logo-to-de-passagem

Caraíva: conheça esse paraíso no sul da Bahia

setastdp

Sorria, você está em Caraíva!

É com essa frase, pintada na parede de uma simpática casinha colorida, que a comunidade de Caraíva, na Bahia, recebe os visitantes. E pode acreditar: todos eles saem de lá absolutamente encantados pela singularidade desse paraíso escondido do litoral baiano. 

Dona de praias maravilhosas, Caraíva carrega um ar rústico incomparável, que se preserva até na iluminação das ruas. Sabia que a energia elétrica só chegou à região em 2008? Pois é, e os moradores fixos de lá – cerca de 1000 pessoas – fizeram algumas exigências para que a estrutura de distribuição de luz fosse instalada: não poderia haver postes nem fiação exposta ou qualquer outra coisa que atrapalhasse a visualização do céu noturno.

Incrível, né? E as estrelas nem são as maiores belezas que você vai encontrar nesse lugar tão encantador. Pela história que contamos, já dá para imaginar um pouquinho da atmosfera única que espera por você em Caraíva. Mas neste post, nós vamos te mostrar exatamente o que precisa estar no seu roteiro de viagem para lá.

Então continua a leitura que você vai ver:

Onde fica Caraíva? 

Como chegar em Caraíva? 

O que fazer em Caraíva: praias para conhecer 

Praia do Satu 

Praia da Barra 

Praia de Caraíva

Praia do Camarão 

Outros passeios imperdíveis em Caraíva 

Passeio pelo Rio Caraíva 

Visitar a Casinha Verde 

Igrejinha de São Sebastião 

Passeio de buggy até Ponta de Corumbau 

Aproveitar o Forró do Pelé e Forró do Ouriço 

Qual a melhor época para visitar Caraíva? 

Está na hora de curtir as belezas de Caraíva! 

Onde fica Caraíva? 

Você pode até não saber onde fica Caraíva, mas com certeza conhece a localização da famosíssima Porto Seguro, não é mesmo? Pois bem, na realidade, Caraíva (que não é uma cidade, e sim um pequeno povoado) faz parte do município de Porto Seguro, na chamada Costa do Descobrimento, extremo sul da Bahia.

Delimitada por um rio de mesmo nome, a comunidade de Caraíva fica a apenas 70 quilômetros do centro de Porto Seguro e a 740 quilômetros da capital baiana, Salvador.

Como chegar em Caraíva? 

O melhor jeito de se movimentar pela região de Caraíva é, sem dúvidas, por via terrestre. O trajeto partindo do centro de Porto Seguro dura um pouco mais do que 3h e é enfeitado pelas belas paisagens do interior. 

Para quem chega primeiro em Porto Seguro, a rota mais recomendada é via Arraial d’Ajuda e Trancoso, e inclui um pequeno trecho de balsa para atravessar o Rio Buranhém. Do outro lado do rio, você pode pegar a linha Balsa x Caraíva (via Trancoso, Itaporanga, Praia do Espelho), que te deixará na comunidade.

Os ônibus que vêm de outras cidades em direção a Porto Seguro costumam fazer uma parada na cidadezinha de Eunápolis. De lá, no Terminal Rodoviário de Eunápolis, você encontra a linha Eunápolis x Caraíva. É comum encontrar ônibus que fazem essa rota partindo de várias cidades famosas, como Juiz de Fora, Salvador e Rio de Janeiro.

E já que estamos falando sobre isso, é sempre bom lembrar que viajar de ônibus, pra quem curte economia na hora de cair na estrada, é sempre a melhor opção. Sem contar que por Caraíva estar tão pertinho de lugares como Porto Seguro e Salvador, guardar uma graninha significa mais passeios e mais destinos, certo?

Pra te dar uma ideia de distância, aqui está o tempo de viagem entre Caraíva e algumas cidades importantes:

Porto Seguro: 3h

Trancoso: 3h30

Arraial d’Ajuda

Ilhéus: 6h30

Se quiser, aproveite para garantir logo as suas passagens de ônibus para Porto Seguro.

O que fazer em Caraíva: praias para conhecer 

Praias para conhecer em Caraíva

Bem, quando falamos em Caraíva, estamos falando do litoral baiano. Portanto, não tem como visitar o lugar sem tirar um tempo para aproveitar as belas praias que ele ostenta! Pode se preparar para conhecer paisagens dignas de cinema e algumas das faixas de areia mais charmosas que você vai encontrar na vida.

Abaixo, listamos algumas das praias de Caraíva que você precisa visitar.

E aproveitando que você está pensando em ir pra lá, nós temos um conteúdo exclusivo sobre as praias da Bahia que podem te ajudar a expandir o seu roteiro.

Praia do Satu 

Quer um lugar para tomar um banho revigorante?

Então você vai amar a Praia do Satu. Considerada a melhor praia de Caraíva, ela é conhecida por seu mar calmo de águas morninhas. A presença dos arrecifes provoca a formação de piscinas naturais maravilhosas, o que faz dessa uma excelente praia para quem está viajando com crianças.

A Praia do Satu fica a cerca de 3,5 quilômetros da vila, em direção ao norte, e tem também uma lagoa perfeita para aqueles que preferem se banhar em água doce.

Praia da Barra 

Aqui está o point do litoral de Caraíva. A Praia da Barra é, sem dúvidas, a mais popular da região: durante o dia, ela fica cheia de turistas e locais. A fama veio principalmente porque o local é marcado pelo encontro entre o rio e o mar, formando uma paisagem sensacional.

Ao visitar a Praia da Barra, espere encontrar uma agitação super divertida, além de uma faixa de areia linda e repleta de barraquinhas, espreguiçadeiras e tendas administradas pelos próprios moradores da comunidade. 

Praia de Caraíva

Praia de Caraíva

Partindo da foz do Rio Caraíva em direção ao sul, você vai encontrar uma praia batizada com o mesmo nome da comunidade. 

Com uma gigantesca faixa de areia branquinha, ela inclui um trecho de mar aberto e, por isso, não é tão recomendada para banhos. É uma parte marcada pelo mar agitado com ondas fortes. Entretanto, a Praia de Caraíva continua sendo um ótimo ponto para quem deseja se deitar sob a sombra de um coqueiro e relaxar ou mesmo pegar aquele bronze.

Praia do Camarão 

Se você é fã de praias mais desertas e privativas, não deixe de visitar a Praia do Camarão. Para chegar até lá, é preciso atravessar um trecho do rio, o que pode ser feito de canoa (não falta gente oferecendo a travessia por preços bem modestos). 

A Praia do Camarão se destaca pelos trechos de vegetação nativa que se unem ao mar azul em uma composição de tirar o fôlego. Nessa praia, o sossego e o silêncio são garantidos: enquanto descansa, você só vai ouvir o som das ondas quebrando e o balançar das folhas das árvores. 

Só de ler, já deu vontade de estender uma canga e deitar na areia, né?

Outros passeios imperdíveis em Caraíva 

Agora que você já sabe a que pontos ir para aproveitar o melhor do litoral de Caraíva, é hora de conhecer outros passeios e atrações imperdíveis da comunidade. Afinal, passar o dia na praia, por si só, já é um plano maravilhoso. Mas o roteiro pode ficar ainda melhor se você adicionar nele algumas das sugestões que listamos aqui embaixo.

Passeio pelo Rio Caraíva 

Passeio Rio Caraíva

As praias de Caraíva são incríveis, mas não são as únicas estrelas da região. Na verdade, muita coisa na comunidade gira em torno do Rio Caraíva, que atrai tantos turistas quanto as faixas de areia. E o melhor de tudo é que você pode conhecê-lo bem de pertinho, de várias formas diferentes: com caiaque, canoa ou mesmo descendo a correnteza com uma boia.

Quem diz o melhor horário para se aventurar no Rio Caraíva é o guia, com base no comportamento das marés. Você vai encontrar muitas empresas e pessoas que oferecem o serviço de passeio guiado. Se possível, tente agendar um horário próximo ao final da tarde, para ter a experiência única de observar o pôr do sol de dentro do rio. 

Visitar a Casinha Verde 

A Casinha Verde ficou famosa mundo afora por causa das fotos que os visitantes tiram lá. Trata-se simplesmente de uma pequena construção colorida que encanta os turistas por seu charme e chama atenção com os famosos dizeres de sua fachada: “Sorria, você está em Caraíva”. 

De fato, é impossível não abrir um sorrisão quando se está em um lugar tão sensacional quanto Caraíva. Ao visitar a Casinha Verde, não deixe de tirar uma foto em frente a ela: é a oportunidade perfeita para dar aquela movimentada no seu feed de um jeito super especial

Igrejinha de São Sebastião 

Já imaginou visitar uma das igrejas mais antigas do Brasil?

Pois é, esse é um dos atributos da Igreja de São Sebastião, uma construção secular erguida com materiais bem peculiares, incluindo ossos de baleia e conchas. Além de apreciar a beleza rústica da igreja, que é tombada pelo IPHAN como patrimônio histórico, você também pode assistir às missas que ela recebe. Em frente, você vai encontrar uma simpática pracinha com bancos que formam um espaço bem agradável para se passar o tempo.

As missas são celebradas aos domingos, às 10h e às 19h. Também acontecem às 19h das quartas-feiras e sábados.

Passeio de buggy até Ponta de Corumbau 

Passeio de Buggy em Caraíva

Se você gosta de aventura e topa se afastar um pouquinho de Caraíva, não deixe de fazer o passeio de buggy até a Ponta do Corumbau, uma praia lindíssima que fica a cerca de 12 quilômetros da vila. Ela é parte de um município chamado Prado. Realizar esse trajeto de buggy é a garantia de que você vai se divertir a cada segundo do percurso!

Geralmente, os passeios partem da praça da igreja, passando por trechos da estrada e de beira mar. Eles costumam sair pela manhã e voltar no meio da tarde, de modo que você terá tempo para aproveitar a beleza da praia e ainda caminhar pelo centrinho de Ponta de Corumbau.

Aproveitar o Forró do Pelé e Forró do Ouriço 

Caraíva é uma comunidade pequena, com poucos moradores fixos, mas isso não quer dizer que a vida noturna é tediosa por lá. Pelo contrário: depois que o sol se põe, a vila toma um novo sopro de agito, em especial na alta temporada.

Além das muitas opções de bares e restaurantes, você também vai encontrar bons lugares para dançar um forró dos bons. O melhor pé-de-serra da região você encontra no Forró do Pelé e no Forró do Ouriço, que costumam ter apresentações ao vivo e estendem a animação madrugada adentro.

Qual a melhor época para visitar Caraíva? 

Se Caraíva já tinha muitas qualidades até aqui, vale mencionar mais uma: por ter um clima bastante estável, a região é ótima de se visitar em qualquer época do ano. É normal encontrar tanto dias chuvosos quanto longos períodos ensolarados em todas as estações. A verdade é que faz calor o ano todo, então se você gostaria de pegar temperaturas ligeiramente mais amenas, o bom é visitar a comunidade no inverno (de junho a agosto).

O que define a alta e a baixa temporadas turísticas são as férias escolares e outros eventos importantes, como o Ano Novo. Entre dezembro e março, a vila fica animadíssima, perfeita para quem adora conhecer gente nova. Em julho, o movimento é mediano. Já em outros meses, o povoado desfruta do mais absoluto sossego.

Pra te ajudar na hora de começar um roteiro inesquecível e garantir uma boa viagem, aqui tem um conteúdo ótimo sobre como planejar sua viagem!

Está na hora de curtir as belezas de Caraíva! 

Belezas de Caraíva

É, se só na leitura deste texto você já se apaixonou por Caraíva, imagina como vai ser quando tiver a oportunidade de conhecer tudo isso ao vivo e em cores?

A gente garante que essa é uma viagem que vai ficar para sempre nas suas memórias e no seu coração. Poucos lugares no mundo têm um charme tão único quanto o que você vai encontrar em Caraíva: parece que a comunidade é um tesouro de tranquilidade preservado em meio à correria do resto do mundo. É mesmo o destino perfeito para quem deseja fugir do cansaço da rotina. Mas fica aqui o alerta: depois de estar em Caraíva, você não vai mais sentir vontade de ir embora, hein?

Se você gostaria de receber mais dicas de destinos turísticos inesquecíveis, não deixe de conferir nossos outros conteúdos aqui no Tô de Passagem. Assim como este post que você acabou de ler, eles são cheios de sugestões maravilhosas para os viajantes que adoram se aventurar pelo Brasil e pela América Latina.

Boa viagem e até a próxima!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem