logo-to-de-passagem

Outono no Brasil: melhores destinos para conhecer

setastdp

Já parou pra pensar em como as dimensões continentais do Brasil podem proporcionar diferentes sensações térmicas e experiências durante a mesma estação do ano?

O outono é um bom exemplo disso: as diferentes altitudes, linhas imaginárias e trópicos fazem com que no nosso país a estação tenha características específicas bastante diferentes em cada uma das regiões.

O que significa que se você está pensando em viajar durante os meses de março a junho, pode encontrar o destino perfeito que se encaixe com as sensações e aventuras que procura.

Pensando nisso, montamos essa lista com as cidades que podem ser o lugar perfeito para que o seu outono seja inesquecível. É só anotar os lugares que vai ver neste artigo:

Como é o outono no Brasil?

Destinos para viajar no outono – Região Sul

Foz do Iguaçu (PR)

Vale dos Vinhedos (RS)

Florianópolis (SC)

Destinos para viajar no outono – Região Sudeste

Poços de Caldas (MG)

Itaúnas (ES)

Cunha (SP)

Búzios (RJ)

Destinos para viajar no outono – Região Centro-Oeste

Rio quente (GO)

Pantanal (MT)

Caldas Novas (GO)

Destinos para viajar no outono – Região Nordeste

Chapada Diamantina (BA)

Triunfo (PE)

Guaramiranga (CE)

Destinos para viajar no outono – Região Norte

Jalapão (TO)

Belém (PA)

Manaus (AM)

O Brasil tem outono para todos os gostos! 

Como é o outono no Brasil?

O outono é conhecido por todo mundo como a época em que “as folhas caem no quintal”. Isso porque grande parte das folhas e frutos começam a amadurecer e cair, em preparação ao novo ciclo.

A estação nas regiões subtropicais – que é o caso do Brasil – também é marcada pelos dias divididos em períodos iguais. Isso quer dizer que no outono, tanto a parte da noite quanto a parte do dia têm a mesma duração, o que não acontece durante o verão ou o inverno, por exemplo.

As temperaturas vão gradativamente diminuindo, já que a estação antecede o inverno. Em partes do país, inclusive – mais para os estados do Sul –, as mudanças climáticas causam geadas, neve e um marcante período de seca.

Durante a estação você pode aproveitar um friozinho ameno, dependendo do destino que escolher, mas mesmo assim, como dissemos no começo, também tem chance de curtir o mar e o sol sem nenhum problema.

O Brasil tem uma variação tão grande de biomas e vegetações, que parece que você pode escolher entre diferentes países quando decide o lugar que quer conhecer.  

Destinos para viajar no outono – Região Sul

A região Sul também tem queda na frequência de chuvas e na temperatura, o que não impede a possibilidade de você encontrar geadas – e até neve – durante o outono.

Por mais que tenha a parte litorânea e a região de fronteira com Paraguai e Argentina, que são mais quentes, as quedas são significativas.

Então, se você está pensando em curtir um friozinho, experimentar as comidas típicas da época e estrear aquele casaco ou par de luvas novos, pode apostar que é pro Sul que tem que ir.

Foz do Iguaçu (PR)

Cataratas do Foz do Iguaçu, em cima nuvens densas e sol forte com vegetação do lado direito.

Foz do Iguaçu durante o outono se torna ainda mais bonita e agradável. Isso porque o ambiente fica mais ameno. É possível que ocorram chuvas no final da tarde, mas nada que atrapalhe os passeios.

A cidade tem mais de 275 quedas d’água, todas com uma vazão impressionante. Além disso, durante a estação, a Usina de Itaipu tem mais chance de estar aberta, e é um passeio que vale muito a pena! 

Outra visita imperdível é no Parque das Aves. Uma reserva com área preservada gigantesca, que você pode percorrer um lindo caminho repleto de pássaros nativos.

Curtiu esse destino? Então aqui estão algumas opções de passagens de ônibus para Foz do Iguaçu.

Vale dos Vinhedos (RS)

No estado do Rio Grande do Sul, a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil se transforma num destino interessante no outono.

É durante a estação que ocorre a colheita de uva, conhecida como vindima, e é uma das principais e mais legais etapas de conhecer e assistir, de todo o processo de produção das bebidas. 

O Vale dos Vinhedos abrange a área de três cidades: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A região fica a cerca de 100 quilômetros da capital gaúcha, e o clima serrano valoriza ainda mais a viagem.

Você pode aproveitar para fazer um passeio guiado pelas vinícolas que integram o vale e degustar os vinhos de fabricação própria.

Então, já separe os dias ideais para o passeio e aproveite para dar uma olhada nessas opções de passagens para Bento Gonçalves e passagens para Garibaldi. Programe a melhor forma de aproveitar o enoturismo no Vale dos Vinhedos!

Florianópolis (SC)

Praia de Florianópolis com vegetação na divisa do mar e montanha ao fundo.

Florianópolis, embora seja uma região litorânea, é comum dar uma esfriadinha nessa época do ano, mas nada de outro mundo! 

A média de temperatura fica entre 18ºC e 26ºC, então se você passou o dia andando pelas dunas, fazendo trilhas ou pedalando nas ciclovias da cidade, um banho de mar com certeza será bem vindo.

São mais de 43 praias, com agito para quem é de agito, e calmaria para quem é de calmaria. 

Se você é do primeiro time, as praias de Jurerê, Lagoinha, Daniela e Praia Brava são seu destino. E se prefere o sossego, pode optar pela praia do Campeche, Matadeiro e Lagoinha do Leste.

Florianópolis é a capital de Santa Catarina, mas também é um município dividido entre ilha e continente. Então, água é o que não vai faltar. Se está atrás da prática de esportes, pode aproveitar o caiaque e o stand up paddle na Lagoa da Conceição.

Mas antes de tudo isso, nada melhor do que planejar a viagem com essas opções de passagens para Florianópolis.

Destinos para viajar no outono – Região Sudeste

O sudeste apresenta as mudanças drásticas e amenas do outono brasileiro, tudo ao mesmo tempo. Ou seja, a região te abre um grande leque de oportunidades na hora de decidir o próximo destino.

Em Minas Gerais, na região serrana do Rio de Janeiro, no Espírito Santo ou em algumas cidades de São Paulo, por exemplo, dá pra aproveitar mais a atmosfera de “friozinho”, como uma viagem para as montanhas.

Já nos litorais, você consegue pegar menos movimento comparado à temporada de verão, e, ainda assim, aproveitar as praias e o sol, já que chove menos durante a estação.

Algumas das cidades bastante visitadas durante o outono na região sudeste do Brasil foram listadas abaixo, e você vai poder anotar o que fazer nelas para que sua viagem valha ainda mais a pena.

Poços de Caldas (MG)

Paraquedista sobrevoando as montanhas verdes de Poços de Caldas

Poços de Caldas é marcante por seus inúmeros pontos turísticos, tanto naturais quanto planejados. 

A cidade consegue agradar turistas de diferentes idades e diversas partes do país. Ainda mais no outono, em que o céu quase sempre é azul. Muito azul!

Dentre os locais que você não pode passar batido, estão a cachoeira Véu da Noiva, a Cascata das Antas, a Fonte dos Amores, o Recanto Japonês, Cristo Redentor Mineiro e o Zoo das Aves.

Também dá pra conhecer uma atração mais inusitada que é o “Xadrez Gigante”, no centro da cidade. Literalmente peças de xadrez imensas, feitas de plástico, disponíveis para jogo e claro, muitas fotos.

E, ah! Se você curte esportes radicais, pode aproveitar os morros da região para realizar saltos de paraquedas, voo livre, trekking e tirolesa.  

Poços de Caldas é apenas uma das ótimas cidades para se relaxar em Minas Gerais, e fica a pouco mais de 440 km da capital mineira, e 250 km de São Paulo.

Que tal uma olhada nas passagens em promoção para Poços de Caldas?

Itaúnas (ES) 

Praia com fileira de vegetação antes de chegar ao mar, céu limpo e azul.

Itaúnas é uma cidade litorânea do Espírito Santo. Os moradores da região optaram por manter a maioria das ruas e estrutura do município com aspectos rústicos, com pouca cimentação nas praças.

Então, esse é o destino perfeito para você que quer curtir um calor suave no outono e ainda aproveitar a natureza.

A atração principal de Itaúnas são as dunas que chegam a alcançar até 30 metros de altura. Elas ficam próximas da vila, mais ou menos 500 metros, então não precisa se preocupar com transporte dentro do município.

A praia de Itaúnas tem uma reserva natural garantida pelo Parque Estadual de Itaúnas, com mais de 3.800 hectares. Nele acontecem práticas de esportes como cicloturismo, caminhadas pelas dunas e mergulhos.

Cunha (SP)

Campo de lavanda em Cunha, SP.

A mais ou menos 3 horas da cidade de São Paulo, Cunha é um destino para todos os apaixonados.

O município, que fica no meio de quatro serras, é conhecido pelo Lavandário, um campo gigante dedicado ao cultivo exclusivo de lavanda. 

Além das visitas às áreas de cultivo como o Olival, a Fazenda Aracatu, as cervejarias locais e a Pedra da Macela, Cunha também possui cachoeiras incríveis. Entre as principais estão a Cachoeira do Pimenta, Jérico, Taboão e Desterro. E claro, aproveite o céu azul para fotografar tudo!

Búzios (RJ)

Praia com mar esverdeado, dividida por áreas rochosas e verdes em Búzios, RJ.

Búzios também é uma ótima opção para uma viagem de outono. A região litorânea continua quente, mas nada como no verão. Assim, dá pra curtir ainda mais o sol e o mar de tirar o fôlego.

Uma das principais paradas a se fazer pela área é a Rua das Pedras e a Orla Bardot. Além da água limpa, você ainda conta com locais agitados no período da noite para aproveitar bares e restaurantes.

Se você gosta da ideia de conhecer melhor a cidade através de um pouco de aventura, considere fazer os passeios de escuna ou de buggy.

E claro, o mar azul de lá é perfeito para práticas de mergulho com cilindro ou snorkel. Se gosta do esporte, não vai se arrepender.

A cidade na Região dos Lagos tem uma infinidade de programas para se fazer, então que tal escolher seu itinerário e conferir essas passagens em promoção para Búzios?

Destinos para viajar no outono – Região Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste as chuvas também vão diminuindo para marcar a transição entre estações. Mas nesse caso, você vai perceber que as temperaturas ficam mais amenas e oscilam de maneira uniforme em toda área.

O Centro-Oeste brasileiro possui ótimos destinos que, durante o outono, estarão mais tranquilos em relação ao número de visitantes, e, ainda assim, você vai poder aproveitar ao máximo o que o lugar tem a oferecer.

Rio Quente (GO)

Lago com águas cristalinas cercado por pedras e vegetação em Rio Quente, Goiás.

Rio Quente faz jus ao nome. Sua atração principal são as águas termais, o que combina perfeitamente com a temperatura do outono.

A cidade tem o maior parque aquático da América Latina e um dos mais visitados do mundo todo, além de ter, também, o maior rio de água quente da região.

Rio Quente possui inúmeros hotéis, hostels, pousadas e campings para receber bem seus visitantes e oferecer preços flexíveis. 

Se você está atrás de um destino com paisagens lindas e aventura, mas sem esquecer de relaxar e se divertir, não vai se decepcionar. Então, pra te ajudar com o roteiro, aproveite para encontrar passagens de ônibus em promoção.

Caldas Novas – GO

Caldas Novas também é conhecida por suas águas termais, cristalinas e belezas naturais. E fica a apenas 30 quilômetros de Rio Quente!

O município possui uma variedade grande de parques aquáticos, além do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, com trilhas que guiam os visitantes até pequenas cachoeiras e banhos de rio.

Dentro do parque estadual você pode parar para vislumbrar a cidade de três mirantes diferentes, e se encantar com a paisagem e seus arredores.

Aproveite o céu azul para fotografar tudo e tomar aquele sol enquanto curte as águas quentinhas.

Não perca a oportunidade de encontrar passagens de ônibus para Caldas Novas. Assim você economiza na viagem e pode conhecer mais destinos no mesmo rolê, como Rio Quente, por exemplo.

Pantanal (MT/MS)

Rio ao pôr do sol coberto por vitórias-régias no Pantanal.

O Pantanal Mato Grossense abrange mais de um município e, durante o outono, você vai poder conhecer as belezas naturais dessa região ainda mais de perto.

Nessa estação, os rios estão mais secos, então fica mais fácil observar os animais do bioma, como jacarés, tuiuiús, tucanos e etc. Outro ponto positivo é que você consegue atravessar as estradas sem o perigo de estarem alagadas.. 

Cáceres é uma das principais cidades que dão acesso ao Pantanal, além de ser a com melhor estrutura para receber visitantes. Tão bem preparada, que por lá acontece o maior festival de pesca do mundo, atraindo turistas de todos os lugares.

O Pantanal oferece diversos programas ecoturísticos, como o passeio pelo Rio Paraguai. Esse e outros passeios são facilmente contratados pelas empresas especializadas que você encontra em Cárceres. 

O parque foi feito para preservar a vegetação da região e, além dele, existem locais para prática de esportes radicais como trekking nas montanhas do município, e trilhas que passam por seus lugares históricos.

E, já que sua jornada tem que começar por algum lugar, dá uma olhada nas passagens em promoção para Cáceres.

Destinos para viajar no outono – Região Nordeste

Na Região Nordeste o outono é marcado pela queda gradual da temperatura – mas nada drástico como no Sul – e os nevoeiros pela manhã se tornam mais frequentes. 

Diferente das regiões citadas acima, no Nordeste existe uma variação entre a frequência de chuva, porque o aumento da temperatura das águas do mar faz com que, em algumas cidades litorâneas, a quantidade de chuva aumente, enquanto em outros municípios, o volume é menor.

Chapada Diamantina (BA)

Caverna com poço extremamente azul, conhecido como Poço Encantado na Chapada Diamantina

Por não ser uma região litorânea, na Chapada Diamantina chove menos no outono, valorizando bastante a paisagem.

As cachoeiras ficam menos volumosas, e as trilhas podem ser feitas com mais tranquilidade pelos visitantes, assim como as atividades de trekking e rapel.

A sintonia da posição do sol com o Poço Encantado também é um ponto extra na viagem: o local é uma das grandes atrações do parque, e recebe uma iluminação que fica mais favorável e dura mais tempo nessa época.

Aproveite para mergulhar, caminhar e fotografar tudo o que puder durante sua aventura. 

A Chapada Diamantina não oferece área com hospedagem específica, porque se trata de um parque ecológico. Os visitantes, porém, têm as cidades de Lençóis, Vale do Capão, Andaraí e Palmeiras como opções para ficar.

Portanto, não precisa se preocupar: Lençóis e Palmeiras, por exemplo, têm fácil acesso de ônibus e são muito bem equipadas em termos de hospedagem e gastronomia.

Encontre opções de passagens de ônibus para Lençóis e passagens para Palmeiras.

Triunfo (PE)

Castelo de pedra em Triunfo, Pernambuco

A cidade nordestina pode surpreender quem acha que na região não faz frio. A mais de mil metros de altitude, o município costuma formar neblina diariamente durante o outono, e as temperaturas caem em comparação ao normal.

É em Triunfo que fica o Pico do Papagaio, um dos pontos mais altos de Pernambuco. Para chegar lá de um jeito bem legal, é possível contratar os passeios de 4×4. 

A cidade histórica também conta com museus, como o Museu do Cangaço, construções importantes como o Teatro Guarany, a Casa Grande das Almas e a Cacimba de João Neco.

E sempre tem espaço para lazer, claro. Você pode curtir o pedalinho pelo parque, fazer caminhadas, trilhas, relaxar e experimentar as comidas típicas da região.

Para garantir passeios divertidos e lugares bonitos durante sua viagem, que tal dar uma olhada em passagens para Triunfo?

Guaramiranga (CE)

Foto panorâmica dos montes verdes de Guaramiranga.

Guaramiranga é uma cidade serrana, considerada a “Suíça do Ceará”. O apelido vem por conta do friozinho durante o ano, mas também por ter uma infraestrutura bem equipada para receber turistas.

Mesmo que faça frio, além do visual da serra, as atrações para os visitantes são as trilhas, cachoeiras e rios que têm na região. 

A apenas 100 quilômetros da capital, Fortaleza, você consegue chegar em Guaramiranga em três horas de viagem, e aproveitar a cidade cearense repleta de Mata Atlântica.

Por ficar em um dos pontos mais altos do estado, o município conta com diversos mirantes e picos que podem te proporcionar visuais privilegiados de toda a redondeza.

Ah, não dá pra esquecer dos vários parques ecológicos, parques de cachoeiras e diversos cafés e restaurantes com comidas típicas do Ceará.

Guaramiranga é um dos muitos destinos que valem a pena cada segundo! 

Se você curte viajar e quer curtir ao máximo suas experiências, não perca, e dê uma olhada nas passagens de ônibus em promoção para economizar no transporte e garantir passeios inesquecíveis.

Destinos para viajar no outono – região Norte

Na região Norte a chuva faz parte do cenário. Você, inclusive, já deve ter escutado comentários ou piadas sobre como em Manaus, por exemplo, as pessoas marcam compromissos para antes ou depois da chuva.

Isso acontece porque as temperaturas continuam altas durante o outono, e os rios incentivam a frequência pluviométrica.

Então, na hora de preparar sua mala, já separe o guarda-chuva ou capa de chuva junto com a roupa de banho. E tenha certeza de que vai ver e aproveitar paisagens e cenários lindos.

Mesmo assim, a região também tem suas exceções em algumas cidades, e as chuvas dão lugar a secas marcantes.

Jalapão (TO)

Dunas de areia cercada por um pequeno lago e vegetação em Jalapão.

O Jalapão é um exemplo dos lugares onde quase não chove durante a estação. E isso, na verdade, deixa as paisagens ainda mais belas e as temperaturas mais tranquilas.

Repleto de rios, lagoas, trilhas, cachoeiras e dunas, o Jalapão é considerado uma das maravilhas naturais do mundo, e recebe mais de 40 mil visitantes por ano.

As dunas são conhecidas como o “Deserto do Jalapão”, e a Cachoeira da Formiga é ponto indispensável. A cidade também conta com os fervedouros Bela Vista, Ceiça, Encontro das Águas, Buriti e Alecrim.

Para chegar no Jalapão é aconselhado que você contrate guias especializados para o transporte. E em relação à hospedagem, pode ficar em paz: campings, pousadas e hotéis não vão faltar pelo caminho.

Pra te ajudar com esses preparativos todos, você pode contar com um guia de viagem para o Jalapão e se preocupar apenas com curtir a cidade.

Belém (PA)

Um homem e seu barco parados no mar em um dia de céu azul com poucas nuvens.

Em Belém você também pode aproveitar o calor, mesmo que mais ameno se comparado aos meses anteriores. As temperaturas ficam entre 24ºC e 31ºC.

O maior ponto turístico é o Mercado Ver o Peso, construção com mais de 100 anos. É uma antiga zona portuária e o primeiro mercado público do país. Ele foi eleito uma das 7 maravilhas do Brasil e até hoje é a principal feira aberta da região.

Além dos prédios históricos, como o Museu Paraense, você pode aproveitar as atrações naturais, tipo o passeio de barco pela Baía do Guajará e Rio Guamã, o Mangal das Garças e as trilhas aquáticas até Manaus.

A cidade também possui um detalhe encantador que atrai diversos visitantes e que, com certeza, vai marcar sua viagem: as praias de água doce. São mais de 20 pontos, que têm até ondas parecidas com as de águas salgadas.  

Aproveite essas passagens de ônibus em promoção para Belém

Manaus (AM)

Encontro do rio negro e solimões em Manaus. De um lado água barrenta e do outro águas negras.

As chuvas de outono em Manaus formam uma atração que não ocorre durante outras estações do ano: os igapós e igarapés, ou “rio de raízes” e “caminho de canoa”.

Durante essa época, as árvores de mais de 20 metros têm partes encobertas pela água, e um ecossistema permeia os igarapés. Você pode aproveitar para ver tudo de perto e fazer esses passeios de canoa.

Outro programa clássico é conhecer o Encontro das Águas, onde o Rio Negro encontra o Rio Solimões. As águas desses dois gigantes não se misturam por causa da diferença de velocidade e temperatura, formando um espetáculo incrível. É ali que começa o Rio Amazonas, inclusive!

O passeio dos botos também é indispensável se você quer ver de pertinho a figura emblemática das lendas brasileiras. 

Antes de começar a planejar sua viagem até um dos berços da fauna e flora brasileira, confira essas passagens para Manaus.

O Brasil tem outono para todos os gostos! 

Casal sentado em um parque de frente para um lago com folhas e árvores do outono ao redor.

O nosso país, como poucos, é capaz de oferecer experiências dos mais diversos e variados tipos. Tudo isso porque sua imensidão faz com que cada região seja única, assim como cada viagem.

Se durante o outono você quiser conhecer regiões serranas, curtir um friozinho, tomar um bom vinho e ficar perto de uma lareira, já sabe que tem para onde ir.

Agora, se quer aproveitar o calor, tomar um banho de mar, fazer umas caminhadas ecológicas, mas não pegar aquele movimento de alta temporada, também tem o destino perfeito.

E aí? Esse artigo te faz ficar com vontade de planejar o outono? Ainda dá tempo! Aproveite para contar pra gente quais desses lugares você quer conhecer primeiro, e quais outros não podem faltar em um rolê de outono inesquecível.

Nos vemos na volta e boa viagem!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem