Categoria

Salvador

Com esse guia você saberá exatamente como aproveitar ao máximo a viagem para Salvador: veja o que fazer, clima, melhores praias e mais!

Cidade do Carnaval, da comida apimentada, das praias encantadoras, Salvador foi a primeira capital do país, mantendo esse status até meados do século 18. E, atualmente, é um dos destinos turísticos prediletos dos brasileiros. Ou seja, esse lugar, desde um passado longínquo até hoje segue atraindo olhares!

E se você também notou a capital da Bahia, está na hora de conferir informações valiosas para planejar seu roteiro com o que fazer, quando ir, clima de Salvador e muito mais.

O QUE FAZER EM SALVADOR

Guia completo de Salvador: O que fazer

Pelourinho

O “Pelô”, como é chamado carinhosamente, é um obrigatório ponto turístico de Salvador, visto que reúne tantos pontos turísticos e, consequentemente, história, sendo considerado o coração da cidade, que pulsa cultura!

Para conhecê-lo melhor e aproveitar ao máximo esse passeio, uma dica é agendar a visita guiada. Dessa forma, conforme você vai analisando, bem como contemplando a arquitetura das casas, largos (a exemplos dos largos do Pelourinho e do Cruzeiro) e igrejas.

Outro grande diferencial desse passeio é a quantidade de museus que podem ser visitados em uma região. Lá se encontram o Museu Afro-Brasileiro, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu da Gastronomia Baiana, Casa do Carnaval da Bahia, entre outros!

Já viu que tem muito o que fazer em Salvador logo no primeiro lugar apresentado, não é? Mas calma, porque tem muito mais!

Palacete das Artes

Mais um ponto turístico que vai ganhar o coração dos turistas que curtem um programa cultural, o Palacete das Artes, além da arquitetura preservada que foi idealizada e erguida no início do século 20, apresenta também um anexo moderno, construído em 2006, destinado a receber exposições temporárias.

E não é apenas na parte interna que há arte, afinal, em seu jardim, estão presentes quatro obras do escultor Auguste Rodin, o que deixa o lugar ainda mais belo e convidativo.

Elevador Lacerda

Guia completo de Salvador: Elevador Lacerda

Primeiramente, é importante saber que o Elevador Lacerda é o principal meio de transporte entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa de Salvador.

Dito isso, agora você conhecerá um pouco sobre sua estrutura e sobre o passeio em si: o elevador é composto por duas torres e quatro cabines, sendo que as torres se encontram por meio de uma plataforma de 71 metros, cruzando a Ladeira da Montanha.

A dica é levar o celular, bem como a câmera fotográfica carregadas para tirar muitas fotos da vista privilegiada da cidade, principalmente à noite, quando as luzes e cores vivas da cidade dão vida a uma paisagem poética.

Bairro Rio Vermelho

Conheça o bairro soteropolitano mais visitado, que reúne desde largos até restaurantes e praia!

Para o turista que quer uma noite badalada, também é nesse lugar que encontrará, pois a quantidade de bares é grande e mais à frente você poderá saber mais sobre alguns deles.

O diferencial desse passeio, assim como no “pelô”, é que em um único lugar você encontra muitos pontos turísticos e estilos de passeio, a exemplo da paia do Buracão e estátuas de Jorge Amado e Zélia Gattai.

Mercado Modelo

Guia completo de Salvador: Mercado Modelo

E para os turistas que não perdem a oportunidade de ir às compras em um lugar diferente, o Mercado Modelo certamente será uma boa pedida de ponto turístico de Salvador!

É lá que você encontrará as populares fitinhas do Bonfim, roupas, artesanato e muito mais. Além disso, o espaço tem sua dinâmica intensificada com as rodas de capoeira, uma atividade física que faz parte da cultura de Salvador.

Igrejas em Salvador

Você gosta de turismo religioso e de visitar lugares que criem uma atmosfera de paz? Ou as paisagens com arquitetura distinta te atraem? As Igrejas de Salvador satisfazem ambos os gostos.

Igreja do Senhor do Bonfim, Igreja de São João Paulo II, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja da Terceira ordem do Carmo, entre outras, são lugares lindos e com uma estrutura imponente que transmitem fé.

Portanto, vale a pena inclui-las no roteiro!

Clima de Salvador

Guia completo de Salvador: Clima

O clima de Salvador é o Tropical, caracterizado por temperaturas elevadas, muita umidade e chuvas que marcam o ano inteiro. No entanto, os maiores níveis de precipitação acontecem no inverno, enquanto as estações menos chuvosas são concentradas no verão.

E se para você, o que interessa são dias de Sol e calor, de dezembro a março, é o período perfeito para fazer essa viagem! Afinal, as temperaturas em Salvador giram em torno dos 30ºC e não ficam abaixo dos 24ºC.

Mas calma, pois nos meses (junho a agosto) em que o inverno reina as temperaturas também não ficam tão baixas assim. As médias máximas ficam em torno de 26ºC e as mínimas, 21ºC.

E para evitar as chuvas, uma condição climática pouco favorável ao turismo, tente escolher uma data fora dos meses de abril e julho, em que as médias pluviométricas batem os 200 mm, e, principalmente, fuja dos meses de abril e maio, pois a média pode ser superior a 300 mm!

Quando ir para Salvador

Guia completo de Salvador: Quando ir para Salvador

Se ainda ficou na dúvida sobre quando ir para Salvador, agora é o momento de ter certeza, segundo os seus objetivos! Os índices de turismo e de piscina irá ajudá-lo.

Índice de Turismo em Salvador: para escolher quando ir a Salvador turistar, sem dúvida, é preciso saber as condições climáticas propícias para isso.

Do fim de junho ao fim de setembro, você encontrará um céu aberto, além de uma sensação térmica que varia entre 18ºC e 27ºC, sendo um clima perfeito para as longas caminhadas e atividades ao ar livre.

Índice de Piscina e Praia em Salvador: segundo esse índice, que prioriza as altas temperaturas e dias ensolarados, a melhor época para ir a Salvador é do fim de junho ao meio de outubro.

As mínimas não ficam abaixo de 24ºC e as máximas chegam a 32ºC. Imagine só esse calorzão e você curtindo uma das melhores praias de Salvador. Aliás, você saberá mais sobre elas a seguir! Então, continue a leitura e se apaixone ainda mais pela capital baiana.

Top 3 praias de Salvador

Guia completo de Salvador: Praias em Salvador

Praia do Farol da Barra

A Praia do Farol proporciona um roteiro turístico para uma tarde inteira, pois lá você passa a manhã admirando a praia e seus encantos, à tarde você visita o Museu Náutico da Bahia – confira os objetos de séculos atrás que já foram encontrados e contam a história do Brasil – e no fim do dia visita o Morro do Cristo, de onde terá uma visão privilegiada da orla.

Para almoçar, também não precisará ir longe, já que essa praia reúne diversos restaurantes, quiosques e bares.

Praia de Ondina

Se você gosta de uma praia com elementos mais rústicos e ainda assim preza pela boa infraestrutura, a praia de Ondina é o seu lugar em Salvador.

Isso porque há lindas piscinas naturais que se formam ao longo de sua extensão, bem como uma gama variada de quiosques para pedir aperitivos e drinks que deixarão a experiência ainda mais gostosa!

Ah, e no Carnaval esse também é o ponto de folia! Portanto, se estiver na cidade nesse período, vá à Praia de Ondina logo cedo a fim de conseguir um espaço na areia para curtir os eventos em Salvador!

Praia de Itapuã

São dois os destaques dessa praia: sua beleza e a proximidade com a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.

As areias douradas, águas esverdeadas e céu azul foram um visual que transmite paz ao turista, renovando suas energias. E para intensificar esse sentimento, vá até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã.

Uma curiosidade: esse lugar, durante o Carnaval, tem duas escadas lavadas e perfumadas pelas baianas em trajes tradicionais sob o ritmo do hino do Senhor do Bonfim. É lindo de se viver!

Top 3 bares de Salvador

Guia completo de Salvador: Bares em Salvador

Chupito Bar

Com um cardápio recheado de drinks e os chamados “pinchos”, petiscos, assim como muita música boa e variada, esse bar é sinônimo de animação!

Caso você vá até o bairro Rio Vermelho, reserve a noite para conhecer esse lugar que atrai uma galera.

Velho Espanha Bar e Cultura

Esse estabelecimento não tem nada menos do que 100 anos de funcionamento! Só por isso já vale a pena ir até lá.

Mas seus atributos vão muito além: a cerveja gelada, o ambiente descontraído, que reúne uma grande diversidade de pessoas, e a playlist eclética, ganham o coração de qualquer um que gosta de uma noitada boêmia.

Para aqueles que não abrem mão da culinária, a dica é saborear a feijoada e a costelinha de porco com cebola caramelizada.

Cervejaria Amada

Essa opção é para quem ama cerveja artesanal! Afinal, esse estabelecimento oferece dez opções de chopes, por exemplo, que podem ser combinados com carnes, como o prime RIB.

E não para por aí! Também há shows que deixam o espaço ainda mais convidativo.

Top 3 restaurantes de Salvador

Guia completo de Salvador: Restaurantes em Salvador

Pelô Bistrô

O ambiente desse restaurante em Salvador transmite uma energia positiva por meio de suas cores voltadas para o laranja e janelas sempre abertas, por onde entram os raios de luz e o deixam iluminado. Aliado ao conforto, está a variedade do cardápio, que vai de pratos italianos aos típicos baianos!

Boas pedidas são o Bobó de Camarão e a Moqueca de Camarão, assim como as caipirinhas à base das frutas locais, como a que mistura kiwi, cajá, siriguela, umbu e acerola.

Casa de Tereza

A grande sacada desse estabelecimento é que, além do cardápio, os espaços para as refeições são variados e muito distintos! Enquanto o Salão Galeria Yemanjá reúne obras de artistas plásticos baianos, o Salão Terreiro traz referências do candomblé. É gastronomia somada à cultura!

No cardápio, a divisão é entre: o que vem do mar e o que vem da terra. No primeiro, pratos à base de peixe e moquecas são os protagonistas e, no segundo, Maniçoba e Carne de Sol de Filé são exemplos de opções.

Para completar, nada como uma sobremesa! Confira a cocada de forno com calda de cachaça e melaço de cana e a torta cacau com dengo que leva sorvete de tapioca, calda de frutas vermelhas e taboca.

Yemanjá

Você ama frutos do mar? Chegou a hora de conhecer um restaurante com essa especialidade!

Exemplo de prato que você encontrará no Yemanjá é o Camarão Tentação, com “camarões deglaçados ao vinho madeira, condimentados com maçã, leite de coco, molho bechamel e açafrão, guarnecidos com batata rosti e ornamentados com cone de queijo com batata palha e crispinho de salsa”, segundo o que diz o site. Realmente tentador!

Além disso, há mais de uma unidade em Salvador: uma localizada na Armação e outra, na Barra.

Como ir para Salvador – Rodoviária de Salvador

O Terminal Rodoviário Armando Viana de Castro é a Rodoviária de Salvador interestadual e intermunicipal, sendo uma das mais completas no país devido ao seu pioneirismo em diversas frentes.

Ele oferece Hotel de categoria três estrelas, complexo de posto de combustível, clínica médica, sistema de vigilância integrado e outros serviços.

Portanto, com certeza, é uma opção você ir de ônibus para a cidade soteropolitana! Chegando lá, será recebido com muita hospitalidade, segurança e funcionalidade pela Rodoviária de Salvador.

E, claro, ainda tem a oportunidade de gastar menos com a passagem e conhecer os caminhos desse Brasilzão!

De qualquer forma, independente do meio de transporte, vale a pena ir para Salvador! Você só tem a ganhar com essa viagem, que é sinônimo de cultura, paisagens exuberantes, alta gastronomia, Carnaval e muito mais.

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil
12 Melhores Praias Do Nordeste
Festas Populares Da Região Nordeste: Planeje A Sua Viagem