É hora de montar o roteiro com o que fazer em Porto Alegre? Essa lista é ideal para você!

Se vai viajar para a Capital dos Gaúchos e ainda não planejou seu roteiro turístico, essa lista com “o que fazer em Porto Alegre” irá ajudar e muito! Você terá opções de lazer em todos os momentos, inclusive em julho e em dias de chuva.

Mais um fator super positivo é que, pelo fato de ser a capital do Rio Grande do Sul, a cidade é bem desenvolvida e apresenta uma vasta variedade de atividades culturais, gastronômicas e típicas de turista, como as longas caminhadas por lugares tradicionais desse destino.

Para quem fará uma visita rápida a Porto Alegre, confira os principais pontos turísticos!.

O que fazer em Porto Alegre em 1 dia

Centro histórico de Porto Alegre
  • Centro Histórico

Se quer aproveitar ao máximo sua passagem por Porto Alegre, uma das dicas mais valiosas é andar pelo Centro Histórico.

Ele concentra importantes pontos turísticos, a exemplo do Museu de Artes do Rio Grande do Sul, Rua da Praia – polo comercial da cidade, com diversas lojas – e imponentes estruturas governamentais (alguns são bem antigos e têm sua arquitetura original preservada), como Palácio Piratini, Assembleia de Estado e Palácio da Justiça.

Parque da Redenção - Porto Alegre
  • Parque da Redenção

Nomeado Parque da Farroupilha, ele é mais conhecido como Parque da Redenção e é o mais popular da cidade. Lá, além de andar por um lugar arborizado, você ainda poderá conferir a tradicional feira do Brique, realizada aos domingos, que oferece opções de artesanato e matérias-primas, assim como couro e porcelana.  

  • Mercado Público

O melhor lugar para comprar ingredientes da culinária gaúcha e ainda almoçar bem, escolhendo entre os restaurantes localizados na região, que contemplam comida japonesa e o generoso prato feito! Charque e erva-mate são alguns dos produtos encontrados por lá.

  • Casa de Cultura Mário Quintana

Em outros tempos, a estrutura já foi o lar do conceituada poeta Mário Quintana e, hoje, funciona como centro cultural, abrigando biblioteca, salas de oficina e salas de cinema.

Haja lugares para conhecer na parte da manhã e tarde! Mas e à noite? Essa lista responde!

O que fazer em Porto Alegre à noite?

Moinhos de Vento - Porto Alegre
  • Moinhos de Vento

Reunindo cervejarias, bares e restaurantes, o bairro Moinhos de Vento é referência na cidade quando se trata de curtir uma noite glamourosa e especial.

E lá vai uma dica especial para o turista que é fã de cerveja: Perro Libre e MaltStore Cervejas Especiais são exemplos de estabelecimentos que proporcionam um cardápio extenso da bebida feita artesanalmente!    

  • Passeio pelo Rio Guaíba

Apesar de ser um passeio coringa, ou seja, que é possível ser feito tanto à tarde quanto à noite, o passeio pelo Rio Guaíba no período noturno tem um charme especial, principalmente pela paisagem composta pelo rio junto à cidade iluminada – quase uma cena hollywoodiana.

  • Baladas

Beco 203, Cabaret, Clube Silêncio e Cucko são opções badaladas que contemplam todos os gostos de baladeiros, dos mais alternativos aos mais pops. O que importa é a pista de dança sempre lotada e animada, com opções de drinks diversos e isso é o que não falta nesses lugares.

Se você tinha dúvidas do que fazer em Porto Alegre hoje, agora já sabe! E a lista não para por aí. O turista poderá contar também com o roteiro plano B, para ter o que fazer em Porto Alegre com chuva.

O que fazer com chuva?

O que fazer em Porto Alegre com chuva
  • Grenal

Essa indicação é para o viajante que ama o esporte mais popular do Brasil: o futebol. Em Porto Alegre, ele(a) terá a oportunidade de realizar uma visita guiada ao estádio de dois grandes times da região: Grêmio e Internacional.

Durante o tour, o visitante passará por todos os lugares: desde gramado até vestiário.

  • Shoppings

Em dias chuvosos, um passeio pelo shopping pode ser interessante até para conhecer as marcas da região e fazer umas comprinhas. Na capital de RS, você poderá conferir boas lojas no Shopping Bloulevard Laçador, Bourboun Shopping Ipiranga e 5ª Avenida Center, entre outros.

  • Cafés

Na janela, as gotas escorrendo e o cinza tomando conta da paisagem. Enquanto isso, você aprecia uma boa xícara de café junto a um saboroso pedaço de bolo. Nada melhor do que isso, hein?

Viva essa experiência em Porto Alegre em cafeterias, como: Pink Velvet Bakery, William e Sons Coffee Company e Charlie Brownie.

Falando em clima, Porto Alegre é conhecida pelo frio. Se você curte as baixas temperaturas, julho é o mês perfeito para você turista pelas ruas da Capital dos Gaúchos.

Porto Alegre em julho  

Dica: é importante lembrar que no mês de julho, em Porto Alegre, você precisará levar na mala casaco, moletom e até luvas. Isso porque as temperaturas batem as mínimas de 10º C!

Os lugares indicados a seguir complementam o roteiro com os pontos turísticos o que fazer em Porto Alegre RS, que já são clássicos para quem vai conhecer a cidade.

  • Passear pela Orla do Rio Guaíba

Esse pôr-do-Sol merece ser admirado mais de um dia! A ideia é caminhar e assistir a um espetáculo da natureza, ideal para lindas fotos e recordações.

  • Museu Iberê Camargo e Museu de Ciências e Tecnologia da PUC

O primeiro leva o nome do principal artista que tem suas obras apresentadas no museu, o artista Iberê Camargo. No entanto, o lugar ainda oferece exposições itinerantes. Já no Museu de Ciências e Tecnologia da PUC, o visitante poderá interagir com os experimentos nesse campo do saber.  

  • Churrascarias

É obrigatório ir até Porto Alegre e provar o tradicional churrasco gaúcho! Em cada canto da cidade, você encontrará um restaurante que serve as carnes e outros pratos típicos dessa culinária.

Fazenda Barbanegra, Barranco e Freio de Ouro estão entre as mais famosas!

Com uma lista dessas, mesmo se você não estava planejando ir para a capital do Rio Grande do Sul, agora você tem motivos de sobra para colocar em prática essa lista? do que fazer em Porto Alegre. Prove e aprove essa viagem!

Leia Mais no Tô de Passagem:

O Que Fazer No Rio De Janeiro: 26 Atrações Imperdíveis
O Que Fazer Em Belo Horizonte: Atrações Imperdíveis
Porto Alegre: Guia De Viagem Para Explorar A Capital Gaúcha

Escrever um comentário