Você costuma conhecer os teatros das cidades que visita? 

Da arquitetura grandiosa do Theatro Municipal de São Paulo até as arquibancadas históricas da Casa da Ópera, em Ouro Preto, o Brasil está repleto de teatros cuja beleza impressiona até mesmo quem não é fã das artes cênicas.

Estamos falando de construções seculares que assistiram a várias fases da história brasileira e são, até hoje, palcos de eventos culturais diversos. Neste texto, a gente vai passar por alguns dos teatros mais ilustres do país, que você sem dúvidas vai querer incluir nos seus próximos roteiros.

Se quiser entender melhor a importância desses edifícios, é interessante ter uma boa noção sobre a história das artes cênicas no Brasil. Por isso, preparamos também um panorama sobre o assunto. 

Antes de viajar para conhecer os maiores teatros do país, prepare-se para uma pequena viagem no tempo.

Neste artigo você vai ver:

Origem do teatro no Brasil

Em terras brasileiras, o teatro começou durante o processo de colonização, lá no século XVI. Na verdade, ele era um instrumento de catequização: quando chegaram, os jesuítas europeus buscavam formas de transmitir os ideais cristãos aos povos nativos que já viviam por aqui. 

Os colonizadores logo perceberam que encenar era um bom jeito de romper as barreiras linguísticas e culturais que dificultavam a tarefa. Assim, surgiram peças teatrais que tinham como objetivo introduzir os indígenas ao cristianismo. Um dos principais responsáveis por isso foi um padre chamado José de Anchieta. 

O teatro logo começou a se diversificar e se tornou parte até de festas populares. Mas não havia muitas estruturas especialmente dedicadas a essa arte que tinha um grande fã na realeza: o rei Dom João VI de Portugal. Quando ele veio para os lados de cá, em 1808, o Brasil começou a ganhar grandes teatros, capazes de receber os espetáculos que faziam sucesso na Europa.

Outra guinada importante ocorreu quase 80 anos depois, quando alguns escravos brasileiros foram libertados na Nigéria e fundaram uma companhia teatral, a Brazilian Dramatic Company. A partir daí, o teatro foi se consolidando aos poucos como uma arte autônoma e fez nomes como Nelson Rodrigues, Dias Gomes, Leilah Assumpção e Ariano Suassuna brilharem.

Muitas das construções que serviram como palcos para essa trajetória (e para tantas outras manifestações artísticas) são verdadeiras obras de arte. Então, eu não poderia deixar de compartilhar com você alguns dos palcos mais incríveis do país. Quando chegar a hora da sua próxima viagem e você cruzar com alguns deles, já sabe que entrar pra conhecer é essencial! 

Teatros brasileiros famosos para conhecer

Os teatros de uma cidade são sempre pontos-chave no fluxo cultural dela: por eles, circulam músicos, atores, expositores e outras atrações. Por muito tempo, o acesso à estrutura de grandes teatros era exclusivo para quem podia pagar para assistir aos espetáculos à moda europeia. 

Mas com o passar dos séculos, esses espaços foram se tornando cada vez mais democráticos. Hoje em dia, é possível não apenas se encantar com a beleza arquitetônica dos teatros como também assistir a diversas apresentações (não só peças teatrais) por preços bastante acessíveis.

Por isso e pelos outros motivos que vamos te contar já já, os lugares da nossa seleção de teatros brasileiros mais ilustres vão entrar para a sua lista de destinos dos sonhos! Vamos lá?

Teatro mais famoso de São Paulo

O estado que tem a maior metrópole da América do Sul é também dono de uma cena cultural efervescente. É claro que não faltam opções de grandes teatros para se visitar, especialmente na capital de São Paulo. O Teatro Bradesco, o Teatro Alfa, e o Teatro Renault são alguns dos exemplos. 

Mas, sem sombra de dúvidas, o lugar que se destaca como destino turístico é o incomparável Theatro Municipal de São Paulo. 

Theatro Municipal de São Paulo

Theatro Municial de SP - Teatro Mais Famoso de SP

Há 100 anos, um grupo de intelectuais brasileiros protagonizava um evento que entraria para os livros de história como grande marco de modernização da arte nacional: a Semana de Arte Moderna.

O palco desse grande acontecimento foi o Theatro Municipal de São Paulo, que desde então mantém a agenda cheia de apresentações maravilhosas. A beleza do prédio também é de impressionar: a arquitetura inspirada na Ópera de Paris faz com que o Theatro Municipal, parte tão importante da cultura moderna paulistana, continue conversando muito bem com o passado. 

Para conhecer tudo isso de perto, você pode consultar a agenda de próximas apresentações no site oficial do Theatro Municipal de São Paulo. Para quem já está na cidade, fica a dica: esse importante ponto turístico fica próximo às estações de metrô Anhangabaú e República.

Agora, se você estiver mais longe, dê uma olhada nessas passagens de ônibus para São Paulo

Teatro mais famoso de Minas Gerais

Não é só pelos habitantes carismáticos e pela combinação de pão de queijo com café que Minas Gerais faz sucesso. Por ter sido um importante ponto de exploração de minérios no passado, o estado está repleto de monumentos e edifícios históricos que são verdadeiros patrimônios. Entre eles, há muitos teatros que continuam funcionando e se tornaram atrações perfeitas para quem gosta de turismo cultural.

Para quem está em Belo Horizonte, uma boa pedida é dar uma olhada no Cine Theatro Brasil. Mas vamos te contar mais sobre um outro destino, que fica a aproximadamente 100 quilômetros da capital mineira: a Casa da Ópera

Casa da Ópera (Teatro Municipal de Ouro Preto)

Que tal conhecer o teatro mais antigo em funcionamento das Américas?

Para isso, você vai precisar desbravar Ouro Preto, uma das cidades de maior importância da chamada Rota do Ouro de Minas Gerais. O lugar que se chamava Casa da Ópera de Vila Rica quando foi inaugurado, em 1770, agora é o Teatro Municipal de Ouro Preto. O nome mudou, mas a estrutura impecavelmente preservada do teatro é quase uma máquina do tempo.

Era na Casa da Ópera que a elite intelectual mineira se reunia em séculos passados. Hoje o lugar oferece, além da beleza arquitetônica e da riqueza histórica, programações diversas que você pode assistir por valores bem simpáticos. Mais informações você encontra no site governamental do turismo em Ouro Preto. 

Aproveite para dar uma olhada em algumas passagens para Ouro Preto. Dependendo de onde você estiver, pode ser uma boa ir primeiro para a capital, então cheque também as passagens para Belo Horizonte

Teatro mais famoso do Rio de Janeiro

Além de praias e outras belezas naturais, o estado do Rio de Janeiro também tem muitas atrações que são consideradas destinos imperdíveis para quem gosta de história. A capital, por exemplo, conta com construções como o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional.

Além desses pontos, a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro também guarda um teatro monumental, que eu vou te mostrar abaixo. 

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Teatro mais famoso do RJ - Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro conserva os traços seculares de sua arquitetura inspirada no estilo art nouveau. É com certeza um prédio icônico para a cidade e uma das casas de espetáculos mais importantes da América do Sul.

Após ter acompanhado mais de um século de história do Rio de Janeiro, o Theatro Municipal continua recebendo apresentações maravilhosas. Os corpos artísticos da casa, que se apresentam regularmente, são o ballet, o coro e a orquestra sinfônica. O teatro promove também atividades educativas variadas.

No site oficial, você encontra a programação e até os links de compra dos ingressos para os espetáculos. 

O Theatro Municipal é com certeza um passeio inesquecível: há quem diga que se trata do prédio mais bonito da cidade maravilhosa. Então, se você quiser conferir isso pessoalmente, aqui estão algumas passagens para o Rio de Janeiro

Teatro mais famoso do Pará

Abraçada pelo rio Guamá e pela Baía do Guajará, Belém do Pará, guarda muitas jóias fascinantes. Desde a variedade de produtos locais que você encontra no famoso Ver-o-peso até a recentemente renovada Estação das Docas, poucas experiências são tão únicas quanto conhecer a capital paraense.

Recomendamos saborear um bom açaí com peixe frito enquanto você caminha pelo centro histórico. Além disso, não deixe de passar no icônico Theatro da Paz.

Theatro da Paz

Theatro da Paz, Teatro mais Famoso do Pará

O Theatro da Paz, localizado no centro de Belém, nasceu em 1878, fruto da riqueza do chamado Ciclo da Borracha. A construção impressiona já nas grandes colunas da fachada imponente, que tem uma arquitetura de estilo neoclássico. O interior da sala de espetáculos não deixa a desejar, com seu teto pintado em afrescos e seus 900 assentos que imitam o estilo do século XIX.

Além disso, o nome do Theatro da Paz tem uma origem interessante: ele foi uma homenagem ao fim da Guerra do Paraguai. Hoje em dia, a casa conta com dois corpos artísticos que atendem a gostos bem variados: a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e a Amazônia Jazz Band.

Se quiser saber mais sobre a agenda, basta acessar a página “bilheteria” no site oficial do teatro.

Ah, aproveite e garanta as suas passagens para Belém do Pará

Teatro mais famoso de Pernambuco

A terra dos altos coqueiros e do bolo de rolo, Pernambuco, tem uma história marcada por uma diversidade grande de influências que deram à sua capital um ar único. Muitas pessoas não sabem, por exemplo, que Recife foi por um tempo ocupada por holandeses que deixaram, entre outras coisas, uma arquitetura bem peculiar.

Mas um dos prédios que mais chama atenção na parte mais histórica da cidade é de estilo neoclássico: o monumental Teatro de Santa Isabel

Teatro de Santa Isabel

Quando você for andar pelas ruas de paralelepípedo do Recife Antigo, aproveite para puxar o passeio até o bairro de Santo Antônio, onde você encontrará o Teatro de Santa Isabel. 

A grande construção cor-de-rosa é ainda mais impressionante por dentro: as arquibancadas semicirculares e as longas cortinas vermelhas marcam o coração de Pernambuco desde 1850. O teatro já viu eventos importantes da história do estado, como o surgimento da Rebelião Praieira. 

Hoje em dia, o Teatro de Santa Isabel recebe shows, peças teatrais diversas e, é claro, a Orquestra Sinfônica do Recife. Para checar a programação, você pode procurar o perfil oficial do teatro no Instagram.

Lembre-se também de dar uma olhada em passagens de ônibus para Recife.

Teatro mais famoso do Paraná

Esse roteiro é para quem aguenta o frio e gosta de paisagens de encher os olhos, viu?

É verdade que o Paraná guarda belezas naturais paradisíacas, como cachoeiras, cânions e serras: um sonho para fãs do ecoturismo. Mas o estado não deixa a desejar em atrações de outros tipos, especialmente na capital, Curitiba.

Alguns pontos são parada obrigatória: a cidade tem museus riquíssimos, como o Museu Oscar Niemeyer, e construções únicas que são cartões-postais da cidade, a exemplo da icônica Ópera de Arame

Ópera de Arame

Teatro mais Famoso do Paraná - Ópera de Arame

Esse teatro de nome curioso é, com certeza, diferente de todos os outros que detalhamos até aqui. A Ópera de Arame é rodeada por espaços de vegetação nativa bem preservada e por um lago, conjunto que dá ao visitante a impressão de adentrar em um mundo à parte.

A estrutura do teatro, construída em tubos metálicos que lembram arames, é de uma delicadeza que estabelece uma sintonia perfeita com a mata ao redor. É um estilo bem contemporâneo mesmo: a Ópera de Arame foi construída há não muito tempo, em 1992, e sua beleza explica o fato de ela ser considerada um dos símbolos de Curitiba. 

A Ópera é também um importante complexo cultural que recebe eventos de vários tipos, desde peças teatrais e apresentações de música até convenções de negócios. Ansioso para viver essa experiência? Você pode se informar melhor no site oficial da Ópera de Arame.

Você pode precisar também conferir algumas passagens para Curitiba.

Teatro mais famoso do Amazonas

O maior estado do Brasil é grandioso em muitos sentidos. Além dos seus vastos trechos de floresta tropical amazônica, o Amazonas tem outras maravilhas naturais como o famoso encontro das águas do Rio Negro e do Rio Solimões, fenômeno que você pode ver ao visitar Manaus.

A capital amazonense tem também atrações históricas singulares, como as luxuosas construções levantadas no auge do Ciclo da Borracha. É o caso do Teatro Amazonas

Teatro Amazonas

Teatro mais Famoso de Amazonas

Sabia que Manaus já recebeu o apelido de “Paris dos trópicos” por um tempo? 

É que a cidade tem muitas construções dos estilos arquitetônicos renascentista e belle epóque, traço que você vai perceber ao caminhar pelo centro histórico, onde fica o monumental Teatro Amazonas.

Não é à toa que a imponência do gigantesco teatro impressiona tanto: quando foi inaugurado, em 1896, ele foi uma resposta às exigências da elite local, que queria uma casa de ópera de padrão europeu. E conseguiu!

Hoje, apesar de manter sua sofisticação, a luxuosa sala de espetáculos do Teatro Amazonas recebe eventos de todos os tipos e a estrutura está aberta a visitas turísticas por R$ 20. 

Sem dúvidas, a beleza do prédio já vale o passeio. Mas se você quiser conferir as próximas apresentações do Teatro Amazonas, ele tem um site oficial com todas as informações de programação e links para comprar entradas.

É claro que também é interessante que você dê uma olhada nessas passagens para Manaus.

Os grandes palcos da história brasileira te aguardam

É hora de descer as cortinas. Afinal, depois disso tudo, você com certeza já percebeu que visitar os teatros brasileiros é fazer uma imersão profunda na história das cidades e ainda pode ser uma ótima oportunidade de assistir a apresentações bem variadas. 

Ver um show contemporâneo em uma sala de espetáculos secular? Por que não? Ainda bem que já não existe mais aquela ideia de que ir ao teatro é um programa chato.

A gente admite que esta seleção de teatros tão espetaculares espalhados pelo Brasil tem um lado ruim: fica muito difícil escolher qual visitar primeiro. Para te ajudar com isso, nós temos conteúdos sobre as cidades mencionadas aqui e sobre muitos outros destinos incríveis no Tô de passagem. Não se esqueça de conferir!

E ah, se você já passou por um desses lugares, conta um pouco do que achou aqui nos comentários! Ou então, nos conte como foi quando voltar do rolê. O que acha?

Boa viagem e até a próxima!

Autor

Escrever um comentário