Categoria

Maceió

A capital de Alagoas reserva muito mais do que praias paradisíacas; ela também tem restaurantes e pontos turísticos singulares. Quem ama as belezas brasileiras, não pode deixar de conhecer Maceió! 

Viajar para o nordeste brasileiro, sem dúvidas é acarinhar a alma durante os dias de folga, afinal as paisagens do nosso Brasil são verdadeiros presentes da mãe natureza.Portanto, não seria diferente no caso da principal praia alagoana que encanta turistas de todo Brasil. 

Por isso, com a finalidade de tornar seu roteiro de viagem completa, com todas informações preciosas para conhecer a capital, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber antes de seguir viagem rumo a esse lindíssimo destino. Quer saber mais? Então, confira nossas dicas a seguir. 

O que fazer em Maceió 

Muita gente acha que a região nordeste, conhecida como Caribe brasileiro, é sinônimo de praia e, consequentemente, ideal só para quem ama sol, calor, pés na areia e água fresca. Porém, Maceió é a prova viva (e cheia pulsação vital) que destinos praianos podem ser completos, com um cardápio variado de opções para curtir a cidade, de acordo com o gosto do freguês.

Entre as possibilidades, há restaurantes com deliciosa comida local, bares com muita cerveja gelada e, claro, pontos espetaculares ao ar livre, em contato com a natureza. Afinal, todo mundo precisa relaxar a mente, equilibrar o corpo e respirar ar puro, não acha? 

Se você não vê a hora de saber o que a capital alagoana tem de melhor com a finalidade de decidir o que fazer em Maceió, então continue lendo nosso guia feito com muito capricho para você. Bora para trip? 

Quando ir para Maceió 

Primeiramente, é importante saber qual é a melhor época para decidir quando ir para Maceió, pois ninguém quer se deparar com chuvas intensas que atrapalham não só os momentos na praia, mas também os passeios pela cidade. 

Portanto, é bom saber que o período de dezembro e janeiro costuma ser o mais badalado, já que é a época de férias escolares e das celebrações de final de ano. Pois é, quem não gosta de finalizar o ano com a energia renovada em meio à brisa praiana? 

Ademais, outra época que costuma atrair bastante gente é o mês de julho, quando é comum ver muitas famílias com as crianças na capital. 

Clima de Maceió 

Como é o clima de Maceió

Sem dúvidas, como esperado, dias quentes são predominantes nesse destino caiçara, porém a sensação de calor é amenizada, pela característica de ventos fortes na região. Por isso, fique esperto na hora de escolher qual chapéu de praia ou boné usar, antes de sair da hospedagem. 

Normalmente, os termômetros ficam em torno de 22ºC a 31ºC e dificilmente atingem temperaturas inferiores a 20ºC. Mas, de acordo com as análises do tempo, o clima de Maceió perfeito para aproveitar cada momento de viagem é do início de julho ao fim de setembro para realizar atividades ao ar livre na capital alagoana, época em que dificilmente as chuvas podem estragar seu planejamento. 

Por isso, tendo em vista essas informações, nossa dica é elaborar o seu roteiro de viagem com antecedência e pesquisar as opções de hospedagem, de acordo com a temperatura de Maceió. Dessa forma, com certeza você irá encontrar opções vantajosas para organizar melhor sua vida financeira e em troca garantir momentos inesquecíveis! Ficou animado? Então, já cria sua planilha de viagem! 

Pontos Turísticos de Maceió 

Como prometido acima, organizamos um checklist com lugares obrigatórios para conhecer em Maceió! Se você não dispensa ter contato com culturas e pessoas diferentes do que habitualmente está acostumado, fique atento às nossas dicas. 

Por isso, fizemos uma seleção rápida para você planejar o que é prioridade, segundo suas preferências. 

Museu Théo Brandão 

Certamente é um local cheio de raridades, onde é possível viajar no tempo e conhecer as raízes do povo alagoano e, claro, do Brasil. Até porque é impossível conhecer um local, sem antes entender sua origem e os rostos de quem criou a identidade de uma região, não acha? 

No espaço, você poderá ver obras de artistas locais, artesanatos, objetos típicos da região e, claro, enriquecer sua bagagem com muita história. Se seu coração bate mais forte quando o assunto é cultura, então você precisa colocar esse ponto como obrigatório no seu roteiro de viagem! 

Palácio do Governo – Floriano Peixoto 

Sem dúvidas, é uma relíquia do período colonial brasileiro, quando o espaço serviu de residência para os governantes brasileiros. Hoje, funciona como uma memória de um tempo longínquo, tendo em vista que a preservação da história é necessária para não só compreender o presente, mas também refletir sobre o futuro. 

Hoje, no Palácio do Governo, você pode observar a arquitetura da época de sua construção do século XVIII, obras de artistas da região e contemplar exposições do local. É um dos principais pontos turísticos de Maceió

Catedral Metropolitana 

Assim como o Palácio do Governo, a Catedral Metropolitana foi construída no período colonial, em meados do século XVIII e ainda chama atenção pela beleza dos detalhes de sua arquitetura, que tem traços neoclássicos. 

Localizada no centro da capital de Alagoas, certamente é um dos lugares mais importantes do ponto de vista histórico. Pois antigamente era frequentada por Dom Pedro II. Por isso, a praça onde se localiza leva o nome do imperador e é uma espécie de homenagem ao frequentador deste belo local. 

MISA 

Contudo, nem tudo é passado em Alagoas, pois há opções de espaços culturais modernos, para aproveitar o dia com a família ou até mesmo sozinho. Afinal, quem precisa de companhia, quando a riqueza de informações é capaz de prender nossa atenção?! 

Portanto, se você curte reservar um tempo para observar elementos culturais, o MISA certamente irá te agradar, já que o acervo é riquíssimo –  tem fotografias, fitas VHS, disco de vinil, acervo do radialista Edécio Lopes, composto por cerca de 12 mil itens.

Demais, não?! Sem dúvidas, o MISA merece uma visita. 

Museu dos Esportes 

Em contrapartida, se você é fanático por futebol, Maceió também reserva um cantinho super especial para os apaixonados pelo assunto. 

O Museu dos Esportes tem objetos extremamente especiais, como itens, arquivos e material histórico de times e da seleção brasileira. 

Certamente, é um dos lugares em Maceió para conhecer e lembrar de momentos áureos do futebol brasileiro. Não vai perder, né?!

Museu de Tecnologia do século 20 

Como falamos anteriormente, a capital do Estado não vive só de praia e pontos históricos, mas também tem lugares bem contemporâneos e modernos, como é o caso do Museu de Tecnologia do século 20, que traça o panorama da tecnologia dos primeiros computadores até a era do smartphone. 

Por lá, é possível observar computadores antigos, impressora matricial, os primeiros disquetes, máquinas de escrever, bem como a história do primeiro computador! Você sabia que ele foi criado em 1950, chamado de ENIAC e com dimensões capazes de ocupar uma sala de 164 metros quadrados?! Impressionante, não? 

Praias de Maceió 

Praias de Maceió

Bom, agora que você já sabe quais são os principais pontos turísticos de Maceió, então chegou a hora esperada: o compilado de informações sobre as praias paradisíacas da cidade. 

Ponta Verde

Esta praia é ideal para quem procura infraestrutura na hora de relaxar e colocar os pés na areia, pois além de bares com drinks e bebidas para acompanhar os dias de verão, o cenário repleto de coqueiros deixa o clima extremamente agradável. 

Mas não só isso, o pôr-do-sol e a orla da praia perfeita para caminhadas e andar de bicicleta também compõem o visual lindíssimo de Maceió. 

Pajuçara

Assim como Ponta Verde é um destino praiano repleto de infraestrutura, portanto sem petiscos e bebidas geladas você não ficará. Afinal, nada melhor que aproveitar o verão com tranquilidade e bons serviços não é mesmo?! 

Além disso, é um ótimo lugar para mergulho, já que há formações de piscinas naturais extremamente cristalinas. Que tal renovar as energias com água salgada?! Dizem que o mar acalma a alma. 

Jatiúca

Por fim, mas não menos importante, a nossa sugestão final é a Praia de Jatiúca, muito popular entre os surfistas, pois suas ondas são bem fortes. Portanto, se você gosta de ouvir e observar os movimentos do mar, certamente é o lugar certo para você passar boas horas com os pés na areia sentindo a brisa caiçara.  

Porém, o mais interessante desse lugar é que é uma das praias de Maceió mais democráticas, já que, apesar do mar não ser propício para quem não sabe nadar bem, há muitos bares e barracas para aproveitar o dia nesse cantinho cheio de beleza natural. 

Certamente, as praias de Maceió vão encantar não só seus olhos, mas engrandecer a sua alma com o contato com a natureza, já às vezes o que precisamos para relaxar a mente é observar o momento presente e os pequenos detalhes da vida adulta. Não acha?! 

Restaurantes de Maceió 

Dicas de Restaurantes em Maceió
Foto meramente Ilustrativa

Já falamos de praias, pontos turísticos, clima, dicas de hospedagem, mas não esquecendo de algo que a maioria das pessoas gosta: o prazer de experimentar comidas saborosas, cheias de tempero e afeto. 

Por isso, se você não dispensa colocar a gastronomia como ponto de destaque de seu roteiro de viagem, nós fizemos uma rápida seleção com restaurantes de Maceió, que certamente agradarão suas papilas gustativas. Já ficou com água na boca, né? Hummm… 

Bodega do Sertão 

Que tal um tempero arretado, com gostinho de comida nordestina? No Bodega do Sertão com certeza você experimentará delícias singulares! 

Como, por exemplo, o Arretado, composto por carne de sol acebolada, feijão tropeiro, arroz de queijo coalho e vinagrete; cabrito com angu; e diversas tapiocas. 

E o que acha de fechar a experiência gastronômica com chave de ouro? Entre os destaques estão: o Mandacaru que é feito com tapioca, queijo coalho, banana e doce de leite com sorvete de tapioca, enquanto a receita da Cartola consiste em combinar banana frita, queijo derretido e pitadas de canela e açúcar!

Picuí 

Outra deliciosa opção é o Picuí, que assim como os restaurantes citados acima, também tem um cardápio que deixa qualquer pessoa salivando! Ulala! 

Algumas sugestões são: a carne de sol especial empanada com farinha japonesa ao molho gorgonzola, acompanhada de purê de raízes e arroz de castanha; o bacalhau desfiado com natas e azeitonas pretas, bem como arroz de brócolis; e a Paella dos Milagres, basicamente uma “curadoria dos melhores frutos do mar”. 

Gostou, né?! Portanto, reserve um tempo para conhecer os restaurantes de Maceió, que além de serem cheios de gostosuras têm a alma tipicamente nordestina. Sem dúvidas, visitar esses lugares será uma experiência única para seu estômago e também para sua bagagem cultural. Aproveite! 

Viajar de ônibus para Maceió

Viajar de ônibus para Maceió

Por fim, com a finalidade de destacar todas informações importantes, caso você decida ir para a capital de Alagoas de ônibus. Confira abaixo. 

Maceió possui um terminal rodoviário completo, que leva o nome de Terminal Rodoviário João Paulo II. O bom mesmo desse ponto é que fica próximo do centro da cidade, assim como a área total de 50.920 metros quadrados é ótima para dar a todos os passageiros o máximo de conforto, nas horas de embarque e desembarque. 

Bom, agora que você já sabe o que Maceió tem para te oferecer de melhor, não deixe planejar seu roteiro de viagem com calma e antecedência. Afinal, como falamos anteriormente, é importante sempre se organizar para que os momentos de folga sejam perfeitos de acordo com o período de tempo que você tem disponível, bolso e objetivos de turismo. 

Certamente, a capital de Alagoas é um dos lugares mais completos para quem procura a combinação entre praia e características de grandes cidades, sobretudo para quem acredita que equilíbrio é tudo na vida. 

Prepare suas malas com roupas leves, protetor solar, óculos de sol, chapéu (só cuidados com os ventos fortes), canga e chinelo. A temperatura e paisagem da cidade, sem dúvidas, são favoráveis para entrar no clima de férias! Aproveite cada momento nesse destino especial do Caribe brasileiro, cheio de paisagens, pontos turísticos, gastronomia e energia nordestina. 

Temos certeza que você não irá se arrepender! Boa viagem! 

Tem alguma sugestão para nos dar? Conte pra gente! Adoramos Sugestões!

Veja também no Tô de Passagem:

7 Melhores Praias Do Rio Grande Do Norte
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
Melhores Praias De Alagoas: Conheça As TOP 14!
Salvador: Guia Completo | O Que Fazer, Quando Ir E Mais
Pontos Turísticos De Fortaleza: 8 Lugares Para Conhecer
O Que Fazer Em Recife: Dicas De Viagem!