Que tal viver uma das experiências mais gostosas e contagiantes do calendário folclórico brasileiro?
Junho está chegando e com ele vem as festas juninas, quermesses e arraiais – como você preferir chamar – que se manifestam por todo país. Não importa se é com o grupo de amigos do trabalho, da faculdade, do bairro ou da igreja. Elas estarão por aí, em algum lugar.
Pensando nisso, a gente preparou esse artigo com algumas daquelas que são consideradas as maiores e mais tradicionais festas juninas do Brasil. Então, pegue seu bolo de milho, uma caneca de quentão e vem com a gente descobrir mais sobre as nossas tradições, e quem sabe cair na estrada pra viver algumas dessas experiências ainda esse ano!
Neste artigo você vai ver:
Qual a origem da festa junina?
O que tem em uma festa junina?
As maiores festas juninas do Brasil
Bumba meu-boi de São Luís (MA)
São João de Campina Grande (PB)
Tá na hora de escolher o destino e aproveitar uma festa junina inesquecível!
Qual a origem da festa junina?
O início das celebrações são bem antigas e vem lá da Europa, ainda durante a Idade Média. É claro que essa é uma longa história, mas durante a cristianização dos países europeus, as festividades foram incorporadas ao calendário religioso. Até então, essas celebrações tinham o objetivo de comemorar as colheitas que vieram, e pedir proteção pelas que ainda viriam.
Aqui no Brasil as festas juninas chegaram junto com a colonização de espanhóis e portugueses, durante os anos 1600. Uma vez por aqui, ficaram conhecidas como festas Joaninas, em homenagem a um de seus santos padroeiros, São João. Vale lembrar que além dele, São Pedro e Santo Antônio também eram celebrados.
Com o passar do tempo, o nome foi transformado para festa junina – já que eram celebradas durante o mês de junho, – e aos poucos também ganharam costumes culturais muito mais populares, ainda que não tenha perdido as raízes religiosas e européias. Um exemplo disso são os famosos “casamentos caipiras”, em homenagem a Santo Antônio, ou a quadrilha, dança parecida com as realizadas em salões franceses, entre casais e com roupas típicas.
O que tem em uma festa junina?
Além do casamento e da quadrilha, que falamos logo acima, as comidas típicas são, sem dúvida, uma das tradições mais incríveis dessa época.
Os europeus celebravam a colheita do trigo, mas por aqui o costume foi adaptado a um grão muito mais abundante: o milho. Enquanto gaúchos preparam a polenta, mineiros a pamonha e nordestinos o cuscuz, todos nós brasileiros ganhamos com essa riqueza de sabores!
Bolos, quentão ou vinho quente e doces derivados de amendoim são outros pontos altos de um bom arraial.
E quanto às danças típicas? Bom, mesmo que você não leve muito jeito pra coisa, não dá para negar que são lindas de ver e muito contagiantes. Por todo o Brasil, em especial na região nordeste, as danças se adaptam de acordo com culturas e costumes diferentes. Entre as principais estão o arrasta-pé, o baião, forró, dança de fitas, vanerão e claro, a quadrilha.
Por último, mas tão imperdível quanto todas as outras, estão as fogueiras e as brincadeiras juninas. A primeira também vem das raízes européias, mas já a segunda, essa é toda nossa. Ainda hoje as brincadeiras animam crianças e adultos. Além de distribuírem prendas aos vencedores, são importantes para a arrecadação de doações e dinheiro para associações e grupos de apoio.
As maiores festas juninas do Brasil
Agora, e se você quiser experimentar um pouco das festas que de tão tradicionais, ganharam outras proporções, e hoje fazem parte dos calendários oficiais de suas cidades?
Continua com a gente que é hora de conhecer algumas das maiores do Brasil!
Bumba meu-boi de São Luís (MA)
Já preparou suas matracas e zabumbas? Porque se as manifestações do Bumba meu boi de São Luís já são patrimônios históricos e imateriais pela Unesco, com tantos anos de história e adeptos tão apaixonados, na certa você deveria pensar em ir pelo menos uma vez.
Mesmo que outras cidades do Norte e Nordeste também realizem festas e apresentações do Bumba meu boi, a tradição encontra em São Luís, capital do Maranhão, a maior efervescência de grupos e praticantes.
Pessoas animadas vestindo roupas vibrantes em uma mistura de dança, teatro e tradição, contam a história da escravizada Catirina e seu marido. A lenda diz que Catirina estava grávida e tinha desejo de comer uma língua de boi, e por isso seu marido sacrificou um animal. Descobertos pelo dono da fazenda, o casal precisa ressuscitar o boi para viverem em paz.
Em 2022, a festa voltou com a programação normal do evento, após as restrições por conta do período de Pandemia. Com o sucesso do retorno, 2023 promete ser bem melhor, com mais de 800 festas e arraiais espalhados pela capital e outras cidades no interior do Maranhão.
Ficou com vontade? Que tal algumas opções de passagens de ônibus para São Luís?
Ah! E se quiser conhecer mais sobre a festa, aproveita pra dar uma olhada no nosso conteúdo exclusivo sobre o Bumba Meu Boi de São Luís.
São João de Caruaru (PE)
O que você acha de experimentar uma broa de milho gigante, enquanto aproveita uma das maiores festas de São João do mundo, segundo o Guinness World Records?
Pois independentemente da disputa acirrada com outra grande festa, que falaremos na sequência, você encontrará muito mais do que comidas gigantes e pessoas animadas em Caruaru, cidade do agreste pernambucano, localizada a 135 km da capital, Recife.
A festa acontece desde que a Capital do Forró – como é conhecida – ainda era uma vila. Hoje ela cresceu e carrega uma rica tradição nordestina.
O São João de Caruaru em 2023 está ainda maior, com previsão de início para o dia 28 de abril, mas fique tranquilo! Ela só acaba em julho. São grupos e apresentações em 24 locais espalhados pela cidade, incluindo o nacionalmente conhecido Pátio do Forró, ou Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.
Aqui a gente também tem um artigo super completo sobre o São João de Caruaru, e se estiver pensando em dar uma passada nessa gigante cultural, aproveite essas opções de passagens de ônibus para Caruaru.
São João de Campina Grande (PB)
Aqui está a segunda competidora do “Maior São João do Mundo”, junto com Caruaru, que falamos acima. Todos os anos, mais de dois milhões de pessoas visitam Campina Grande, na Paraíba, em busca de tradições culturais, comida típica e muito forró local.
A festa existe oficialmente desde 1983, mas as tradições da cidade já faziam famílias dançarem e celebrarem desde muito antes, principalmente em fazendas e regiões rurais.
Hoje, nacionalmente conhecido, o São João de Campina Grande traz tradições como as ilhas de forró e a pirâmide, espaços onde acontecem as apresentações dos grupos de quadrilha.
Em 2023, a festa começa no dia 1 de junho e se estende durante todo o mês, no Parque do Povo. O espaço, como de costume, terá barraquinhas de todos os tipos, bares, restaurantes, espaços culturais e vários shows de artistas nacionais.
Quer um conteúdo completo sobre a festa? Então dá uma olhada nesse artigo sobre o São João de Campina Grande, e também algumas opções de passagens de ônibus para Campina Grande, caso esteja pensando em cair na estrada para o melhor arraial da sua vida.
Mossoró Cidade Junina (RN)
Mais uma celebração especial no nordeste brasileiro. Mossoró fica em festa durante os dias de atrações, e reúne mais de um milhão de pessoas todos os anos. É o maior arraial do estado do Rio Grande do Norte. A cidade fica a 280 km da capital, Natal.
A velha estação ferroviária do município, que hoje é chamada de Estação das Artes Elizeu Ventania, todos os meses de junho transforma-se na Estação do Forró, e o Corredor Cultural, na Avenida Rio Branco, atrai pessoas vindas de todo o país.
Pode até parecer uma festa junina comum, com shows de artistas nacionais, comidas típicas e danças, mas Mossoró Cidade Junina conta com uma celebração importante na região: a expulsão de Lampião e seu bando da cidade, em 1927. Esse evento histórico é encenado todos os anos com a “Chuva de Balas no País de Mossoró”, que se repete em vários dias de evento.
Se você estiver pensando em conhecer a festa, ainda dá tempo, e aqui estão algumas passagens de ônibus para Mossoró.
São João de Irecê (BA)
A festança em Irecê é uma das mais movimentadas da Bahia, e como não poderia deixar de ser, é também bastante antiga. Ainda que mantenha sua tradicionalidade regional com as danças, a zabumbada e o Mercadão do Zé Bigode, a mistura com artistas nacionais é garantida.
O São João de Irecê começou pequeno, na praça da prefeitura, com o apoio de escolas e igrejas. Aos poucos a coisa foi tomando forma e, em 1980, o Arraiá das Caraíbas – como são conhecidas as barracas montadas com palha de coco e sisal – foi transferido para a Praça Clériston Andrade.
Em 2023 a festa acontece durante o mês de junho, mas entre os dias 21 e 25, a cidade se transforma na verdadeira Cidade do São João, com shows de artistas locais, além da presença de grupos e duplas famosas no Brasil e no mundo.
Irecê fica a aproximadamente 480 km da capital baiana, Salvador. Para conhecer as maravilhas da festa de São João da cidade, aqui estão algumas opções de passagens de ônibus para Irecê.
São João de Salvador (BA)
Se a festa anterior falou de uma famosa cidade baiana, porque não falarmos agora da capital, Salvador? E como diz o próprio povo baiano, para Salvador, as tradições juninas são como um segundo Carnaval.
Além de ser coberta de história, com museus que valem a pena serem visitados, e algumas das praias mais bonitas do país, Salvador reúne em seu São João, tudo aquilo que um bom folião precisa: danças, comida boa, e música com artistas consagrados.
Visitar Salvador nessa época é participar das celebrações, mas também viver um pouquinho de parte importante da nossa história. Se bateu vontade, aqui estão algumas opções de passagens de ônibus para Salvador.
E quer uma dica, se estiver por lá? As festas e manifestações que acontecem no Pelourinho são sempre imperdíveis. As datas ainda não foram confirmadas, mas vale a pena ficar de olho no site ou nas redes sociais da prefeitura.
Capela (SE)
Na cidade de Capela, localizada em Sergipe, as celebrações juninas são levadas a sério e acontecem do final de junho até os primeiros dias de julho.
Essa é a época do São Pedro, uma das principais tradições locais!
Durante as festividades, você pode aproveitar atrações musicais, barracas com comidas típicas e missas, caso seja religioso.
Além de tudo isso, tem a famosa festa do mastro, que é uma comemoração de origem europeia e que acontece há mais de 70 anos na cidade.
Durante essa festa, um grupo de pessoas sujas de lama carrega um enorme tronco de árvore e caminha ao som de zabumbas. É uma experiência única!
A pequena cidade fica a apenas 66 km da capital sergipana, então dá uma olhada nas passagens de ônibus para Aracaju e aproveite para conhecer as melhores praias e pontos turísticos do lugar.
Teresina (PI)
Quer dançar madrugada adentro em diferentes shows? Teresina é o destino para você! Sem contar que você ainda vai poder aproveitar pontos turísticos inesquecíveis. A cidade tem muito pra te oferecer.
Teresina tem uma das maiores festas do país, principalmente pela riqueza cultural do povo e a animação de quem costuma aproveitar a época. A cidade oferece um evento muito bacana, com várias atrações musicais, apresentações de quadrilhas, praça de alimentação bem equipada e feira de artesanatos.
Vá com uma roupa bem elaborada, viu? O pessoal piauiense leva o evento a sério – o que é muito divertido!
O Complexo Ponte Estaiada dessa cidade junina, está se preparando pra virar o “Arraiá da Capitá”. Durante nove dias, mais de 30 atrações musicais gratuitas vão rolar por lá.
Se quiser planejar com antecedência, aqui tem ótimas passagens de ônibus para Teresina.
Corumbá (MS)
Quer conhecer uma festa junina do Mato Grosso do Sul?
Centenas de pessoas descem enfeitadas até a prainha do Porto Geral para o tradicional banho de São João no rio Paraguai durante a festa junina em Corumbá.
O evento, que já é considerado Patrimônio Imaterial Cultural do Mato Grosso do Sul, é o ponto alto das celebrações na cidade.
Além do banho, os participantes curtem os eventos com música, fogos e muita comida, mantendo as tradições que datam do tempo da fundação da cidade.
É uma maneira diferente de aproveitar a festividade, mas é bastante divertida!
Dá uma olhada nas passagens de ônibus para Corumbá e curta um São João Sul Mato Grossense de primeira! .
Ceilândia (DF)
Já que descemos um pouquinho no mapa do Brasil, não dá pra deixar de fora o “Maior São João do Cerrado”! É uma festa que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional, com a participação das principais bandas de forró e sertanejo do país.
O evento acontece no final de agosto em Ceilândia/DF, o que o diferencia das tradicionais festas juninas nordestinas. A ideia é justamente oferecer um pouquinho mais dessas celebrações tão gostosas, quando todo mundo pensar que acabou!
Essa é uma excelente opção para quem busca um agito fora do mês de junho ou para quem já participou de outras festas juninas em diferentes lugares e quer repetir a experiência. Não deixe de anotar essa dica!
Confira essas passagens de ônibus em promoção, curta o São João fora de época e já que viajar de ônibus é sinônimo de economia, quem sabe você não estende o passeio e passa um final de semana em Brasília? A viagem dura apenas 40 minutos!
Tá na hora de escolher o destino e aproveitar uma festa junina inesquecível!
E então? No final das contas, não importa muito de onde vem a tradição, mas sim a forma linda e alegre como nós brasileiros conseguimos integrá-la aos nossos costumes, não é?
Já há muito tempo que as festas juninas no Brasil tem uma importância não apenas cultural, mas também econômica. Depois de 2 anos de pandemia, as cidades tradicionais trazem de volta seus eventos, e sempre com novidades.
Mas a gente queria saber um pouco de vocês! Já conhecem algumas dessas festas incríveis, ou gostariam de conhecer? Contem aqui nos comentários.
Viajar não precisa ser caro, e a bagagem de satisfação que você traz de volta, é sempre maior que a quantidade de malas e mochilas com que você sai de casa.
Boa viagem, e esperamos te ver mais vezes aqui no Tô de Passagem!