Interior da Bahia: 16 destinos para além de Salvador

setastdp

 

Acarajé recheado na hora, calorzão potente, praias encantadoras, construções centenárias, um arco-íris de fitinhas do Bonfim… Nem precisamos continuar, né? Você com certeza já sabe do que estamos falando. 

Pois é, o nosso assunto de hoje é um estado apaixonante, internacionalmente conhecido por causa de Salvador. Mas a capital é apenas uma das incontáveis maravilhas desse território fantástico: para quem busca experiências inesquecíveis, o interior da Bahia também tem muito a oferecer. E a gente pode provar!

Se você já se apaixonou pelos pontos turísticos de Salvador, é hora de continuar desbravando essa grande mistura de cores, tradições e sabores que é a Terra do Dendê. Para te ajudar, preparamos um conteúdo especial com algumas das mais lindas cidades do interior da Bahia e dicas preciosas para aproveitá-las ao máximo.

Então cola na gente que você vai ler sobre:

Cidades do Interior da Bahia para aprofundar os passeios 

Chapada Diamantina 

Lençóis

Mucugê

Rio de Contas

Cachoeira 

Itacaré 

Morro de São Paulo 

Juazeiro 

Bom Jesus da Lapa 

Ilhéus

Porto Seguro 

Que tal colocar mais algumas cidades do interior baiano na sua lista? 

Jacobina 

Igatu 

Vale do Capão 

Santo Amaro 

Caraíva 

E aí, o roteiro já está pronto para conhecer o interior baiano?  

Cidades do Interior da Bahia para aprofundar os passeios 

É difícil explicar a Bahia.

Quer dizer, a gente poderia até passar vários parágrafos listando os elementos que a tornam tão única. Mas nem as descrições mais precisas do mundo seriam capazes de traduzir a beleza e a diversidade desse lugar fantástico.

Afinal, estamos falando do maior estado do Nordeste, dono de paisagens que vão do sertão árido até as lindas serras verdes e o radiante litoral. Além disso, a Bahia guarda uma infinidade de tesouros históricos e culturais que se manifestam em dança, música, fé, arquitetura, culinária e muitas outras coisas que você terá a oportunidade de conhecer de perto.

O melhor de tudo é que dá para aproveitar esses encantos sem gastar muito. Basta se planejar de forma estratégica e dar preferência a opções que sejam camaradas com o seu bolso. Que tal viajar de ônibus em vez de voar, por exemplo? Essa também é a alternativa favorita dos aventureiros que desejam evitar a burocracia e as preocupações envolvidas no aluguel de um veículo.

Para aprender a não errar mais nos orçamentos para as férias, confira nosso conteúdo sobre como fazer um bom cálculo de viagem.

Bom, sem mais demora, vamos nessa! É hora da parte mais divertida: montar seu roteiro pelas cidades do interior da Bahia.

Chapada Diamantina

Morro do Pai Inácio, formação composta por grandes chapadões de pedra que se estendem até o horizonte, separados por cânions.

 

Mesmo quem nunca pisou na Bahia já ouviu falar na Chapada Diamantina.

Aliás, você já deve ter se deparado com outras fotos dos cenários deslumbrantes, que passam por cânions, morros, grutas, cachoeiras, formações geológicas nascidas há milhões de anos e outras preciosidades naturais. É um verdadeiro paraíso para os fãs de ecoturismo.

Na verdade, o Parque Nacional da Chapada Diamantina corresponde a 1.520 quilômetros quadrados dedicados à preservação ambiental. É muita coisa! Essa imensidão engloba vários municípios do interior da Bahia, sendo os mais famosos Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Ibicoara e Mucugê (a gente vai falar um pouco mais sobre alguns deles já já).

São muitas as opções de trilhas e passeios que você pode fazer para mergulhar na natureza exuberante da Chapada Diamantina. Os cartões-postais imperdíveis incluem o grandioso Morro do Pai Inácio, a Gruta Azul e a Cachoeira da Fumacinha, mas as possibilidades de roteiro são incontáveis. Uma coisa é certa: todas têm paisagens de tirar o fôlego!

Ah, a Chapada Diamantina também é um ótimo destino para entusiastas do famoso mochilão. Que tal colocar a bolsa nas costas e desfrutar de uma viagem com liberdade total?

Lençóis 

Situada a 430 quilômetros de Salvador, Lençóis é a queridinha dos viajantes que querem se aprofundar no interior da Bahia.

Afinal, ela é o principal ponto de acesso para a Chapada Diamantina, opção perfeita para curtir o parque com apoio de uma excelente infraestrutura turística. Lençóis é considerada um ponto coringa: por causa de sua localização privilegiada e ótima disponibilidade de hospedagens econômicas, vale a pena passar as noites lá e visitar as cidades próximas.

Alguns destaques do município são a Cachoeira do Sossego e o Poço do Diabo (que, apesar do nome, é belíssimo). Seu centro histórico guarda relíquias antigas como a Igreja do Senhor dos Passos e outras construções dos tempos coloniais.

Curtiu? Então aqui estão as suas passagens de ônibus para Lençóis.

Mucugê

Ao caminhar pelo centro de Mucugê, você vai ter a impressão de estar em uma cidade cenográfica.

É que as antigas casas de fachada colorida e as praças com canteiros impecáveis são mesmo uma gracinha. Mas é tudo de verdade! Um dos passeios mais legais a se fazer por lá, inclusive, é a visita ao cemitério bizantino. Ele tem jazidas brancas em estilo neogótico que são obras de arte a céu aberto.

As belezas naturais, é claro, não ficam para trás. Afinal, metade do território do município está dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Não deixe de visitar o Projeto Sempre-Viva, dedicado à preservação de uma espécie muito especial da flora baiana.

Abraçada pela linda Serra do Sincorá, Mucugê é frequentemente destino de passeios “bate e volta” para quem se hospeda em Lençóis. A distância entre as duas cidades é de somente 125 quilômetros.

Para conhecer algumas rotas possíveis, confira as passagens de ônibus para Mucugê.

Rio de Contas

Aqui está outra protagonista da região da Chapada Diamantina.

Situada na porção sul do Parque Nacional, Rio de Contas foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil. É fácil notar a organização diferenciada do município ao caminhar pelas charmosas ruas de paralelepípedo cheias de antiguidades arquitetônicas. Não à toa, o perímetro urbano é preservado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) por meio do tombamento.

Em outras palavras, visitar Rio de Contas é como fazer uma viagem no tempo. A cidade é tão bonita que virou até estrela de cinema: foi cenário para as filmagens do filme Abril Despedaçado, de Walter Salles.

Ela também oferece um passeio chamado Rota das Comunidades, imperdível para quem se interessa por turismo cultural. Nesse percurso, você terá a oportunidade de conhecer as comunidades quilombolas da Barra e do Bananal, que são símbolos de resistência e ancestralidade. Depois de uma pausa para um banho de rio refrescante, o destino é um vilarejo chamado Mato Grosso, formado por descendentes de portugueses.

Cachoeira 

Telhados das casas de Cachoeira, interior da Bahia. As construções em estilo colonial têm topos de telha laranja. Ao fundo, aparecem as serras verdes.

 

A somente 130 quilômetros de Salvador, você vai encontrar um lugar que recebe o título de Cidade Monumento Nacional.

É o município de Cachoeira, mais um destino no interior da Bahia que está cheio de passeios apaixonantes. Esse é o lugar perfeito para quem curte história: a bagagem que a cidade carrega é imensurável, com várias construções antigas impecavelmente preservadas. Sua primeira parada pode ser o prédio que abrigava a Estação Ferroviária, hoje transformada em museu.

Uma voltinha pelo Paço Municipal permite que você conheça relíquias arquitetônicas como a Cadeia Pública e a Casa da Câmara, ambas protegidas pelo IPHAN. Também há preciosidades da arte sacra, como a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo e o Convento, um primor de arte barroca. 

A presença dos vários povos africanos trazidos ao Brasil nos séculos passados também exerceu uma influência forte na formação de Cachoeira. Nas imediações da cidade, existem 19 comunidades quilombolas e mais de 100 terreiros. 

É realmente bastante coisa para conhecer, hein? A gente recomenda providenciar logo as suas passagens para Cachoeira.

Itacaré 

Já estava sentindo falta das famosas praias baianas, né?

Calma, seu momento chegou: a 250 quilômetros de Salvador, você vai encontrar tudo que é necessário para as férias de verão perfeitas. Agraciada por um sol fantástico, Itacaré é conhecida por seu exuberante litoral. As orlas mais famosas e movimentadas, favoritas de quem não abre mão de uma boa infraestrutura, são as praias da Concha e da Coroa.

Se você aprecia algumas boas doses de adrenalina, vai gostar de conhecer a Praia da Tiririca, que tem um mar agitado ideal para pegar uma onda no surfe. Caso prefira uma vibe mais “natureza selvagem”, o seu lugar é a Praia de Itacarezinho, recanto de tranquilidade praticamente isolado. 

Uma boa pedida é fazer o roteiro conhecido como Trilha das Quatro Praias, que inclui Itacarezinho, Camboinha, Havaizinho e a Praia da Engenhoca.

Para dar uma variada nos banhos, não deixe de aproveitar também as águas doces de Itacaré. As cachoeiras do Tijuípe, da Usina e do Cleandro certamente merecem um espacinho no seu roteiro. Quando for à Cachoeira do Bom Sossego, experimente o maravilhoso prato de galinha caipira que o restaurante do local oferece.

Mas antes de qualquer coisa, dê uma sacada nessas passagens de ônibus para Itacaré.

Morro de São Paulo 

E vamos para mais uma paixão dos praianos de carteirinha: a pequena cidade de Morro de São Paulo.

Com apenas seis mil habitantes, ela fica no coração da Ilha de Tinharé, a cerca de 600 quilômetros de Salvador. Não precisa deixar a distância te assustar! 

Apesar de longo, o trajeto para Morro de São Paulo não é difícil. Basta pegar um ônibus para a cidade de Valença e, de lá, realizar uma breve travessia de lancha. É um itinerário parecido com o que é feito por quem vai à Ilha de Boipeba.

Abraçada por um mar de tom esverdeado encantador, Morro de São Paulo pode ser vista de um ângulo privilegiado durante a visita ao Farol do Morro. A vista da Praia do Forte é certamente memorável! 

No mais, a ideia é passar dias inteiros curtindo os paraísos tropicais da cidade: os destaques são as praias de Gamboa, Garapuá, a Quarta Praia e a Segunda Praia. Se quiser uma faixa de areia praticamente deserta, não deixe de visitar a Quinta Praia, também conhecida como Praia do Encanto.

Para facilitar o planejamento da sua viagem, aqui estão algumas opções de passagens para Valença.

Juazeiro 

Vista lateral da grande ponte que liga as cidades de Juazeiro e Petrolina. A estrutura está obscurecida pelo brilho do sol poente.

 

“Atravessava a ponte,

Ai, que alegria!

Chegava em Juazeiro, Juazeiro da Bahia…”

Os versos da canção Petrolina-Juazeiro, de Jorge de Altinho, são uma boa prova de que essa é mais uma das grandes joias do interior da Bahia. 

A beleza da travessia entre Juazeiro e Petrolina, cidade do interior de Pernambuco, não é só inspiração para a música popular. É também responsável por atrair milhares de visitantes que desejam conhecer a grandiosidade do Rio São Francisco, o gigante que corta o Nordeste e recebe o apelido carinhoso de Velho Chico.

Distante de Salvador por 540 quilômetros, Juazeiro tem uma extensa orla fluvial que não perde para nenhuma praia oceânica. Ao caminhar por ela, aproveite para conhecer o Museu Regional do São Francisco, que conta a história da cidade por meio de lendas e causos interessantes.

Se estiver viajando com crianças, passe no Parque da Lagoa do Calú. Ele tem uma área verde bem legal e vários brinquedos que os pequenos costumam adorar. Vale a pena estender um pouco o roteiro para conhecer também o Vale do Rio Salitre e a Cachoeira do Salitre, a cerca de 40 quilômetros de Juazeiro, um prato cheio para quem curte aventura na natureza.

À noite, você pode aproveitar para jantar no centro da cidade e dançar um forrozinho. O primeiro passo, claro, é descolar suas passagens de ônibus para Juazeiro.

Bom Jesus da Lapa 

Apelidada de “Capital Baiana da Fé”, a cidade de Bom Jesus da Lapa é um destino muito apreciado pelos fiéis do catolicismo.

Mas se engana quem pensa que o município só tem atrativos interessantes para os religiosos! Na verdade, os pontos turísticos considerados sagrados são também abençoados pela natureza. O mais famoso deles é o Santuário do Bom Jesus da Lapa, um morro que parece esculpido à mão. Em seu interior, estão várias grutas encantadoras transformadas em espaços de oração e contemplação. 

A sintonia harmoniosa entre as expressões de fé e as paisagens fascinantes dá a Bom Jesus da Lapa uma atmosfera única. Por isso, essa é uma das mais importantes cidades religiosas do Brasil, com muitas opções de templos que podem ser visitados por quem se interessa por esse tipo de passeio. A partir de julho, a temporada de romarias deixa o movimento turístico ainda mais intenso.

Partindo de Salvador, o trajeto até Bom Jesus da Lapa é de aproximadamente 778 quilômetros. Para quem sai de Brasília, a distância é de 670 quilômetros.

Há várias outras rotas possíveis, como você pode ver aqui nessas passagens de ônibus para Bom Jesus da Lapa.

Ilhéus

Na porção sul do interior da Bahia, o litoral de Ilhéus é responsável por encantar visitantes vindos de todas as partes do país.

Situada no coração da Região Cacaueira, a “Princesa do Sul” tem mesmo um charme digno da realeza. Não à toa, a cidade foi imortalizada na literatura brasileira pelo clássico Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado.

Marcada por um calor que dura o ano todo, Ilhéus é o local perfeito para quem adora passar os dias com o pé na areia. Se quiser muitas opções de quiosques, bares e restaurantes à beira-mar, prefira a Praia da Avenida e a Praia do Cristo, duas das orlas urbanas mais agitadas. Na Praia da Batuba, as ondas radicais garantem a diversão na hora de praticar esportes como o surfe. 

Já na Praia do Cururupe, que tem águas mais tranquilas e uma faixa de areia quase intocada, a beleza do cenário fica por conta do encontro entre o mar e o Rio Cururupe. O sossego faz com que esse seja o ponto ideal para grupos que incluem crianças ou idosos, então é sucesso mais que garantido para uma boa viagem em família

Para fechar o dia de passeios, caminhe pelo Centro Histórico de Ilhéus e faça uma parada na Casa da Cultura Jorge Amado, ponto turístico indispensável para os fãs de literatura.

Para conhecer tudo isso, garanta as suas passagens de ônibus para Ilhéus, destino que fica a 310 quilômetros de Salvador.

Porto Seguro 

Praia em Porto Seguro, na Bahia, vista de um mirante. O mar de tom azul claro se encontra com uma faixa de areia limitada pela mata verde. Algumas pessoas caminham junto ao mar.

 

Praia em Porto Seguro, na Bahia, vista de um mirante. O mar de tom azul claro se encontra com uma faixa de areia limitada pela mata verde. Algumas pessoas caminham junto ao mar.

Olha ela aí! Não dá para falar sobre as melhores cidades do interior da Bahia sem mencionar a badalada Porto Seguro, favorita dos praieiros que curtem viajar em grupo.

Distante 630 quilômetros de Salvador, Porto é muito famosa por ser um destino clássico para viagens de formatura. E faz sentido, já que o município é mesmo digno das comemorações mais importantes! Com mares cristalinos e areia dourada, a natureza da região tem destaques como o Parque Marinho de Recife de Fora, ótimo ponto para prática de snorkeling.

Se quiser pegar aquele bronze enquanto brinda com um bom drink, aproveite as praias do Mutá, da Coroa Vermelha, do Espelho e de Mundaí. Nos meses de julho e outubro, você pode curtir também um passeio de barco que te leva para conhecer as simpáticas baleias-jubarte no habitat natural delas. É um espetáculo!

Esses passeios com certeza vão preencher seus dias, mas a verdade é que Porto Seguro também deve a fama que tem à agitação noturna que rola por lá. São muitas opções de bares, pubs, baladas, casas de show e outros lugares que fazem da cidade um dos melhores destinos para curtir com amigos.

Então já pode mandar pra galera essas passagens de ônibus para Porto Seguro. A diversão é garantida!

Que tal colocar mais algumas cidades do interior baiano na sua lista? 

Ufa! Até aqui, você com certeza já conseguiu ter uma noção de como o interior da Bahia é imenso e variado, né?

Pois deixa a gente te falar: nossa lista ainda não acabou! Já te apresentamos algumas cidades sensacionais, mas isso é só uma partezinha do que esse estado tão rico tem a oferecer. 

Então, para tentar fazer jus à imensa diversidade do território baiano, separamos mais algumas sugestões de cidades no interior da Bahia que rendem viagens inesquecíveis.

Jacobina 

Chamada de “Cidade do Ouro”, Jacobina já teve um papel importante na economia baiana porque foi um ponto próspero para a mineração.

Hoje, entretanto, os recursos mais preciosos desse município localizado a 340 quilômetros de Salvador são suas belezas naturais. Afinal, ele está entre serras, rios, morros, cachoeiras e vários outros atrativos que encantam os entusiastas do turismo ecológico. Se você curte contato com a natureza e aquela atmosfera acolhedora de cidade de interior, vai adorar esse destino!

Em Jacobina, as grandes estrelas são as lindas quedas d’água espalhadas por toda a região. Elas estão concentradas no Parque das Cachoeiras e na Estância Ecológica dos Bandeirantes, onde não faltam espaços para tomar banhos revigorantes, andar de bike e praticar rapel.

A Cachoeira Véu da Noiva, na Vila de Itaitu é uma das mais famosas. Além disso, a pequena Cachoeira dos Amores merece destaque por seu ar romântico e intimista, perfeito para viagens em casal.

Então pode chamar seu amor aí pra vocês darem uma olhada nas passagens para Jacobina.

Igatu 

Ruínas de um antigo muro de pedra em Igatu. Só estão de pé o arco do portão e alguns trechos do muro.

 

Já ouviu falar na Macchu Picchu baiana? Não?

Então a gente te dá as boas-vindas a Igatu. Na verdade, o destino é um povoado que faz parte do município de Andaraí. Ele fica a 22 quilômetros de Mucugê, cidade da Chapada Diamantina que nós mencionamos lá no início do texto.

Assim como a cidade mexicana que inspira o apelido, Igatu tem um poderoso casamento entre bagagem histórica e natureza exuberante. O passeio mais apreciado é a visita ao Parque Urbano de Igatu, onde ficam as ruínas deixadas pelo grande movimento garimpeiro que passou na região há alguns séculos.

Além disso, na Reserva Natural da Manga do Céu, você encontrará o cenário perfeito para praticar montanhismo e até algumas pinturas rupestres! A região também tem muitas opções de rotas ecológicas, o que faz de Igatu um ótimo destino para quem deseja conhecer as melhores trilhas da Bahia.

Vale do Capão 

As preciosidades espalhadas pela Chapada Diamantina não acabam nunca! E aqui vai mais uma delas: o adorável Vale do Capão.

Esse pequeno refúgio é, na verdade, uma vila que faz parte do município de Palmeiras. A diversidade incrível da fauna e da flora, junto com o clima tranquilo do povoado, faz com que o Vale do Capão tenha uma vibe positiva diferenciada. Por isso, ele atraiu nas últimas décadas uma grande quantidade de visitantes interessados em estilos de vida alternativos e comunidades sustentáveis.

Há quem diga que o Vale do Capão tem uma atmosfera mística – quase mágica mesmo –, então ele se tornou um dos principais destinos para quem curte turismo esotérico e busca nas viagens uma oportunidade de recarregar as energias ou se conectar com a espiritualidade. 

Mesmo que você não curta tanto essa parte da proposta, o Vale do Capão merece a visita: ele é um ótimo ponto de acesso para atrações como a Cachoeira da Fumaça e o Morrão. Se quiser descobrir mais, dê uma sacada nas passagens de ônibus para Palmeiras.

Santo Amaro 

Pessoa batendo com as duas mãos no topo de um atabaque, instrumento de percussão similar a um tambor alongado.

 

Para quem busca um destino pertinho de Salvador, o município de Santo Amaro é uma ótima opção no interior da Bahia.

Afinal, a distância a partir da capital é de apenas 80 quilômetros, trajeto que não chega a durar nem 1h30. Talvez você até já tenha ouvido falar em Santo Amaro: a cidade é o berço dos artistas Maria Bethânia, Caetano Veloso e Mano Décio da Viola, nomes consagrados na história da música nacional.

Não dá para saber se isso é causa ou consequência do grande número de mentes geniais nascidas no território, mas o fato é que Santo Amaro respira música. Foi lá que surgiu também o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, considerado pela Unesco como patrimônio imaterial da humanidade. 

Para deixar tudo ainda melhor, essa abundância cultural floresce em meio a belezas naturais como a Cachoeira da Vitória e a Cachoeira do Urubu. Então por que não pegar logo as suas passagens de ônibus para Santo Amaro?

Caraíva 

Se você quer curtir a beleza do litoral baiano sem enfrentar aquela agitação característica dos grandes centros urbanos (como o movimento das praias de Salvador), Caraíva vai se tornar sua nova paixão.

O grande encanto dessa simpática comunidade é justamente o ar rústico e inexplorado. A pacatez é tanta que nem parece que estamos falando de um povoado que faz parte da badalada Porto Seguro. É isso aí! 

Situada a 70 quilômetros do coração de Porto, Caraíva oferece uma fuga completa da agitação cotidiana. Então se você quer esquecer do resto do mundo e passar as férias passeando em paraísos tropicais maravilhosos, esse é o seu destino no interior da Bahia. 

As faixas de areia quase desertas das praias do Camarão, da Barra e do Satu proporcionam uma tranquilidade revigorante. A gente recomenda fazer também o passeio de buggy até a Praia do Corumbau, que tem um visual incomparável.

Por fim, não deixe de tirar uma foto na Casinha Verde que se tornou marca registrada do turismo na vila. A fachada com os dizeres “Sorria, você está em Caraíva!” é um lembrete: realmente, não dá para ficar triste em um lugar tão bonito.

Para chegar, o itinerário mais comum consiste em sair de Porto Seguro e fazer uma parada na cidadezinha de Eunápolis. De lá, dá para pegar um ônibus que leva até Caraíva. 

Antes de qualquer coisa, você vai precisar garantir suas passagens para Eunápolis.

E aí, o roteiro já está pronto para conhecer o interior baiano?  

Extenso jardim de pequenas flores cor-de-rosa em Rio de Contas, interior da Bahia. Ao fundo, aparecem enfileiradas algumas casas coloridas em estilo antigo.

 

Eita, aquela vontadezinha de viajar até que apertou mais ainda, né?

Nem tem como fugir: o interior da Bahia conquista até de longe. Agora, sua dificuldade vai ser só escolher qual dessas cidades sensacionais visitar primeiro. Seja qual for o destino escolhido, a gente tem certeza de que ele vai entrar na sua lista de melhores viagens da vida. 

Ai, ai… a Bahia pode até ser difícil de explicar, mas é tão linda que a gente nunca cansa de falar dela. Aqui no Tô de Passagem, temos conteúdos especiais sobre várias cidades desse estado que arranca tantos suspiros – e sobre muitos outros destinos incríveis espalhados pelo Brasil –. Pode acompanhar a gente, que sempre postamos conteúdos cheios de dicas tão incríveis quanto as que você acabou de ler!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem