Categoria

Jericoacoara

Praias paradisíacas, pôr do Sol estonteante, esportes irados, bares animados… Jericoacoara coleciona motivos para ser um dos destinos mais procurados do nordeste brasileiro

A cerca de 300 quilômetros da capital Fortaleza, Jijoca de Jericoacoara está localizada na região norte do Ceará, fator fundamental para que seja agraciada com belezas naturais únicas. Não é à toa que a vila de pescadores é um dos destinos mais procurados pelos turistas. 

Para ter noção de como a cidade é atrativa, em 2018, Jeri foi o quinto destino mais procurados para lazer pelos turistas estrangeiros no Nordeste, segundo o estudo Demanda Turística Internacional no Brasil. 

Sem dúvida, você também se encantará com Jeri, como é carinhosamente chamada. Portanto, continue essa leitura e aproveite para, além de conhecer esse lugar, já planejar seu roteiro com o que fazer em Jericoacoara

O que fazer em Jericoacoara

Dicas de o que fazer em Jericoacoara

Relaxar, e muito!

A visão da praia por si só já acalma a maioria das pessoas, não é mesmo? Imagine só uma praia paradisíaca com areia fofa e mar de águas cristalinas sem aquela agitação típica das praias mais populares de São Paulo no verão, por exemplo. 

Então, se você está buscando essa paz, seja para esvaziar a mente, seja para ler um bom livro escutando o movimento das ondas do mar, Jericoacoara certamente será o seu próximo destino. 

Tirar fotos incríveis 

Conforme já foi mencionado, a vila de pescadores de Jeri é um lugar que reúne elementos naturais e praticamente intocados, o que favorece seu cenário mais selvagem e totalmente “instagramável”. 

Ou seja, prepare suas melhores roupas de banho, sempre tenha em mãos o celular ou a câmera carregada e aproveite as paisagens para obter muitos clicks bons! 

Passeio de buggy à Tatajuba

Passeio de buggy à tatajuba em Jericoacoara

Esse passeio, na verdade é um dos pontos turísticos de Jericoacoara, visto que contempla uma série de lugares e atividades que podem ser descobertos e feitos na região oeste de Jericoacoara. 

Sabe aquelas redes que têm parte do tecido imerso por águas cristalinas e nas quais você sempre quis deitar e relaxar? Então, elas fazem parte desse roteiro e podem ser usufruídas na Lagoa de Tatajuba. 

Além disso, você também poderá conferir de pertinho o ecossistema em que vivem os exóticos e cheios de beleza cavalos marinhos. Esse espetáculo da natureza pode ser contemplado no Mangue Seco. 

Sandboard e Skibunda 

No mesmo passeio pela região oeste, o turista ainda terá a oportunidade de se divertir nas dunas, principalmente na Encantada, para praticar um novo esporte: o sandboard ou skibunda – no primeiro, você surfa nas areias fofas de pé sob uma prancha e, no segundo, vai sentado.

Em ambos, sem dúvida, terá aventura garantida!  

E não se preocupe com as pranchas. Geralmente, há ambulantes que alugam os suportes. 

Kitesurf e windsurf 

As condições climáticas, como por exemplo os ventos de 40 quilômetros por hora e as águas planas, são propícias à prática de kitesurf e windsurf. 

Enquanto o primeiro consiste em ficar de pé sob uma prancha ligada a uma pipa ou papagaio e deslizar pelas águas, o segundo tem como objetivo ser levado pelo vento, já que o praticante fica em cima de uma prancha que tem acoplada a ela uma haste com tecido, análogo a uma caravela. 

E um ponto muito bacana é que se você nunca praticou esses esportes, em Jeri você consegue aprender desde os primeiros passos e curtir essa vibe de esportes náuticos em uma praia ideal!

Quando ir para Jericoacoara 

Dicas de quando ir para Jericoacoara

Já está entusiasmado com tanta coisa legal para fazer na vila de pescadores com uma natureza pulsante? Então, é hora de ter informações importantes para decidir quando ir para Jericoacoara

Primeiramente, leve em consideração as temporadas mais e menos atrativas aos turistas a fim de encontrar, por exemplo, os meses em que certamente as passagens e estadia estarão mais baratas. 

Como Jeri é a cara do verão, a época de chuvas, que acontece entre janeiro e junho, se intensificando nos meses de março e abril, não é exatamente a queridinha dos turistas. Por outro lado, como elas passam rapidinho e ainda formam lagoas naturais, também não espantam por completo quem deseja conhecer a cidade em momentos com menos movimento.  

Já janeiro e julho são destaques quando o papo é alta temporada, tendo em vista que são os meses de férias! Outros períodos marcantes no que tange à grande movimentação em Jeri são: meados de dezembro e o Carnaval, assim como feriados prolongados e Réveillon.

Também pode ser interessante falar sobre agosto, quando os amantes de esportes náuticos e aventura são atraídos à vila de Jeri pelos ventos fortes que deixam o kitesurf e o windsurf ainda mais intensos.  

Clima de Jericoacoara 

Será que a temperatura de Jericoacoara pode fazer você mudar de ideia quanto a quando ir para esse destino? Improvável, pois o ano inteiro as altas temperaturas prevalecem e o termômetros marcam de 29ºC a até 35ºC! Baita calor, hein? 

Essas condições climáticas são oriundas do clima de Jericoacoara, que é o Tropical, característico da região! 

Quando chove menos: junho é final de estação, historicamente chove muito pouco e as lagoas já estarão cheias. Além de ser baixa temporada, o que abaixa os preços das pousadas. Tem mais dicas sobre isso abaixo.

Pontos Turísticos de Jericoacoara

Pontos Turísticos de Jericoacoara: Pedra Furada

Pedra Furada 

A formação geológica natural que resultou em uma rocha imensa com uma fenda de grandes proporções, hoje, é um dos mais visitados pontos turísticos de Jericoacoara. 

Mas, além da pedra em si, há o percurso até ela que leva cerca de 30 minutos tendo como ponto de partida a praia de Jericoacoara e destino, a praia da Concha, onde está a Pedra Furada. 

Aliás, uma dica essencial é usar chinelo, já que essa praia leva esse nome justamente porque sua areia, em algumas regiões, pode ficar repleta de conchas.  

Duna do Pôr do Sol 

Que visual! Essa frase resume o que você encontrará na duna de Jeri, que por sua tradição entre os moradores e turistas, se tornou ponto turístico em Jericoacoara.

Lá, as pessoas sentam na areia e assistem ao espetáculo do Sol encontrando o mar, enquanto os tons de laranja e azul se misturam, formando uma paisagem inesquecível e que merece ser contemplada.  

Mangue Seco

A paisagem é, no mínimo, exótica e, por isso, vale a pena demais dar um pulo lá! Afinal, é nesse lugar também que você verá os cavalos marinhos. 

O que o Mangue Seco tem de tão diferente? Bom, as muitas árvores com galhos secos e a terra branca poderiam servir de cenário para um filme hollywoodiano! E. nesse caso, que está por trás e à frente das câmeras é você! 

Aproveite o espaço para tirar fotos bem “diferentonas”. 

Praias de Jericoacoara

Dicas de Praias em Jericoacoara

Claro que para completar a lista de pontos turísticos não poderiam faltar as praias de Jericoacoara!

Praia Principal 

Sabe aquela praia de fácil acesso e com boa infraestrutura, mas que não é atraente do ponto de vista de quem prefere as mais isoladas? Então, esse é um resumo para a praia que fica centro da vila de Jeri. 

Os prós dela se concentram no fato de haver muitas opções de quiosques que oferecem cadeiras e guarda-Sol, bem como a paisagem agradável. 

Praia Malhada 

Essa vai no sentido oposto da primeira, pois, embora seja mais sossegada, não apresenta opções de lugares para comer e alugar guarda-Sol, por exemplo. 

Ou seja, você pode levar lanches, bebidas e sua canga ou cadeira para curtir toda a tranquilidade dessa praia. 

Praia do Preá 

Agora, se você está afim de curtir o marzão de Jeri para a prática do kitesurf de altíssima qualidade, a Praia do Preá é o destino ideal, visto que a velocidade dos ventos favorece os movimentos do esporte. Irado!

Bares de Jericoacoara

Dicas de Bares de Jericoacoara
Foto meramente ilustrativa

Depois de tanta praia, altas aventuras e paisagens de tirar o fôlego, nada como aproveitar a noite nos bares e restaurantes de Jericoacoara! 

Forró da Dona Amélia 

Sabe aquele forrozinho que deixa a noite bem animada e agradável? Pois é, no Forró da Dona Amélia, além de curtir essa dança ao som de uma boa música ao vivo, o cliente prova uma iguaria da região que é muito pedida no estabelecimento: o camarão no abacaxi! 

Tortuga 

Sabe aquele barzinho acolhedor, cujo ambiente envolve a todos os presentes a partir de pratos com aquele “quê” de caseiro e apresentações musicais mais intimistas? O Tortuga tem essas características e por isso deve entrar na lista de melhores bares de Jericoacoara! 

Outro diferencial é que lá o cliente tem diversas opções no menu, como por exemplo: wraps, pizzas, saladas e, claro, muitos drinks e cerveja gelada! 

ZChopp

Chopp gelado, muitas mesas lotadas, mesa de bilhar e aquela comida de boteco farta e super saborosa e música ao vivo diariamente definem um dos mais conhecidos e melhores bares de Jericoacoara

É a alternativa ideal se você prefere uma noite badalada e com bastante agitação! 

Restaurantes de Jericoacoara

Dicas de Restaurantes em Jericoacoara
Foto meramente ilustrativa

Pimenta Verde

Um menu repleto de opções com frutos do mar fresquinhos e boas pedidas veganas é um atrativo e tanto desse estabelecimento que, sem dúvida, é um dos melhores restaurantes de Jericoacoara. 

Alguns exemplos de pratos que dão água na boca são: Peixe Ginger, feito com suco de limão, pimenta verde e gengibre; mix de frutos do mar; atum em crosta de gergelim e muito mais. Saboreie com muita atenção esses pratos que também fazem uma vista incrível!

Tamarindo 

Drinks e pratos variados são o forte desse restaurante! Portanto, não hesite em pedir, por exemplo, uma caipirinha de seriguela ou a clássica margarita. 

Quanto à comida, carnes e frutos do mar, a exemplo do polpetone de carne moída com molho de tomates frescos, recheado com queijo, e do risoto de polvo, vai surpreender pelo sabor intenso e inconfundível!  

Bistrô Caiçara

Sabe o que é um fator decisivo, além das receitas, para colocar um estabelecimento dentro da lista de melhores restaurantes de Jericoacoara? O ambiente e sua decoração! 

No caso do Bistrô Caiçara esse é grande diferencial, pois a estrutura de madeira combinada a flores coloridas proporciona ao cliente um ambiente leve e descontraído, ideal para fazer uma agradável refeição e ter momentos inesquecíveis com a família, seus amigos ou até mesmo sozinho. 

Prove o robalo ao pesto com risoto de limão junto com uma taça de vinho ou o bem servido espaguete com frutos do mar! É certeza que você irá querer voltar. 

Gelato e Grano

Deve estar se perguntando por que há um estabelecimento especializado em sorv… Não, gelatos, na lista de melhores restaurantes de Jericoacoara.

Simplesmente porque o Gelato e Grano merece devido à sua originalidade e qualidade, que o levou a ser quase um ponto turístico na cidade. 

São mais de 100 opções de sabores de gelatos – eles levam menos açúcar, água e gordura que o sorvete, o que resulta em sabores mais intensos e uma massa mais leve –, entre opções diet e sem lactose. Todos produzidos de forma artesanal!

No calor de Jeri, um gelato desses cairá muito bem! Experimente o queridinho de tangerina, o doce meringa (com suspiro e morango) ou o refrescante de kiwi. Bem, são tantas as opções que certamente você ficará indeciso. 

Mas há uma certeza: você irá se refrescar de uma forma muito saborosa! 

Como ir para Jericoacoara

Como ir para Jericoacoara

Apesar de pequena, a cidade conta com a Rodoviária de Jericoacoara, localizada no centro e com uma infraestrutura enxuta, composta de plataformas de embarque e desembarque, um balcão de informações, lanchonete e lojas diversas. 

Além disso, também é fácil pegar táxi nas ruas próximas. 

A Rodoviária de Jericoacoara tem duas 2 viações atuantes: a Fretecar e Gardênia, sendo que seus destinos de destaque são Fortaleza, no Ceará e, Ceasa, na Bahia. 

E, portanto, ela é a rodoviária interestadual de Jericoacoara, o que pode ser interessante, caso você queira estender sua viagem para outras cidades ou estados! 

De posse de todas essas informações valiosas, desvende os atrativos de Jericoacoara e caia sem medo nos encantando desse destino! 

Veja também no Tô de Passagem:

Comidas Típicas Do Nordeste Do Brasil: Conheça 9 Pratos!
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil
Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil Para Visitar
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial