Um roteiro de viagem pede boas opções de lugares para ir e os pontos turísticos de Porto Alegre vão rechear essa lista, enriquecendo sua vivência!

Pontos turísticos de Porto Alegre

Pontos turísticos de Porto Alegre

Viajar rumo à capital do Rio Grande do Sul é ter a garantia de um roteiro de viagem completo, recheado de passeios que engrandecem a cultura dos viajantes. É uma cidade que oferece toda a infraestrutura para quem gosta de descobrir curiosidades e conhecer histórias. 

Por isso, essa seleção com os principais pontos turísticos de Porto Alegre sem dúvida ajudará você a montar seu roteiro. E, olha, não é fácil, pois a lista sobre o que fazer na capital é extensa. Como foi citado acima, é uma cidade completa, com muitos lugares para conhecer. 

Principais pontos turísticos de Porto Alegre

CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA

Também localizada no centro histórico de Porto Alegre, assim como o Mercado Público, é um local para respirar cultura.  

A casa leva o nome de Mário Quintana, grande voz da literatura brasileira, conhecido como poeta do cotidiano e pelas publicações de livros como “A Rua dos Cataventos”, “Canções” e “Sapatos Floridos”. No local, há uma reconstituição fiel do quarto do autor. 

Além disso, há uma intensa programação cultural para o público, com dança, teatro, música, exposições, oficinas, entre outras atividades. Ou seja, vale a pena a visita a esse cantinho charmoso, que é um ponto turístico de Porto Alegre (RS) de destaque. 

RUA MAIS BONITA DO MUNDO

A Rua São Gonçalo, conhecida como a “rua mais bonita do mundo”, ganhou este status há pouco tempo, depois que um professor publicou fotos do local na internet. 

Mas, todo esse carinho pelo lugar não é à toa, as calçadas têm um tom especial – são repletas por árvores Tipuanas, que chegam a altura de um prédio de 7 andares e formam uma espécie de túnel verde que encobre a região. É lindo demais! 

Ah, o mais curioso é que provavelmente foram plantadas na década de 30 e hoje são preservadas pelos moradores da região. Legal, hein? 

MUSEU IBERÊ CAMARGO 

É uma outra dica cultural para conhecer em Porto Alegre, uma referência no mundo da arte, com o objetivo de divulgar as produções de Iberê Camargo, um dos grandes nomes das artes visuais do século 20, que está entre os principais pontos turísticos de Porto Alegre.

No Museu, há o acervo permanente com obras do artista, mas também costuma ter exposições temporárias de alta qualidade, um lugar perfeito para quem ama apreciar os detalhes de criações artísticas. 

MERCADO PÚBLICO 

Mercado Público de Porto Alegre

Outro ponto bastante popular é o Mercado Público, que certamente é um dos principais pontos turísticos de Porto Alegre. 

Localizado no centro histórico, foi criado no século 19, em 1869, e até hoje preserva os traços arquitetônicos da época, marcados por influência neoclássicas, com arcos e colunas vistos já na parte externa do prédio. 

Atualmente, oferece uma gama de possibilidades para os visitantes: tem barracas de todos os tipos – peixaria, açougue, frutaria, loja de queijos, temperos, artesanato e artigos típicos da cultura local. Além disso, há opções boas de restaurante, como o Gambrinus, tradicionalíssimo, criado em 1889. 

PARQUE DA REDENÇÃO

Outra boa pedida, que faz parte das principais listas de pontos turísticos da cidade de Porto Alegre, é o Parque da Redenção. 

É um local extremamente arborizado, que ganha contornos particulares durante a primavera, quando as árvores ficam extremamente floridas e coloridas. Se seu objetivo é ter momentos de paz durante a viagem, então escolha um dia ensolarado para relaxar em meio à natureza desse lugar encantador. Aproveite! 

TEATRO SÃO PEDRO 

É um antigo e tradicional teatro da cidade. Foi inaugurado em 1858 com o objetivo de abrigar diversas manifestações culturais do Rio Grande do Sul. 

Hoje, ainda preserva os traços culturais do período em que foi construído e conta com um programa robusto, que oferece ao público a possibilidade de assistir a peças de teatro com elencos do mais alto gabarito. 

Quer saber mais? Então dá uma olhada no site: http://www.teatrosaopedro.com.br/o-theatro

JARDIM BOTÂNICO

Jardim Botânico de Porto Alegre

Como você pode ter percebido, a capital é marcada por lugares ao ar livre e extremamente arborizados, como o Parque da Redenção e Calçadão do Lago do Guaiúba. Contudo, o Jardim Botânico é uma outra dica legal entre os pontos turísticos de Porto Alegre. 

É um lugar ideal para entrar em contato com o verde, mas também conhecer um pouco mais sobre as diferentes espécies de plantas e arbóreas predominantes e características da região. Outro ponto alto é a visita ao Museu de Ciências Naturais, onde há uma exposição de fósseis. Muita cultura e história por aqui! 

ESTÁDIO DO GRÊMIO E DO INTERNACIONAL 

Ótimas visitas para quem é fã de futebol!  

Isso pois os dois estádios, Arena do Grêmio e Arena Beira-Rio, tem uma ótima infraestrutura, com museu e lojas de artigos de cada time. São passeios interessantes para quem deseja conhecer mais sobre a história de grandes nomes do futebol do Rio Grande do Sul. 

CIDADE BAIXA

Para terminar a nossa lista de lugares para conhecer em Porto Alegre, lá vem uma dica animada, bem agitada na cidade para aproveitar a vida noturna. Afinal, depois de um dia cheio de passeios culturais e ao ar livre, nada melhor que encerrar uma  noite boa, não é? 

Então, conheça os bares, restaurantes e baladas da Cidade Baixa, um lugar que pulsa, cheio de vitalidade. É ideal para quem procura badalação, diversão e diversidade. Certamente você vai curtir e muito essa região da cidade. 
Bom, agora que você já sabe quais são os principais pontos turísticos de Porto Alegre, organize seu roteiro de viagem e curta cada momento nessa cidade do sul brasileiro.

CALÇADÃO DO LAGO DO GUAÍBA

Calçadão do lago do Guaíba

Primeiramente, que tal apreciar a vista e energia únicas vindas do contato com o Lago do Guaíba, cartão-postal da cidade? 

Além da tranquilidade do contato com a natureza, você pode aproveitar para dar uma caminhada no calçadão, andar de bicicleta e tomar um chimarrão para já entrar no clima gaúcho. Ou então, observar o pôr do Sol na região, que é lindo demais! Vai render ótimas fotos!

Veja Também no Tô de Passagem:

O Que Fazer Em Porto Alegre: 14 Passeios Imperdíveis!
Quando Ir A Porto Alegre: Melhor Época, Clima, Dicas E Mais!
Ônibus Convencional, Executivo Ou Semi-Leito: Qual A Melhor Opção?

Escrever um comentário