Conheça 10 praias do Sul brasileiro que têm grandes atrativos, além da areia e mar que já são suficientes para deslumbrar qualquer turista!

As praias do Sul brasileiro são lindíssimas e muitas delas atendem a objetivos diversos dos turistas: seja ter bons momentos com a família, seja surfar, seja apenas sentir os benefícios da areia, da água do mar e do ar fresco!

Então, aproveite todo potencial litorâneo dessa região, conhecendo um pouco sobre 10 praias do Sul do Brasil que poderão motivá-lo a ir até uma das cidades de Santa Catarina, Paraná ou Rio Grande do Sul!

Praias do Sul: Praia do Rosa – Imbituba (SC)

Praias do Sul: Praia do Rosa

Famosa por sua beleza exuberante, composta por areia clara, mar cristalino e clima remanescente de quando era apenas uma vila de pescadores – inclusive, a culinária típica da região é marcada pelos frutos do mar frescos –, não é à toa que esta é uma das melhores praias do Sul brasileiro.

Além disso, a praia é perfeita para famílias, galera de amigos e surfistas! Mas há uma curiosidade que este último público precisa saber: a melhor época para praticar o esporte radical na Praia do Rosa é em julho, quando as temperaturas mínimas podem chegar a 13ºC e as máximas, a 20ºC! Apesar do frio, as ondas agitadas, ideais para pegar um turbo, compensam.

Praia da Guarda do Embaú – Divisa entre Palhoça e Paulo Lopes (SC)

Mais uma praia do sul para conhecer e se encantar, a Praia da Guarda do Embaú tem como forte o ecoturismo, movido pelo surf e trilhas. E a aventura começa logo no trajeto para acessá-la, pois só é possível chegar lá atravessando o rio da Madre, nadando ou de barco!

Pedra do Urubu e seus mirantes e Vale da Utopia são alguns pontos turísticos que ficam próximos e merecem ser visitados pela sua beleza natural.

Praia das Nereidas – Guaratuba (PR)

Nereidas é uma das praias para conhecer no Sul do Brasil, perfeita para quem quer contemplar as ondas e relaxar, sem agitação, ou para os surfistas que estão em busca de um pico com ondas fortes!

Um ponto importante para levar em consideração é seu nível de infraestrutura. A natureza é quase intocada e, por isso, não há uma grande infraestrutura – portanto, levar lanches e bebidas é uma boa ideia. Na hora de ir embora, não esqueça de levar tudo o que sobrar, afinal, é uma forma de preservar e agradecer o que a praia de Nereidas te proporcionou!

Praias do Sul: Praia da Guarita – Torres (RS)

Praias do Sul: Praia da Guarita

Entre as praias do litoral Sul do Brasil, encontra-se a Praia da Guarita, um dos grandes atrativos do Parque da Guarita. Além da praia clássica, com a combinação areia e mar, que por si só já é um bom motivo para as pessoas a visitarem, ela também tem em sua paisagem grandes morros, cobertos por verde.

Para o turista apaixonado por fotos, subir até um dos morros (sempre com cuidado e respeitando as placas de aviso), posicionar sua câmera e capturar o que há de mais belo será um dos pontos altos da viagem!

Praia da Atlântida – Xangri-lá (RS)

Sabe o que essa praia do sul brasileiro tem, além de areia e mar? Uma ótima infraestrutura em sua cidade sede com bares e restaurantes! Mas tem um atrativo em particular que supera as expectativas, é o festival Planeta Atlântida.

O evento tem 20 anos de tradição, reunindo anualmente, na praia que inspirou seu nome, jovens e fãs de música do Brasil inteiro e até de outros países.

Praia Grossa – Itapema (SC)

Mais uma opção de praia no Sul do Brasil para o turista que tem como objetivo se conectar com a natureza.

A Praia Grossa é mais deserta e ainda oferece um espaço coberto pela mata nativa, onde muitos fazem piqueniques e até mesmo acampam, lembrando que é necessário levar o lanche, porque ali a infraestrutura é mínima – sim, a natureza é sua grande atração!

Praias do Sul: Ilha do Campeche – Florianópolis (SC)

Praias do Sul: Ilha do Campeche

O mar é de um verde único, com águas cristalinas, como as do Caribe, e suas formações rochosas apresentam inscrições rupestres que levaram o lugar a ser intitulado Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

No entanto, essa é uma praia para visitar um dia, afinal, não é permitido passar a noite lá e o número de visitantes é controlado a fim de preservar o meio ambiente. Mas vale muito a pena ver de perto esse tesouro em formato de praia!

Praia das Cabras – Tramandaí (RS)

Se você for buscar por fotos de praias no Sul, faça o favor de digitar “Praia das Cabras”, pois certamente será amor à primeira vista por esse lugar simplesmente paradisíaco.

Você se sentirá em outro país ao se ver em meio à areia fofa e branca, em frente às dunas, apropriadas para praticar pela primeira vez o sandboard (consiste em “surfar” nas areias), e ao mar grandioso. Também é possível encontrar lá piscinas naturais, cheias de água límpida.

Praia da Ferrugem – Garopaba (SC)

Diferente da Praia das Cabras, a da Ferrugem atrai muitos turistas, inclusive na festa de maior agitação do Brasil, o popular Carnaval! Ou seja, já sabe que ela é bem movimentada, inclusive à noite, quando as ruas cheias de bares que ficam próximas são tomadas por grupos de jovens.

No entanto, ela também reúne recursos naturais atraentes, como as piscinas naturais e trilhas que apresentam trechos desertos de praias e mata (por isso, faça esse passeio junto a um guia).

Praias do Sul: Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú (SC)

Praias do Sul: Praia do Estaleiro

Uma das praias do Sul brasileiro menos movimentadas, ela é perfeita para relaxar, praticar a pesca de arremesso (para quem curte, é um mar cheio) e para surfar, pois o mar é bastante agitado.

Vale a pena conferir a paisagem praticamente intocada e sentir a energia pura da praia! 

Difícil escolher apenas uma praia do Sul brasileiro para visitar, hein? Então, mãos à obra para fazer uma lista com pelo menos cinco e colocar o pé na estra!

Leia Mais no Tô de Passagem:

10 Praias De Florianópolis Que Você Precisa Conhecer!
Ranking Com As 25 Melhores Praias Do Brasil Para Visitar
Florianópolis: Guia Completo | O Que Fazer, Quando Ir E Mais

Escrever um comentário