Categoria

Curitiba

Categoria

Vai para Curitiba e não sabe por onde começar o seu roteiro? A cidade é capital do Paraná e contém excelente infraestrutura tanto para os moradores como para os visitantes. Curitiba tem muito a oferecer, por isso fizemos este guia completo com as melhores dicas.

Sobre Curitiba

Curitiba é capital do Paraná e já passou por muitas mudanças ao longo dos seus mais de 300 anos. A chegada intensificada dos imigrantes foi relevante para o desenvolvimento da região.

Curitiba já foi considerada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) uma das melhores cidades brasileiras para viver. O número de criminalidade é baixo e apesar de ser populosa o trânsito não é caótico como em São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda, a sustentabilidade é levada a sério por muitos moradores que realizam a coleta de lixos recicláveis e cuidam do meio ambiente com mais atenção.

Quando ir para Curitiba

Não é preciso se preocupar com a melhor época para visitar Curitiba, independente do clima a cidade tem passeios para todas as temperaturas.

A época mais chuvosa é durante o verão, nesse período os termômetros podem passar dos 30º. Já o inverno é considerado época de seca e as temperaturas variam entre 9º e 21º, ou seja, leve casacos e gorros.

O que fazer em Curitiba – Pontos Turísticos

Curitiba oferece entretenimento para todos os gostos e idades. Há passeios em meio a natureza e outros mais focados em monumentos e cultura. Fizemos uma listinha com as melhores opções de passeios na capital.

Ópera Arame

Poucas pessoas sabem, mas a Ópera Arame é um teatro. O nome opera deriva da arquitetura de sua construção que foi realizada com tubos de aço cobertos com placas de policarbonato transparentes ficando similar a uma construção de arame.

O local inclui espetáculos de diferentes modalidades e tem capacidade para 1572 espectadores. A Ópera Arame fica em meio à árvores, cascatas e lagos. O Vale da Música é o cenário mais conhecido, é um palco flutuante no lago do teatro e apresenta música instrumental ao vivo de terça a domingo.

Jardim Botânico

Jardim Botânico - Curitiba

Inspirado nos jardins franceses, o Jardim Botânico de Curitiba realmente merece ser visitado. Logo na entrada há um tapete de flores impecáveis e lindíssimo. A estufa  possui flores de referência nacional e é cartão postal da cidade.

Os visitantes também podem fazer o passeio do jardim das sensações, no qual consiste em percorrer uma trilha de 200 metros de olhos vendados para proporcionar uma experiência de sensações com as flores e tudo que compõem a paisagem. Muitos casais e famílias utilizam o Jardim Botânico para fazer lindas fotos.

Parque Tanguá

Ponte Tanguá - Curitiba

O Parque Tanguá é uma antiga pedreira que quase se tornou um local para descarte de material reciclável e lixo industrial. No entanto é considerado por muitos o parque mais lindo de Curitiba.

O Tanguá abriga o Jardim Poty Lazzarotto com um mirante de 65 metros de altura, cascata e um belo jardim inspirado nos modelos franceses. É um lugar muito lindo, há espelho d’água, canteiros, flores como bromélias, carvalho e erva-mate.

Ainda, os visitantes podem ir à torre de observação ou decks metálicos. Se preferir, é possível fazer pausa para um café ou uma cerveja na lanchonete do parque.

Mercado Municipal

O local mais tradicional para compras em Curitiba é o Mercado Municipal, fundado em agosto de 1958. Há bancas de diferentes variações como queijos, carne, pescados, vinhos, temperos e especiarias, ervas, frutas, doces, embutidos e até produtos de decoração. Vale a pena ir conhecer o mercado municipal de Curitiba pela manhã e aproveitar para almoçar por lá.

Museu Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer foi um importante arquiteto carioca que morreu aos 104 anos. O arquiteto ficou reconhecido internacionalmente e participou de importantes projetos como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha e até a Mesquita de Argel, na Argélia.

Por sua importância em 2002 foi inaugurado o Museu Oscar Niemeyer com um projeto de sua própria autoria. O local é considerado o maior museu de arte da América Latina que abriga aproximadamente 7 mil obras de artes visuais, arquitetura e design. O museu possui 12 salas expositivas com mostras variadas ao longo do ano.

Vinícola Franco Italiano

A Vinícola Franco Italiana oferece muito mais que bons vinhos. Ela surgiu em 1973 por meio de duas famílias com tradição de realizar a produção caseira de vinhos. Hoje a Vinícola Franco Italiana é reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus produtos, através de prêmios relevantes como o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil.

Além da loja, a vinícola possui um restaurante com pratos franceses que unidos aos vinhos foram uma ótima harmonização. Antes de ir embora você pode comprar vinhos que foram premiados como os da linha Paradigma Rotto e Wine Club.

Museu Ferroviário

O prédio em si do Museu Ferroviário já tem muito o que contar, inaugurado em 1885 ele era a antiga estação ferroviária de Curitiba. O museu abriga peças históricas do mundo ferroviário e também busca reproduzir como funcionava a estação. Inclusive, o público tem acesso a parte do acervo do vagão dormitório que hospedou Getúlio Vargas!

Museu do Holocausto

Por meio de histórias de vítimas do holocausto é possível explorar o Museu do Holocausto. O acervo é composto por fotografias, objetos e documentos que familiares de vítimas e sobreviventes doaram ao museu. O público pode optar por realizar visita guiada ou independente, porém para as duas é necessário fazer o agendamento no site do Museu do Holocausto.

Memorial Ucraniano

Memorial Ucraniano - Curitiba

Gente, pensa num lugar legal de conhecer! É o memorial Ucraniano. O local fica localizado dentro do Parque Tingui e é uma homenagem às famílias ucranianas que chegaram na região em 1891.

A principal atração é a réplica de uma das mais antigas igrejas ucranianas  a Igreja de São Miguel, na Serra do Tigre. A construção de uma casa típica ucraniana abriga uma loja de produtos artesanais.

Centro Histórico de Curitiba

O centro histórico de Curitiba tem muito a agregar aos visitantes da cidade. Ao caminhar pelas ruas de pedra é possível apreciar as edificações antigas e com importância histórica. Um dos pontos mais marcantes é a Igreja de Nossa Senhora do Terço, fundada em 1737. Aos domingos acontece uma feira com barraquinhas de comidas e antiguidades.

Restaurantes e Bares em Curitiba

Além de passeios perfeitos, Curitiba abriga restaurantes para todos os gostos. Veja nossa seleção de restaurantes adoráveis na cidade.

Hard Rock Cafe

Famoso nos EUA, o Hard Rock Cafe tem sua maior unidade brasileira em Curitiba. Além do restaurante com excelentes pratos, há dois bares distintos. O palco no restaurante recebe bons shows de rock que animam a casa.

Churrascaria Batel Grill

Está afim de comer um bom churrasco? A Batel Grill possui carnes excelentes e diversas opções de alimentos no buffet. O atendimento do restaurante é muito bom.

Johnny Rockets

Para quem gosta de comer  hambúrguer, vale a pena ir no Johnny Rockets. Com inspiração nas lanchonetes americanas, o restaurante possui opções de lanches deliciosos e até mesmo outras variedades de pratos. Os milk shakes da casa são bastante pedidos e não é para menos.

Pizza Bis – Batel

Pizza Bis - Curitiba

O Pizza Bis é considerado um dos melhores restaurantes de Curitiba pelo TripAdvisor. O restaurante tem uma decoração super legal e o cardápio é recheado de opções. As pizzas são bem saborosas e rendem boas lembranças. Para quem tem criança o restaurante tem espaço kids. O atendimento é excelente.

Quintana Gastronomia

Além de boa gastronomia o Quintana oferece uma estrutura super “good vibes”. As mesas ficam em meio às árvores e criam um ambiente muito gostoso. O cardápio tem opções para todos os paladares, como pratos veganos e vegetarianos. Para quem preferir, é possível optar pelo buffet com alimentos salgados e doces.

Calabouço

Quer ter uma experiência medieval? O Calabouço é um restaurante que volta no tempo e abraça ao tema. Os clientes jantam a luz de velas e podem pedir um bom vinho para acompanhar as saborosas pizzas da casa.

Já comprou sua passagem para Curitiba? Não deixe para depois para curtir a capital do Paraná.