Conheça as principais festas populares da região nordeste e vá além do roteiro turístico tradicional, abrangendo cultura local!

Na hora de planejar sua viagem, um aspecto que deve ser levado em consideração para se decidir quanto à data são as festas populares da região nordeste, no caso de escolher essa região para conhecer, visto que estas são uma forte representação da cultura local, verdadeiros atrativos turísticos.

Como já pode imaginar, vamos falar mais à frente sobre Carnaval e Festa Junina. Mas você irá se surpreender, porque esses eventos são festas populares da região nordeste do Brasil, o que significa serem verdadeiras manifestações culturais carregadas de símbolos do folclore, religião e arte nacionais.

Nossa lista de festas populares da região nordeste do Brasil vai além, considerando outras, mais restritas a estados e cidades, como: Lavagem da Escadaria do Bonfim e Bumba meu boi.

Conheça agora 5 festas populares do Nordeste: festas típicas da região.

Carnaval de Salvador

Cor, música, dança, aglomerações e muita, mas muita alegria! Essa é a definição do Carnaval mais tradicional do Brasil. Seja na rua, seja nos camarotes, o turista sente toda vibração dessa festividade por meio dos trios elétricos, fantasias extremamente elaboradas e cidade lotada – pelos moradores e milhares de turistas.

A tradição é tão importante que Salvador inaugurou em 2018, em seu Centro Histórico, a Casa do Carnaval, cujo objetivo é contar a história dessa festa popular da região nordeste, que leva traços da cultura africana.

A experiência lá oferecida é multissensorial: o visitante entra em contato com documentos, maquetes, trajes, instrumentos, além de ter a oportunidade de aprender a sambar com uma série de vídeos.

Lavagem da Escadaria do Bonfim

Essa é uma das festas populares e religiosas da região nordeste que mais atrai participantes.

Realizada sempre na segunda quinta-feira do ano, há um roteiro de lugares tradicional a ser seguido pelo festejo: Igreja da Conceição da Praia e, depois de uma missa, diversos cortejos, como Afoxé Filhos de Gandhy e Baianas, partem para a Igreja Nosso Senhor do Bonfim, onde acontece a lavagem propriamente dita com água de cheiro e vassouras.

A grande beleza desse evento está no fato de reunir devotos de diversas religiões: católicos, que veem na imagem do Nosso Senhor do Bonfim Jesus Cristo, e seguidores da Umbanda e Candomblé, que tem nele Oxalá.

Para os turistas, essa é tanto uma oportunidade de conhecer uma festa popular do nordeste quanto uma alternativa de passeio turístico, visto que a caminhada de fé passa por importantes pontos da cidade, além das igrejas, a exemplo do Mercado Modelo, Museu do Ritmo, Elevador Lacerda, entre outros.

Dessa forma, você também otimiza a logística da viagem ao mesmo tempo em que economiza no transporte. Legal, né?

Festas populares da região Nordeste: As maiores Festas de São João

Festas populares da região Nordeste: Festa Junina

Você já aproveitou alguma festa junina, certo? Quadrilhas, comidas típicas, como paçoca, milho-verde cozido, canjica e quentão, música sertaneja e outros atributos logo são associados a ela. Mas em cidades nordestinas, apesar de também acontecer em junho, essa festa ganha proporções inimagináveis!

Caruaru (PE), Campina Grande (PA) e Aracaju (SE) são alguns dos municípios que levam a sério esse evento; esses lugares reúnem as comidas e atividades mais tradicionais: desde icônicas bandas de forró e correio elegante até fogueiras e pau-de-sebo – brincadeira tradicional que consiste na escalada de um mastro com textura ou gordura que dificulte sua subida para ganhar uma prenda.

Divertido e muito saboroso, não é mesmo? Por isso, essas festas são ótimas pedidas para viagens de família, com amigos ou até mesmo para curtir sozinho.

Festival de Inverno de Garanhuns

Análogo à Virada Cultural de São Paulo, o Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco, acontece em julho com diversas atrações distribuídas pela cidade, a exemplo de bandas musicais, peças de teatro e espetáculos de dança.

Essa festa popular da região nordeste é perfeita para os turistas apaixonados por arte que almejam conhecer mais da cultura do destino escolhido, sem derreter com as altas temperaturas que tomam conta dessa região no verão!

Festas populares da região Nordeste: Bumba meu boi

Festas populares da região Nordeste: Bumba meu Boi

Bumba meu boi dá nome a uma tradicional dança do Brasil, que mistura seres humanos e personagens folclóricos, dando forma a uma das festas populares do folclore da região nordeste.

A festa acontece tradicionalmente em São Luís do Maranhão, um estilo de festa junina que tem como parte principal a ressurreição do boi e é comemorada nos meses de junho e julho, quando as ruas são tomadas por belíssimas manifestações culturais (coreografias e peças de teatro são exemplos disso).

Por sua importância social e relevância histórica, Bumba meu boi foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.

E aí, já conseguiu escolher a melhor festa popular da região nordeste? Só experimentando todas é possível saber, então que tal começar a planejar sua próxima viagem para um dos destinos mencionados e escolher a data, de acordo com as festas? “Simbora” cair na folia!

Leia Mais no Tô de Passagem:

Comidas Típicas Do Nordeste Do Brasil: Conheça 9 Pratos!
Viagem Para O Nordeste Com Crianças!
Viagem Em Família: 6 Destinos Brasileiros Para Conhecer

Escrever um comentário