logo-to-de-passagem

Ilhéus, BA: Guia para se Encantar com a Cidade

setastdp

Se você gosta de praias, restaurantes, bares, museus, praças, construções históricas e muita, mas muita riqueza cultural, é claro que a Bahia é uma das principais desse nosso Brasil, não?

E se já ouviu falar da beleza da Bahia, com certeza, pensou na capital, Salvador e, claro, nas belas praias de Salvador.

E se a gente te contasse que, além da belíssima capital, o estado da Bahia conta com ainda mais praias e cidades lindas? Mais tranquilas e com algumas que são, inclusive, consideradas as mais bonitas da região?!

Estamos falando da cidade de Ilhéus, que fica na região sul do estado, e reserva um dos litorais mais extensos e bonitos de toda a área.

Seja para fazer um bate e volta ou para aproveitar alguns bons dias por lá, com certeza, conhecer Ilhéus tem que estar nos seus planos.

E, claro, se isso já está nos seus planos, você está no lugar certo, porque preparamos um guia completo para que sua viagem até lá seja inesquecível e completa. Com todos os lugares, praias, bares e mirantes a que tem direito.

Por aqui, você vai ver:

Onde fica Ilhéus?

Como chegar em Ilhéus? 

Clima em Ilhéus

O que fazer em Ilhéus?

Praias de Ilhéus para Conhecer

Praia da Avenida

Praia de Batuba

Praia de Canabrava

Praia do Cristo

Praia dos Milionários

Praia do Cururupe

Praia do Sul

Morro de Pernambuco

O que fazer em Ilhéus: Pontos Turísticos Importantes

Casa de Cultura Jorge Amado

Centro Histórico de Ilhéus

Mercado de Artesanato de Ilhéus

Catedral de São Sebastião

Loja do Chocolate Caseiro Ilhéus

Bar Vesúvio

Lagoa Encantada

Cabaré Bataclan

Fazendas e Mirantes em Ilhéus

Mirante da Piedade

Fazenda Primavera

Fazenda Yrerê

Mirante do Canhão

Agora a lista de passeios está completa, bora viajar para Ilhéus!

Onde fica Ilhéus?

Onde fica Ilhéus?

Cidade com a maior extensão de litoral do estado, Ilhéus fica na região sul da Bahia, na área conhecida como Região Cacaueira, e é chamada de “princesa do sul”.

O município faz fronteira com dez outros, e está a 310 quilômetros da capital, Salvador.

Ilhéus ficou ainda mais conhecida depois de ambientar alguns romances do famoso escritor brasileiro, Jorge Amado, como “Gabriela, cravo e canela”. 

A cidade é uma das mais populosas do estado, atrás de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Juazeiro e Itabuna.

E além de uma das mais populosas, Ilhéus é uma das cidades mais visitadas da Bahia, e suas praias, paisagens e história são grandes atrativos para o turismo que tem aumentado cada vez mais por lá.

Como chegar em Ilhéus?

Ilhéus, por ser uma cidade bastante popular, tem vários acessos e jeitinhos fáceis de transitar por lá.

Para ir de Salvador até lá, por exemplo, basta pegar a BA-001 e pronto.

Para deixar mais simples e ilustrativo as distâncias e a localização da cidade, separamos alguns pontos de referência conhecidos para mostrar o trajeto.

De Ilhéus até:

  • Salvador: 312 km, trajeto pela BA-001
  • Feira de Santana: 378 km, trajeto pela BR-101
  • Vitória da Conquista: 278 km, trajeto pela BR-415

E se você está pensando em ter uma viagem mais prática e econômica, a nossa dica é sempre a mesma: viajar de ônibus! Assim você guarda uma graninha para estender o passeio, que tal?

Se você optar por se aventurar dessa forma, já anota aí o endereço da rodoviária onde vai desembarcar: Avenida Roberto Santos, número 15.

E quando for começar a montar o roteiro perfeito, aproveita pra dar uma olhada nessas passagens de ônibus em promoção para Ilhéus.

Clima em Ilhéus

Clima em Ilhéus

Durante o ano todo, a média de temperatura em Ilhéus é alta, entre 25ºC e 30ºC. Mas já fique sabendo que chove o ano todo. 

Essas chuvas bem distribuídas garantem que o calor seja sempre amenizado e seus passeios fiquem mais agradáveis.

Claro que, como uma boa cidade de clima tropical, as chuvas são mais frequentes no verão. Então, mesmo que você esteja pronto para pegar uma praia, vale lembrar que, também existem chances de você pegar uma chuvinha.

Então, na sua mala é interessante levar protetor solar, óculos escuros, tênis –para as trilhas– e uma capa ou guarda chuva, para não passar nenhum aperto, né?

O que fazer em Ilhéus?

Ilhéus é uma cidade completa, e você, com certeza, vai curtir muito cada minuto da sua viagem, não importa a época do ano em que vá.

Isso porque o calor do ano todo sempre combina com uma prainha; os teatros, praças, museus e construções históricas são destinos perfeitos em dias chuvosos ou simplesmente dias livres…

Assim como as fazendas e ranchos são lugares interessantes para saber mais da história e dos moradores da região, e, óbvio, a culinária baiana é o acompanhamento perfeito para seus passeios.

Então, para garantir que sua experiência seja inesquecível, dê uma olhada no que preparamos para você anotar no seu roteiro.

Praias de Ilhéus para Conhecer

Praias de Ilhéus

É claro que não dava pra começar de outro jeito, né? Até porque se você vai viajar para Ilhéus, é inevitável pelo menos um pézinho na areia.

Praia da Avenida

A Praia da Avenida é uma das mais frequentadas da cidade, e você entende rapidinho o porquê. 

Ela se trata de uma “praia urbana”, já que toda Ilhéus se desenvolveu em seu entorno, e isso quer dizer que você vai encontrar vários restaurantes, bares, lanchonetes e quiosques de lojinhas para comprar algumas lembrancinhas.

Além, claro, de poder curtir o mar azul e as águas calmas, perfeitas para um mergulho e um descanso durante o seu passeio.

Praia de Batuba

A Praia de Batuba é o destino favorito dos surfistas e praticantes de esportes radicais. As suas ondas podem chegar a dois metros de altura, perfeitas para quem curte um desafio.

Além das ondas ideais, a praia é considerada uma das mais bonitas de toda a região, com poucas intervenções humanas e muita, muita mata, mar limpo e águas claras, perfeitas para se observar os recifes de corais.

A praia de Batuba fica mais distante do que as outras, mas você consegue chegar lá sem maiores problemas.

Praia de Canabrava

A Praia de Canabrava é a garantia de que você vai relaxar curtindo uma bela paisagem, uma água tranquila e uma faixa de areia bem extensa, com bares e restaurantes para passar o dia.

O local encanta com os coqueiros, o mar azul e os morros em seu entorno. E, esteja viajando solo ou na companhia da criançada, o passeio é perfeito, já que é tranquilidade, diversão e natureza garantidos.

A praia fica mais distante da região central da cidade, mas existem vários lugares para se hospedar por lá. E como economizar é sempre bom, aqui tem umas boas dicas sobre tipos de hospedagem barata.

Praia do Cristo

A Praia do Cristo também se trata de uma praia urbana, pertinho da ponte Jorge Amado e repleta de mesas e guarda-sóis, ela é a parada perfeita depois de passeios pelas ruas e lojas da cidade.

Ela também fica na região central, e você não precisa se preocupar com ondas altas ou mar agitado. Por lá, vai poder aproveitar a calmaria da água, a beleza da praia e o sol da região sem nenhum problema.

Praia dos Milionários

Uma das praias mais frequentadas da região também, a Praia dos Milionários fica só a oito quilômetros do centro e é a pedida perfeita para quem quer assistir o pôr-do-sol na praia, tomando e beliscando alguma coisinha.

Por lá, o mar também é tranquilo, você consegue tomar um banho e recarregar as energias sem preocupação nenhuma. O descanso e a beleza da praia são garantidos.

Praia do Cururupe

Praia do Cururupe, Ilhéus, Ba

Depois de um passeio pela Praia dos Milionários, você já pode emendar a rota na Praia do Cururupe, que fica do ladinho.

Ela, por outro lado, é mais vazia e com menos intervenção humana. Uma parada repleta de natureza, locais intocados e alguns quiosques para que você não se preocupe com as refeições.

A beleza da Praia do Cururupe é que ela é o local de deságue do Rio de mesmo nome, e observar o encontro das águas é encantador.

Praia do Sul

A Praia do Sul é uma das praias com a mata mais densa e uma das mais frequentadas da região.

E, justamente por ser muito visitada, você pode esperar encontrar restaurantes, bares, lanchonetes e quiosques para fazer umas compras legais.

As águas de lá também são limpas, e, dependendo do tempo, são mais tranquilas.

Morro de Pernambuco

Morro de Pernambuco, Ilhéus

O Morro de Pernambuco é um achadinho no meio da região central da cidade. Isso porque ela fica perto da ponte Jorge Amado, antes de cruzar seu trajeto e chegar nas praias da região Sul.

O achadinho se trata da pequena praia que se forma entre as pedras no pé do morro, com águas cristalinas e muita vegetação, a Praia da Concha.

Ah! e pode ficar em paz, porque, mesmo pequena, você ainda vai poder contar com uma infraestrutura legal para passar o dia sem se preocupar com refeições ou bebidas, lá tem tudo isso.

O que fazer em Ilhéus: Pontos Turísticos Importantes

Se podemos te dar uma dica em relação à Ilhéus, essa dica é: passe o dia no Centro Histórico. O nome já deixa claro qual é o objetivo, né?

É dessa forma que você conhece melhor e de um jeito divertido a cidade de Ilhéus.

São museus, teatros, praças, bares e até cabarés que fazem homenagens, referências e registros da região.

Faça chuva ou faça sol, com certeza, você não vai se arrepender de ir nesses locais que separamos aqui embaixo.

Casa de Cultura Jorge Amado

Olha isso! Onde hoje é a Casa de Cultura Jorge Amado, foi a casa onde o próprio autor morou por grande parte da sua infância e adolescência. E quem a construiu, inclusive, foi seu pai.

Atualmente, o local guarda diversas lembranças, histórias e registros de sua vida, como algumas peças de móveis, objetos pessoais e o mais legal: exemplares originais de algumas obras de Jorge Amado.

A casa fica no Centro Histórico da cidade, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 9h às 13h.

Centro Histórico de Ilhéus

Como a dica que acabamos de dar, o Centro Histórico de Ilhéus é uma parada obrigatória a ser feita. Especialmente porque é por lá que você conhece bem a história da cidade.

Um dos locais que vale a pena conhecer por lá, por exemplo, é o Palácio Paranaguá, atual prefeitura da cidade, construído em 1907 e tombado como patrimônio da Bahia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 17h.

O Teatro Municipal de Ilhéus é mais um destino que vale muito a pena conhecer. Construído entre 1920 e 1930, ele tem sua estrutura original até hoje, e conta com exposições de peças, arte e alguns espetáculos sazonais.

É no Centro da cidade que você se aproxima ainda mais dos moradores e de toda a história de Ilhéus.

Mercado de Artesanato de Ilhéus

Como uma boa parada tradicional de vários centros da cidade, em Ilhéus não poderia ser diferente, por lá, você também acha muito artesanato e peças bonitas. O mais importante? Consumir e aproveitar o passeio é prestigiar o mercado e os artistas locais.

A graça é que, nesse Mercado de Artesanato, você vai encontrar muito chocolate e comidas relacionadas, já que a plantação de cacau é, até hoje, um carro forte na região.

Então, já separa aí um dia para conhecer a fazer umas compras de comidas e objetos artesanais de Ilhéus.

Catedral de São Sebastião

Catedral de São Sebastião, Ilhéus, BA

A Catedral de São Sebastião é uma atração que encanta mesmo aos não adeptos da religião,  é uma parada obrigatória mesmo para quem não curte muito o turismo religioso.

Isso porque ela é encantadora, por dentro e por fora. Sua arquitetura se manteve conservada por anos, e, até hoje, você percebe que nada mudou lá dentro.

Os pilares com detalhes em dourado, os arcos e estilo arquitetônico, os bancos de madeira maciça… É uma parada que vale muito a pena.

A igreja fica na Praça Dom Eduardo, e tem missas às terças, 17h; às quintas, 11h45 e aos domingos, 9h e 18h.

Loja do Chocolate Caseiro Ilhéus

Viu só? O chocolate realmente é um item de grande comércio em Ilhéus até hoje. E nada melhor do que conhecer e comer “direto do pé”, né?

Desde 1985 a Loja e fábrica do chocolate caseiro de Ilhéus encantam os visitantes e os mantém assíduos clientes. E deve ser por causa dos bombons, das geléias, ovos de páscoa e o “cacau de ouro” que são produtos populares e muito saborosos e tradicionais da casa.

Por se tratar de uma loja e uma fábrica, o local fica no Distrito Industrial de Ilhéus, na Rodovia Ilhéus-Uruçuca, no quilômetro 2,5.

Bar Vesúvio

Conhecer a história da cidade através de um bar parece bom demais para ser verdade, né?

Mas em Ilhéus isso é verdade, sim.

O Bar Vesúvio tem mais de 100 anos, e ficou mais conhecido ainda por ter sido mencionado no famoso romance de Jorge Amado, “Gabriela, cravo e canela”.

Por lá, você pode aproveitar um bom almoço, jantar, música ao vivo e alguns drinks da casa.

Ele fica na Praça Dom Eduardo, 190, e abre de segunda a sábado, das 10h às 23h, e aos domingos, das 17h à 00h.

Lagoa Encantada

Se além das praias você quiser ainda mais locais para a prática do ecoturismo, a Lagoa Encantada é o seu destino.

A Lagoa Encantada se trata de um local escondidinho em um vilarejo, onde você só chega de barco. Ou seja, a atração já começa no transporte. Agora, quando você chega lá, tudo fica melhor.

Ela é uma reserva ambiental, que conta com piscinas naturais e cachoeiras, além do Rio e de algumas trilhas perfeitas para passar o dia em meio a mata densa protegida do sol.

Você chega até a Lagoa pela BA-001, passando por uma estrada de terra, a 34 quilômetros de Ilhéus.

Cabaré Bataclan

Os cabarés e bordéis já fizeram bastante parte da história e da economia de Ilhéus, com alguns funcionando no Centro Histórico durante muito tempo.

Hoje, o Cabaré Bataclan, com mais de 100 anos, que fez parte dessa história como cabaré e cassino, existe como uma forma de homenagem e referência aos antigos estabelecimentos da região, na época de exploração e plantio intenso do cacau.

Por lá, você curte uma comida incrível e muita música ao vivo, além de uma boas histórias e bebidas da casa.

Ele fica na Praça José Marcelino, 77, e abre de segunda a sábado, das 10h às 18h. E, ah, até Jorge Amado o mencionou em seus romances.

Fazendas e Mirantes em Ilhéus

Fazendas e Mirantes em Ilhéus, Bahia

As fazendas e mirantes em Ilhéus são bastante populares, e alguns são abertos para visitação.

Como uma importante atividade econômica, a produção de cacau, por exemplo, é um ponto de parada que vale a pena conhecer, já que não é tão comum de acompanhar pelo país e se trata de uma atividade histórica.

Então, se liga só nos locais que valem a pena conhecer por lá.

Mirante da Piedade

O Mirante da Piedade é um dos mais conhecidos da cidade, e a vista te faz entender rapidinho o motivo.

Lá do alto, você consegue ver o Morro de Pernambuco, a Praia da Avenida e todo o centro histórico. Além da catedral Nossa Senhora da Piedade, que é simplesmente linda.

E chegar até o mirante não é difícil, ele fica na mesma praça e rua do que o Museu e Convento Nossa Senhora da Piedade. 

Fazenda Primavera

Fazenda Primavera, Ilhéus

A Fazenda Primavera é prova viva da importância do cacau para a economia de Ilhéus, e é também uma importante representante de toda essa história. Também conhecida como Museu Fazenda Primavera, o local possui um acervo que te conta toda o trajeto econômico da região e a relação do cacau com os habitantes do município.

Além do cacau, você consegue ver de pertinho plantações de açaí, pupunha e seringueira.

Mas vale lembrar que, para conhecer a fazenda, é preciso agendar sua visita até lá, que fica na rodovia Ilhéus – Itabuna, km 20.

Fazenda Yrerê

Fazenda Yrerê, Ilhéus

Mais uma fazenda de cacau que conta a história da cidade. Mas por lá, além da visitação, você pode degustar o cacau fresco, direto do pé! Se não for o suficiente, ainda rolam algumas trilhas pelas matas preservadas e, de quebra, muito conhecimento sobre o plantio e o manejo do fruto.

Quem te dá essa visita guiada são os próprios funcionários da fazenda, e você também precisa agendar a visita.

Você pode emendar os dois passeios pelas fazendas, porque as duas ficam na rodovia Ilhéus – Itabuna, mas essa fica na Vila Cachoeira, km 11.

Mirante do Canhão

O Mirante do Canhão é mais um local que proporciona uma vista privilegiada da cidade.

De lá, você vê a Baía de Ilhéus, a Praia do Cristo e um belíssimo horizonte.

O trajeto até chegar ao topo é considerado uma trilha média/pesada, então vale a pena fazê-lo de tênis e levar o celular para fotografar a vista, claro.

Chegar até lá é tranquilo, ele fica na Praça do Catete, 10, pertinho da Capela Nossa Senhora de Lourdes.

Agora a lista de passeios está completa, bora viajar para Ilhéus!

Viagem para Ilhéus

E aí? Seja para conhecer a história da cidade, os museus e a arquitetura de lá ou para aproveitar o mar, as praias calmas e a água azul de seu litoral, Ilhéus, com certeza, vai te surpreender e agradar muito. Então, se quer uma dica: planeje sua viagem e vá curtir um pouco das maravilhosas terras da Bahia. 

Já separa o protetor solar, o óculos de sol, chinelo e espaço no celular pra fotografar e registrar tudo, não vai se arrepender. Além de atualizar o feed com tanta foto linda, aproveita pra compartilhar sua experiência com a gente, aqui mesmo nos comentários.

Por fim, esperamos te ver mais vezes aqui no Tô de Passagem! Nossos conteúdos são exclusivos e sempre fresquinhos, com as melhores dicas e guias de destinos pelo Brasil e outras cidades da América do Sul.

Boa viagem e nos vemos na volta!

Encontre Passagens para Ihéus!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja O Que Estão Comentando

Deixe o seu comentário

Web Stories

Inscreva-se Para Receber Notícias E
Conteúdos Exclusivos Sobre Viagem