logo-to-de-passagem

Festa de São João: confira as maiores festas juninas do Brasil para se programar

setastdp

“Eu vou, vou soltar foguete
Eu vou, vou soltar balão
Eu vou festejar São Pedro
Eu vou festejar São João…”

Fogueira, quadrilha, forró, mesas cheias de delícias juninas… Diz aí: tem coisa melhor do que a festa de São João?

Conforme o mês de junho se aproxima, muitas cidades brasileiras ficam cobertas pelas bandeirolas coloridas e pela atmosfera de alegria que são marcas registradas das festas juninas. Nos arraiais e polos de comemoração, a sincronia hipnotizante entre triângulo, sanfona e zabumba dá a largada para a animação do arrasta-pé. Quem é fã mesmo da festa de São João nem consegue disfarçar os arrepios quando escuta aqueles versinhos: “todo tempo quanto houver pra mim é pouco, pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco…”

Eita, forró arretado! Pode se preparar para curtir a riqueza gigantesca de uma celebração cheia de tradições lindas que é uma verdadeira explosão de arte popular. Vem com a gente para entrar na dança e descobrir como surgiu a festa de São João, quais são os maiores arraiais do Brasil e aonde ir para aproveitar a magia das celebrações juninas da melhor forma possível.

Aqui, você vai desvendar:

Mas afinal, qual é a origem da festa de São João? 

São João de Campina Grande: o maior São João do mundo 

Conheça outras festas juninas inesquecíveis para você aproveitar 

São João de Caruaru 

São João de Patos 

Bumba Meu Boi em São Luís 

Forró Siri no São João de Nossa Senhora do Socorro

Vila Junina no São João de Teresina 

Forró Caju no São João de Aracaju 

Pingo da Mei Dia no Mossoró Cidade Junina 

Arraial de Nazaré no São João de Belém 

Razões para curtir o São João 2024 em uma destas festas incríveis 

Agora que você já conhece a maior festa junina do Brasil e muitas outras, opções de destino não faltam para viajar com a ClickBus! 

Mas afinal, qual é a origem da festa de São João? 

“Diz que Santa Isabel disse à prima, Maria
‘João vindo ao mundo eu lhe aviso no dia
A ver no meu rancho um grande clarão
De uma fogueira, nasceu São João’
Por isso é que o mundo, com muita razão
Assim festeja o senhor São João”

A letra de Lenda de São João, canção de Luiz Gonzaga que abriu nosso passeio de hoje, é um resumo divertido da história que deu origem às festas de São João.

Muita gente nem sabe, mas as comemorações surgiram como homenagem ao primo de segundo grau de Jesus Cristo. É isso mesmo! O dia 24 de junho é celebrado por ser a data de nascimento de João Batista, filho de Isabel – que era prima de Maria e também foi canonizada como santa –. A história na Bíblia Sagrada é mais ou menos como a que Gonzagão descreveu: depois de dar à luz, Isabel usou a fumaça de uma fogueira para comunicar Maria sobre o nascimento de João. Segundo a tradição cristã, ele foi o profeta que previu a chegada do primo messias ao mundo e também o responsável por batizar Jesus.

Por isso, o 24 de junho já era festa de São João bem antes de o Brasil se chamar Brasil. As celebrações eram realizadas na Europa durante a Idade Média, e chegaram por aqui junto com os colonizadores portugueses. Eles trouxeram alguns costumes que duram até hoje, como o hábito de comemorar a data acendendo fogueiras e dançando em grupo. Ao longo dos séculos, muitos outros elementos festivos foram se incorporando à festa de São João até que ela se tornasse esse espetáculo que conhecemos hoje.

Presente em quase todos os cantos do Brasil, a festa de São João tem um significado especial no Nordeste: em grande parte da região, a época das comemorações juninas é a mais aguardada do ano. Celebrado por muitos nordestinos com eventos monumentais, o festejo tem uma importância que pode ser facilmente comparada à de datas como Carnaval e Natal. Não é à toa que a data oficial da festa de São João é um dos feriados de maior peso do calendário cultural de João Pessoa, Recife, Salvador e várias outras cidades. Em alguns lugares, como Caruaru, as comemorações chegam a durar dois meses inteiros.

São João de Campina Grande: o maior São João do mundo 

Quadrilha no São João de Campina Grande. Usando vestidos rodados e chapéus coloridos, os participantes dançam em roda na Praça do Povo. O teto está coberto por bandeiras coloridas e balões decorativos.

Você já ouviu falar no maior São João do mundo?

Esse é o título dado pelo Instituto Ranking Brasil ao São João de Campina Grande, cidade do interior paraibano situada a 126 quilômetros de João Pessoa. Na verdade, o evento disputa o primeiro lugar da lista de maiores festas de São João com a pernambucana Caruaru. Apesar do embate, que já vem rolando há várias décadas, a gente garante que as duas celebrações são gigantescas e incríveis. Em Campina Grande, os festejos juninos já chegaram a reunir 2,5 milhões de pessoas.

O São João de Campina Grande costuma durar um mês e sempre traz uma programação fantástica. Em 2022, a agenda contou com o número impressionante de 500 atrações e a presença de grandes nomes como Elba Ramalho e Dorgival Dantas. Geralmente, os shows são bem ecléticos e vão desde o forró “raiz” até sertanejo, MPB e outros gêneros. A maior parte das apresentações acontece no Parque do Povo, espaço que também recebe barraquinhas de comidas típicas e estandes de bebidas. No total, são 6 polos com muita dança, música e alegria. É um festão mesmo, hein?

Na hora de curtir a maior festa de São João do mundo, você pode economizar no transporte viajando de ônibus. Assim, fica fácil guardar uma graninha para aproveitar tudo no São João de Campina Grande. Gostou da ideia? Então aqui estão as suas passagens de ônibus para Campina Grande.

Conheça outras festas juninas inesquecíveis para você aproveitar 

Apesar de ser uma das mais famosas, a festa de São João de Campina Grande não é a única celebração que conquista o coração de muitos visitantes.

Se você ainda está em dúvida sobre onde passar o mês de junho para mergulhar de cabeça na riqueza cultural das tradições juninas, nem precisa mais procurar! No Nordeste do Brasil, não faltam opções de eventos que com certeza vão te proporcionar experiências incríveis. A seguir, você vai encontrar todas informações que precisa para se jogar nas melhores festas de São João do país.

São João de Caruaru 

Oponente do São João de Campina Grande na batalha pelo título de maior festa junina do mundo, o São João de Caruaru é conhecido no Brasil inteiro. 

Apelidada carinhosamente de “Princesinha do Agreste”, Caruaru fica a 130 quilômetros da capital, Recife. Chamada também de “Capital do Forró”, a cidade tem uma programação junina oficial que se estende por mais de 2 meses: na edição de 2024, a mais longa até agora, serão 72 dias de festa entre 19 de abril e 29 de junho (sim, tudo isso!). São mais de 600 atrações espalhadas nos 24 polos, e os palcos mais badalados ficam no famoso Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e no Alto do Moura.

Nos últimos anos, o São João de Caruaru teve shows de atrações como João Gomes, Joelma, Olodum, Carlinhos Brown e Jorge Aragão. Reconhecida pelo Guinness World Records – publicação de recordes mundiais –, a festa também proporciona uma experiência gastronômica no mínimo inusitada. É que entre as tradições da Capital do Forró está o preparo do maior cuscuz do mundo, iguaria feita com 800 quilos de flocos de milho em uma cuscuzeira de 4 metros de altura. 

Se você quiser conhecer o São João de Caruaru, a Feira de Caruaru e outros atrativos incríveis da Princesinha do Agreste, aproveite para descolar as suas passagens para Caruaru.

São João de Patos 

A charmosa cidade de Patos fica particularmente animada em junho por causa de sua maravilhosa Festa de São João.

Situado no interior da Paraíba, a 300 quilômetros de João Pessoa, o município organiza todos os anos uma celebração animada que costuma durar um mês. Os palcos montados no espaço conhecido como Terreiro do Forró já receberam artistas como Luan Santana e Nattanzinho, mas também não faltam shows de forró pé-de-serra tradicional. O São João de Patos também encanta os visitantes por causa de sua decoração especial, com direito a muitas bandeirolas coloridas e outros enfeites temáticos em quase todas as ruas. Durante os festejos, não faltam oportunidades para quem deseja experimentar as delícias típicas da culinária paraibana.

Para conhecer tudo isso de perto, garanta as suas passagens para Patos.

Forró Siri no São João de Nossa Senhora do Socorro

Nos arredores da capital sergipana, uma das festas de São João mais badaladas é a de Nossa Senhora do Socorro.

O município fica na Região Metropolitana de Aracaju e é separado do centro por apenas 20 quilômetros. Por isso, em junho, Nossa Senhora do Socorro fica cheia de aracajuanos e turistas determinados a aproveitar os vários eventos juninos da região. O mais famoso de todos é o Forró Siri, que acontece em várias datas ao longo do mês (ou seja, ele não rola necessariamente em dias seguidos) e tem uma programação cheia de shows inesquecíveis. Na edição de 2023, a lista de atrações contou com a cantora Joelma e a banda Limão com Mel. Também tem apresentações de grupos de quadrilha e, é claro, muita comida boa. O Forró Siri acontece em vários polos: as atividades se dividem entre a Sede de Nossa Senhora do Socorro, o Conjunto Jardim, o Parque dos Faróis e a Arena Siri. 

Bumba Meu Boi em São Luís 

Esculturas de papelão usadas nas celebrações de bumba meu boi, no Maranhão. Elas representam bois ricamente enfeitados com lantejoulas, fitas coloridas, rendas e outros adereços brilhantes.

Quem nunca ouviu falar na beleza do bumba meu boi?

Popular em vários lugares do Brasil, essa encantadora tradição tem um lugar especial na agenda de São Luís do Maranhão. Parte mais importante do ciclo junino maranhense, o bumba meu boi é uma mistura fantástica de história, folclore e arte. O espetáculo, que reúne elementos de origem europeia, africana e indígena, mantém viva a memória de uma antiga lenda sobre um boi mágico que é trazido de volta à vida após o abate. Durante as apresentações, os brincantes usam lindos trajes coloridos para representar os personagens e são acompanhados por uma trilha sonora bem tradicional. É uma coisa maravilhosa de assistir!

Geralmente, os grupos de bumba meu boi percorrem as ruas e arraiais de São Luís durante todo o mês de junho. Mas as performances mais emblemáticas são as dos encontros que acontecem na Capela de São Pedro e na Avenida São Marçal nos últimos dias do mês. Se você quer uma experiência de festa de São João realmente única, vale a pena providenciar as suas passagens de ônibus para São Luís.

Vila Junina no São João de Teresina 

A festa de São João também é garantia de diversão para todo mundo em Teresina.

Famosa por sua natureza fenomenal e pelo repertório cultural riquíssimo, a “Mesopotâmia Brasileira” está cheia de tradições que são verdadeiros tesouros. Para conhecê-los, vale a pena curtir uma noite de São João na Cidade Junina, lar do evento gratuito que agita a capital piauiense durante uma semana. A estrutura montada especialmente para a festa de São João tem palcos com shows de artistas regionais e nacionais, lojinhas de artesanato e vendas de comidas típicas. Mas as estrelas do São João de Teresina são as quadrilhas – os grupos se apresentam em concursos grandiosos que esbanjam cores, interação com o público e belas coreografias –. É um espetáculo e tanto! A Cidade Junina costuma ser instalada no Estacionamento L3 do Shopping Rio Poty.

Para experimentar a melhor canjica do mundo e torcer pelo seu grupo de quadrilha favorito, pode apostar nessas passagens de ônibus para Teresina.

Forró Caju no São João de Aracaju 

Não dá para falar sobre festa de São João sem mencionar a maravilhosa Aracaju.

Afinal, de animação junina os sergipanos entendem muito bem: o Forró Caju é uma das celebrações mais cativantes do Nordeste. Além da agenda de shows eclética, que garante música boa para todos os gostos, a festa também conta com concursos de quadrilha, brincadeiras e barracas de comida. Realizado na praça Hilton Lopes, no coração da capital, o Forró Caju já teve apresentações de João Gomes, Alceu Valença e vários outros artistas famosos da cena nacional. Também não faltam os tradicionais trios de forró pé-de-serra, é claro. Durante a estadia, aproveite para conhecer alguns cartões-postais de Aracaju, como a Orla de Atalaia. 

Para montar o roteiro junino dos sonhos, confira essas passagens para Aracaju.

Pingo da Mei Dia no Mossoró Cidade Junina 

A festa de São João de Mossoró é a preferida de muitos potiguares.

Localizada no interior do Rio Grande do Norte, Mossoró fica a 290 quilômetros de Natal e tem um dos eventos juninos mais tradicionais da região. É o Mossoró Cidade Junina, que domina o Corredor Cultural de Mossoró durante boa parte do mês de junho. Além dos grandes shows, a programação inclui o famoso espetáculo teatral Chuva de Bala no País de Mossoró, um musical encenado na Igreja São Vicente que conta a história da passagem de Lampião e seu bando pela cidade. Também vale a pena conferir o Pingo da Mei Dia, festividade que arrasta multidões pelas ruas do centro com vários trios elétricos. Tem atrações para todos os gostos!

Estava buscando uma festa de São João cheia de história, música e arte regional? Então garanta suas passagens para Mossoró.

Arraial de Nazaré no São João de Belém 

A autenticidade da festa de São João é uma das muitas maravilhas de Belém do Pará.

Segunda maior capital da região Norte, Belém é responsável por conservar várias preciosidades culturais amazônicas. É por isso que tanta gente se apaixona pelo Arraial de Nazaré, uma festa de São João gigantesca que acontece na capital belenense. Entre os shows de música ao vivo e as apresentações de quadrilha junina, você também terá a oportunidade de apreciar as lindas danças folclóricas do Pará. Nos cardápios das barracas de comida, você vai encontrar delícias amazônicas como o açaí e o tacacá, ícones gastronômicos da sensacional culinária nortista. 

Que tal tomar um tacacá, dançar e curtir muito com essas passagens para Belém?

Razões para curtir o São João 2024 em uma destas festas incríveis 

Como você já deve ter percebido, as festas de São João garantem momentos inesquecíveis para visitantes de todos os perfis.

Mais do que eventos super divertidos e animados, elas são oportunidades incríveis de mergulhar na cultura dos destinos que acabamos de te apresentar. Não é exagero dizer que a época de São João traz as mais importantes festas populares do Nordeste e do Norte – nessas partes do Brasil, as celebrações juninas reúnem vários elementos culturais que são considerados pilares dos repertórios locais –. Em outras palavras, as festas de São João são verdadeiras imersões culturais, ideais para quem deseja conhecer a fundo a identidade e a história dos destinos.

Se você gosta de turismo cultural, pode se organizar para curtir o São João de 2024 em algum dos destinos da nossa lista. A gente garante que você não vai se arrepender!

Agora que você já conhece a maior festa junina do Brasil e muitas outras, opções de destino não faltam para viajar com a ClickBus! 

Mesa com toalha quadriculada verde e vermelha. Sobre ela estão vários pratos típicos juninos como pinhão, paçoca e bolo de milho. Ao fundo, aparece uma fogueira desfocada e algumas bandeirolas coloridas.

A festa de São João é celebrada de formas bem variadas nas diferentes partes do Brasil.

Embora cada lugar tenha suas próprias tradições, com características únicas e especiais, todas essas festividades têm algo em comum: são eventos apaixonantes, capazes de proporcionar momentos incríveis para a família toda. Na nossa opinião, a única parte ruim das festas de São João é que elas só acontecem uma vez por ano! Mas com a nossa lista de dicas, você já tem tudo que precisa para planejar sua viagem e aproveitar o São João de 2024 com toda a animação que essa data arretada merece. 

É lindo morar em um país com tanta diversidade, né? Para conhecer outras preciosidades culturais do Brasil, é só acompanhar nossos conteúdos aqui no Tô de Passagem! A gente sempre cria materiais super informativos sobre eventos, tradições, destinos nacionais e muito mais. É tudo pensado para quem adora cair na estrada e desbravar as belezas brasileiras.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem