Dicas de cidades religiosas onde o clima de espiritualidade transborda e encanta os visitantes 

As cidades religiosas certamente movimentam um fluxo significativo de embarques e desembarques no Brasil por pessoas movidas pela fé, pelo desejo de entrar em contato com o sagrado.

Por isso, com a finalidade de ajudar você a encontrar um destino com muita espiritualidade, preparamos um compilado de dicas com sugestões de locais que têm esse perfil, com pelo menos um exemplo em cada região do País: de Norte a Sul. Portanto, se você quer saber mais, basta continuar lendo. 

Cidades religiosas do Sudeste

Aparecida do Norte (SP)

Primeiramente, o nosso destaque vai para Aparecida, no interior de São Paulo, uma cidade religiosa marcada pela ida de pessoas que, muitas vezes, fazem peregrinações até o local para pagar promessas.

O grande destaque do local é a Basílica Nova de Nossa Senhora da Aparecida, onde há uma estátua lindíssima da santa, além de museu, lojas e um mirante. Além disso, vale destacar que em 12 de outubro, dia da padroeira, o município costuma ficar lotado de fiéis.

Saiba tudo sobre Aparecida do Norte e tenha certeza de que fará uma viagem inesquecível!

Cotia (SP)

Assim como Aparecida, Cotia está situada em São Paulo, mas ao contrário da primeira, que normalmente recebe católicos, é um ponto de visitantes budistas. 

No município, há o Templo Zu Lai, o maior da América Latina que chama atenção pela sua grandiosidade e beleza. Não só a construção, mas também os jardins que o cercam são atrativos. Sem dúvida, é um local perfeito para quem busca momentos de meditação e conexão com o “eu interior”. 

Outra dica valiosa é conhecer outras cidades do interior de São Paulo, afinal, há outros destinos interessantes e que podem estar pertinho de você!

Caeté (MG)

Caeté

Outro município que se destaca entre as cidades religiosas do Brasil é Caeté, em Minas Gerais, devido à presença do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade. Ele é bastante requisitado entre os católicos. 

Mas não é só isso. Outra curiosidade que atrai os turistas é a relação entre esse santuário e o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida. Normalmente, religiosos peregrinam pelo Caminho Religioso da Estrada Real, que liga os dois templos. Interessante, não? 

Cidades religiosas do Sul

Nova Trento (SC)

Já no Sul do País, vale colocar a Nova Trento no radar quando se trata das cidades religiosas mais importantes. A cidade costuma atrair anualmente milhões de brasileiros. 

E isso tem motivo: há dois locais de destaque no município – Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro e Santuário de Madre Paulina. Portanto, é mais um destino bastante requisitado pelos católicos. 

Cidades religiosas do Nordeste

Juazeiro (CE)

Certamente, é uma das cidades do País que tem mais características de religiosidade. Só para você ter uma ideia: Juazeiro é conhecida como a capital da fé e símbolo dos seguidores de Padre Cícero, figura de destaque da Igreja Católica, conhecido por ter transformado uma hóstia em sangue. 

Inclusive, o cartão postal do destino é exatamente uma homenagem ao santo, localizada em um ponto, que tem uma boa vista para a cidade. Além disso, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, a Igreja de São Francisco e a Capela do Perpétuo Socorro costumam ser populares entre os turistas. 

Ademais, vale ficar atento aos eventos que costumam rolar ao longo de todo ano em homenagem ao Padre Cícero. 

Salvador (BA)

Salvador

E claro que não dá para falar de religiosidade sem citar Salvador, a capital baiana, conhecida nacionalmente e quiçá internacionalmente pela tradicional lavagem da escadaria da Igreja do Bonfim. 

Sem dúvida, é um dos eventos religiosos mais emocionantes do Brasil. Isto porque é marcado pela presença de mulheres negras, vestidas de baiana que lavam a escadaria com água de cheiro ao mesmo tempo em que cantam cânticos afro-religiosos. 

E o mais interessante dessa festa é a celebração de católicos e seguidores do candomblé. Curioso, não? Vale a pena vivenciar essa experiência em uma das cidades históricas do Brasil!

Cidades religiosas do Centro-Oeste

Trindade (GO)

Outra dica é Trindade, próxima de Goiânia, a capital de Goiás. Ela é marcada pela Festa do Divino Pai Eterno, que normalmente acontece da última sexta-feira de junho até o primeiro domingo de julho. 

A celebração tem relação com um evento religioso de meados de 1800, quando um casal de lavradores encontrou um medalhão com uma imagem da coroação da Virgem Maria da Santíssima Trindade, em um córrego da região. Desde então, começou um movimento de devoção ao Divino Pai. 

No período da festa, muitos peregrinos visitam a cidade e passam por pontos icônicos da cidade, como a Igreja Matriz de Trindade, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e o Novo Santuário Basílica. 

Cidades religiosas do Norte

Belém

Belém

Por fim, mas não menos importante, nossa dica final entre as cidades religiosas do País é Belém, capital do Pará, que também é um destino desejado entre os católicos, conhecida pela festa do Círio de Nazaré. 

Assim como a Festa do Divino Pai Eterno, que teve origem em um achado de uma figura religiosa, as raízes da celebração do Círio de Nazaré são semelhantes, já que tudo começou por causa de uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Ela foi encontrada nas margens do igarapé Murutucu, em meados de 1700. É de arrepiar, né?

Normalmente, a celebração costuma atrair dois milhões de brasileiros para a cidade, ou seja, fica repleta de fiéis. Exatamente por ser tão grande e significativa do ponto de vista cultural, é considerada Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN. Ela também recebeu o título de Patrimônio Cultural pela Unesco. Demais, não? 

Portanto, independente da sua religião, sem dúvida, é uma experiência que vale a pena, já que diz muito sobre as raízes brasileiras. 

Bom, como você deve ter notado, há muitas cidades religiosas no Brasil cheias de curiosidades e histórias de fé, isto porque fizemos apenas um recorte das mais interessantes. 

Então, se o seu desejo é viajar rumo a um local com clima de paz e espiritualidade, esperamos que as nossas dicas o ajudem a escolher o próximo destino. 

Por fim, desejamos que você tenha momentos de conexão interior e volte com as energias renovadas para casa. Aproveite! 

Veja também no Tô de Passagem:

8 Passeios Incríveis Para Fazer No Interior Do Rio Grande Do Sul
22 Patrimônios Da Humanidade Que Ficam No Brasil
O Que É Turismo De Aventura E Como Praticar No Brasil

Escrever um comentário