Categoria

Natal

Dunas, praias, lagoas, piscinas naturais e muito mais fazem de Natal – RN um dos destinos mais procurados, principalmente no verão. Conheça mais sobre esse destino nesse guia de viagem completo!

Conhecida como Capital do Sol devido à alta incidência de luz solar sobre suas terras, Natal é um dos destinos brasileiros mais procurados no verão!

Decerto, tal atratividade se justifica pela combinação de praias paradisíacas, infraestrutura que oferece conforto e programação rica em cultura. Ao longo desse guia de viagem completo para Natal, você irá conferir dicas para aproveitar os melhores passeios, pontos turísticos e temporadas da capital potiguar. 

Breve história de Natal

Primeiramente, é interessante conhecer um pouco sobre a origem da cidade que chama a atenção por suas belezas naturais. Foi devido à intenção dos espanhóis de expulsar os franceses do litoral brasileiro no contexto da união das Coroas Ibéricas (séculos 16 e 17) que nasceu a capital do Rio Grande do Norte. 

Para proteger a Barra do Rio Grande, denominação dada à região na época, o rei da Espanha, Felipe II, ordenou a construção de uma fortaleza, bem como a fundação de uma cidade próxima a ela. 

Já em janeiro do final do século 16, a Fortaleza dos Santos Reis (a qual posteriormente foi dado o nome de Fortaleza dos Reis Magos) foi inaugurada. Seu nome foi inspirado no Dia de Reis, quando termina o ciclo natalino. 

Dois anos depois, conforme o que foi ordenado pelo rei espanhol, perto da edificação, ergueram a cidade, cujos limites foram demarcados em 25 de dezembro de 1599.

O que fazer em Natal

Praias com mar cristalino, piscinas naturais, mergulho para ver de perto a vida marinha, bares e quiosques com estilo praiano, bem como museus e pontos turísticos culturais que fazem da viagem a Natal imperdível! A seguir, veja os lugares para ir em Natal e monte o seu roteiro!

Praias de Natal

Praias de Natal

Sem dúvida, você ficará interessado em ficar por dentro das principais praias de Natal – RN! Afinal, existe jeito melhor de curtir a Capital do Sol do que colocar os pés na areia, mergulhar nas águas salgadas e apreciar uma água de coco ou cerveja geladinha? 

Praia de Ponta Negra

Além de ser uma praia com muito movimento, a Praia de Ponta Negra está entre os principais cartões portais de Natal. E há um bom motivo para isso: é nessa faixa de areia que se encontra o Morro do Careca. Esse ponto turístico é uma duna com mais de 100 metros de altura.

Outro diferencial dessa orla é a infraestrutura completa, que permite ao turista passar o dia aproveitando a praia sem preocupações, com almoço e janta garantidos nos quiosques do entorno. Experimente os pratos do quiosque 4 Simplicios, que serve frutos do mar fresquinhos.

Praia de Caraúba

Apesar de não ficar em Natal, a Praia de Caraúbas deve estar na sua lista de praias natalenses pela sua tranquilidade, que, certamente, irá agradar aos que priorizam a conexão com a natureza. Para quem se interessar, essa orla está localizada na Barra do Maxaranguape, a 49 quilômetros da capital potiguar.

Mas não é só a tranquilidade que faz essa praia ganhar pontos! O seu mar calmo também chama a atenção, principalmente das famílias com crianças, assim como os passeios de bugue e os mergulhos nas piscinas naturais.

Agora entendeu por que selecionamos essa praia para a nossa lista, não é? Vale a pena!

Praia de Pipa

Você já ouviu falar dessa praia, não é? E, sem dúvida, ouviu falar muito bem! Não é para menos, tendo em vista que, mais do que um ponto turístico de Natal dentro do roteiro, ela pode se tornar um destino para passar alguns dias! Porém, o bate-volta também é possível, já que ela está a apenas 85 quilômetros de Natal.

Pipa é uma vila e por toda sua extensão há praias espetaculares e praticamente intocadas, como por exemplo: Praia do Amor e Praia do Centro. Nesse contexto praiano, os passeios de jeep, quadriciclos, de lanche e até com golfinhos são imperdíveis! 

Para os aventureiros, essa dica de ponto turístico faz ainda mais sentido: ainda em Pipa, você tem a oportunidade de experimentar atividades mais radicais. No Pipa Adventure, um circuito de arvorismo de 10 estações, baseada em uma área de reserva da Mata Atlântica, a interação com a natureza se intensifica e você testa seus limites!

Também há a possibilidade de fazer um passeio de caiaque e um tour panorâmico de barco. Maneiro demais, não é?

Pontos turísticos em Natal

Pontos turísticos em Natal

Mercado de Artesanato de Ponta Negra 

Mais uma opção de ponto turístico de Natal – RN é o Mercado de Artesanato sediado na Praia de Ponta Negra, que reflete muito da cultura natalense. Afinal, lá você poderá ver de perto e experimentar produtos locais, a exemplo de temperos regionais, cachaças artesanais e outros produtos típicos e artísticos.  

Mais uma tradição que você poderá conhecer nesse lugar é o ritmo musical que faz todos os presentes dançarem! É o forró nordestino contagiante 

Parque das dunas

Conforme já mencionamos, as dunas marcam a capital potiguar e para quem gosta de admirá-las, há um espaço exclusivo para isso. Seja para caminhar, seja para fazer um piquenique, seja para admirar as paisagens, você pode fazer tudo isso em um dos maiores parques sobre dunas criado em 1977!

E se você tem dúvidas sobre o que seria uma duna, vamos à explicação: todo o terreno é composto por areia e ele não é plano, mas sim com curvas que dão a leveza de um lençol, por exemplo, remetendo ao deserto. Imagine esse elemento sob o céu azul límpido. Uau!  

Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu

Muito mais do que reunir diversas dunas, o parque oferece uma experiência completa com elementos naturais característicos da região, a exemplo de lagoas e praia. Para mergulhar nessa aventura, basta percorrer 20 quilômetros do centro de Natal até Extremos. 

Faça os passeios de bugue e até de dromedário – sim, na Praia de Genipabu também há essa opção um tanto quanto exótica e divertida –, admire as paisagens das dunas e mergulhe nas águas das lagoas de Jacumã e Pitangui. 

Museus em Natal

Museu da Imprensa Oficial Eloy de Sousa

Máquinas antigas (tipografia, linotipia e outras) e arquivos, bem como outros itens que mostram como era a produção do jornal “A República” e “Diário Oficial”, dois icônicos veículos de comunicação brasileiros, são exemplos de obras que fazem parte do acervo desse museu. Portanto, o visitante é praticamente levado a uma viagem no tempo super interessante! 

Centro de Lançamento Barreira do Inferno

O nome por si só já chama a atenção, mas veja como esse centro é de extrema importância para a região e para o Brasil: a construção desse centro foi baseada em objetivos sólidos, como a execução e prestação de apoio às atividades aeroespaciais, tendo realizado ao longo do tempo quase três mil lançamentos de veículos espaciais. 

Agende uma visita e veja de perto o acervo, que contempla peças originais e réplicas dos foguetes que foram lançados no lugar, além de radares meteorológicos, entre outros itens que remetem ao espaço!

Quando ir para Natal

Dicas de Quando ir a Natal

Depois de tantos pontos turísticos de Natal para lá de atrativos, nada como saber quais são as melhores épocas para decidir quando ir a Natal – RN. Primeiramente, há um evento que pode influenciar e muito na data da sua viagem: é o Carnatal, um Carnaval fora de época, que atrai os foliões apaixonados por essa festa. 

Considerada uma das maiores micaretas do Brasil, a festa acontece no início de dezembro e dura cerca de 4 dias e, certamente, são os mais agitados da cidade potiguar! Para ter uma noção, nomes, como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e muitos outros já foram atrações do Carnatal. Então, haja animação! 

Porém, como já é de se esperar, nesse período, os preços de hospedagem e passagem ficam mais salgados e a cidade, lotada! Portanto, planeje seu Carnatal com antecedência. 

Clima de Natal – RN

Ainda para decidir quando ir para capital potiguar, saiba como é o clima e a temperatura de Natal – RN. Para começar, na maior parte do ano, os termômetros marcam temperaturas elevadas. Para se ter uma ideia: no verão, as temperaturas giram em torno de 27ºC e no inverno, 25ºC, ou seja, não muda muito, não é? 

No entanto, há períodos em que as chuvas se intensificam, podendo atrapalhar as atividades na praia, por exemplo.  

Quanto às chuvas, atenção ao período de março a julho, quando as chances de acontecer os temporais ou apenas garoas aumentam! Contudo, isso não quer dizer que todos os dias terão como marcas as chuvas, ok? Sempre confira a previsão do tempo! 

Outro fator que pode ser incômodo no inverno são os dias nublados e com vento forte. Então, não esqueça de levar um agasalho. 

Mais uma dica é são os índices do Weather Spark. Segundo seu índice de turismo, a melhor época para ir a Natal é de meados de julho ao fim de setembro, quando os dias são pouco encobertos e as temperaturas variam entre 18ºC e 27ºC. Excelente para praticar atividades ao ar livre! 

Já no que diz respeito às altas temporadas, de meados de dezembro até o fim do Carnaval, a cidade potiguar, sem dúvida, estará mais cheia. Enquanto para quem quer pegar dias de Sol, com pouco movimento e preços mais camaradas, de agosto a novembro pode ser o período ideal.

Restaurantes de Natal

Restaurantes de Natal
Foto meramente ilustrativa

Nau

Vá ao Nau e aprecie frutos do mar fresquinhos em receitas exclusivas! 

Sem dúvida, uma dica de prato é o Camarão Fortuna do Mar. A receita consiste em camarões refogados na manteiga aromatizada com tomate seco, palmito, azeitonas roxas e verdes, servidos sobre arroz cremoso de tomate seco com batata palha. Uau!  

E para os fãs de massa, nada como a Massa de Frutos do Mar, que leva camarão, polvo, lula e mexilhão salteados com azeite, alho, molho de tomate e manjericão, servidos com spaghetti. 

Completando essa experiência gastronômica natalense, uma sobremesa que leva o nome do restaurante e leva ingredientes que dão água na boca juntos e separados: mousse de chocolate, calda quente de brigadeiro, sorvete de creme e castanhas caramelizadas. 

Mas se prefere uma opção mais nordestina e à base de frutas, peça o duo de cocada (branca e morena) ou a banana caramelizada. 

Farofa D’água

Quer provar os pratos tradicionais, então vá ao Farofa D’água, um restaurante de Natal – RN quase obrigatório! 

Que tal provar a Carne de Sol com Queijo Coalho, que vem acompanhada pelo feijão verde, arroz branco ou de leite, farofa d´água, pirão de queijo, macaxeira cozida, maxixada e vinagrete. Pratão que enche os olhos e o paladar, hein? 

Aposte também no Camarão no Abacaxi, refogado na manteiga da terra com cubos de abacaxi, creme de leite e molho branco. Gratinado com queijo muçarela e ainda vem com arroz de brócolis e purê de batata. Delícia pura! 

Para adoçar a refeição, as dicas são bem à moda Natalense: doce caseiro com queijo ou o mamão, com coco, jaca e leite condensado. Exótico e saborosíssimo! 

Bares em Natal: dicas

Dicas de Bares em Natal
Foto meramente ilustrativa

Rastapé Casa de Forró

Mais uma dica para quem gosta de conhecer a cultura nordestina! Esse estabelecimento valoriza a tradição regional por meio da música e dança. Ou seja, ao ir até o Rastapé Casa de Forró, tenha a certeza de que será levado pelos ritmos animados e terá uma noite 100% natalense.

Taverna Pub

Mas se a sua praia é a variedade de gêneros musicais, como Blues, Rock, Disco, Samba, MPB, Reggae, Sertanejo, Samba, e outros, então prepare-se para conhecer esse bar que é uma atração turística! Mas a variedade musical não é o único motivo para isso! A sua estrutura lembra um castelo perfeito e, portanto, desperta a curiosidade de quem por ele passa. Essa informação já foi o suficiente para deixá-lo interessado?

Além da programação variada e do ambiente criativo, você encontrará uma galera se divertindo muito! Mais uma informação que pode agregar é que as segundas-feiras são feitas para quem é solteiro, afinal o estabelecimento promove a noite dos solteiros com o nome de Segundas Intenções. Nada mau hein?

Com esse guia de viagem completo para Natal – RN, não hesite em planejar seu roteiro turístico para esse destino que, decerto, em alguma momento, você irá visitar!

Veja também no Tô de Passagem:

Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil Para Visitar
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
Como Planejar Uma Viagem Inesquecível!