Categoria

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú, município de Santa Catarina, no sul do país, é muito conhecido por suas praias deslumbrantes, além da infraestrutura local que não deixa nada a desejar para os turistas que vão até lá.

Fazendo a combinação perfeita entre praia e cidade grande, os altos prédios bem de frente ao mar trazem um contraste que atrai turistas jovens o ano todo, especialmente no verão, sendo popularmente conhecida como “Dubai brasileira”.

Deu curiosidade em saber mais sobre Balneário Camboriú? Então confira o guia completo da cidade a seguir e, já adiantamos: você vai se surpreender.

Onde fica Balneário Camboriú?

Balneário Camboriú é localizado no litoral norte de Santa Catarina, a cerca de 86 km de Florianópolis, permitindo uma viagem terrestre tranquila de poucas horas pela estrada.

Além disso, vale destacar que a cidade possui pouco mais de 128 mil habitantes, mas durante a alta temporada, os turistas se aproximam de 4 milhões, em especial durante as festas de fim de ano, como Natal e Réveillon. 

O que fazer em Balneário Camboriú

O que fazer em Balneário Camboriú

Com algumas das melhores praias do sul do Brasil, o que não falta em Balneário Camboriú são águas cristalinas e areias claras. Desde mares agitados aos mais calmos, é impossível visitar a cidade sem se apaixonar por alguma delas.

Mas a lista de o que fazer em Balneário Camboriú não para por aqui, envolvendo também bares, restaurantes, parques, pontos turísticos, ilhas e muito mais. Saiba mais sobre 4 das opções mais comentadas para fazer na cidade:

Parque Unipraias

Localizado na Av. Atlântica, número 6006, Barra Sul, o Parque Unipraias é uma das maiores e mais famosas atrações turísticas da cidade. Com bondinhos aéreos que interligam três estações, o passeio começa na Estação Barra Sul e passa pela Estação Mata Atlântica, que contempla o Parque Ambiental e vai até a Praia de Laranjeiras, muito popular pelas águas cristalinas e ótima infraestrutura familiar. 

Além disso, o Parque Unipraias oferece outras atrações, que envolvem passagens pelos melhores mirantes de Balneário Camboriú, um passeio de trenó na montanha em meio à Mata Atlântica, descer pela tirolesa de 240 metros de altura, passar pela Fantástica Floresta e também pelo Parque Escola. Sem dúvidas, um passeio imperdível e perfeito para famílias que não dispensam uma boa aventura.

Praia de Laranjeiras

Ah, a Praia de Laranjeiras… Repleta de natureza ao seu redor, essa é uma das praias de Balneário Camboriú que merecem a visita, mesmo de quem vai passar apenas alguns poucos dias na cidade. Pelo mar calmo que mais parece uma piscina natural, ela é perfeita para passar algum tempo com a família. Além disso, ela também conta com uma infraestrutura que envolve diversos restaurantes nas proximidades, assim como lojas de artesanato que vendem de tudo da arte local.

Deck do Pontal Norte 

Localizado próximo da Praia Central, o Deck do Pontal Norte é sinônimo de encantador e surpreende a todos com a belíssima vista da cidade. Seja com a família, amigos, ou em sua própria companhia, quando ir a Balneário Camboriú a caminhada pelo local é indispensável já que, além de tudo, é possível tirar fotos inesquecíveis durante o passeio, mas a recomendação é levar ao menos água durante o percurso, considerando que podem não haver bares em todo o caminho.

Ilha das Cabras

Com natureza preservada e localizada a cerca de 600 metros da Praia Central, a Ilha das Cabras é outro lugar encantador que reserva muito de o que fazer em Balneário Camboriú. O acesso, ainda que restrito por meio de barcos, não deixa nada a desejar para quem aproveita para fazer o passeio. Com ondas um pouco mais fortes, o local hoje tombado como área de preservação é um dos cartões postais mais famosos da cidade.

Quando ir para Balneário Camboriú

Quando ir para Balneário Camboriú

Antes de planejar uma viagem dessas, um dos primeiros pensamentos é: quando ir a Balneário Camboriú? E a resposta varia, afinal, ainda que os meses de verão sejam os mais badalados na cidade, reservando o tempo perfeito para pegar uma praia, é durante a estação que os preços costumam ser elevados, assim como o trânsito.

Já durante o inverno, que vai de junho a setembro, a cidade é tomada pelo famoso frio da região sul do país, que comumente alcança marcas próximas dos 10°C como temperatura mínima. Assim, para aproveitar o calor, mas fugir um pouco do fluxo de turistas que frequentam o local nas festas de fim de ano, os meses de março e novembro são ótimas opções para aproveitar o clima em Balneário Camboriú.

Clima de Balneário Camboriú

Dúvida comum entre os turistas, o clima em Balneário Camboriú é considerado por muitos como ameno, uma vez que o verão reserva temperaturas que se aproximam dos 30°C, enquanto o inverno na região é tomado por uma massa de ar polar que leva a temperatura média para a casa dos 10°C. Enquanto isso, o outono na cidade pode atingir a máxima de 25°C, e a primavera tem a média por volta dos 21°C.

Pontos Turísticos de Balneário Camboriú

E claro que os pontos turísticos de Balneário Camboriú não poderiam ficar de fora deste guia de viagem. Afinal, o Cristo Luz, a Praia Brava e o Morro do Careca merecem uma atenção especial de quem visita a cidade, uma vez que reservam algumas das mais belas paisagens que você verá na região. Então, confira a seguir mais informações sobre esses 3 pontos turísticos e saiba por que são tão especiais.

Cristo Luz 

Como o próprio nome indica, Cristo Luz é uma estátua ligeiramente menor que o Cristo Redentor da Cidade Maravilhosa, mas nem por isso perde sua imponência. Normalmente iluminado por luzes de seis cores diferentes, o monumento é uma das atrações mais famosas da cidade e pode ser facilmente acessado por meio dos transportes públicos da cidade.

Praia Brava 

A Praia Brava, como se pode imaginar, leva o nome justamente pelas fortes ondas do mar que, não à toa, costumam atrair muitos surfistas. Com um mirante que proporciona uma vista indescritível da praia, ela pode não ser a melhor opção para famílias, por conta de toda a agitação, mas é perfeita para turistas aventureiros e pessoas mais jovens.

Morro do Careca

Outro dos pontos turísticos de Balneário Camboriú que são parada obrigatória, o Morro do Careca é uma visita imperdível para quem não abre mão de um pouco de emoção e ama esportes radicais. Do alto do morro, quem escolhe saltar de parapente ou asa-delta pode conferir uma vista única que contempla a Praia Brava e a Praia dos Amores.

Praias de Balneário Camboriú

Praias de Balneário Camboriú

Como visto, as praias de Balneário Camboriú são algumas das principais razões que atraem tantos turistas para a região, em especial durante o verão. Mas, além da Praia Brava, Praia de Laranjeiras e Praia dos Amores, a cidade ainda reserva outras belezas capazes de tirar o fôlego de todos que reservam um tempo para conhecê-las.

E, considerando que na alta temporada a temperatura em Balneário Camboriú chega próxima dos 30°C, é impossível não se organizar para tomar um banho de mar no local, que se assemelha às praias de Florianópolis. Assim, separamos outras 5 praias que você não pode deixar de ir quando realizar essa viagem para Santa Catarina.

Praia de Taquaras 

Com areia grossa e mar de água cristalina, ainda que seja fundo, a Praia de Taquaras parece uma verdadeira pintura: limpa, próxima da natureza e com boa infraestrutura para receber os visitantes. Também com ondas mais fortes, assim como a Praia Brava, essa pode não ser a melhor opção para passar o dia com crianças, mas é excelente para quem quer relaxar e aproveitar o dia apreciando a paisagem.

Praia do Buraco 

Também com ondas mais fortes, a Praia do Buraco fica próxima da Praia Central, mas é mais vazia, reservando momentos de mais tranquilidade para quem gosta de fazer caminhadas na beira da areia. Com pouca infraestrutura, ela pode ser acessada por meio do Deck do Pontal e conta ainda com uma passarela que a liga ao Morro do Careca.

Praia do Estaleirinho

Se você ainda procura por lugares para ir em Balneário Camboriú, a Praia do Estaleirinho, sem dúvidas, precisa estar presente no seu roteiro de viagem. Famosa por ser uma das praias mais limpas da região, as águas claras são um verdadeiro show da natureza, assim como a paisagem única que permite um pôr do sol ao mar como nenhum outro. 

Praia Central

Com a maior infraestrutura de todas, quando comparada com as outras praias, a Praia Central possui quase 7 km de extensão e um calçadão muito convidativo para caminhadas ao amanhecer. E, por ser a mais frequentada da cidade, por vezes ela não é a mais limpa, mas conta com quiosques e restaurantes próximos que oferecem opções para todos os gostos. Porém, é válido ressaltar que o mar é comumente agitado e não recomendado para banho.

Praia do Pinho

Desde a década de 1980, a Praia do Pinho levanta curiosidades país afora e é muito comentada por viajantes que vão até Balneário Camboriú. A razão? Essa é uma praia de nudismo, e uma das primeiras do Brasil. Com nudismo obrigatório em determinado trecho, existe também uma área opcional para quem deseja se adaptar ao clima primeiro. Tranquila, com mar claro e areia grossa, ela fica a cerca de 12 km do centro da cidade. 

Restaurantes e Bares de Balneário Camboriú

Restaurantes e Bares de Balneário Camboriú
Foto meramente ilustrativa

Para deixar a viagem ainda melhor, é preciso conhecer a gastronomia do destino escolhido para passear. Sendo assim, que tal conferir 4 dos restaurantes em Balneário Camboriú que podem te surpreender pelos pratos oferecidos? Veja a lista a seguir e anote todas as dicas:

Lucca Lounge & Bistrô 

Com mesas ao ar livre disponíveis e servindo o melhor de frutos do mar da culinária europeia e mediterrânea, o Lucca Lounge & Bistrô é localizado na Rua 2870, n° 95. Repleto de elogios, o local serve pratos como Escondidinho de Camarão e Risoto de Linguiça Blumenau, além servir pães de fermentação natural e ter um ambiente muito aconchegante que ajuda a completar a experiência.  

Restaurante Segredos do Sabor 

Esse é um dos restaurantes em Balneário Camboriú que todos que frequentam a cidade precisam conhecer: o Restaurante Segredos do Sabor. Aberto para almoço e jantar, ele fica na Av. Interpraias, n° 11295, e, de fato, serve pratos que não deixam nada a desejar quando falamos sobre sabor e tempero. Ao planejar uma ida ao local, aposte nos pratos que envolvem frutos do mar.

Bistrô Palatare

O Bistrô Palatare, localizado na Rua 2550, nº 699, serve pratos que abrangem a culinária francesa, italiana e contemporânea. Além do ambiente intimista, sofisticado e agradável, não faltam elogios quanto aos pratos servidos. Perfeito para um jantar a dois, ou em família, ele fica a poucos quilômetros do Cristo Luz e pode ser uma ótima opção para finalizar com chave de ouro um dia cheio de atividades na cidade. 

Mity Sushi

Já para os amantes de comida japonesa, o Mity Sushi, que fica na Rua México, n° 25, é uma das melhores pedidas para um jantar na cidade. Com atendimento exemplar, pratos bem servidos, sabor incomparável e ambiente tranquilo, quem conhece o local sai deixando elogios e mal pode esperar pelo dia da volta. 

Como chegar em Balneário Camboriú em Santa Catarina

Como chegar em Balneário Camboriú

Ainda que pequena, a rodoviária de Balneário Camboriú é excelente e oferece ótimas opções de trajetos que partem até a cidade. Saindo de São Paulo, o trajeto terrestre possui cerca de 11 horas de duração, enquanto que do Rio de Janeiro, o tempo de viagem se aproxima das 19 horas.

Por outro lado, partindo de cidades mais próximas, que também possuem opções de ônibus que vão até a rodoviária de Balneário Camboriú, o percurso é bem menor. No caso de Florianópolis, capital do estado, por exemplo, o trajeto demora pouco menos de 2 horas, assim como para quem sai de Joinville. 

Então, o que achou de conhecer mais sobre Balneário Camboriú? Repleta de belezas naturais, a cidade reserva paisagens magníficas para quem visita a região, além de muita diversão e lembranças que ficarão para sempre na memória.

Achou que ficou faltando algo no nosso Guia? Conta pra gente! Adoramos Sugestões!

Veja também no Tô de Passagem:

O Que É Turismo De Aventura E Como Praticar No Brasil
10 Praias De Florianópolis Que Você Precisa Conhecer!
Pontos Turísticos Do Ceará: 15 Melhores Lugares Para Conhecer!