproveite para fazer um roteiro que inclui conhecer as melhores praias do Rio de Janeiro, para viver experiências únicas e aventuras inesquecíveis.

Veja também no Tô de Passagem:

Trilhas No Rio De Janeiro: 10 Trilhas Incríveis Para Fazer!
Bate E Volta No Rio De Janeiro: 10 Locais Diferentes Para Conhecer
22 Patrimônios Da Humanidade Que Ficam No Brasil

Escrever um comentário