Ecoturismo, turismo de aventura e turismo religioso se encontram nessa lista com as 10 melhores cidades do interior de Pernambuco

As terras pernambucanas são muitos atrativas em razão de seu litoral – exemplo disso é a famosa Porto de Galinhas –, porém, os turistas devem ir além para aproveitar ao máximo esse estado. Para isso, a dica é fazer um tour pelas cidades do interior de Pernambuco.

A fim de ajudar você a escolher os melhores destinos e desvendar os encantos interioranos, elaboramos uma lista com 10 cidades!

Por outro lado, se, em paralelo a essas informações, quiser saber mais sobre as melhores praias de Pernambuco, fique à vontade. Assim, certamente, fará uma viagem completíssima!

A seguir, fique com os detalhes sobre as cidades do interior de Pernambuco para conhecer.

Gravatá

Gravatá: Interior de Pernambuco

Primeiramente, é importante saber que o apelido dessa cidade é “Suíça Pernambucana” para, assim, já imaginar algumas de suas características, como o clima ameno e os pratos principais da região.

Sua localização favorece as temperaturas mais baixas – a cidade fica no topo da Serra das Russas – e sua economia gira em torno da produção de móveis. Enquanto isso, no cenário artístico, o artesanato local se sobressaí.

Uma programação que pode ser facilmente aplicada a esse destino é a prática de trekking, seguida de um almoço ou jantar, cuja escolha pode ser um saboroso fondue ou uma suculenta massa, regados a vinho.

Bonito

Se você é fã de ecoturismo, então esse município precisa estar dentro do seu itinerário em Pernambuco. Rapel, arvorismo, bem como banhos de cachoeira estão entre as atividades mais apreciadas nessa região.

Para completar essa aventura, que tal ir de teleférico até a Capela de Montserrat? Sem dúvida, será uma viagem revigorante e que incentiva a conexão com a natureza!  

Caruaru

Caruaru PE

No Agreste de Pernambuco, Caruaru é quase obrigatória nessa lista por promover uma das maiores festas de São João do mundo, atraindo milhares de pessoas.

Mas seus atrativos não param por aí! A cidade ainda abriga a casa-ateliê do Mestre Vitalino, onde é possível contemplar suas obras de arte em barro, que retratam a vida no local. Outra figura que teve significativa influência e projeção foi Luiz Gonzaga, cuja história é contada no Museu do Forró.

Mais uma indicação de ponto turístico para aproveitar ao máximo essa, que é uma das melhores cidades do interior de Pernambuco, é passear pela Feira de Caruaru, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, que oferece desde itens da gastronomia até música e literatura.

Garanhuns

Se você prioriza os passeios ao ar livre durante uma viagem, então essa dica de destino cairá como uma luva para o seu perfil!

O relógio das flores, por exemplo, é um lugar lindíssimo, cujo espaço chama a atenção pelas cores das flores e pelo verde das folhas. Ademais, os parques Euclides Dourado e o Ruber Van Der Linder deixam os visitantes à vontade para usufruir de suas possibilidades.

No primeiro, recomenda-se fazer um piquenique ou caminhar em meio às árvores, enquanto no segundo, contemplar o lago pode ser uma boa ideia.

Petrolina

Petrolina

Esse município faz divisa com a Bahia e seu turismo tem como base a produção de vinhos. Afinal, sete vinícolas estão presentes na região, o que permite visitas guiadas, em que é possível conhecer os mecanismos de produção, bem como degustar a bebida – inclusive, alguns rótulos são exportados.

Além disso, o município preserva um recurso natural e tanto, o Rio São Francisco, o que deu origem a ilhas banhadas por água doce e, sem dúvida, são pontos turísticos belíssimas para incluir no roteiro dessa cidade do interior de Pernambuco. É em razão dessa proximidade com o rio, aliás, que alguns dos principais pratos servidos nos restaurantes são protagonizados por pescados, a exemplo da Tilápia e Meca.

Buíque – Parque Nacional do Catimbau

Com mais de 62 mil hectares, o Parque Nacional de Timbau é formado pela vegetação e formações naturais típicas da caatinga. Portanto, é possível fazer trilhas de todos os níveis.

Porém, a visita a esse parque também reserva momentos que se assemelham a uma viagem no tempo. Exemplos disso são os cemitérios históricos e pinturas rupestres. Radical, né?  

Triunfo

O Teatro Guarany, o Museu do Cangaço e Igreja de Nossa Senhora das Dores estão entre os pontos turísticos mais recomendados dessa cidade. As construções por si só já tornam a visita convidativa, já que a arquitetura de cada uma revela traços do passado.

Bezerros

Bezerros

Carnaval e cultura são os grandes chamarizes de Bezerros, uma das cidades do interior de Pernambuco para fazer turismo.

No caso da data comemorativa popular no Brasil, nessa cidade, um dos símbolos da grande festa são os foliões mascarados que fazem um desfile colorido e animado.

Já no que diz respeito à cultura, a Estação da Cultura, Casa de Cultura Popular Lula Vassoureiro e o Memorial J. Borges & Museu da Xilogravura compõem um roteiro que, sem dúvida, agregará conhecimento sobre as tradições regionais e proporcionará uma imersão na arte de grandes artistas, a exemplo do xilógrafo (desenhos em azulejos e papel) Jorge Borges.

Vale do São Francisco

Que tal mais uma dica de cidade do interior de Pernambuco que reúne vinícolas, pratos saborosos e as belezas do Rio São Francisco?

Porém, no caso do Vale São Francisco, a receita que se destaca é a carne de bode do Bodódromo de Petrolina.

Pesqueira

O turismo religioso é predominante nessa cidade que tem entre seus pontos turísticos o Santuário de Cimbres, lugar famoso pela aparição de Nossa Senhora, fato datado de 1936.

Outro lugar que desperta a paz interior é o Mirante da Graça de onde é possível ter uma visão privilegiada da cidade. Sem dúvida, cria a atmosfera ideal para momentos reflexivos.

E então, o que achou do nosso tour pelas 10 melhores cidades do interior de Pernambuco? Certamente, algumas farão a diferença na sua viagem para esse estado maravilhoso!

Além disso, não deixe de aproveitar para conhecer Recife. Afinal, é sempre interessante contemplar as capitais a fim de mergulhar na cultura local e em seus espaços mais desenvolvidos.

Agora, aproveita cada pedacinho das terras pernambucanas!  

Achou que ficou faltando alguma cidade? Conta pra gente! Adoramos Sugestões!

Veja também no Tô de Passagem:

Viagem Para O Nordeste Com Crianças: Dicas De Destinos!
Férias De Verão: 20 Destinos Nacionais Para Visitar
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial

Escrever um comentário