10 melhores praias da Bahia para se encantar e conhecer de perto, seja sozinho ou acompanhado!

Com mais de 1.200 quilômetros de litoral, o estado do axé e do acarajé reserva atrativos e belezas naturais que justificam o intenso turismo na região. Afinal, as praias da Bahia são conhecidas pelas águas cristalinas, piscinas naturais e paisagens incríveis! 

A vontade é conhecer todas, porém, isso é impossível em apenas uma viagem. Ainda assim, você pode conferir a lista com as 10 melhores praias da Bahia e selecionar as que são imperdíveis para você ou que fazem parte da logística do seu roteiro. 

Essa seleção teve como base a popularidade, bem como critérios físicos, como por exemplo: a água, areia, infraestrutura, movimentação, entre outros. Confira! 

Ponta dos Castelhanos – Ilha de Boipeba 

Ponta dos Castelhanos na Ilha de Boipeba

Sabe quando o que você quer é estar sozinho em uma paisagem linda, contemplando os elementos da mãe natureza? 

A Ponta dos Castelhanos está entre as praias mais bonitas da Bahia devido à sua composição rústica, com mar esverdeado, areia clara e uma fileira robusta de coqueiros e outras árvores, dando um importante toque de verde. 

E é exatamente pelo fato de ser praticamente intocada que essa praia oferece uma infraestrutura enxuta, com poucos e simples quiosques. Portanto, vale levar seu lanche e garrafa de água e, claro, ao ir embora, retirar seu lixo. 

Como ir: há mais de uma opção de trajeto para chegar a essa praia, sendo que, primeiramente, é fundamental chegar à Ilha de Boipeba – os aeroportos mais próximos ficam em Valença, Salvador e Ilhéus. 

Posteriormente, os meios de transporte são: lancha e barco, que têm como pontos de partida de Valença ou Torrinha. Já na ilha, o turista pode optar por chegar à praia a pé – mais precisamente de trator –, admirando os cenários, ou de lancha.

Praia do Espelho – Curuípe 

Uma das melhores praias da Bahia: Praia do Espelho

Parte da lista de praias do Sul da Bahia, a Praia do Espelho é uma das mais populares do estado devido à formação de piscinas naturais, que deixam a estadia ainda mais agradável e inesquecível, além de serem muito fotogênicas! 

Mas para vê-las, é preciso ter a certeza de que pegará o período de maré baixa. Então, você terá acesso a uma paisagem paradisíaca – mar com águas cristalinas, céu azul, areia e falésias –, bem como a uma infraestrutura ideal para quem busca conforto. Não é para menos que essa é uma das praias mais famosas da Bahia!

Isso porque há uma ampla gama de restaurantes e locais para hospedagem à beira-mar, como por exemplo o Restaurante da Silvinha e a Pousada do Baiano. 

Como ir: de Trancoso, por exemplo, o acesso se dá por meio da estrada BA-283 e, ao avistar a placa “Praia do Espelho”, então precisará percorrer mais 5 quilômetros de estrada de terra. Também há a opção de ir de ônibus, que parte de Arraial D’Ajuda. 

Praia da Ponta de Corumbau – Corumbau 

Praia na Bahia Ponta de Corumbau

Mais uma opção para quem procura um espaço ideal para se conectar com a natureza, essa praia fica ainda mais bonita na maré baixa, quando aparece sua longa ponta de areia. 

Outra característica dessa praia do Sul da Bahia é o movimento fraco, bem como a infraestrutura que ainda está em desenvolvimento, o que favorece uma estadia super relaxante. 

Mas admirar a paisagem não é a única atividade para recarregar as energias, pois o turista também pode se banhar nas águas do Rio Corumbau, além de ficar mais próximo da fauna a da flora locais indo até o Recife de Itacolomi, onde há piscinas naturais em que habitam peixes coloridos. Lindo demais, não é? 

Como ir: de Caraíva, o acesso é feito de bugue e as estradas encurtam o trajeto. Já de carro o percurso acaba sendo mais longo, somando cerca de quatro horas de estrada (as opções de vias são: BA-283, BA-101 e BA-498).  

Taipu de Fora – Península de Maraú

Praias da Bahia: Taipu de Fora

Se quer uma dica para aproveitar essa que é uma das melhores praias da Bahia, então preste atenção: antes de decidir o horário para visita-la, confira se a maré está baixa, afinal, nesse período é que surgem as piscinas naturais entre os corais, pertinho da areia. 

Como normalmente são muitas, o visitante não passa perrengue para tirar fotos nas águas transparentes. Além disso, é nessas formações aquáticas que você pode realizar diversas atividades, como por exemplo: mergulho de snorkel e máscara e até a prática do SUP (Stand Up Paddle). Massa, não é?  

Mais um diferencial são os estabelecimentos próximos da praia! Reserve uma das refeições para conhecer os pratos do Maria Bonita e se refrescar com um drink no Bar das Meninas. 

Como ir: o trajeto pode ser feito de Barra Grande e de Itacaré. No primeiro, o meio de transporte é terrestre, enquanto que no segundo é marítimo, com lancha. 

Praia do Satu – Caraíva

Praia do Satu na Bahia

Uma das praias mais bonitas da Bahia, a Praia do Satu coleciona motivos para estar nesta lista! Desde as falésias que a cercam até as lagoas próximas, toda a paisagem e suas possibilidades fazem o lugar ser especial. 

Uma curiosidade é que o nome que dá origem a ela é o mesmo do dono do único quiosque presente ali e que hoje é administrado pelo seu filho – inclusive, certamente, ele comentará isso. Rsrs. Lá, você poderá se deliciar com uma água de coco geladinha e um pastel saboroso! 

Além disso, prepare-se para ter a praia praticamente inteira para você, afinal, ela fica isolada. Ou seja, você poderá curtir quase sozinho o marzão com tons de azul, assim como as lagoas do Satu e do Mucaba para dar aquele mergulho revigorante. 

Como ir: nesse caso, os pontos de partida são Arraial D’Ajuda e Trancoso, sendo que a via de acesso é a BA-283. 

Prainha – Itacaré 

Prainha de Itacaré uma das melhores da Bahia

Apesar do tamanho não ser seu forte, essa pode ser eleita uma das praias mais bonitas da Bahia! Suas formações rochosas combinadas às águas do mar e ao céu límpido foram um cenário que remete ao paraíso. 

E que tal uma dica valiosa para curtir ainda mais o lugar? Você também poderá conhecer a praia de São José, onde também encontrará muitos encantos litorâneos. Basta acessar essas praias pelo Condomínio Villa de São José. 

Como ir: do aeroporto de Ilhéus, o turista poderá pegar um ônibus, alugar um carro ou usar um transfer. Já em Itacaré, as alternativas são duas: fazer a trilha até a Prainha ou acessar pelo Condomínio mencionado. 

Praia dos Coqueiros – Trancoso  

Uma das melhores praias da Bahia: Praia dos Coqueiros em Trancoso

Já se perguntou como seria uma praia gourmetizada? Acredito que seria bem parecida com a Praia dos Coqueiros! Seu acesso é super fácil, bem como a beleza e a infraestrutura chamam a atenção!

Ao longo de sua faixa de areia, há muitos restaurantes, quiosques e, claro, espreguiçadeiras convidativas para quem deseja relaxar com uma vista incrível, em que o céu e o mar se encontram. Mas não para por aí! No espaço também há bastante música e movimento, ou seja, badalação! 

Em estabelecimentos, como por exemplo, Jonas e Barraca da Silvana e Cia, o turista terá a oportunidade de experimentar pratos com toques fortemente baianos! É também por isso que essa é uma das melhores praias da Bahia. 

Como ir: chegando em Porto Seguro, o turista pode optar por ir de ônibus, carro ou transfer para Trancoso. Então, do Quadrado de Trancoso são apenas dez minutinhos até a Praia dos Coqueiros.

Barra do Cahy – Cumuruxatiba

Barra do Cahy na Bahia

Além de contemplar todos os atrativos naturais já mencionados nas outras praias da Bahia, a Barra do Cahy acaba tendo relevância histórica devido a um fato que ocorreu ali: nada menos do que o desembarque dos portugueses em terras brasileiras pela primeira vez! 

Para enriquecer sua beleza, a praia também tem muitos elementos verdes, que fazem parte do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal e do Parque Nacional do Descobrimento – ambos são pontos de parada de um dos circuitos possíveis na região. 

Como ir: a chegada até a Barra do Cahy depende de um percurso de cerca de 17 quilômetros a partir de Cumuruxatiba e de 17 quilômetros de Prado. A dica é ter cuidado na estrada, cujos buracos e má qualidade podem atrapalhar!  

Praia do Encanto – Morro de São Paulo

Praia do Encanto uma das melhores da Bahia

Essa até pode ser considerada a melhor praia da Bahia, caso o objetivo da viagem seja sossego e momentos de lazer para passar sozinho ou com o seu amor. Isso porque a Praia do Encanto ou Quinta Praia é pouco frequentada e suas águas esverdeadas, bem como tranquilos são convidativas para um mergulho. 

O terreno plano também é próprio para esportes, como o futebol ou o frescobol, além das queridas caminhadas na orla no fim de tarde. Vale a pena levar a bola, raquetes e o tênis!

Como ir: o turista pode ir de catamarã ou táxi aéreo, tendo como ponto de partida Salvador. A aventura começa já no trajeto para o destino, hein? 

Praia Moreré – Ilha de Boipeba 

Uma das melhores da Bahia, Praia Moreré

Quase obrigatória na lista de praias mais bonitas da Bahia, a praia de Moreré reúne atributos realmente singulares: as águas cristalinas e as piscinas naturais sob a luz intensa do Sol dão vida a um cenário digno de filme hollywoodiano. 

Portanto, já sabe que deve levar câmera e celular carregados para não perder nenhum click nesse espaço lindo de viver e registrar! 

Um ponto de atenção é a infraestrutura enxuta do lugar, ou seja, não esqueça daquele lanchinho que pode salvar e te dar a energia necessária para curtir mais esse paraíso. 

Como ir: partindo da Boca da Barra, o visitante pode ir fazer um trajeto com aproximadamente 1 hora a pé ou com 25 minutos de barco. O que importa é chegar! 

Com essa lista de 10 melhores praias da Bahia, ficou ainda mais difícil escolher em qual se hospedar ou quais incluir no seu roteiro, não é? 

Mas esse é o objetivo: apresentar as maravilhas do litoral baiano para você se apaixonar e querer ir mais de uma vez para lá, sempre com praias diferentes para conhecer! 

Veja também no Tô de Passagem:

12 Melhores Praias Do Nordeste: Uma Seleção Especial
Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil Para Visitar
Férias De Verão: 20 Destinos Nacionais Para Visitar

Escrever um comentário