Categoria

Nobres

Banho de cachoeira, tirolesa, arvorismo e muita natureza… Conheça Nobres, a cidade do Mato Grosso que conquista corações de quem ama o ecoturismo

Está precisando de um final de semana ou feriado prolongado revigorante em meio à natureza, mas quer um destino prático e que não fique lotado? Nobres reúne todos esses atributos e muito mais!

Essa cidade do interior de Mato Grosso é a prima não tão popular de Bonito (MS), o que significa que ela é mais tranquila e pode atender melhor as suas expectativas! Para saber exatamente o que fazer em Nobres, quando ir e como ir, atenção aos próximos tópicos e boa leitura pré-viagem.

História de Nobres – MT

Em 1747, a cidade foi ponto de passagem dos garimpeiros que transitavam entre Cuiabá e Diamantino. E assim como tantas outras regiões, Nobres também foi habitada por povos indígenas, nesse caso, os Bakairí.

Outro chamariz da cidade são os sítios arqueológicos, que guardam marcas (pinturas e inscrições rupestres) de uma civilização passada.

A cidade também é emblemática pelo fato de ter sido sede da primeira usina hidrelétrica do estado de Mato Grosso. Hoje, a construção está desativada.

O que não muda, mesmo com o passar do tempo, em Nobres, é sua riqueza natural composta por cachoeiras, grutas e pela vasta vegetação de cerrado. É exatamente isso o que chama a atenção dos turistas que buscam se aventurar no ecoturismo.

O que fazer em Nobres

Nobres MT Guia Completo: O que fazer

Por que é importante frisar que esse destino é perfeito para os turistas que amam ecoturismo? A lista do que fazer em Nobres explica!

Nessa cidade, as programações são majoritariamente matutinas e vespertinas, visto que os esportes radicais e aquáticos permeiam as mesmas: trilhas, mergulho nas cachoeiras, tirolesa e muitos outros.

E é impossível não combinar a lista do que fazer com os pontos turísticos de Nobres, sobre os quais você pode saber mais continuando a leitura.

Como já percebeu, é preciso de muita energia para conhecer a cidade e curtir tudo o que ela oferece. Depois disso, bate aquela fome, não é? Então, para comer bem e até fazer algo diferente à noite, você confere a seguir uma seleção de restaurantes em Nobres.

Restaurantes em Nobres

Nobres MT Guia Completo: Restaurantes
Foto meramente ilustrativa.

Os lugares para comer em Nobres vão na mesma linha de apreciar a natureza que todo o resto da viagem, pois são servidos pratos simples e em que protagonista é a comida caseira brasileira, como o arroz e feijão.

Ainda assim, a região tem como destaque o peixe na brasa, que é o item principal e, em algumas receitas vem recheado com farofa, por exemplo, ou seja, você precisa provar essa iguaria!

Três recomendações de restaurantes para ir em Nobres são o da Pousada Lagoa Azul, restaurante do Chapolin – este, ainda conta com a uma recepção feita por um funcionário que se veste como o personagem da TV – e o restaurante da pousada Kabanas.

Quando ir para Nobres e onde ficar

Já que estamos falando de um destino cujo foco é o ecoturismo, é fundamental que o clima esteja agradável: sem chuvas e temperaturas mais elevadas para que o visitante aproveite todo potencial dessa cidade de Mato Grosso, veja agora quando ir a Nobres.

Do fim de maio a meados de agosto é o período eleito como ideal para fazer conhecer Nobres, segundo o índice de turismo, que leva em consideração as temperaturas – nesses meses, elas ficam em torno de 18ºC e 27ºC – e as chances de chuvas, que devem ser baixas, proporcionando as melhores condições para quem deseja vivenciar a natureza de forma intensa.

E para mergulhar de cabeça na viagem e nas belíssimas cachoeiras, use o índice de praia e piscina para saber quando faz calor em Nobres! Do meio de maio ao fim de setembro é quando o termômetro pode chegar a 32ºC, enquanto as mínimas ficam em torno de 24ºC. Além disso, as chuvas não costumam acontecer nesse período. Show, não é?

Mas as informações sobre o clima em Nobres não acabam por aqui!

Temperatura e clima de Nobres

Nobres MT Guia Completo: Clima

Para curtir o destino, deve-se ter uma base sobre as temperaturas que marcam o mês da viagem, por exemplo. No período quente (de 9 de agosto a 16 de setembro) Nobres chega a marcar 34ºC, diariamente, enquanto do início de maio ao início de julho, elas ficam abaixo de 31ºC e a mínima é de 18ºC, o que significa que este é o período mais fresco. Então, se visitar a cidade em uma data compreendida nessa estação, leve também um casaco, sobretudo para as noites.

E agora, o que faltava saber: em Nobres, o clima predominante é o Tropical, marcado por duas estações bastante definidas: uma seca e uma úmida. Ainda assim, as temperaturas normalmente são elevadas o ano inteiro, podendo bater os 30ºC e sendo muito difícil ficarem abaixo dos 24ºC.

Onde ficar em Nobres

A dica especial para sua estadia é ficar no distrito de Bom Jardim, que fica a 65 km de Nobres (ponto de referência: prefeitura), mas é o “point” das atrações da região, bem como da rede de hotelaria. Portanto, será muito mais fácil e prático se hospedar nesse local.

Pousadas, como: dos Nobres, Roda as Águas e da Vila são algumas opções para sua hospedagem.

Agora, se para você o que vale mesmo é o desenvolvimento da cidade e uma melhor infraestrutura, Nobres corresponderá melhor às expectativas.

Como ir para Nobres – MT

A vontade de conhecer as belezas naturas de Nobres já estão tão grande que só falta saber como ir para lá? Calma, porque é super fácil! Isso porque a cidade fica perto da capital Cuiabá – são cerca de 122 km, o equivalente a menos de 2 horas de viagem.

Embarque nessa viagem para Nobres e descubra um destino surpreendente, assim como intensifique sua conexão com a mãe natureza.

Pontos turísticos de Nobres – MT

Depois de ficar por dentro da história, do que fazer e do clima, está na hora de saber mais sobre os pontos turísticos de Nobres que devem entrar no seu roteiro! Ah, e aqui um detalhe importante é que a maioria das atrações fica no distrito de Bom Jardim, local já recomendado anteriormente para estadia.

Lagoa das Araras

Nobres MT Guia Completo: Lagoa das Araras

A paisagem desse lugar é perfeita para fotos deslumbrantes em que as águas cristalinas refletem as altas árvores e ainda podem captar um pôr-do-Sol de tirar o fôlego com tons de laranja, rosa e azul que se misturam no céu, bem como movimentos das aves que dão o nome à lagoa.

Lago do Manso

Que tal sentir a energia das águas por meio de um passeio de barco em meio à natureza exuberante? Além disso, o passeio rende ótimas fotos com a Chapada dos Guimarães ao fundo.

Aquário Encantado

Uma piscina natural no meio da mata fechada, em uma região de transição da Amazônia Mato-grossense e cerrado, que impressiona pela sua cor azul. Com seis metros de profundidade e água cristalina, há cardumes de variadas espécies.

A experiência vivida nesse lugar é única: para chegar ao Aquário, é necessário pegar um trator (isso mesmo, um trator) e fazer uma rápida trilha. O turista pode apenas nadar entre os peixes ou fazer uma flutuação – estilo de mergulho – para observar as belezas da vida aquática.

Parque Sesc Serra Azul

E se achou que a aventura terminaria aqui, está enganado! É aqui que ela fica ainda mais intensa aliás. No Sesc Serra Azul, o turista tem a oportunidade de se jogar nos esportes radicais: arvorismo, tirolesa e cicloturismo (passeio de bicicleta em meio à mata) são algumas das opções.

Outro destaque desse passeio é a Cachoeira Azul, que encanta pela força de sua queda de água pela intensa tonalidade de azul.

Rio Triste

Nobres MT Guia Completo: Rio triste

Se o nome do rio leva a palavra “triste”, você terá o sentimento oposto ao contemplá-lo: pura felicidade! Pois sua natureza exuberante faz qualquer um ficar fascinado e sentir a vibração da mãe natureza.

Para completar essa aventura, no rio, há a possibilidade de observar peixes e até arraias do rio por meio da flutuação num percurso de 1.200 metros.

Bóia Cross no Duto do Quebó

Mais uma aventura em Nobres! No Duto do Quebó, em um percurso com mais de 1000 metros, você irá navegar em suas águas até chegar a uma gruta misteriosa com morcegos (mistério à vista, hein?).

Mirante do Cerrado

E para quem ama tirar fotos, ir até esse mirante é um programa certeiro! Afinal, as paisagens são, além de “instagramáveis”, emocionantes!

O toque especial é apreciar o cenário em uma piscina com borda infinita e petiscos oferecidos no restaurante. Que experiência rica em vários sentidos, hein?

Dicas para aproveitar Nobre – MT

Nobres MT Guia Completo: Dicas

E para encerrar, confira dicas de viagem para aproveitar ao máximo Nobres – MT

  • Leve peças de roupas confortáveis e de banho, ideais para curtir os momentos em Nobres.
  • O distrito de Bom Jardim é pequeno e não possui agências bancárias, portanto o melhor é levar dinheiro em espécie.
  • Se não estiver com muito tempo para pesquisas, mas ainda assim quiser praticar o ecoturismo em Nobres, pode ser uma boa pedida contratar uma agência de turismo para montar o seu roteiro.
  • Como pode perceber, paisagens lindas é o que não falta em Nobres! Por isso, sempre tenha em mãos a câmera fotográfica ou o celular carregados, a postos para uma bela foto.

VEJA TAMBÉM NO TÔ DE PASSAGEM:

Comidas Típicas Do Centro-Oeste
Os 7 Melhores Destinos Do Centro-Oeste
15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!