Morro de São Paulo é uma cidade mais antiga do que muitos pensam: sua fundação é datada do ano de 1535, o que deixa o local repleto de história em cada quarteirão que se passeia.

Com pouco mais de seis mil habitantes, as praias em Morro de São Paulo são os maiores atrativos da cidade, que leva inúmeros turistas a visitarem a região durante o ano todo, seja qual for a estação.

A seguir, confira mais detalhes sobre esse guia completo de viagem para Morro de São Paulo e não hesite em planejar uma das viagens que pode se tornar a mais incrível que você fará pelo nordeste brasileiro.

Onde fica Morro de São Paulo e como chegar?

Morro de São Paulo é uma cidade localizada na Ilha de Tinharé, no estado da Bahia. Por estar na ilha, o acesso é ligeiramente restrito, já que não pode ser feito um trajeto unicamente terrestre. 

Assim, a indicação geral é que, ao desembarcar em Salvador – que fica  a cerca de 600 km de distância – por exemplo, o restante do caminho seja feito de barco com alguma companhia especializada. Já uma alternativa que pode ser mais rápida, é desembarcar na cidade de Valença e então pegar uma lancha que demora, aproximadamente, 20 minutos para realizar a travessia.

O que fazer em Morro de São Paulo

O que fazer em Morro de São Paulo

Lar de algumas das mais belas praias da Bahia, Morro de São Paulo reserva paisagens encantadoras por toda a parte, e atrai todos os tipos de turistas para mergulhar nas águas azuis da região. Mas como a cidade é maior do que parece, separamos uma lista com 4 opções de o que fazer em Morro de São Paulo. Confira a seguir.

1. Farol do Morro 

Para quem ama apreciar paisagens singulares do alto, o Farol do Morro é um passeio imperdível para fazer quando ir ao Morro de São Paulo. Local marcado por uma subida que conta com 120 degraus em meio à mata, ao fim do trajeto é possível encontrar o mirante do farol, que reserva uma vista panorâmica sem igual da Praia do Forte.

2. Praia de Gamboa 

E já iniciando as indicações de praias em Morro de São Paulo BA, temos a Praia de Gamboa. Próxima a uma vila de pescadores, distante do agito das praias mais próximas do centro e muito tranquila, esse é o local ideal para realizar passeios de barco ou escuna, ou então praticar esportes aquáticos como Stand Up Paddle e andar de kayak.

3. Quarta Praia 

Aqui, vale destacar que muitas praias em Morro de São Paulo são nomeadas pela ordem que aparecem na ilha, assim, apresentamos agora a Quarta Praia. Considerada por muitos visitantes e moradores como a melhor praia e um dos verdadeiros pontos turísticos de Morro de São Paulo, ela é ligeiramente isolada e, durante a maré baixa, inúmeras piscinas naturais se formam, tornando muito fácil observar a vida marinha local.

4. Segunda Praia

A mais popular e agitada praia de Morro de São Paulo é a Segunda Praia. Tanto de dia quanto à noite, é possível notar um movimento alto no local, em especial em feriados, férias escolares e nos dias mais quentes de verão. Com excelente infraestrutura, é em suas redondezas que ficam alguns dos mais conhecidos restaurantes da cidade, que oferecem os mais variados pratos e drinks.

Quando ir para Morro de São Paulo

Quando ir para Morro de São Paulo

Decidir quando é a melhor época para fazer uma viagem, em especial para o nordeste brasileiro, é algo relativo, já que a temperatura em Morro de São Paulo média anual é na casa dos 24°C. Assim, quem escolhe viajar até a cidade no verão, sem dúvida, vai encontrar praias mais lotadas e possivelmente até hotéis mais caros.

Porém, como o sol aparece durante o ano todo, as opções de datas para planejar a viagem são mais amplas, dependendo se você prefere conhecer Morro de São Paulo com mais tranquilidade, ou se prefere aproveitar o agito de fim de ano e carnaval na região.

Além disso, o clima em Morro de São Paulo é considerado quente e úmido, com temperaturas máximas que chegam aos 30°C nos dias mais quentes, enquanto as mínimas médias dificilmente são menores do que 21°C.

Pontos Turísticos de Morro de São Paulo

Por ser uma cidade litorânea, os pontos turísticos de Morro de São Paulo englobam algumas belas praias. E, além delas, tem também uma construção histórica que começou a ser erguida em meados do ano de 1628. Para saber quais são esses lugares para ir em Morro de São Paulo, confira a seguir uma lista com três opções.

1. Igreja Nossa Senhora da Luz 

Com sua construção finalizada entre o fim do século 18 e início do século 19, a Igreja Nossa Senhora da Luz em Morro de São Paulo BA é um dos principais pontos turísticos da cidade. A arquitetura em estilo barroco revela partes da história da época da colonização e, apesar de já ter tido inúmeros elementos ricos em ouro e prata, o local já foi saqueado diversas vezes. E, uma curiosidade sobre a igreja, é que em seu chão existem várias lápides de antigos nativos e moradores que ali foram enterrados. 

2. Praia de Garapuá 

Um dos lugares para ir em Morro de São Paulo que, de fato, se assemelha a um paraíso azul, é a Praia do Garapuá. Com piscinas naturais onde a cor da água se encontra com o céu, os passeios de barco e escuna são muito populares, assim, a dica aqui é encontrar uma boa agência que permita você aproveitar o melhor da região e curtir um dia todo no mar de Garapuá.

3. Terceira Praia

Com cerca de 800 metros de extensão, a Terceira Praia pode não ser a maior de Morro de São Paulo, mas é tão linda e repleta de natureza em sua volta quanto todas as outras. Um pouco distante das demais praias, ela é excelente para conferir os corais e a vida marinha bem de perto, sendo também uma boa opção para passar o dia com as crianças.

Praias de Morro de São Paulo

Praias de Morro de São Paulo

Já conhece as outras praias de Morro de São Paulo? Então separamos a seguir mais três que devem aparecer no seu roteiro de viagem para que seus dias na Bahia sejam inspiradores e especiais. Veja a seguir quais são elas.

1. Primeira Praia 

Com poucas opções de restaurantes em suas proximidades, a Primeira Praia possui boa infraestrutura para atender a todos os visitantes. Porém, ainda que ela também não seja tão extensa, oferece uma boa variedade de atividades para fazer no mar, como banana boat, e é uma das preferidas entre os surfistas da região. 

2. Quinta Praia (Praia do Encanto) 

A Quinta Praia, não à toa, também é chamada de Praia do Encanto. Com belezas naturais deslumbrantes de tirar o fôlego, quando ir a Morro de São Paulo ela não pode ficar de fora da lista de lugares para conhecer na cidade. Deserta e paradisíaca, ela é o cenário ideal para fotos memoráveis e, ainda que também não ofereça muitas opções de restaurantes, esse será um passeio inesquecível.

3. Praia do Mirante

Em especial para os turistas com espírito aventureiro, a Praia do Mirante é outro dos passeios encantadores que Morro de São Paulo reserva para seus visitantes. O acesso até ela é um pouco mais difícil, mas vale o esforço de quem arrisca chegar até a praia, que tem piscinas naturais e o mar do tom mais azul que se pode imaginar.

Restaurantes e Bares de Morro de São Paulo

E como é impossível viajar até a Bahia e resistir a provar as delícias da culinária local, separamos uma lista com 7 dos restaurantes em Morro de São Paulo que são mais populares e elogiados por seus consumidores, sendo eles:

  1. O Casarão (Praça Aureliano Lima, 190);
  2. Kiosk do Binho (Quarta Praia);
  3. Dice 10 (Caminho da Lagoa Fonte Grande);
  4. Maré Bar e Grill (Rua da Prainha, Terceira Praia);
  5. Restaurante Canoa (Terceira Praia);
  6. Leblon Gastrobar (Rua Prainha Morro De São Paulo);
  7. Casa Velha Pizzaria Bar (Rua Caminho da Praia, ao lado da Polícia Militar).

Não espere mais para conhecer a Bahia

Conhecer a Bahia

Partindo de Morro de São Paulo, existem ainda muitos outros pontos turísticos da Bahia que podem ser explorados para aproveitar a mesma viagem enquanto se faz um verdadeiro tour pelo estado. Salvador, Porto Seguro, Ilhéus, Trancoso, Chapada Diamantina, Arraial D’Ajuda, Itacaré, Boipeba, Caraíva e a Ilha dos Frades são outras cidades espetaculares que você precisa conhecer na Bahia.

Assim, não se esqueça de sempre planejar suas viagens com antecedência para, além de garantir os melhores preços, ser possível montar um roteiro completo. Dessa forma, a viagem de trabalho, ou de férias, pode se tornar ainda mais memorável, uma vez que o nordeste brasileiro possui infinitas belezas naturais que valem a pena conhecer.

Veja também no Tô de Passagem:

Salvador: Guia Completo | O Que Fazer, Quando Ir E Mais
O Que É Turismo De Aventura E Como Praticar No Brasil
12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial