Categoria

João Pessoa

O guia completo de viagem para João Pessoa contempla os principais pontos turísticos, passeios, restaurantes, melhores épocas para ir e muito mais! Confira e aproveite todas as dicas.

Terceira cidade mais antiga do Brasil, também conhecida como “cidade em que o Sol nasce primeiro” – é o primeiro lugar das américas que recebe o Sol, antes das 5 horas –, João Pessoa não é um destino tão aclamado, apesar de reunir atributos turísticos valiosos! 

Afinal, além dos títulos já mencionados, a cidade foi considerada, em 1992, a segunda capital mais verde do mundo, atrás apenas de Paris. São cerca de 47 metros quadrados por habitante! Curioso, não? 

Outras características que devem contar na hora de escolher João Pessoal para ser seu próximo destino de viagem são as praias tranquilas e cheias de beleza, a gastronomia que desperta o paladar para o que há de melhor na região, bem como o roteiro recheado de passeios culturais e relaxantes. 

A partir de agora, você conhecerá os principais passeios e pontos turísticos, assim como os critérios para decidir quando ir a João Pessoa! 

O que fazer em João Pessoa 

Vamos dividir os passeios e pontos turísticos em lugares para ir em João Pessoa de dia e à noite. Dessa forma, facilitamos a construção do seu roteiro, segundo seus objetivos de viagem! 

Centro Histórico

Centro Histórico de João Pessoa

Aqui vai uma dica coringa para o que fazer em João Pessoa, pois esse lugar pode ser visitado tanto de dia quanto à noite – contudo, é melhor apreciar as ruas e construções sob a luz do Sol para conseguir distinguir a arquitetura antiga conservada. 

Exemplo disso é a Igreja de São Francisco, cuja construção data do final do século 18 e conserva seu estilo barroco, tanto externa quanto internamente, onde o visitante se depara com um teto repleto de pinturas, o que são verdadeiras obras de arte. 

Além disso, os adornos são evidências dos tempos dourados – alguns são baseados em ouro e os azulejos também possuem uma beleza diferenciada. 

Falando em azulejos, vale conhecer o Sobrado dos Azulejos, que também fica no Centro Histórico e apresenta delicados e artísticos azulejos portugueses, inclusive, estes fazem parte da construção, embelezando-a com seus tons de azul.  

Por sua relevância artística e histórica, em 1980, ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP).

MAP – Mercado de Artesanato Paraibano

Se você é apaixonado por arte e se interessa por conhecer as técnicas locais, esse lugar para ir em João Pessoa será certeiro! Localizado no bairro Tambaú, logo de cara é possível notar que o lugar pulsa cultura, visto que sua entrada é composta por uma uma mistura de tijolinhos com arcos de teto alto.  

Mas não fique admirando esse edifício apenas do lado de fora, pois o passeio começa mesmo quando o turista entra no MAP e se depara com uma ampla gama de lojas. E, assim como é possível imaginar, a variedade de produtos também é grande: desde bijuterias e bolsas até imagens religiosas e itens gastronômicos, como castanhas e cachaça.

Para ter uma ideia do que encontrará por lá, confira o instagram do MAP: @mercadoartesanatoparaibano. 

Jardim Botânico – Benjamin Maranhão

Sabe aquele dia que você está mais cansado e precisa de um passeio tranquilo? Vá ao Benjamin Maranhão, no bairro da Torre! O seu diferencial é a rica natureza que ali habita, formando uma paisagem repleta de verde e lagos. Bom para fechar os olhos, respirar ar puro e recarregar as energias para a noite e próximos dias. 

Você poderá percorrer 343 hectares de área, sendo um dos maiores espaços que abriga a fauna e flora remanescentes da Mata Atlântica. Uma ideia é levar um livro, lanche e uma canga e escolher um espacinho com sombra para curtir as horas em meio ao clima leve desse lugar. 

Museus em João Pessoa 

É claro que não poderia faltar uma lista de museus para enriquecer seu roteiro com lugares para ir em João Pessoa

Museu José Lins do Rego 

Esse museu guarda um rico acervo de obras que já pertenceram ao consagrado escritor paraibano que dá nome ao espaço cultural. O visitante poderá ter acesso a mais de 4 mil livros, bem como fotografias, cartas, manuscritos e telas, o que faz desse passeio em João Pessoa ser inspirador! 

Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte

Mais um lugar para incluir no roteiro de João Pessoa, essa opção é perfeita, especialmente, para quem curte agregar conhecimento à viagem! Isso porque desde a sua arquitetura esbanja arte – ela foi projetada pelo ilustre Oscar Niemeyer. 

Entre suas obras permanentes, estão as estátuas da série “Mulher – Objeto de Repouso”, que são formas femininas feitas de bronze e concreto, cujo objetivo é expressar a sensualidade, e a pintura mural com mais de três metros de altura e 17 de comprimento denominada Cavalo Marinho, cuja finalidade é representar o principal personagem do bumba-meu-boi, dança do folclore. 

Casa do Artista Popular 

Para mergulhar na cultural paraibana, indicamos a Casa do Artista Popular. Afinal, ela reúne mais de mil peças representativas do universo regional, apresentando seus aspectos religiosos, festivos, tradições e muito mais! 

Aproveite sua passagem pelo centro para visitar esse espaço cultural. 

Praias de João Pessoa

Praias de João Pessoa

Primeiramente, falamos sobre espaços culturais e marcados pela natureza. Agora, está na hora de completar essa lista sobre o que fazer em João Pessoa com um ponto-chave: as praias! Aliás, elas, sem dúvida, são um grande atrativo, até porque faz Sol o ano inteiro nesse destino. Era tudo o que os fãs de verão queriam ler, não é? 

Abaixo, você conhecerá um pouco sobre as principais faixas de areia da cidade paraibana!

Praia de Tambaú:

Motivos não faltam para essa praia do nordeste ser uma das melhores da cidade! Decerto, você também pensará assim depois de ler esses tópicos: ela fica pertinho da rede hoteleira, bem como do comércio, formado por quiosques e restaurantes.

Na areia, o visitante também tem conforto, pois há muitos ambulantes, vendendo diversos produtos: desde lanches e bebidas até cangas e biquínis. 

Além disso, uma dica valiosa é marcar a visita a essa praia nos dias de maré baixa, quando se formam as piscinas naturais de Picãozinho. Por que essa informação é importante? O turista pode fazer um passeio para mergulhar nas águas cristalinas e admirar a vida marinha!

Praia do Bessa:

Que tal uma opção de praia mais econômica? A Praia do Bessa, além de ter águas mornas e clima tranquilo, bem como residencial, ou seja, também possui uma infraestrutura completa, oferece ao turista opções de estadias mais em conta!

Praia Areia Vermelha:

Mais uma opção de praia em João Pessoa, essa é ainda mais especial! Afinal, ela só aparece em períodos de maré baixa e possui um visual de outro mundo: sua areia em tons de vermelho contrasta com um mar esverdeado e cristalino. Lindo demais! 

Praia de Cabo Branco:

Sabe aquela atmosfera praiana completa, com direito a coqueiros? É exatamente isso o que você encontrará na praia do Cabo Branco, muito procurada pelos moradores e turistas. 

Suas águas são tranquilas e sua coloração muda de uma região para outra: é marrom na arrebentação e verde nas áreas com maior profundidade.

É nessa praia também que você poderá usufruir do Farol de Cabo Branco, onde, certamente, irá se surpreender com a vista privilegiada. Afinal, o espaço foi projetado para sinalizar o ponto exato onde nasce o Sol no nosso continente. 

Passeios para fazer à noite em João Pessoa 

Dicas de Passeios para fazer à noite em João Pessoa
Foto Meramente Ilustrativa

Então, depois de muito bater pernas pela área urbana e pelas faixas de areia, conhecendo os pontos turísticos de João Pessoa, está na hora de conferir as opções de passeios para fazer no período noturno. Veja abaixo!

Orla de Tambaú:

Se você gosta mesmo de praia, ainda à noite, é possível aproveitar a orla de Tambaú, que recebe feirinhas de artesanato. A caminhada é leve e proporciona um tempo bem good vibes.

Empório Café:

Pensa em um lugar que oferece diversidade no cardápio e em sua atmosfera? No mesmo ambiente você encontra a combinação hambúrguer e cerveja, tiramisu com aquele cafezinho feito na hora e um prato mais refinado, a exemplo do rubacão na nata com carne de sol e queijo coalho. 

Além disso, música não falta! E você escolhe como ouvi-la (ou cantá-la), pois há DJ e karaokê! Dá uma olhada na página do Instagram: @emporiocafe

Emporium 42:

Opções de boas cervejas, tanto de marcas nacionais quanto internacionais, e pratos à base de peixes são o forte desse lugar que atrai visitantes em busca de uma noite agradável!  

Restaurante Mangai:

Chapa de camarão e carne de Sol, carne de Sol com nata, arroz de queijo, purê de macaxeira com queijo e carne de charque e muitos outros pratos suculentos com ingredientes locais! 

A ideia nesse estabelecimento, que é um dos melhores restaurantes em João Pessoa, é experimentar a culinária local, associando técnicas da alta gastronomia. Vale demais! 

Restaurante Nau:

Essa dica de restaurante vai para quem ama frutos do mar! Para começar, que tal uma massa de frutos do mar, que leva camarão, polvo, lula, mexilhão, molho de tomate e manjericão com espaguete? 

Mas não para por aí! Outras boas pedidas são a popular moqueca de camarão e peixe e o farto Camarão Furto do Mar, cuja receita consiste em camarões refogados na manteiga aromatizada com tomate seco, palmito, azeitonas roxas e verdes, servidos sobre arroz cremoso de tomate seco e acompanha batata palha. 

Bom, já viu que precisa dar uma passadinha nesse restaurante para ter um jantar delicioso, não é?

Quando ir para João Pessoa

E depois de saber sobre os passeios encantadores, resta ficar por dentro dos fatores que influenciam na decisão sobre quando ir a João Pessoa! 

Conforme já falamos, a capital paraibana é marcada pelo calor o ano inteiro praticamente, o que facilita o aproveitamento das praias. Porém, não é só isso que faz a diferença para marcar a data da sua viagem. 

Outro ponto que pode lhe ajudar nessa missão são os eventos! Por exemplo: junho, a cidade se mobiliza em prol da querida e grandiosa festa junina, que colore as ruas e reúne atrações artísticas, como shows de música e dança. 

Além disso, as comidas típicas também são feitas com maior intensidade, o que já chega a dar água na boca! Afinal, imagine: paçoca, bolo de fubá, pamonha, milho e muitas outras gostosuras. 

Já no mês de fevereiro, quando acontece a folia do Carnaval, a cidade onde o Sol nasce primeiro se torna uma ótima opção para quem quer algo mais tranquilo, sem muita aglomeração. Você poderá, em pleno feriado, curtir uma praia menos cheia e se quiser ainda dançar e cantar em um ou outro bloquinho de rua mais intimista. 

Clima de João Pessoa 

Clima de João Pessoa

Se você quer aproveitar as praias quando as temperaturas em João Pessoa estão mais elevadas, então os meses de verão são os mais propícios, afinal, os termômetros podem bater os 26ºC. Aliás, quanto a elas, saiba que na capital paraibana, elas giram em torno de 23ºC e 31ºC. 

Outro dado relevante do clima em João Pessoa é sobre as chuvas, que, sem dúvida, podem atrapalhar o roteiro turístico. Para ter segurança de que não irá se deparar com elas, opte por fazer essa viagem entre os meses de setembro e janeiro. 

Agora, se você quer priorizar a economia e não se importa da cidade ficar bem molhada em alguns momentos, abril, maio e junho são opções interessantes. Já julho acaba deixando a passagem e estadia mais caras por ser a época de férias escolares. 

Por outro lado, é de julho a setembro que as condições climáticas são favoráveis à prática de kitesurf e windsurfe, esportes que demandam ventos mais fortes. 

Rodoviária de João Pessoa 

Quando falamos de nordeste, logo se pensa em quanto terá que gastar com a passagem de avião. Porém, temos uma boa notícia para você, que quer economizar com o transporte! Dá para ir até a capital paraibana de ônibus. Isso é viável também graças à Rodoviária de João Pessoa! 

Seu nome oficial é Terminal Rodoviário Severino Camelo e começou sua operação em 1982. Atualmente, a rodoviária de João Pessoa possui 32 plataformas, dois portões de embarque e um de desembarque, 16 empresas que vendem passagens para os mais diversos lugares, dentro e fora da Paraíba, além de uma infraestrutura composta por agência de correios, guarda volumes, caixas 24 horas, banheiros, restaurantes, lojas de artesanato e bancas de revistas. 

Com tantas informações e dicas sobre quando ir, como ir e o que fazer em João Pessoa, fica fácil planejar essa viagem linda! É selecionar os pontos turísticos que você mais gostou, decidir a data e colocar o pé na estrada.

Veja também no Tô de Passagem:

Viagem Para O Nordeste Com Crianças: Dicas De Destinos!
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
Aparecida Do Norte: Guia De Viagem
Covid E Carnaval: Quais Os Impactos Da Pandemia Na Maior Festa Popular Do Brasil
Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil Para Visitar