Alimentação, ventilação e até sua posição no ônibus influenciam no enjoo em viagem. Confira as dicas para evitar esse mal-estar tão comum!

Sentir enjoo em viagem é uma situação comum, que pode acabar atrapalhando o percurso e até mesmo a chegada ao destino, afinal, é um mal-estar que não deixa o turista dormir ou descansar enquanto escuta uma música no ônibus. 

Mas por que isso acontece com algumas pessoas? Bom, primeiramente, saiba que o nome dado ao enjoo em viagem, principalmente feita de ônibus ou carro, é chamada de cinetose. Tal fenômeno ocorre devido à uma sensibilidade exagerada do organismo quando exposto à seguinte situação: o corpo está parado ao mesmo tempo que está em movimento por estar dentro dos transportes já mencionados. 

Nesses casos, os órgãos que oferecem o equilíbrio às pessoas não se adaptam a esse contexto adverso.

No entanto, isso não é o fim do mundo! Trazemos boas dicas sobre como evitar enjoo em viagens. Então, siga nessa leitura e nunca mais passe mal nas suas viagens. 

Enjoo em viagens 

Embora já tenhamos explicado sobre a cinetose, é importante saber que esse mal-estar é mais comum em determinadas faixas etárias e grupos, a exemplo de mulheres grávidas, idosos e crianças com idades entre 5 e 12 anos. 

Outros motivos que podem levar a pessoa a sentir enjoo em viagem são: leitura dentro dos veículos em movimento, dores de ouvido, enxaqueca, pouca circulação do ar e até mesmo ficar na cadeira do corredor ao invés de conseguir ver a paisagem pela janela. Pois é, agora você tem mais um motivo para escolher a cadeira perto da janela rsrs. 

Além disso, comer alimentos pesados ou até mesmo estragados, principalmente combinado ao movimento do ônibus, pode causar enjoo até vômitos durante o trajeto. Portanto, fique atento às dicas para não enjoar em viagem! 

Dicas sobre como evitar o enjoo em viagem

Alimentação 

Escolher de forma assertiva o que irá comer antes e durante a viagem fará toda a diferença para evitar o enjoo em viagem

Alimentos, como: maçã e banana, bolacha de água e sal, oleaginosas e itens baseados em gengibre, assim como bebidas, a exemplo de água e isotônicos são poderosos aliados contra a cinetose. 

Isso porque todos possuem nutrientes que contribuem para sanar o problema. Alguns deles são as fibras, cuja função, nesse caso, é ajudar a eliminar as substâncias responsáveis pelo enjoo, e potássio, que, inclusive quando está em níveis baixos no organismo, pode ser um dos motivos pelos quais a pessoa sente náuseas. 

Posição 

Posição no ônibus para evitar enjoo

Além da escolha da cadeira (no corredor ou janela), a posição da mesma ao longo do ônibus também influencia, tendo em vista que em alguns pontos ela pode sentir menos o movimento, ou seja, é benéfico para quem sofre com a cinetose, afinal, é exatamente pelo fato do corpo estar parado e o transporte balançando que o enjoo em viagem acontece. 

Outro ponto de atenção é a sua posição na cadeira: veja em qual você se sente mais confortável, deitado ou sentado, por exemplo. Mais uma dica sobre como evitar enjoo é levar o travesseiro de pescoço, pois ele estabiliza o pescoço, o que reduz o impacto do movimento feito pelo transporte. 

Fixação da visão 

Lá vai uma informação que você não gostará muito de saber: ficar olhando o celular ou ler um livro durante a viagem pode desencadear as náuseas, pois o organismo entra em conflito dadas as circunstâncias da sua visão (parada em um só lugar) e do corpo, que sente estar se movimentando. 

A melhor prática, nesse âmbito, é fixar os olhos em um ponto do horizonte e quando ele desaparecer, escolher outro. 

Distração 

Distração na viagem para evitar enjoo

Está pensando: “se não posso ler as mensagens do celular nem um livro, o que poderei fazer durante a viagem?”. Mas ainda há muitas opções do que fazer durante a viagem para se distrair e ainda ajudar a evitar o enjoo. 

Escutar música, conversar com quem está te acompanhando e até dormir são maneiras de esquecer esse mal-estar também e tais práticas não são causadoras do mesmo. 

Ventilação 

Muitos ônibus não permitem que o passageiro abra as janelas, o que deixa o ar bastante parado e é um dos pontos fracos de quem é acometido pela cinetose. 

Mas calma que isso também tem jeito! Sabe a saída individual do ar-condicionado? Então, abra ela e, certamente, sentirá um pouco mais de leveza no ar. Com essa mesma finalidade, opte por roupas frescas e não pese a mão nos casacos. 

Medicação 

Apesar de muitos remédios para enjoo não precisarem de prescrição médica para serem comprados, ainda assim é sempre mais assertivo conversar com o médico antes e fazer alguns exames. 

Dessa forma, o medicamento se torna mais um aliado na luta contra o enjoo em viagem! 

Dicas sobre como evitar o enjoo de crianças durante a viagem

Como evitar o enjoo de crianças durante a viagem

Primeiramente, é fundamental saber identificar quando o pequeno está sentindo enjoo. Palidez, suor frio, redução da frequência cardíaca, entre outros são alguns dos sintomas que podem indicar o mal-estar da criança durante o percurso. 

Nesses casos, as dicas para as crianças não enjoarem em viagem são: evitar doces e comidas muito salgadas, bem como criar condições agradáveis a partir de músicas relaxantes e temperatura confortável. 

Caso o enjoo em viagem persista, também há um exercício simples de respiração: respirar lenta e profundamente, assim como práticas com o corpo – estas entram na categoria de reabilitação vestibular ou labiríntica, cujo objetivo é melhorar o equilíbrio –, a exemplo de olhar para cima e para baixo em velocidades diferentes e em posições distintas (em pé e sentado). 

Com todas essas dicas para evitar o enjoo em viagem, sem dúvida, você fará um trajeto melhor e mais agradável, sem antes ficar preocupado se sentirá ou não esse mal-estar. Siga essas recomendações, sem exageros, e coloque o pé na estrada! 

Veja também no Tô de Passagem:

Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?
Como Planejar Uma Viagem Inesquecível!
5 Dicas De Como Planejar Uma Viagem Pelo Brasil

Escrever um comentário