Categoria

Recife

A cultura nordestina é incrível e Recife consegue mostrar muito bem isso por meio de museus, restaurantes e arquitetura! Aproveite essa viagem arretada.

Recife pulsa uma cultura cheia de vida e cor, tendo como características marcantes o frevo, maracatu, praias belíssimas, gastronomia à base de peixes frescos, bem como um Carnaval animadíssimo tanto na cidade quanto na vizinha Olinda. 

Então, “bora” conhecer, por meio de um roteiro turístico completo, todos os encantos dessa cidade cheia de história e muito bem desenvolvida em termos de infraestrutura!

O QUE FAZER EM RECIFE

Recife Antigo

Marco Zero no Recife Antigo

Sabe aquela caminhada extensa para rodar a cidade e ver seus principais atrativos? Então, em Recife é nessa região que você encontrará diversos pontos turísticos!

Um deles é o marco zero, um local que recebe as manifestações culturais da cidade, a exemplo do grande e colorido Carnaval. Ali, você também poderá contemplar uma obra de arte de Cícero Dias feita no chão, com uma rosa dos ventos no centro. 

Outra atração que fica nos arredores é o Parque de Esculturas de Francisco Brennand, que reúne obras imponentes, como a Torre de Cristal e outras formas com cores e detalhes distintos e belos. Vale a pena dar um pulo no parque para ver do que nossas mãos são capazes! 

E não os atrativos não param por aí! O local também é composto por uma gama variadas de bares e restaurantes. Então, aproveite para almoçar ou jantar no Recife Antigo

Rua do Bom Jesus e Embaixada dos Bonecos Gigantes 

Sabe as fotos de cartões postais com casas marcadas pela arquitetura antiga e cores, como amarelo, azul bebê e salmão? Pois é aqui que você encontrará esse cenário artístico e poderá registrar todo esse charme pelo celular ou máquina fotográfica! 

É ainda nessa rua que você poderá conferir de perto uma parte de extrema importância da cultura recifense, os bonecos gigantes, que deixam o Carnaval Pernambucano ainda mais divertido. Isso porque eles retratam figuras famosas, como Neymar, Rita Lee e muitas outras. 

Museu Cais do Sertão 

Se no seu roteiro não pode faltar um bom museu, certamente esse passeio será perfeito e renderá a você bons momentos de reflexão sobre a história e cultura nordestinas. 

O Museu Cais do Sertão proporciona uma experiência multissensorial por meio de sete núcleos temáticos (Viver, Trabalhar, Ocupar, Cantar, Criar, Crer e Migrar) e exposições permanentes e temporárias com elementos interativos. 

Exemplo disso é o Túnel do Capeta, uma passagem cheia de espelhos e com iluminação diferenciada, cujo objetivo é fazer refletir sobre o sagrado assim como o profano. 

Dessa forma, já sabe que precisa ir a esse lugar com tempo para mergulhar nas obras!

Memorial Luiz Gonzaga 

Mais um lugar onde o que predomina é a cultura nordestina e, principalmente, a memória do popular Luiz Gonzaga! Ele é composto por biografia, acervo digital disponível para consulta, discos, fotos, livros, instrumentos musicais, apresentação de filmes e documentários, bem como objetos característicos da cultura sertaneja.

A fim de levar você aos principais pontos turísticos de Recife, esse é mais um passeio super indicado!

Templos religiosos  

Templos Religiosos em Recife

E se você gosta de cenários bonitos, cujos traços e cores te façam viajar no tempo, essa dica é imperdível!

Portanto, reserve um tempo para passar nos seguintes pontos turísticos e religiosos de Recife: Basílica Nossa Senhora do Carmo, Igreja Madre de Deus e Capela Dourada. Os detalhes são de emocionar! 

Com uma extensa lista sobre o que fazer em Recife, está na hora de saber mais sobre o clima para não pegar muita chuva ou um calor de fazer qualquer um derreter no meio da caminhada no Recife Antigo.  

CLIMA DE RECIFE

O clima de Recife é Tropical Marítimo, marcado por uma média de temperatura com pouca variação e períodos de grandes volumes de chuva. 

Ou seja, muita atenção a essas épocas, compreendidas entre março e agosto – abril e julho são destaques em quantidade de chuva, com médias mensais que batem os 300 mm!

Enquanto os dias secos fazem parte dos meses que compreendem de setembro a fevereiro. Já quando o assunto são as temperaturas em Recife, a capital pernambucana apresenta médias altas, que ficam entre 27º e 30ºC no termômetro. 

Portanto, use e abuse do protetor solar e leve roupas leves!

Ah, e se tem dúvida sobre o horário de Recife, isso é fácil, já que ele acompanha o fuso horário de Brasília. Portanto, o seu relógio muito provavelmente estará alinhado ao da cidade.

QUANDO IR PARA RECIFE 

Quando ir para Recife

Ainda está indeciso sobre quando ir para Recife? A seguir você confere os índices de turismo e piscina, formulados pelo site especializado Weather Spark. 

Com base no índice de Piscina, destinado a quem tem como objetivo, primeiramente, dar mergulhos e mais mergulhos e passar o dia na praia, os dias ensolarados com temperaturas que variam entre 24º e 32ºC estão presentes do fim de julho até o meio de outubro. 

E para o turista que está afim de curtir os passeios culturais e andar sem rumo pela cidade, os meses ideais são meados de julho, agosto e setembro, pois é quando a sensação térmica gira em torno de 18º e 27ºC e não há chuvas frequentes, tampouco volumosas.   

PRAIS DE RECIFE

Praias em Recife

Finalmente chegou a hora de ficar por dentro das melhores praias de Recife, selecionadas pelas suas qualidades naturais que compõem um visual deslumbrante e criam as condições ideias para a prática de esportes ou apenas para relaxar plenamente.  

Praia de Boa Viagem 

São 7 quilômetros de areia que convidam o turista para caminhar ou sentar e admirar as cores do mar e céu que se misturam. O cenário ainda é composto por um mar de prédios, em sua maioria luxuosos e distintos. 

Para completar a experiência, que tal um aperitivo típico da região, como: caldo de feijão e frutos do mar acompanhados de uma água de coco ou da querida caipirinha? 

Praia dos Carneiros 

Localizada na cidade de Sant’agostino, a Praia dos Carneiros preserva seus elementos naturais praticamente intocados pelo ser humano, o que é sua principal e mais chamativa característica: o lugar tem um ambiente rústico. 

Além das águas cristalinas, a paisagem é enriquecida com rochas e vegetação nativa de tal forma que oferece aos turistas atividades alternativas, a exemplo de caminhadas a cavalo e passeio de catamarã pelas piscinas naturais. 

Esse paraíso é sinônimo de relaxamento total!

Porto de Galinhas 

Porto de Galinhas em Recife

Você com certeza já ouviu falar dessa praia e não é à toa, visto que suas águas cristalinas e calmas combinadas à areia em tons de bege e aos coqueiros que percorrem toda sua extensão compõem um cenário digno de filmes de Hollywood. 

Em segundo lugar no quesito atrativos de Porto de Galinhas, está a sua infraestrutura bem desenvolvida, que garante praticidade na logística devido à proximidade entre a rede hoteleira e a praia. 

Em terceiro lugar, estão as atividades propiciadas: que tal nadar em piscinas naturais, se aventurar em trilhas locais e praticar snorkel, estilo de mergulho em águas rasas?  

Praia de Calhetas 

Agora, que tal uma praia, cujo enfoque são os esportes aquáticos, além, é claro, de toda sua beleza? Surfe, pesque em alto mar e veja de perto a vida marinha a partir do mergulho subaquático!

Mais uma opção para os turistas com espírito aventureiro é a tirolesa e a trilha com destino a um mirante, de onde é possível ter uma vista panorâmico da praia. Com certeza serão momentos muito especiais e, principalmente, radicais! 

Praia de Maracaipe 

Surf e mais surf nas ondas que chegam a 3 metros de altura! Essa praia é conhecida por sediar campeonatos nacionais e internacionais do esporte e toda sua estrutura é voltada a isso; até os bares têm esse estilo e o ritmo mais escutado é o reggae. 

Não sabe surfar, mas gostaria de aprender? Pois é, esse também é o lugar certo, já que oferece cursos para iniciantes!

RESTAURANTES E BARES DE RECIFE

Depois de um roteiro turístico desses, só falta completar com as experiências gastronômicas de Recife! Então, vamos lá abrir o seu apetite. 

Restaurantes de Recife

Restaurantes em Recife
Foto meramente ilustrativa

Parraxaxá

Depois do museu que apresenta a história e a cultura nordestinas, está na hora de conhecer o restaurante que tem um ambiente todo caracterizado: desde a estrutura até a decoração remetem ao interior nordestino. 

Além disso, o cardápio (buffet) oferece pratos clássicos, como escondidinho de charque, bode guisado, feijão verde e muito mais, tudo feito a partir de métodos tradicionais, a exemplo do uso da panela de barro. 

Já para a sobremesa, tente escolher entre: cocada, bolo de rolo, pé de moleque, bolo de milho, entre outras! 

Esse com certeza é um dos melhores restaurantes em Recife

Camarada Camarão

Como o nome já diz, a especialidade desse estabelecimento são os suculentos frutos do mar. Prove e aprove: o farto bobó de camarão, a refinada tilápia com amêndoas crocantes, camarões recheados do chefe, entre muitas outras delícias!

Para acompanhar, que tal uma caipifruta refrescante? Experimente!  

Restaurante Leite

Com o slogan “o mais antigo restaurante em funcionamento do Brasil”, esse restaurante segue conservando a elegância e qualidade de seus pratos. 

Exemplos disso são o Filé ao Reino, feito com mignon ao molho madeira, coberto com queijo do reino e acompanhado de fettuccine ao creme, e o bacalhau com natas. 

Para adoçar o almoço ou jantar, a pedida é a tradicionalíssima cartola, à base de banana assada com queijo manteiga, uma delícia sem igual! 

Bares de Recife 

Bares em Recife
Foto Meramente Ilustrativa

Bodega de Véio

Sabe aquela noite em que você só quer sentar em uma mesa de bar, ouvir uma música ao vivo e tomar uma cerveja gelada, saboreando um petisco? Você acaba de encontrar o lugar perfeito para fazer isso em Recife! 

E as noites de música são bem ecléticas: tem dia que você escutará forró, tem dia que a atração será o samba. Confira na programação para checar se você curte o ritmo e, então, corra para lá! 

Cachaçaria Tradição

Nesse bar o grande espetáculo fica por conta dos famosíssimos caldinhos e das apetitosas comidas. 

Mas sempre no clima de curtição com boa música e ambiente descontraído, sem contar as bebidas que dão um toque especial. Peça o Moscow Mule Tradicional e vai curtir a noite no “Tradi”, como ele é chamado pelos mais íntimos. 

Empório Sertanejo

Em busca de uma noitada boa? Combine música ao vivo, aperitivos arretados, a exemplo dos miúdes de galinha e da tripa, e cerveja trincando! 

No Empório Sertanejo vá preparado para dançar, pois o lugar tem uma energia para lá de boa que não deixa ninguém ficar parado. Divirta-se! 

COMO CHEGAR EM RECIFE

Como chegar em Recife

Localizada na Zona Oeste da cidade, a Rodoviária de Recife tem como principais eixos as Rodovias BR 101, BR 408 e BR 232. 

Seus diferenciais são, principalmente, a boa infraestrutura e a quantidade de empresas que ali operam (mais de 15) e conduzem as atividades de cerca de 100 linhas de ônibus, dentro e fora de Pernambuco. 

Para o turista que chega de ônibus, mais um atributo é a integração da Rodoviária Interestadual de Recife com a malha urbana e o metrô, o que permite uma rápida locomoção aos bairros mais conhecidos da cidade e onde ficam muitos hotéis e resorts. 

Outro ponto positivo é que se você chegar com fome, pode dar uma parada em um dos restaurantes que ficam dentro da Rodoviária de Recife. Há desde pizzaria até cafés. 

E, na hora da volta, também pode aproveitar para comprar algumas lembrancinhas nas lojas de artesanato e presentes da rodoviária. Super prático, não é? 

Motivos e dicas há de sobra para você panejar sua viagem para Recife! Basta ler até o fim e selecionar os tópicos que mais combinam com o seu perfil de turista. 

A capital pernambucana espera você sempre com um clima muito acolhedor e perfeito para vivenciar momentos inesquecíveis. 

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
Festas Populares Da Região Nordeste: Planeje A Sua Viagem
Conheça Os 15 Melhores Lugares Para Viajar Sozinho No Brasil!