Categoria

São Luís

O Guia Completo de Viagem para São Luís contempla os principais pontos turísticos, clima, bares e restaurantes ludovicenses! Confira e aproveite.

Quer conhecer a capital maranhense, mas não sabe por onde começar? Neste Guia Completo de Viagem para São Luís, você terá acesso a todas as informações necessárias para curtir ao máximo os atrativos do destino, bem como tomar a melhor decisão sobre quando ir!

História de São Luís

A história de São Luís diz muito sobre suas referências e tradições, tendo em vista que França e Portugal são os países que mais tiveram influência sobre sua trajetória. E, certamente, você conseguirá observar isso ao longo do guia!

Fundada em setembro de 1612 a partir de uma expedição francesa, cujo objetivo era fundar a “França Equinocial”, na região dos trópicos, a cidade foi nomeada São Luís, em homenagem ao rei da França.

Posteriormente, já em 1615, o seu domínio passou para as mãos dos portugueses. Contudo, eles tiveram que batalhar para continuar no controle, pois os holandeses chegaram nas terras ludovicenses em 1641 e tentaram comandá-las.

Por fim, em 1644, após uma disputa violenta, os portugueses seguiram firmes e fortes, dando início ao processo de colonização de São Luís.

Agora que você está por dentro dos bastidores do processo de formação da capital maranhense, vamos ao que interessa: quando ir e o que fazer em São Luís!

Quando ir para São Luís

É óbvio que o clima faz toda a diferença para uma viagem fluir. Porém, há outro fator que você também deve colocar na balança: os eventos que têm potencial até para deixar o lugar ainda mais bonito e animado!

Portanto, se você está precisando de bons motivos para decidir quando ir para São Luís, fique atento aos meses de junho e julho! É quando acontece uma das festas mais tradicionais da região, o Bumba-meu-boi, a tal da nossa popular festa junina.

Nesse período, há ainda mais o que fazer em São Luís! Afinal, o destino promove grandes atrações, como por exemplo: shows em que o folclore brasileiro é protagonista por meio de danças, música, teatro, vestimentas e muitos outros elementos.

Decerto, você irá se contagiar com a alegria dessa festança!

Temperatura e clima em São Luís 

Como é a Temperatura e clima em São Luís do Maranhão

E se o papo é clima e temperatura em São Luís, não precisa se preocupar! Trazemos os dados mais importantes para você avaliar e agendar sua viagem de forma assertiva.

Primeiramente, saiba que o clima na capital do Maranhão, durante o ano, é predominantemente quente. A variação de temperatura fica entre 25ºC e 32ºC. Essa informação, certamente, afagará o coração dos apaixonados por verão.

As dicas vão além! Dá um ligue no índice de Turismo, indicado pelo Portal Weather Spark! Segundo ele, os melhores meses para fazer turismo são do fim de junho ao fim de setembro, quando a sensação de temperatura gira em torno de 18ºC e 27ºC, além do céu ficar pouco encoberto, criando a atmosfera perfeita para atividades ao ar livre. 

Já o Índice de Praia e Piscina, recomenda fazer a viagem no período do início de julho ao início de outubro. Nesses meses, as temperaturas em São Luís ficam entre 24ºC e 32ºC, bem como há dias com céu límpido, ou seja, se refrescar com um mergulho ou com a água de coco será inevitável!

Passeios e pontos turísticos de São Luís

Museus e praias resumem bem o que fazer em São Luís e o quão relaxante e interessante pode ser essa viagem! Logo, você deve colocar ambas as opções em seu roteiro de viagem. Dessa forma, conseguirá mergulhar na cultura, bem como cotidiano do destino.  

A seguir, confira nossas principais recomendações sobre o que fazer em São Luís: de pontos turísticos ao litoral! Sem dúvida, você irá amar.

Convento das Mercês

É interessante saber que o prédio já teve diversas finalidades, passando de sede do Corpo de Infantaria do Estado para Centro Cultural, quando começou a abrigar também a Fundação da Memória Republicana Brasileira.

Em seus andares, estão presentes museu, biblioteca, pinacoteca, sala de restauração e muitos outros espaços que cultivam a história brasileira e sua república. Além disso, o centro cultural promove exposições, oficinas, seminários, cursos, e muitas outras atividades.

Casa de Nhozinho

Peças indígenas, utensílios de pesca, carros de bois, teares de redes, entre outros artefatos, você poderá ver de perto! Ou seja, nesse museu você poderá mergulhar no dia a dia e nas práticas tradicionais de São Luís.

O casarão com três andares que abriga todos esses elementos foi nomeado de Casa de Nhozinho em homenagem ao artista popular da região Antônio Bruno Pinto Nogueira, chamado de Nhozinho, referência em artes com buriti.

Palácio dos Leões

Primeiramente, você deve saber que a origem desse edifício é datada de 1612 e sua construção foi ideia dos franceses, que, pensaram nele como uma fortaleza. Atualmente, ele é sede do governo e recebe visitas guiadas.

O lugar ainda guarda peças francesas dos séculos 18 e 19, preservando a decoração original das salas. Para complementar a atmosfera que remete ao passado, as salas apresentam parte das obras de arte que pertenceram ao escritor maranhense com fama nacional, Arthur de Azevedo. 

Centro Histórico de São Luís

Passeio para fazer ao Centro Histórico de São Luís

Sabe aquela região que reúne as construções mais antigas e icônicas de um destino? Esse é o Centro Histórico Ludovicense! Aliás, você pode até se sentir em outro país ao contemplar as construções locais, visto que muitos ainda têm a arquitetura colonial preservada.

Tais características também motivaram o tombamento da capital pelo Iphan em meados da década de 70 e também sua inscrição como Patrimônio Mundial em dezembro de 1997. 

Andando pelas ruas desse centro, você poderá encontrar pontos turísticos quase obrigatórios de São Luís. Exemplos destes são: a Casa de Nhozinho, o Teatro Artur Azevedo, o Conventos das Mercês, entre outros.

Casa do Maranhão

A Casa do Maranhão, uma construção imponente, majoritariamente branca, com portões e janelas ovaladas e azuis, localizado às margens do Rio Anil, é mais um museu que deve entrar na sua lista do que fazer em São Luís.

Ele apresenta exposições permanentes sobre as tradições, lendas e folclore maranhenses, além de oferecer atividades educacionais, sociais e artísticas, portanto, é um importante centro de valorização e de compartilhamento cultural.

Casa da Festa 

E se as festas são um critério para decidir quando ir a São Luís, elas também são tema de um dos museus! Na Casa da Festa, você verá de perto o que é usado para dar vida a esses eventos. Ou seja, desde vestimentas, até outros objetos clássicos no Carnaval, autos de Natal, e outros.

Ou seja, além de ser um passeio imperdível, é uma forma de se conectar com alguns dos momentos mais especiais da população local.

Reserva de Itapiracó 

Chegamos em uma alternativa de passeio em São Luís que, sem dúvida, deixará seus dias mais leves e revigorados! A Área de Proteção Ambiental do Itapiracó possui o total de 322 hectares, sendo que parte deles é destinando à vegetação remanescente da Floresta Amazônica. Legal, não é? 

Por lá, o visitante pode usufruir de diversos espaços ao ar livre! Campos de futebol, futevôlei, futebol de areia, circuito de skate, praças, parques infantis são alguns exemplos para quem deseja se exercitar ou ter simples momentos de lazer.

Praias em São Luís do Maranhão

Praias em São Luís do Maranhão

Lá vai mais uma alternativa para quem quer curtir cada cantinho de São Luís! Mais do que isso, também gosta de aproveitar aquelas práticas que só podem ser feitas em meio ao nosso querido verão: tostar no Sol (sempre com protetor solar, é claro), beber uma água de coco ou uma bela caipirinha e dar um mergulho para se refrescar e recarregar as energias!

Então, dá uma olhada nesse TOP 3 praias, que fará toda diferença no seu roteiro com o que fazer em São Luís!  

Praia de Calhau 

A Praia de Calhau merece uma atenção especial graças à sua infraestrutura, que reúne uma gama ampla de bares e restaurantes ao longo da orla, bem como as condições propícias para a prática de esportes, a exemplo de ciclismo e corrida. Ou seja, é tudo de bom! 

Praia de Olho D’Água 

Uma paisagem mais rústica dá o toque especial dessa praia, que, além de areia e mar, possui também falésias, morros e dunas. Além disso, outro ponto positivo irá gradar especialmente os turistas e esportistas apaixonados por esportes à vela, tendo em vista os ventos mais fortes que caracterizam o período de julho a dezembro.

Praia Ponta D’Areia 

Praia e arte é uma boa combinação, não é? Então, veja só! Bem perto da Praia Ponta D’Areia, na Avenida dos Holandeses, há um mural do artista Eduardo Kobra, em homenagem aos escritores do Maranhão. Além disso, ao longo de sua orla, há muitos bares, cujo estilo musical predominante é o querido reggae. É ou não para se apaixonar por essa vibe?

Bares e restaurantes em São Luís à noite

Já para as refeições e mais momentos de lazer, os bares e restaurantes em São Luís dão conta do recado! Pode apostar que irá se surpreender com os pratos locais, cheios de cor e sabor marcantes.

Então, anote as indicações de estabelecimentos para incluir no seu checklist de lugares para ir em São Luís!  

Restaurantes em São Luís

Dicas de Restaurantes em São Luís do Maranhão
Foto meramente ilustrativa

Flor de Vinagreira

Arroz cremoso de carne de Sol com banana empanada; pastel de camarão; moqueca vegetariana; Mix de Frutos do Mar com arroz cremoso de limão siciliano; entre tantos outros pratos divinos…

São muitas as delícias que você encontrará no Flor de Vinagreira! Ou seja, esse passeio é imperdível.

Cozinha Ancestral

Prove o arroz de Maria Isabel, vatapá e camarão frito no alho e óleo, bem como o arrumadinho de dar água na boca, que leva charque, vinagrete de feijão de corda, farofa de ovos, arroz e macaxeira. Delícia demais! 

E uma dica é levar o celular carregado para fazer registros dos pratos bonitos, que enchem os olhos e fazem qualquer um babar. Para dar ainda mais charme, o recipiente em que as refeições são servidas também é bem típico, são as cuias. 

Tasquinha Ferreiro 

As raízes portuguesas de São Luís aparecem também na culinária! Esse restaurante, por exemplo, oferece um menu recheado de pratos tradicionais da gastronomia dos nossos colonizadores.

Experimente: pescada ao molho de iogurte e mel, salmão com crosta, frutas flambadas e muitas outras gostosuras! 

Bares em São Luís

Dicas de Bares em São Luís
Foto meramente ilustrativa

Amsterdam Music Pub 

É fato que o Brasil tem como base muita mistura! Mas já pensou ver em São Luís do Maranhão um bar cuja referência é uma cidade holandesa, como Amsterdã? Nesse estabelecimento, muitos DJs e bandas mostram sua arte ao público, deixando as noites bastante agitadas! 

Big Joe 

Se você aprecia tabacaria, então essa alternativa de bar é simplesmente imperdível! Uma de suas especialidades é exatamente essas. E tem mais!  

O cardápio do Big Joe ainda conta com uma vasta lista de cervejas artesanais, petiscos, hambúrgueres, entre outros itens que deixarão a noite super agradável, propícia para conversas animadas.

E aí? Amou o Guia Completo de Viagem para São Luís? Imagine viver tudo isso de perto, despertando todos os seus sentidos: da visão ao paladar!

Aliás, ao invés de imaginar, marque a viagem e aproveite a possibilidade de ir de ônibus, tendo como destino a rodoviária de São Luís, que oferece serviços diversos e trabalha com cerca de 20 companhias, operantes em diversos estados brasileiros. Próxima parada: São Luís do Maranhão!   

Veja também no Tô de Passagem:

Viagem Para O Nordeste Com Crianças: Dicas De Destinos!
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
Salvador: Guia Completo | O Que Fazer, Quando Ir E Mais
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial