logo-to-de-passagem

Península de Maraú, BA: Praias Estonteantes na Bahia

setastdp

 

Esse nosso Brasil é tão grande, mas tão grande, que é natural alguns lugares não serem assim tão conhecidos, certo? E no caso dessa inacreditavelmente linda e estreita faixa de terra que separa a terceira maior baía do Brasil, a Baía de Camamu, não é diferente. Estamos falando de um lugar cheio de praias paradisíacas, areia branca, muitos coqueiros e piscinas naturais que talvez façam você estender o rolê! Tudo isso no litoral sul da Bahia.

Essa é a Península de Maraú, um destino pouco explorado, mas quer saber? Aos pouquinhos esse pedaço de paraíso vai ganhando cada vez mais fama entre os viajantes. O  acesso ao destino ajuda a controlar e preservar sua autenticidade, natureza e encantos únicos, mas isso não impede você de cair na estrada e curtir alguns dias de descanso  por lá, né?

Por isso, neste guia, separamos dicas para que a sua viagem seja inesquecível, com tudo o que você precisa saber sobre a Península do Maraú.

Confira o que você vai encontrar aqui:

Onde fica a Península de Maraú? 

Como chegar à Península de Maraú?

Qual a melhor época para visitar Maraú? 

O que fazer na Península de Maraú 

Barra Grande 

Baía de Camamu 

Taipu de Fora 

Taipu de Dentro 

Praia de Algodões 

Cachoeira do Tremembé

Praia do Cassange 

Praia de Saquaíra 

Praia da Bombaça 

Praia de Três Coqueiros 

O que não esquecer de levar para Maraú? 

Conheça esse paraíso na Bahia!

Onde fica a Península de Maraú?

Localizada a 270 km ao sul de Salvador, através da balsa de Itaparica e cerca de 120 km ao norte de Ilhéus, a Península de Maraú fica na região turística da Bahia conhecida como Costa do Dendê.

A Península é uma das áreas mais preservadas da Bahia, cercada por praias desertas e outras um pouco mais movimentadas, assim como áreas de corais, piscinas naturais, manguezais, estuários, pequenas ilhas, cachoeiras e muita Mata Atlântica.

Como chegar à Península de Maraú?

Como comentamos já no começo, chegar ao destino não é tão simples assim. Mas vale a pena o esforço, viu?

Viajando de ônibus, a melhor opção é desembarcar na rodoviária de Itacaré, que fica a aproximadamente 1h de distância de carro do destino.

É bem provável que, ao procurar hospedagem, o próprio hostel ou pousada ofereça a possibilidade de marcar um transfer, mas você também pode pesquisar pelas agências de turismo locais. Chegar no destino requer um passeio de barco ou alguns quilômetros de estrada de chão.

É claro que você pode escolher ficar em Itacaré e fazer uma daquelas famosas viagens bate e volta para a península, mas apenas suar a cidade para desembarcar também é uma opção, já que em Maraú tem excelentes opções de hospedagem.

Dá uma olhada no tempo de viagem dos trajetos principais de ônibus até Itacaré:

Bom Despacho: 4h30

Feira de Santana: 5h40

Vitória da Conquista: 5h30

Camamu: 1h

Porto Seguro: 6h30

Salvador: 5h10

E como quem nos acompanha por aqui, sabe que adoramos falar de economia, viajar de ônibus é sempre a melhor opção para quem prefere guardar um dinheirinho pra estender o passeio ou aproveitar mais atrações no destino.

Então, quando começar o roteiro, aqui estão ótimas opções de passagens de ônibus para Itacaré

O terminal rodoviário fica na R. Joaquim Vieira – Itacaré. 

Qual a melhor época para visitar Maraú?

Qual a melhor época para visitar a Península de Maraú?

 

A verdade é que essa viagem pode ser feita o ano todo, porque quase nunca chega a fazer frio de verdade na região. Afinal de contas, é Bahia, né? As chuvas são muito bem distribuídas durante todo o ano, mas como ninguém quer pegar chuva em um destino como este, confira:

De abril a julho e o mês de novembro, são os meses que mais chove na região. Então, se puder, evite!

Os melhores meses para viajar para a Península de Maraú são setembro e outubro, que não faz tanto calor mas também não faz frio e não chove tanto.

No verão as temperaturas costumam bater a casa dos 29°C, enquanto as mínimas de inverno fica na média de 21°C. Ou seja, é praia o ano inteiro!

Agora, se quer uma dica, planeje sua viagem com antecedência. Assim você garante bons preços de passagem e hospedagem,

O que fazer na Península de Maraú

Muito sol, belas praias, descanso e diversão: não tem como ficar entediado em um lugar como este!

Confira os passeios e atrações que separamos para você:

Barra Grande 

Barra Grande, Península de Maraú

 

Barra Grande é considerada a principal vila e o lugar mais famoso do destino. Além das praias super tranquilas e sem ondas, o centrinho é agitado com música ao vivo, bares, lojinhas e restaurantes.

Por lá, tem diversas pousadas e passeios que vão desde apreciar o pôr do sol, até incríveis passeios de lancha. Inclusive, os barcos e lanchas que chegam na Península do Maraú atracam ali, justamente por ser uma espécie de centro do município.

Se você pretende dar aquela saidinha noturna para curtir, procure hospedagem em Barra Grande!

Baía de Camamu 

Baía de Camamu, Península de Maraú

 

Um dos passeios mais bacanas da Península de Maraú é passear de barco pela Baía de Camamu. Uma das maiores e mais bonitas do Brasil!

De água salgada e absolutamente propícia para aquele mergulho. Além disso, ainda dá pra você pra se aventurar nas diversas ilhas de areia branquinha.

Existem dois roteiros clássicos por lá, que são:

  • Cachoeira de Tremembé: depois de 40 minutos navegando baía adentro, você chega na bela Cachoeira de Tremembé. E o ponto alto deste passeio é a entrada da lancha literalmente debaixo da cachoeira. Você não precisa sair da lancha para se refrescar nas águas doces do Rio Maraú, porque a lancha entrará embaixo das águas do rio que desaguam na Baía de Camamu.
  • Ilhas Tropicais: passa por um ponto turístico icônico de Barra Grande, a Pedra Furada, e segue viagem por outras ilhas, como a Ilha do Goió (onde dá para encontrar belas conchinhas). O ponto de almoço é o Restaurante na região chamada Sapinho.

Taipu de Fora 

Taipu de Fora, Península de Maraú

 

As piscinas naturais de Taipu de Fora são uma atração à parte, é um passeio muito gostoso! Seja para aproveitar o banho de mar ou para fazer snorkeling e ver os peixinhos coloridos nos corais, a beleza do local é incrível. 

Com natureza preservada, a praia não fica cheia como outros locais famosos por suas piscinas naturais, como Porto de Galinhas e Maragogi – que também são imperdíveis.

Para conseguir curtir mesmo as piscinas naturais, você precisa conhecer o destino em época de maré baixa, em períodos de lua nova e lua cheia.

Taipu de Dentro

Essa é a típica praia escondida no meio da mata. Com areias claras, árvores, coqueiros e mar escuro, você vai se surpreender com Taipu de Dentro.

É uma praia perfeita para descansar bastante, com casas, restaurantes e quiosques à beira-mar.

Uma das suas opções de lazer por lá é desfrutar da gastronomia local e pegar um lugarzinho debaixo das árvores para relaxar.

Praia de Algodões

Se é tranquilidade que você quer, conheça a Praia de Algodões!

O local é semi-deserto, com muitos coqueiros, faixa de areia enorme e piscinas naturais (em época de maré baixa).

Ela não é tão visitada quanto Taipu de Fora e não conta com a estrutura da Barra Grande, mas tem um charme único muito especial. E você já percebeu que existem opções para todos os gostos, certo? De um pouco mais de agito a locais mais afastados, os pontos turísticos da Península de Maraú vão te entregar tudo.

Algodões tem um ar bem descontraído, relaxado e alternativo, com moradores simpáticos e super tranquilos.

Cachoeira do Tremembé

Cachoeira do Tremembé, Península de Maraú

 

A gente já te deu um spoiler um pouco mais acima, mas agora chegou a hora de falar um pouco mais dessa outra maravilha, a Cachoeira do Tremembé, acessada de barco e um passeio de tirar o fôlego.

Uma boa opção é pagar um guia para fazer o passeio por lá e também conhecer as ilhas da região, vale a pena e são paisagens que você não vai esquecer tão fácil!

A cachoeira tem uma queda de 30 metros, que deságua diretamente na Baía de Camamu, formando o encontro do Rio Maraú com o mar.

Alguns residentes da região ficam na beira da cachoeira oferecendo te acompanhar em uma trilha bem curtinha até as piscinas naturais na parte de cima. Não vai tentar se aventurar sem um deles, viu? As pedras são bastante escorregadias.

Praia do Cassange e os passeios de quadriciclo 

Praia do Cassinge, Península de Maraú

 

A região do Cassange é perfeita para passar o dia todo passeando!

Por lá, você encontra praias, lagoas e mirantes muito bonitos, e uma dica de atividade muito legal é: alugue um quadriciclo ou um carro 4×4 para explorar as estreitas estradas de areia que te levam à essas atrações com muito mais facilidade.

Praia de Saquaíra

A Praia de Saquaíra é extensa, com vários pontos desertos, coqueirais muito bem preservados, mar super tranquilo (principalmente na maré baixa), e incríveis pontos relaxantes para passar o dia.

Geralmente, as pessoas aproveitam que estão na região e caminham entre as praias vizinhas do Cassange e a de Algodões.

Ela não é uma das mais procuradas pelos turistas, por isso, está sempre com baixo movimento. É um ótimo ponto de fuga para os dias de alta temporada, anote aí!

Praia da Bombaça

Bem perto do centro de Barra Grande, a Praia da Bombaça é uma excelente opção para dar aquela fugida do alto movimento da vila e curtir a calma de um bom banho de mar.

Ela é vizinha da Praia de Três Coqueiros a da Praia de Taipu de Fora, com uma parte da faixa de areia com casas de veraneio e pousadas, com um longo trecho deserto.

Você não vai ter quiosques e restaurantes por perto, então é melhor preparar uma bolsa térmica com água, frutas e snacks para aproveitar o dia.

Se você caminhar pela faixa de areia da Praia da Bombaça, você vai chegar até Taipu de Fora. Inclusive, é até difícil de entender onde começa uma e termina a outra!

Praia de Três Coqueiros

A Praia de Três Coqueiros tem muito mais coqueirais espalhados, então já é melhor ir te avisando!

A praia é marcada pelo mar agitado na maré alta e por piscinas naturais na maré baixa. Ela fica próxima ao centro de Barra Grande, com clima bem tranquilo.

Com faixa de areia curta e mais frequentada por moradores da região, a praia é uma boa alternativa para quem quer fugir do movimento do centro mas não quer ir até Taipu de Fora ou outras praias mais distantes.

Fique atento ao horário da maré: na alta, a faixa de areia fica bastante reduzida, ficando complicado até mesmo para caminhar.

O que não esquecer de levar para Maraú?

Nada como um bom check list para não passar perrengues na viagem, não é mesmo? E mesmo que a maioria desses itens sejam constantes na mochila e um viajante, a gente gosta de fazer o checklist pra garantir!

Vamos lá, você não pode viajar sem:

  • Protetor solar de corpo e rosto
  • Chapéu/boné
  • Óculos de sol
  • Garrafinha de água
  • Bolsa térmica para os snacks na praia
  • Dinheiro em espécie (caso passe em algum lugar que não aceita cartão)
  • Documentos
  • Remédios (dor de cabeça, enjôo, azia)
  • Chinelo
  • Toalha grande
  • Roupa de banho
  • Creme hidratante
  • Escova de dentes
  • Roupas leves

Se estiver com a criançada, não esqueça das famosas pulseirinhas de contato! Mas caso a viagem seja solo, é sempre bom levar alguns contatos de emergência com você, além de compartilhar seu roteiro com pessoas próximas.

Conheça esse paraíso na Bahia!

Península de Maraú, paraíso na Bahia

 

A Bahia tem muito mais a oferecer do que as tão famosas praias de Savador – que também são incríveis. E por mais que o acesso seja um pouquinho mais difícil, vale muito a pena vencer o desafio e viver uma experiência diferente. 

O asfalto pode não ter chegado na Península do Maraú até agora (e talvez nem devesse), e é justamente isso que mantém o charme e a magia do lugar. Ah! E sabe o que mais tem por lá? O inesquecível tempero da comida baiana.

Esperamos que tenha gostado desse artigo, e que já esteja dando aquela coceira de vontade um rolê paradisíaco. Depois chega mais e conta pra gente como foi, a gente adora saber um pouco da experiência de quem visita os destinos que trazemos aqui.

Uma boa viagem e até a próxima!

Encontre Passagens para Itacaré!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem