Categoria

Bonito

Bonito é um dos centros de ecoturismo no Brasil e faz jus a esse título: a cidade é rica em belezas naturais e oferece muitas atividades em meio ao verde

Se está em busca de um destino para recarregar as energias, então o Guia Completo de Viagem para Bonito, em Mato Grosso do Sul, deve fazer parte da sua pesquisa, pois, além das paisagens da cidade fazerem jus ao seu nome, o turista também tem uma grata surpresa ao conhecer os restaurantes locais. 

Então, está pronto para começar esse tour? Vem com a gente!

O que fazer em Bonito

O que fazer em Bonito

Fundada em outubro de 1948 e localizada a cerca de 260 quilômetros da capital do estado, Campo Grande, a cidade de Bonito preserva grande parte da sua beleza natural exuberante, se consagrando portanto como um dos centros de ecoturismo do Brasil. 

Isso significa que sua área, com aproximadamente 4 934,318 km², é repleta de rios, grutas e muito verde! É em meio a esse cenário que o turista pratica atividades, como por exemplo flutuações nos rios, descoberta de cavernas com formações de água, trilhas e contemplar os animais selvagens.  

Sem dúvida, um dos destaques são as múltiplas opções de vivência nas águas doces: mergulho, Stand Up Paddle e passeio de duck (caiaque inflável) são alguns exemplos.

E depois de um dia recheado de atividades, o visitante terá a oportunidade de provar os sabores típicos da região nos restaurantes e bares. É muita coisa boa para um lugar só, não é? 

Confira a seguir algumas das muitas opções de lazer e de lugares para ir em Bonito

Quando ir para Bonito 

Quando ir para Bonito

Primeiramente, saiba quais são os períodos de alta temporada em Bonito, pois isso pode influenciar no aproveitamento da viagem, já que quando a cidade está cheia, fica mais difícil de fazer alguns passeios, além de encontrar vagas nas hospedagens, principalmente em cima da hora. 

Os meses característicos das férias, a exemplo de dezembro e julho, bem como feriados prolongados (alô, Carnaval), são épocas propícias para os turistas colocarem o pé na estrada até Bonito a fim de relaxar e fugir da rotina agitada. 

Por isso, a recomendação é: se você tiver a oportunidade de optar por períodos alternativos ou finais de semana avulsos, talvez seja uma forma assertiva de escolher quando ir a Bonito e viver essa viagem mais intensamente. 

É também selecionando as datas de baixa temporada que você consegue fugir dos valores mais elevados. Contudo, atenção à previsão do tempo, pois não adianta economizar, mas não aproveitar nenhum passeio porque a chuva não para, não é verdade? 

Temperatura e clima em Bonito 

Temperatura e clima em Bonito

Mais informações importantes para decidir quando ir a Bonito são as referentes à temperatura e clima de Bonito

Na cidade, há duas estações que se destacam: o verão, normalmente, quente e abafado com aquelas chuvas de verão e com céu parcialmente encoberto. Já o inverno é curto e com temperatura agradável e de céu quase sem nuvens. 

E para complementar, a temperatura gira em torno de 14 °C e 32 °C, raramente ficando abaixo de 18 °C ou acima de 37 °C, ao longo de todo ano.

Outro ponto que não poderia ficar de fora desse tópico são as chuvas! Entre dezembro e março, quando acontece o verão, as chuvas ficam mais intensas também devido ao tempo abafado. 

E se por um lado as cachoeiras enchem e as matas ficam bem verdes, por outro, em casos de chuvas fortes, alguns passeios podem não acontecer. 

Veja quando ir para Bonito, segundo os índices estabelecidos pelo portal Weather Spark: 

O índice de turismo, por exemplo, sinaliza quando acontecem dias pouco encobertos e sem chuva, com termômetros marcando temperaturas entre 18 °C e 27 °C, ou seja, perfeitos para realizar atividades turísticas. O período é do fim de abril ao início de setembro! Coloque na agenda.

Agora, para quem gosta mesmo de altas temperaturas e a sensação de dar um mergulho em águas doces, do fim de fevereiro ao início de maio e de meados de agosto até o fim de outubro são boas alternativas, de acordo com o índice de praia/piscina. 

Nesses meses, os dias têm céu límpido, em sua maioria, e as temperaturas podem superar os 30ºC, além de, geralmente, não ficarem abaixo de 24ºC.  

Passeios e Pontos Turísticos de Bonito

Flutuação nos Rios da Prata e Sucuri 

Flutuação nos rios da Prata e Sucuri

Todas as atrações em Bonito são inesquecíveis, mas a principal e também obrigatória é ver de perto a vida marinha e se deixar levar pela correnteza!

Enquanto isso, você contempla o charme e beleza de diversas espécies de peixes, bem como a vegetação. 

Ao longo das trilhas para chegar nos rios os guias passam informações e curiosidades sobre o ecossistema deixando seu passeio mais interessante e agradável. 

Ainda nas trilhas é impossível deixar de ouvir os barulhos dos animais e observar a diversidade das plantas. 

Quanto à flutuação, o preparo do praticante é feito sempre seguindo as normas e preparo com máscara, colete salva-vidas, vestimenta de neoprene e o snorkel. 

As águas cristalinas dos rios permitem o turista ingressar em uma jornada muito singular tendo uma visão privilegiada e indescritível do ecossistema. 

Praça da Liberdade 

Praça da Liberdade

Outro atrativo para aproveitar em Bonito é essa praça que abriga o monumento das Piraputangas, espécie de peixe nativa. O lugar também é rodeado por fontes de água, o que deixa a atmosfera ainda mais leve. 

À noite, para completar, a iluminação é diferenciada, propiciando caminhadas tranquilas e revigorantes. Uma dica é ir com o seu par romântico! 

Gruta do Lago Azul 

Gruta do Lago Azul

Quem gosta de apreciar paisagens exuberantes, precisa conhecer a gruta do Lago Azul. Inclusive, pelo fato de apresentar um cenário com muita riqueza de fauna e flora ela foi tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Primeiramente, as águas do lago, quando recebem a luz do Sol, adquirem uma tonalidade única, que enche os olhos de todos que contemplam o visual marcado por um azul intenso, capaz de colorir toda caverna. 

Tudo fica ainda mais interessante ao pontuarmos as formações geológicas que ali ocorreram com o passar do tempo. Elas remetem ao gelo e possuem formatos e coloração diferentes. 

Ou seja, vale muito a pena visitar esse ponto turístico de Bonito, principalmente com a câmera ou celular em mãos para fazer registros maravilhosos. 

Eco Park Porto da Ilha

Chegou a hora de falar sobre um passeio que é pura adrenalina e, portanto, merece um espaço especial no seu roteiro com o que fazer em Bonito. 

É nas águas do Rio Formoso que o turista terá momentos de aventura, afinal, lá ele praticará o SUP (Stand Up Paddle), bem como navegará de bote e de duck. 

Então, para quem gosta de água, sem dúvida, é um prato cheio!

Buraco das Araras

Em uma das maiores dolinas (é uma depressão que acontece no solo, dando forma a uma cavidade de grandes proporções) do mundo, o turista poderá encontrar cerca de 150 espécies de aves. 

Nesse passeio, deve-se vestir roupas confortáveis, que não limitem a locomoção e sejam adequadas a esportes, como a caminhada. 

Além disso, o turista que tem como hobby a fotografia pode levar seus equipamentos e câmera carregada para tirar lindas fotos da revoada das araras sob o céu azul. As cenas são de alto impacto e transmitem a força, bem como beleza da natureza. 

Boia Cross

Corredeira em Bonito

Se você é daqueles turistas que é praticamente um peixe de tanto que gosta de água, lá vai mais uma alternativa para o que fazer em Bonito de dia, cujo protagonista é o Rio Formoso. 

O passeio é composto por oito corredeiras e pode ser feito de forma individual ou coletiva, ou seja, pode apostar que é diversão garantida! Afinal, certamente, vivenciar essa aventura em galera deve ser demais e garantir boas risadas. 

E claro que tanta aventura dá fome! Mas fique tranquilo, pois a infraestrutura conta com lanchonete, bem como vestiário, internet e loja de souvenires. Sim, é bem completo!  

Parque Nacional da Serra da Bodoquena

Chegamos a mais um ponto turístico que pode compor a lista sobre o que fazer em Bonito, levando em consideração que há a fundição entre trechos da Mata Atlântica e Cerrado, intensificando o contato do visitante com a natureza. 

Um pouco diferente dos demais, esse passeio é marcado por um percurso tranquilo e cachoeiras em que o viajante pode se refrescar com um mergulho e ficar admirando a paisagem. Bom demais, não é? 

Cachoeiras de Bonito

Cachoeiras de Bonito

E, finalmente, falando em quedas d’água, não dá para apresentar a cidade sul-mato-grossense sem falar das cachoeiras de Bonito! Portanto, a seguir, conheça algumas delas, que devem entrar no seu roteiro.  

Parque das Cachoeiras 

Com uma infraestrutura eficiente, que se torna acolhedora para famílias com membros de todas as idades, o Parque das Cachoeiras reúne sete lindas cachoeiras, bem como espaços propícios para relaxar.

O redário e um restaurante com vista para uma das cachoeiras são exemplos disso, já que dá para descansar e fazer ótimas refeições no mesmo lugar. 

Entre as cachoeiras contempladas, estão: a do Amor, do Sol, da Gruta, entre outras. Essa diversidade proporciona formações aquáticas com diferentes profundidades e paisagens, sendo que todas fazem bem para a vista e alma dos visitantes. 

Sem dúvida, você irá recarregar as energias da melhor forma! Confira a seguir algumas particularidades de cada uma: 

Cachoeira do Amor

O nome não é por acaso! Afinal, a paisagem oferece um clima romântico para todos os casais – inclusive, um deles se conheceu durante o passeio e depois se casou na própria cachoeira! Pois é, o amor está no ar e na cachoeira. Rsrs. 

Esta também é a mais alta da trilha, sendo que a queda d’água possui cerca de oito metros de altura e dois de profundidade. 

Cachoeira do Sol 

Sabe aquele lugar que, não importa o horário, sempre está sendo iluminado? Pois é, esse é o caso dessa cachoeira que leva esse nome graças à localização estratégica. 

Ela tem quatro metros de altura e sete metros de profundidade, ou seja, também chama a atenção pelo se tamanho! 

Cachoeira da Gruta 

Com águas tranquilas e dois metros de profundidade, a cachoeira se parece com uma piscina natural, então se refresque e tire boas fotos. Aproveite! 

Bares e Restaurantes de Bonito

Bares e Restaurantes de Bonito

É fato que depois de um dia cheio, com tanto o que fazer em Bonito, você sentirá aquela fome e, sem dúvida, irá querer provar o que há de melhor e mais tradicional na cidade. A seguir, você confere os melhores points para fazer uma refeição agradável e curtir a noite de Bonito!

Casa do João

Comida típica, como a traíra frita, é na Casa do João! Ele é referência em servir os pratos que mais representam a cidade. 

Juanita 

Falando em pescado, a pedida nesse estabelecimento é a banda de pacu assada na brasa, com batatas na manteiga e brócolis. Bom demais, hein? 

Sale e Pepe

Sale e Pepe
Foto meramente ilustrativa

Já pensou provar um prato com referências e ingredientes brasileiros, japoneses e chineses? Interessante, para falar o mínimo. Pois é, nesse restaurante essa mistura dá super certo e vale a pena experimentar!

Que tal um gyosa de pintado na entrada e um yakisoba de pintado para o prato principal, bem como o sashimi de piranha ou de piraputanga? Não é à toa que chamam essa gastronomia de nipo-pantaneira! 

Taboa 

Mais uma combinação que funciona bem demais é a cachaça e cervejas artesanais produzidas localmente com os aperitivos também tradicionais da região, como a carne de Sol com mandioca.

La Bonita

A música ao vivo pode fazer toda a diferença para finalizar a noite de forma bem animada! E se esse é o seu objetivo, manda brasa no La Bonita, onde a ideia é curtir uma cerveja trincando ao som de uma boa música, sentado ou em pé, dançando. 

Sorveteria Delícias do Cerrado

Sorveteria Delícias do Cerrado

Já tomou sorvete de jaracatiá ou mangaba? Apostamos que não! Em Bonito, você terá essa oportunidade, além de pedir pelo sorvete assado. Também nunca ouviu falar, não é? 

Bom, essa receita pode ser composta por salada de frutas ou pão de ló, que é combinado a sorvete de frutas da escolha do cliente e finalizado com chantilly ou marshmallow. Então, esses ingredientes já misturados são levados ao forno. Essa sim é uma sobremesa de respeito, hein?  

Bonito é aquele destino que deixa qualquer viajante louco de vontade para colocar o pé na estrada e, sem dúvida, com você não será diferente! Portanto, corra para comprar sua passagem – inclusive, dá para ir de ônibus, já que há a rodoviária de Bonito recebe turistas de diversos lugares do Brasil! 

Veja Também no Tô de Passagem:

Guia De Viagem Para Goiânia: Tudo O Que Você Precisa Saber!
Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?
15 Cachoeiras No Brasil Que Você Precisa Conhecer!

Dicas para sua viagem:

Dicas Para Sua Viagem Para Praia E O Que Não Pode Faltar Na Mala
10 Dicas Para Viajar Com Crianças Em Segurança
8 Dicas Incríveis Para Melhorar Suas Fotos Nas Viagens