logo-to-de-passagem

João Pessoa, PB: conheça os segredos da capital verde

setastdp

Você sabia que a cidade mais verde do Brasil fica no Nordeste? Pois é, esse é um dos títulos de destaque carregados por João Pessoa, PB.

Conhecida internacionalmente por suas praias deslumbrantes e pelo verde impecável das matas, a capital paraibana é a menina dos olhos de quem não abre mão da qualidade de vida. Além de ganhar novos moradores todos os anos, João Pessoa também atrai um grande número de turistas interessados nas experiências fantásticas que só esse destino único consegue oferecer.

Apelidada como “Porta do Sol”, a cidade é dona do ponto mais oriental das Américas, a famosa Ponta do Seixas. Isso significa que todos os dias, quando o sol nasce, ele ilumina a adorada “Jampa” antes de chegar ao resto do território brasileiro. Incrível, né? Para desvendar os segredos desse paraíso, é só embarcar com a gente! Hoje, vamos te levar para conhecer os tesouros desse lugar sensacional. Prepare-se para descobrir o que fazer em João Pessoa e como aproveitar sua estadia da melhor forma possível.

Arruma as malas e bora viajar, que estamos prestes a te mostrar:

História de João Pessoa 

Onde fica João Pessoa 

Como chegar em João Pessoa 

Clima em João Pessoa 

Quando ir a João Pessoa,PB 

O que fazer em João Pessoa

Farol do Cabo Branco: o guardião da ponta extrema 

Piscinas Naturais do Seixas 

Parque da Lagoa Solon de Lucena 

Feirinha de Artesanato de Tambaú 

Parque Zoobotânico Arruda Câmara Bica 

Centro Cultural São Francisco: arte e história em um só lugar 

Praça da Independência 

Paróquia Santo Antônio de Lisboa 

Mercado de Artesanato Paraibano 

As mais belas praias de João Pessoa 

Praia do Jacaré 

Praia de Cabo Branco 

Praia de Tambaú 

Praia de Manaíra 

Os pontos turísticos de João Pessoa são capazes de garantir um rolê imperdível! 

História de João Pessoa 

Ao contrário de todas as outras capitais brasileiras que são abraçadas pelo Oceano Atlântico, Jampa começou a se desenvolver de costas para o mar. Terceira cidade a ser fundada no país, ela nasceu em 1585, já com o status que carrega hoje em dia: a capital paraibana é oficialmente uma cidade desde seus primeiros dias, nunca tendo passado pelas categorias de povoado ou vila.

O que mudou várias vezes foi o nome. Os colonizadores portugueses, responsáveis pela fundação, batizaram o território como Cidade Real de Nossa Senhora das Neves. A paisagem urbana surgiu a partir de uma colina, próxima à margem direita do Rio Sanhauá. Durante a época em que Portugal esteve sob domínio da Espanha, a cidade foi rebatizada como Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao rei espanhol Filipe II.

Com sua natureza exuberante e localização privilegiada, a região onde fica João Pessoa logo chamou a atenção de outras nações europeias. Em 1634, ela foi invadida pelos holandeses, que já tinham conquistado Recife e outras partes do litoral nordestino. Com o novo governo, a capital paraibana passou a se chamar Frederikstadt (por causa do monarca Frederico Henrique, o Príncipe de Orange).

Ao longo do século 19, a então Cidade da Parahyba ganhou uma infraestrutura refinada: a iluminação pública chegou, assim como a Ponte do Baralho (que atravessa o Rio Sanhauá até hoje), o lindo Teatro Santa Rosa e os primeiros bondes de tração animal. A revolução da eletricidade veio ainda no início do século 20, mais ou menos na época em que a grande Lagoa dos Irerês foi drenada e saneada, dando origem ao Parque Solon de Lucena. Esse processo permitiu que expansão urbana se estendesse para o leste e o sul. A cidade finalmente tinha espaço para crescer.

Depois de tantos séculos dessa história de João Pessoa, talvez você esteja se perguntando de onde veio o nome atual. Bem, o novo batismo aconteceu em 1930, em homenagem ao então governante da Paraíba e ex-candidato à vice-presidência do Brasil. De lá para cá, João Pessoa continuou crescendo em um ritmo acelerado. 

Onde fica João Pessoa 

Situada na porção central do litoral paraibano, João Pessoa fica juntinho da foz do Rio Paraíba.

É a oitava cidade mais populosa da região Nordeste, e a simpatia de seus 834 mil habitantes – os pessoenses – merece entrar na lista de atrativos dessa capital que consegue unir agitação e calmaria. A Região Metropolitana de João Pessoa tem um total de 11 municípios, e muitos deles rendem ótimos passeios rápidos, do tipo bate e volta. O município de Conde, por exemplo, está cheio de praias espetaculares.

Além disso, João Pessoa fica bem próxima a outras cidades famosas do litoral nordestino: a distância até Recife é de apenas 116 quilômetros. Para Natal, são 181 quilômetros de distância.

Como chegar em João Pessoa 

Mapa digital do Brasil com os nomes de João Pessoa e Cabedelo em destaque

Beleza, você já sabe localizar a capital paraibana no mapa. Mas, afinal, como chegar em João Pessoa?

Felizmente, existem várias respostas para essa pergunta: Jampa é um destino fácil de se acessar por diversas vias. O Aeroporto Internacional de João Pessoa (Presidente Castro Pinto) recebe voos diretos e com conexões. Ele está localizado no município vizinho de Bayeux, na região metropolitana, a cerca de 22 quilômetros do Centro da capital.

Mas nem precisa começar a se preocupar com os preços elevados das passagens aéreas. Hoje em dia, ninguém mais depende de avião para conhecer os encantos pessoenses: muitos visitantes escolhem a opção de viajar de ônibus para João Pessoa. Além de econômica, essa alternativa é a mais prática e menos burocrática de todas! Sem contar que sobre uma graninha pra você aproveitar muito mais o destino.

Há várias empresas rodoviárias que operam no estado, como a Guanabara e a Progresso, e a variedade de rotas é grande. Por isso, os ônibus para João Pessoa são grandes aliados para os viajantes que desejam se deslocar pelo litoral nordestino sem complicação e até para quem vem de outras regiões do Brasil.

Para te ajudar a ter uma noção melhor das distâncias, listamos abaixo o tempo de estrada até João Pessoa partindo de algumas cidades famosas:

Recife: 2h

Natal: 3h

Fortaleza: 10h

Salvador: 16h

Ao chegar, você vai desembarcar no Terminal Rodoviário de João Pessoa, a apenas 3 quilômetros do Centro. Ele fica na Rua Francisco Londres, bairro do Varadouro. 

Para facilitar ainda mais o planejamento das suas férias, a gente te ajuda a comprar passagens pela internet em poucos cliques. Aproveite as passagens de ônibus para João Pessoa que separamos para você!

Clima em João Pessoa 

Assim que você pisar em João Pessoa e respirar fundo pela primeira vez, vai sentir o ar litorâneo apaixonante que a cidade tem.

Em todas as estações, essa atmosfera convidativa vem acompanhada pelo calor intenso do sol paraibano. Afinal, o clima em João Pessoa é do tipo tropical úmido, então pode esperar as altas temperaturas perfeitas para as melhores férias de verão da sua vida. As médias anuais costumam ficar entre 24ºC e 29ºC. 

Resumindo, o clima em João Pessoa é estável e quente, o que significa que vale a pena apostar nas roupas leves e arejadas na hora de arrumar as malas. Se você não for muito fã de calor, relaxe: trazidos pelo mar, os ventos na cidade são agitados, o que ajuda a dar uma refrescada na sensação térmica. 

Quando ir a João Pessoa, PB 

Como mencionamos, as temperaturas em Jampa não variam muito ao longo do ano. Por isso, a escolha de quando ir a João Pessoa depende de outro fator, que pode influenciar mais a sua experiência: o índice de chuvas.

Embora esteja sempre linda, a cidade recebe chuvas frequentes entre os meses de março e julho. Por isso, caso você agende sua viagem para esse período, é importante se preparar para a possibilidade de perder alguns dias de praia e ficar refém do guarda-chuva nos passeios ao ar livre.

Pensando nisso, a gente costuma dizer que a melhor época para visitar João Pessoa é a temporada seca, que vai de outubro a fevereiro. Essa é justamente a alta temporada turística de Jampa, período em que o mar está mais bonito e o calor está no auge. Não esquece de colocar o protetor solar na bolsa!

Entretanto, vale mencionar que há muitos passeios que podem ser feitos na cidade mesmo nos meses chuvosos. Além disso, em junho, João Pessoa fica tomada pela magia contagiante das festas juninas, as mais importantes celebrações populares do Nordeste. Que tal dançar um forrozinho durante a viagem?

O que fazer em João Pessoa

Palácio da Justiça, um dos pontos turísticos do Centro Histórico de João Pessoa. O palacete de dois andares tem uma fachada amarela com detalhes em branco e colunas de estilo neoclássico

Finalmente, chegou a hora de te mostrarmos por que adoramos tanto falar sobre João Pessoa.

Infraestrutura urbana bem organizada, ruas limpas, natureza exuberante, culinária deliciosa e uma rica bagagem histórica e cultural: tudo isso faz com que os passeios em João Pessoa sejam sempre experiências revigorantes. Pode acreditar quando a gente diz que esse destino tem de tudo!

Quer uma prova? Então chega junto, que vamos partir em uma tour com as melhores sugestões sobre o que fazer em João Pessoa.

Farol do Cabo Branco: o guardião da ponta extrema 

Lembra que falamos da Ponta do Seixas, o pedacinho de terra mais oriental do continente americano? Pois bem, você pode começar seu roteiro por João Pessoa conhecendo um monumento que homenageia esse marco, o Farol do Cabo Branco.

Situado no topo de uma falésia, o farol foi erguido justamente para simbolizar a importância do Extremo Oriental das Américas. Com seu peculiar formato de triângulo, ele não serve para navegação – ou seja, foi criado especificamente para ser um monumento da capital paraibana –. 

Além de tirar uma foto dessa estrutura tão icônica, aproveite o passeio para conhecer o Parque Ecológico Bosque dos Sonhos. Ele tem feirinhas de artesanato e atrações voltadas para o público infantil, então pode anotar essa dica caso você pretenda viajar com as crianças.

O Farol do Cabo Branco fica na Avenida Cabo Branco, no bairro de mesmo nome.

Piscinas Naturais do Seixas 

Até quem nunca esteve na Paraíba já deve ter visto imagens encantadoras das Piscinas Naturais do Seixas.

Não é à toa que esse é um dos mais procurados pontos turísticos de João Pessoa: a oportunidade de mergulhar nas águas cristalinas e tranquilas é mesmo imperdível. Durante os banhos, você terá a companhia dos peixinhos coloridos e outras pequenas espécies que fazem parte da preciosa biodiversidade marítima pessoense. Dá até para alugar um snorkel, caso você queira contemplar melhor. É uma gracinha! 

As Piscinas Naturais do Seixas ficam em frente à Praia do Seixas. Para chegar até elas, você precisa pegar uma embarcação saindo da Praia de Tambaú, percurso que custa cerca de R$ 40,00 por pessoa. Para melhorar, os barcos geralmente contam com recursos como bar e menu de petiscos. Diz aí: é ou não é o rolê perfeito?

Parque da Lagoa Solon de Lucena 

Vista aérea do Parque da Lagoa Solon de Lucena e seus arredores. A área arborizada rodeia a grande lagoa circular de águas verdes. Nas proximidades, aparecem as construções de pequeno e médio porte do Centro de João Pessoa

Nós já mencionamos o Parque da Lagoa Solon de Lucena aqui, quando falamos sobre a história de João Pessoa.

Mas é claro que um cartão-postal tão importante merecia um espacinho exclusivo no texto. Situados ao redor da famosa lagoa, os 35 mil m² do parque ostentam um paisagismo lindo, repleto de gramados, palmeiras e jardins. Além disso, não faltam espaços de lazer: são 12 praças, pista de caminhada, ciclovia, quiosques de comida, parede de escalada e um deck. Toda sexta-feira, a partir das 17h, o parque recebe as programações culturais do Pôr do Sol no Parque.

Se você adora um passeio a céu aberto, vai se apaixonar pelo Parque da Lagoa Solon de Lucena. É o local perfeito para uma boa caminhada relaxante ou para curtir uma tarde de diversão com a família. Ele fica bem no Centro, perto da Avenida Camilo de Holanda.

Feirinha de Artesanato de Tambaú 

Além dos cenários de tirar o fôlego, a maravilhosa Praia de Tambaú tem um atrativo que a deixa ainda mais especial. É a Feirinha de Artesanato de Tambaú!

Embora não seja muito grande, esse charmoso centro comercial tem uma ótima variedade de produtos feitos à mão a partir de matérias-primas regionais. Tem cerâmicas, itens de decoração, acessórios e muitos outros artigos, além de delícias como castanhas, doces caseiros e licores. Vale a pena dar um pulinho lá depois de curtir a praia. Aproveite para se presentear com um mimo ou garantir as lembrancinhas da viagem.

A Feirinha de Artesanato de Tambaú fica na Avenida Almirante Tamandaré, em Tambaú.

Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) 

Uma coisa a gente afirma sem medo de errar: João Pessoa merece demais o título de capital mais verde do Brasil.

Você com certeza vai concordar conosco quando tiver a chance de conhecer os vários espaços arborizados da cidade, como o Parque Zoobotânico Arruda Câmara Bica. Com uma área de 26,8 hectares, essa incrível reserva ambiental é um verdadeiro refúgio de natureza em meio à paisagem urbana. Além de proteger a vegetação nativa da Mata Atlântica, o parque também cuida de espécies animais que você pode ver de perto no zoológico. Tem répteis, aves, peixes e muitos outros bichos. Mas os destaques são os simpáticos macacos.

Seu plano é viajar em família? Então já pode colocar o Parque Zoobotânico Arruda Câmara no seu itinerário! Ele fica na Avenida Gouvêia Nóbrega, s/nº, em Baixo Roger.

Centro Cultural São Francisco 

Antiga igreja de estilo barroco que fica no Centro Cultural São Francisco. O templo tem uma fachada ricamente adornada com detalhes em pedra e uma torre com sino

A bagagem histórica de peso que João Pessoa carrega faz com que a cidade seja o destino ideal para quem curte turismo cultural.

Se esse é o seu caso, o Centro Cultural São Francisco não pode ficar de fora da sua lista de pontos turísticos de João Pessoa. O lugar impressiona desde o início da visita, já que é composto por um complexo arquitetônico deslumbrante e impecavelmente preservado. Ele inclui o Convento de Santo Antônio, o Museu de Arte Sacra, a Igreja de São Francisco e várias capelas.

O conjunto erguido entre 1589 e 1770 é considerado o marco zero de João Pessoa e abriga alguns exemplares maravilhosos da arquitetura barroca. No passeio pelo Centro Cultural São Francisco, os monitores especializados te guiarão pelos diversos prédios com explicações detalhadas sobre as lindas estruturas. São verdadeiras obras de arte a céu aberto.

A taxa para entrar no Centro Cultural São Francisco é de R$ 12,00 por pessoa, com meia-entrada para idosos e crianças. O espaço fica na Praça São Francisco, no Centro Histórico de João Pessoa.

Praça da Independência 

Já deu para perceber que os pessoenses são privilegiados quando o assunto é a disponibilidade de espaços de lazer, né?

Então aqui está mais uma área pública do Centro que merece um pouquinho do seu tempo: a Praça da Independência. Inaugurada em 1922, ela é um dos locais de convivência mais adorados da cidade. Com quase 38 mil m², a praça tem um paisagismo que se divide em 5 grandes canteiros, nos quais é possível encontrar espécies vegetais representativas de vários biomas brasileiros. Tem também um coreto e monumentos históricos como o Obelisco Central e o busto de Otacílio de Albuquerque.

Paróquia Santo Antônio de Lisboa 

Quem passa pela agitada orla de Tambaú encontra na Paróquia Santo Antônio de Lisboa um momento de paz.

Apesar de ser mais moderno do que as igrejas que você terá a oportunidade de visitar no Centro Histórico de João Pessoa, esse lindo templo tem uma estrutura acolhedora. A fachada simples e as imagens santas distribuídas nas partes externa e interna garantem o visual adorável desse tranquilo espaço de fé tão querido pela comunidade católica paraibana. Por isso, a paróquia atrai um grande número de visitantes interessados em turismo religioso. Que tal tirar um tempinho para assistir a uma missa?

O endereço da Paróquia Santo Antônio de Lisboa é Avenida Olinda, s/nº, Tambaú. As missas ocorrem de segunda a sábado, às 17h. No domingo, elas começam às 8h30, 11h, 17h e 19h30.

Mercado de Artesanato Paraibano 

Se você já gostou da Feirinha de Tambaú, imagina só quando tiver a oportunidade de conhecer o Mercado de Artesanato Paraibano (MAP)!

Esse é um dos mais indispensáveis passeios em João Pessoa para quem curte fazer boas compras e conhecer a cultura popular. Situado na badalada zona turística de Tambaú, o mercado reúne expositores que vendem de tudo. É uma chance incrível de conhecer a rica produção artesanal de roupas, acessórios de couro, tapetes, calçados, bonecas e itens de decoração. Nossa dica é chegar cedo, já que o MAP só funciona até as 19h.

Para visitar o Mercado de Artesanato Paraibano, vá até a Avenida Senador Ruy Carneiro, nº 241.

As mais belas praias de João Pessoa 

Ilha de Areia Vermelha, uma das famosas praias de João Pessoa. O longo banco de areia alaranjada fica em meio ao azul intenso do mar, não muito distante do continente. É possível ver algumas embarcações na água e banhistas espalhados pela areia

A gente não poderia falar dos pontos turísticos de João Pessoa sem abordar com carinho as sensacionais orlas da cidade, né?

Os cenários praianos dignos de cinema são parte do cotidiano dos pessoenses. Com uma faixa litorânea de 30 quilômetros, a capital paraibana tem tudo que você precisa para aproveitar dias de relaxamento e diversão com os pés na areia. Por isso, te convidamos a mergulhar conosco em algumas das melhores praias de João Pessoa.

Praia do Jacaré 

Ao pensar nas praias de João Pessoa, você com certeza imagina a imensidão do mar azul.

E essa é uma imagem acertada, mas o que muita gente não sabe é que as águas doces também formam orlas maravilhosas em Jampa. A mais famosa delas é a Praia do Jacaré, praia fluvial situada na margem direita do Rio Paraíba. Na verdade, ela fica em um município da região metropolitana chamado Cabedelo, a mais ou menos 15 quilômetros do Centro da capital.

As paisagens encantadoras da Praia do Jacaré já valem uma visita. Mas o local é conhecido mesmo por seu pôr do sol de tirar o fôlego! Para assistir a espetáculo natural, você pode pedir um drink em algum dos vários restaurantes da orla ou fazer o clássico passeio de catamarã pelo rio. No segundo caso, sua experiência ganha mais um toque especial: as paisagens deslumbrantes que você contemplará da embarcação serão acompanhadas pela música de Jurandy do Sax, um conhecido artista da região.

Geralmente, o passeio de barco para assistir ao pôr do sol na Praia do Jacaré custa entre R$ 50,00 e R$ 65,00 por pessoa. A gente recomenda que você se ligue no horário, já que o sol se põe bem cedo em João Pessoa. Em algumas épocas do ano, a noite começa a chegar às 17h.

Praia de Cabo Branco 

A Praia de Cabo Branco tem vários motivos para estar entre os mais famosos pontos turísticos de João Pessoa.

Além dos cenários tropicais de beleza estonteante, que são padrão para as praias de João Pessoa, Cabo Branco é conhecida por sua animada vida cultural. Se você adora um agito, não deixe de curtir um rolê nesse calçadão cheio de ótimos bares, restaurantes e opções de hospedagem. Durante o dia, o movimento é grande por causa do espaço perfeito para caminhadas e da excelente ciclovia.

Dona de uma localização privilegiada, a Praia de Cabo Branco é palco de muitos eventos abertos organizados pela prefeitura, como shows musicais e outras apresentações culturais gratuitas. Ela fica à direita da Praia de Tambaú, então é super possível conhecer as duas no mesmo dia.

Praia de Tambaú 

A Praia de Tambaú já apareceu várias vezes aqui na nossa tour. E ela merece! Afinal, estamos falando da mais badalada das praias de João Pessoa.

Com 8 quilômetros de orla, Tambaú é conhecida por sua localização central e pela infraestrutura diferenciada. Se você gosta de ter opções variadas na hora de aproveitar um dia de praia, esse é o ponto perfeito para o seu passeio. A diversidade de barraquinhas, quiosques, lanchonetes e restaurantes é fantástica! É para curtir o sol e o mar com conforto máximo.

Apesar de suas águas turvas, a Praia de Tambaú é adequada para banhos. Como mencionamos, ela também serve como ponto de partida para as embarcações que vão para as Piscinas Naturais do Seixas e do Picãozinho.

Praia de Manaíra

Estreito caminho de terra batida que passa entre os coqueiros na Praia de Manaíra. Ao lado dele, aparecem a faixa de areia branca e o mar azul

A Praia de Manaíra é o lugar ideal para quem deseja aproveitar alguns momentos de sossego sem se afastar do centro.

Assim como Cabo Branco, ela fica bem ao lado da Praia de Tambaú, mas tem o diferencial de ser bem menos frequentada que as duas orlas vizinhas. Com pouco movimento turístico, a faixa de areia macia proporciona uma calmaria sem igual. É só estender a canga na areia, colocar os óculos escuros e relaxar! Como o mar da Praia de Manaíra tem ondas fortes, o banho não é recomendado. 

Na areia, você vai encontrar uma infraestrutura simples composta por barraquinhas e vendedores ambulantes, que aparecem principalmente nos finais de semana. Em resumo, a protagonista absoluta na Praia de Manaíra é a paisagem espetacular.

Os pontos turísticos de João Pessoa são capazes de garantir um rolê imperdível! 

Pôr do sol sobre a Praia do Jacaré, em João Pessoa. A água do rio reflete o brilho do céu, que está tomado por tons de dourado. Há pequenas embarcações flutuando e um píer simples

Eita, que João Pessoa é arretada demais!

Chega dá gosto de ver uma cidade bonita dessas, né? Pode confiar quando dizemos que é melhor ainda pessoalmente. Jampa é a união perfeita entre aquela tranquilidade dos destinos praianos e a infraestrutura de ponta das grandes capitais. Adicione as belezas naturais cinematográficas e a cultura apaixonante nessa mistura e pronto: você tem o cenário das férias mais inesquecíveis da sua vida.

Se você gostou de descobrir o que fazer em João Pessoa, que tal conhecer os encantos de mais lugares maravilhosos espalhados pelo Brasil? Confere nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem! A gente tem vários guias de destino tão informativos quanto este que você acabou de ler.

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem