Categoria

Vitória ES

Muito mais do que um destino de negócios, Vitória oferece estrutura de lazer e diversidade de praias. 

Onde fica Vitória

Antes de tudo, para quem não sabe, Vitória é uma ilha, assim como outras duas capitais brasileiras: Florianópolis (Santa Catarina) e São Luís (Maranhão). Portanto, a cidade fica dentro de um arquipélago. 

Além disso, Vitória é a capital do Espírito Santo, estado da região sudeste do Brasil, e é uma cidade litorânea. 

Por fim, importante saber que, devido à sua localização, o horário de Vitória segue o mesmo de Brasília, portanto, não há fuso horário diferente. 

O que fazer em Vitória

Depois dessa breve introdução, vamos ver o que fazer em Vitória

Apesar de ser considerada um destino de negócios, assim como a cidade de São Paulo, por exemplo, a capital capixaba oferece uma vasta gama de opções de lazer. 

Primeiramente, é preciso mencionar as praias, tanto as que estão localizadas na própria cidade quanto as que estão em municípios vizinhos.

Depois, não podemos deixar de lado o centro histórico, que fica localizado no que chamam de Cidade Alta. É nele que estão a Catedral Metropolitana, o Theatro Carlos Gomes e o Palácio Anchieta. 

Por fim, mas não menos atrativos, estão os parques e restaurantes que merecem atenção especial no roteiro. 

Mesmo que esteja planejando um roteiro de poucos dias, também vale a pena conhecer algumas cidades vizinhas, como por exemplo Vila Velha, Manguinhos, Guarapari e Itaúnas.

Quando ir para Vitória

Dicas de quando ir para Vitória

Quando ir a Vitória é uma pergunta bastante simples de ser respondida, em síntese, em qualquer época do ano. A temperatura em Vitória é agradável em todos os meses. Ademais, o roteiro pode ir das praias às montanhas, sendo plenamente adaptável ao clima.   

No entanto, é importante saber que durante as férias escolares de dezembro e janeiro, a cidade recebe maior quantidade de turistas, portanto, prepare-se para praias mais lotadas.

O mesmo acontece nas férias de julho, quando os visitantes optam por conhecer as cidades serranas próximas, como Domingos Martins e Pedra Azul. 

Durante o verão, a Praia de Camburi conta com programação de shows. Já entre os meses de abril e maio, acontece a Festa da Penha, em Vila Velha, cidade vizinha de Vitória.

Também vale atenção especial aos períodos de maior probabilidade de chuva que vai de outubro a janeiro.

Clima de Vitória

Em resumo, o clima em Vitória é tropical. No verão, os dias são mais quentes e também há maior probabilidade de chuva, principalmente no fim de tarde. Mesmo no inverno, as temperaturas não tendem a cair muito. Ou seja, dá para aproveitar as praias ao longo de todo ano.

Pontos Turísticos de Vitória

Pontos Turísticos de Vitória

Depois de conhecer um pouco mais sobre a capital capixaba, é hora de apresentar alguns dos lugares para ir em Vitória

Então, “bora” conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade?

Centro Histórico de Vitória

Localizado na Cidade Alta, o Centro Histórico é caracterizado pelas construções antigas, ruas estreitas e escadarias. 

A região reúne uma série de pontos históricos como Palácio Anchieta, Catedral Metropolitana de Vitória, Capela de Santa Luzia, Convento de São Francisco, Theatro Carlos Gomes, entre outros. 

Vamos apresentar alguns deles por aqui.  

Palácio Anchieta

Primeiramente, é neste prédio que fica a sede do governo do Espírito Santo. No entanto, essa construção jesuíta, já funcionou como igreja e também como colégio religioso. 

Logo,  decida visitá-lo: as visitas monitoradas são bastante indicadas, pois contam bastante da história do Palácio, construído no século 16.

Catedral Metropolitana de Vitória

Antes de tudo, é importante mencionar o valor histórico e cultural da Catedral, que fica na Praça Dom Luiz Scortegagna. Ela foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, em 1984.

A Catedral, que começou a ser construída em 1920 e foi concluída 50 anos depois, tem estilo neogótico e os seus mais de 20 vitrais chamam a atenção.

Theatro Carlos Gomes

A construção remonta ao ano de 1927 e, assim como a Catedral Metropolitana, foi tomada pelo Conselho Estadual de Cultura. O Theatro fica localizado em frente à Praça Costa Pereira. 

Agora, vamos conhecer um pouco  dos lugares que te colocam em contato com a natureza de forma intensa. 

Parque Botânico da Vale

Em resumo, é bastante recomendado para passeios em família e, principalmente, para quem tem criança, pois o local oferece boa estrutura, com parquinho e até mesmo biblioteca. 

Além disso, é possível fazer trilha ou passeio de ônibus pelo complexo, considerado a maior área verde da cidade. 

O parque, inaugurado em 2004, faz parte do Cinturão Verde da Vale em Vitória. Ele é bem arborizado e abriga espécies de animais, como aves, jacarés e macacos.

Por fim, o destaque fica por conta do Jardim Sensorial, que como o nome sugere, estimula os cinco sentidos em uma interação diferente com a natureza.

Parque da Pedra da Cebola

Parque da Pedra da Cebola

Quem estiver com criança, o local também é uma boa opção de passeio. O espaço da fazendinha costuma encantar os pequenos. 

Uma curiosidade é que o nome do parque faz referência a uma pedra que tem formato de cebola.  

Projeto Tamar Vitória

Outra dica é conhecer o Projeto Tamar, que, além de contar a história de conservação das tartarugas marinhas, tem dois tanques com os animais. 

Para quem se interessar, o projeto fica na Praça do Papa, no Bairro Enseada do Suá. 

Por fim, vamos dar a dica de um passeio diferente e que pode tornar o roteiro ainda mais doce. Mas quando falamos doce, é doce de verdade ;) 

Fábrica da Garoto

A Fábrica de Chocolate da Garoto fica em Vila Velha. Em resumo, são indicadas as visitas guiadas, que levam a conhecer todas as etapas de produção dos chocolates. Também há uma loja com os produtos da marca para quem quiser fazer as comprinhas. 

Praias de Vitória

Praias de Vitória

Depois de conhecer um pouco da história da cidade, hora de desfrutar das praias de Vitória. Afinal, falamos que é um destino litorâneo, não é mesmo? 

De antemão, já vamos explicar que em Vitória nem todas as praias possuem mar próprio para banho. É por isso que muitos dos que estão na cidade, optam por também conhecer as praias de cidades vizinhas.

Praia de Camburi

Em suma, essa é uma praia bastante movimentada e é famosa pelo calçadão, onde as pessoas fazem caminhada, praticam corrida, andam de patins, skate e bicicleta.
A estrutura da praia é ótima, com quiosques e vendedores ambulantes. Por outro lado, o mar não é muito recomendado para banho. 

Praia do Canto

Localizada na região central, é à noite que essa praia fica mais movimentada. De dia, costuma ser mais tranquila.

Ilha do Boi

Em resumo, a região conta com duas praias: a Praia Grande ou Praia da Esquerda e a Praia Pequena, também conhecida como Praia da Direita. 

Além disso, Ilha do Boi fica em uma área residencial, portanto, até mesmo pela paz e tranquilidade do local, acaba sendo bastante disputada pelos turistas. Por fim, as águas do mar são calmas e as castanheiras terminam de compor o cenário local. 

Curva da Jurema

Curva da Jurema

Em primeiro lugar, é preciso mencionar o visual da Curva da Jurema, é incrível. A partir dela, é possível ver as Ilhas do Frade e do Boi, além das águas calmas do mar, vários coqueiros compõem o cenário da região, proporcionando a melhor pedida para quem quer sombra e água fresca. 

Ilha do Frade

De antemão, saiba que o acesso à Ilha do Frade é difícil. É preciso percorrer algumas trilhas e caminhar entre rochas, mas no fim vale a pena! É aqui que se encontra a Praia das Castanheiras, onde também são formadas pequenas piscinas naturais. 

Praia da Costa

Essa praia fica em Vila Velha e recebe diferentes nomes ao longo da sua extensão. O ponto inicial, por exemplo, é chamado de Praia da Sereia e é caracterizado por águas mais calmas. 

À medida que caminhamos para mais distante da ponta da praia, as ondas vão ficando mais fortes e os nomes também mudam para Praia de Itapuã e Praia de Itaparica.
Dá para passar o dia na praia, que conta com estrutura de quiosques. À noite, o espaço recebe feirinha de artesanato. 

Manguinhos

Outra opção é escapar para a região serrana, que fica a cerca de 25 quilômetros de Vitória. O Balneário de Manguinhos tem três praias: Enseada, Chaleirinhas e Ponta dos Fachos.

Para quem gosta da tranquilidade das águas e do visual incrível de piscinas naturais, vale a pena incluir no roteiro. 

Restaurantes e Bares de Vitória

Restaurantes e Bares de Vitória
Foto Meramente Ilustrativa

Finalmente, chegamos na parte deliciosa da viagem: os restaurantes em Vitória! 

Para começar, anota aí: não tem como ir à Vitória e não experimentar a Moqueca Capixaba, que é feita com frutos do mar e vegetais. 

Além disso, se quer desfrutar da comida regional, não deixe de conhecer o restaurante mais famoso da região: o Papahguth. Vamos falar mais sobre ele agora e também oferecer outras opções de estabelecimentos. 

Papahguth

Primeiramente, o restaurante tem uma localização privilegiada, em frente à Baía de Vitória. Depois, o cardápio tem uma variedade de pratos de frutos do mar bastante ampla. 

Caranguejo do Assis

O estabelecimento fica localizado em Vila Velha e a especialidade da casa, o próprio nome entrega: caranguejo. 

Ensaio Botequim

É uma ótima opção para quem quer desfrutar de bons drinques ou chopes gelados ao som de apresentações ao vivo. Além da decoração toda trabalhada na temática da música e do aconchegante ambiente interno, o bar disponibiliza mesas ao ar livre.

Como chegar em Vitória no Espírito Santo

Como chegar em Vitória no Espírito Santo

Existem vários meios para chegar a Vitória, vindo de outras cidades do Brasil, inclusive de carro ou táxi. No entanto, uma opção a ser levada em consideração é o ônibus. 

Isso porque a Rodoviária de Vitória funciona 24 horas e é bastante estruturada, com lanchonete, por exemplo. Por meio dela, chegam turistas de diferentes cidades do Brasil. 

Agora que você já tem todas as dicas em mãos, é só curtir todos os cantos de Vitória! Aproveite. 

Mas se notou a falta de algum ponto turístico ou dica que agregará à viagem para Vitória, comente para podermos deixar esse guia ainda mais completo!

Veja também no Tô de Passagem:

São Paulo: Guia De Viagem Completo Para Conhecer A Cidade
Rio De Janeiro: Guia De Viagem Da Cidade Maravilhosa
Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil Para Visitar